Logo Passei Direto
Buscar

Administração, Planejamento e Controle da Produção -EXERCICIOS

User badge image
Silva

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o excerto a seguir: "As previsões são avaliações de ocorrência de eventos futuros incertos. O objetivo básico é usar a melhor informação disponível para dirigir as atividades futuras das metas da empresa. A previsão desempenha, portanto, um papel importante no estabelecimento de planos e auxílio às decisões empresariais." Fonte: MOACYR, P. F. Gestão da produção industrial. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 261. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o problema do planejamento, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
A seguir, assinale a alternativa correta:
I. O planejamento da produção deve identificar antecipadamente o que vai ser feito e de que maneira.
II. Dessa forma, consegue-se alcançar o objetivo traçado pela empresa no âmbito da produção.
1. As asserções I e II são proposições falsas.
2. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
3. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
4. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
5. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Os dois principais objetivos da administração da produção são: a eficiência e a eficácia. Uma alta ou baixa eficácia e eficiência nas operações da produção podem ter impactos frente ao desenvolvimento das operações nas organizações.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os objetivos da administração da produção, analise as afirmativas a seguir: I. A eficiência consiste em utilizar os recursos organizacionais de forma adequada. II. A busca pela redução de material e custo contribui para a eficiência da função ou unidade analisada. III. Uma operação eficiente é aquela que usa os fins da melhor forma possível. IV. A eficácia diz respeito a fazer coisas que são importantes para o colaborador. Está correto apenas o que se afirma em:
1. I e II.
2. I, II e III.
3. I, II e IV.
4. III e IV.
5. I e III.

A administração da produção contempla a interação dos recursos (humanos, tecnológicos, informacionais e outros) e os processos necessários para transformar esses recursos em produtos ou serviços que atendam às demandas dos clientes da organização. Considerando essas informações e o conteúdo estudado acerca do escopo da administração da produção, é correto afirmar que:
Considerando essas informações e o conteúdo estudado acerca do escopo da administração da produção, é correto afirmar que:
1. administração da produção é um termo usado para as atividades, decisões e responsabilidades dos gerentes de produção em relação à produção dos produtos ou serviços ofertados pela organização.
2. administração da produção é um termo usado para as atividades, decisões e responsabilidades dos gerentes de marketing em relação à propaganda dos produtos ou serviços da organização.
3. administração da produção é um termo usado para definição da forma como empresas competem no mercado, em relação à oferta dos produtos ou serviços, pela organização.
4. administração da produção é um termo usado para definição dos aspectos ligados aos sistemas de informações gerenciais em relação ao departamento de informática organizacional.
5. administração da produção é um termo usado para definição da estrutura organizacional em relação à forma como deve atuar no mercado e em relação aos concorrentes.

Leia o excerto a seguir: "Ballard & Howell preconizam que o planejamento sem considerar a definição dos métodos de produção, estimativas de recursos, emprego de indicadores de produtividade e cálculo da capacidade de produção geram planos inexequíveis." Fonte: MAGALHAES, R. M.; MELLO, L. C. B. de B.; BANDEIRA, R. A. de M. Planejamento e controle de obras civis: estudo de caso múltiplo em construtoras no Rio de Janeiro. Gest. Prod., São Carlos, v. 25, n. 1, mar. 2018, p. 45. (Adaptado).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre planejamento da produção, pode-se afirmar que, para atingir os objetivos do sistema produtivo, a empresa deve:
1. fazer o setor de produção planejar o geral do período para prever tendências.
2. equacionar a produção da empresa segundo as possibilidades financeiras.
3. deixar que o setor de vendas planeje o dia a dia na indústria.
4. colocar o departamento de vendas como o planejador estratégico.
5. coordenar as ações entre os setores de finanças, produção e vendas.

Leia o trecho a seguir sobre o setor do PCP: "Esse sistema caracteriza-se pelo processo de transformação de entradas (inputs) em saídas (outputs), e estará envolvido com diversas áreas ligadas direta ou indiretamente com a produção para buscar informações e outros recursos necessários à elaboração e execução dos planos de produção." Fonte: PASQUINI, N. C. Planejamento e controle da produção (PCP): estado da arte. Revista Tecnológica da Fatec Americana, Americana, v. 3, n. 2, p. 81-97, set. 2015/mar. 2016. p. 82. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o setor do PCP, analise as afirmativas a seguir:
Está correto apenas o que se afirma em:
I. O setor de PCP é um integrador dos sistemas produtivos;
II. O atendimento das necessidades produtivas é responsabilidade do PCP;
III. A previsão de vendas faz parte das tarefas do PCP;
IV. O tipo de PCP “Just in Time” investe em grandes estoques de recursos.
1. II e IV.
2. I e II.
3. II e III.
4. III e IV.
5. I e IV.

Leia o excerto a seguir: “A tarefa extremamente essencial do PCP nada mais é do que gerenciar, com eficiência, o fluxo de material, a utilização de pessoas e equipamentos, respondendo, assim, às necessidades do cliente, utilizando a capacidade dos fornecedores, da estrutura interna e os clientes para atender a demanda.” Fonte: BARRETO, P. F. de M.; BRISTOT, V. M.; GUIMARÃES FILHO, L. P. Importância de um sistema de planejamento e controle da produção em uma indústria de tintas. Revista de Iniciação Científica, Criciúma, v. 15, n. 2, 2017, p. 18. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o problema do planejamento, analise as afirmativas a seguir:
Está correto apenas o que se afirma em:
I. O PCP utiliza informação de outros departamentos, como o departamento financeiro.
II. O PCP deve planejar o caminho para atingir metas de qualidade.
III. O PCP deve planejar o dia a dia no sistema produtivo.
IV. O PCP deve atender às três hierarquias de planejamento na empresa.
1. II e IV.
2. I e II.
3. I e IV.
4. II e III.
5. III e IV.

A origem e evolução da administração da produção – também muitas vezes chamada de “administração de operações” – passou por algumas prerrogativas que fizeram parte de sua trajetória, até que se consolidasse da forma como é caracterizada atualmente. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a origem e evolução da administração da produção, analise as afirmativas a seguir:
Está correto apenas o que se afirma em:
I. Obras de grande porte realizadas na Antiguidade, como a Grande Muralha da China e as pirâmides do Egito, originaram os primeiros processos de produção;
II. O pensamento da administração da produção passou por alguns períodos que exigiram que os gerentes de produção se atentassem a novas demandas do processo produtivo;
III. A partir da Primeira Revolução Industrial, houve aumento da escala de produção, visto que as tarefas, que até então eram executadas de forma mecanizada. passaram a ser manuais;
IV. A produção em massa foi possível pois os processos produtivos evoluíram a partir do desenvolvimento de unidades fabris e progressos na produção de equipamentos.
1. II e IV.
2. III e IV.
3. I, II e IV.
4. I, III e IV.
5. II e III.

Sua empresa produz camisetas brancas para a venda, normalmente 1000 camisetas por mês, nos tamanhos P, M e G, para um mesmo cliente. Esse cliente pede sob encomenda, para o próximo mês, além das 1000 camisetas, 500 camisetas verdes e amarelo, para a semana da pátria. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o problema do planejamento, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) Os produtos sob encomenda dispensam o planejamento tático;
II. ( ) Os produtos sob encomenda dispensam a de previsão de vendas;
III. ( ) Nos produtos sob encomenda, pode haver especificações incompatíveis com o sistema produtivo corrente;
IV. ( ) As incertezas na produção são menores em relação aos produtos padronizados.
1. F, V, V, V.
2. V, V, F, F.
3. V, F, V, V.
4. F, V, F, F.
5. F, F, V, V.

Leia o excerto a seguir: "O planejamento é parte fundamental de uma empresa. Ele está presente desde a sua concepção, com o planejamento estratégico, que define os objetivos e o rumo que a empresa deve seguir para alcançar seus objetivos, até o planejamento das atividades do dia a dia." Fonte: LOBO, R. N.; SILVA, D. L da. Planejamento e controle da produção. São Paulo: Saraiva, 2014, p. 82. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre planejamento da produção, pode-se afirmar que o planejamento estratégico tem sua aplicação em:
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre planejamento da produção, pode-se afirmar que o planejamento estratégico tem sua aplicação em:
1. horizontes de curto prazo.
2. horizontes de longo prazo.
3. horizontes de médio prazo.
4. no dia a dia.
5. no primeiro ciclo produtivo da empresa.

A função produção é responsável pelo processo de produção e por gerar um “pacote de valor” aos clientes, contribuindo para sua satisfação e para o atendimento de suas necessidades. Nesse sentido, as operações da função produção devem estar alinhadas a essas necessidades e demandas dos consumidores atuais e potenciais da organização. Fonte: SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da produção. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2009. (adaptado). Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a função produção, é correto afirmar que:
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a função produção, é correto afirmar que:
1. a função produção está focada na transformação de certos insumos em algum resultado desejado.
2. a função produção é responsável pela produção de produtos, sendo a função de serviços responsável pela oferta de serviços.
3. a função produção consiste na transformação de resultados desejados em insumos.
4. a função produção de produtos finais consiste na transformação de resultados desejados.
5. a função produção está focada na transformação de processos produtivos em um resultado desejado.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a função produção, é correto afirmar que:
1. a função produção consiste na transformação de resultados desejados em insumos.
2. a função produção de produtos finais consiste na transformação de resultados desejados.
3. a função produção está focada na transformação de processos produtivos em um resultado desejado.
4. correta: a função produção está focada na transformação de certos insumos em algum resultado desejado.
5. a função produção é responsável pela produção de produtos, sendo a função de serviços responsável pela oferta de serviços.

As contribuições de Taylor foram significativas para a administração da produção, principalmente no que diz respeito ao aumento da produtividade e da eficiência das operações. No entanto, a forma de execução das tarefas, segundo o taylorismo, trouxe problemas aos operadores.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado acerca do taylorismo, é correto afirmar que um de seus problemas foi a:
alienação do trabalho, oriunda da realização de tarefas muito repetitivas e, por vezes, tediosas.
desmotivação dos operadores, por conta da ausência de procedimentos sobre a execução das tarefas.
alienação do trabalho, por conta das tarefas variadas desempenhadas pelos operadores.
baixa produtividade dos operadores, por conta da não padronização das tarefas.
Incorreta: insatisfação dos operadores, por possuírem condições especiais para adquirir os produtos vendidos pela organização.

Leia o excerto a seguir: “Ballard & Howell preconizam que o planejamento sem considerar a definição dos métodos de produção, estimativas de recursos, emprego de indicadores de produtividade e cálculo da capacidade de produção geram planos inexequíveis.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre planejamento da produção, pode-se afirmar que, para atingir os objetivos do sistema produtivo, a empresa deve:
equacionar a produção da empresa segundo as possibilidades financeiras.
fazer o setor de produção planejar o geral do período para prever tendências.
colocar o departamento de vendas como o planejador estratégico.
Correta: coordenar as ações entre os setores de finanças, produção e vendas.
deixar que o setor de vendas planeje o dia a dia na indústria.

A administração da produção é “uma das principais funções de uma organização”, dado que, por meio de suas operações, contribui para que a organização atinja os fins esperados (eficácia) e utilize meios (eficiência) da melhor maneira possível para isso acontecer.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a administração da produção, é correto afirmar que:
outras funções de uma organização devem ser independentes da administração da produção, de forma a alinhar a produção aos recursos disponíveis.
deve haver coordenação entre a administração da produção e as outras funções de uma organização.
produtos e serviços produzidos pela área de produção devem ser substituíveis, por exemplo, com os confeccionados pelo departamento de marketing.
o grau de atuação individual das funções de uma organização é que determina a eficácia da organização.
Incorreta: a integração entre as áreas da organização depende da individualidade de cada uma, para garantir que todas essas áreas atuem visando atender a seus objetivos.

Leia o trecho a seguir sobre o setor do PCP: “Esse sistema caracteriza-se pelo processo de transformação de entradas (inputs) em saídas (outputs), e estará envolvido com diversas áreas ligadas direta ou indiretamente com a produção para buscar informações e outros recursos necessários à elaboração e execução dos planos de produção.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o setor do PCP, analise as afirmativas a seguir: Está correto apenas o que se afirma em:
I. O setor de PCP é um integrador dos sistemas produtivos;
II. O atendimento das necessidades produtivas é responsabilidade do PCP;
III. A previsão de vendas faz parte das tarefas do PCP;
IV. O tipo de PCP “Just in Time” investe em grandes estoques de recursos.
I e IV.
II e IV.
II e III.
Correta: I e II.
III e IV.

Leia o excerto a seguir: "Hoje, o conceito de estoques é mais bem entendido que já foi em anos recentes. Nos anos 1980 e 1990, por exemplo, muitas empresas tiveram problemas estratégicos sérios por acharem que deveriam, a todo custo, baixar a zero seus estoques, seduzidas por uma leitura equivocada das mensagens subliminarmente passadas pela superioridade incontestável dos sistemas de gestão japoneses daquela época." Fonte: CORRÊA, H. L. Planejamento, Programação e Controle da Produção: MRP II / ERP. 6. ed. Rio de Janeiro: GEN, 2018. p. 31.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre planejamento da produção, pode-se afirmar que os estoques podem gerar malefícios, porque:
1. causam dependência nos processos.
2. desconsideram a programação de recursos.
3. distorcem o panorama do setor de vendas.
4. consomem recursos do capital de giro.
5. descumprem com as normas japonesas.

A administração da produção evoluiu muito desde a Antiguidade até os dias atuais. O contexto global, as invenções e evoluções do pensamento contribuíram para que mudanças na forma de organizar a produção ocorressem, de modo a otimizar a produtividade e eficiência de suas operações. Neste cenário, Frederick Taylor foi um especialista cuja contribuição principal consistiu nos princípios da administração científica.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado a respeito da administração científica, é correto afirmar que:
ela consistiu na sistematização e padronização do trabalho, com vistas a aumentar a produtividade e eficiência da produção.
Incorreta: ela consistiu na intercambialidade de peças e na linha de montagem móvel que favoreceram a produtividade e eficiência da produção.
ela consistiu na utilização do aço em detrimento ao ferro, para a construção de ferrovias.
ela consistiu na criação de um carro popular, para camadas menos abastadas da população.
ela consistiu no aumento da escala de produção, a partir da mecanização de processos.

A administração da produção contempla a interação dos recursos (humanos, tecnológicos, informacionais e outros) e os processos necessários para transformar esses recursos em produtos ou serviços que atendam às demandas dos clientes da organização.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado acerca do escopo da administração da produção, é correto afirmar que:
1. administração da produção é um termo usado para definição dos aspectos ligados aos sistemas de informações gerenciais em relação ao departamento de informática organizacional.
2. administração da produção é um termo usado para definição da estrutura organizacional em relação à forma como deve atuar no mercado e em relação aos concorrentes.
3. administração da produção é um termo usado para definição da forma como empresas competem no mercado, em relação à oferta dos produtos ou serviços, pela organização.
4. correta: administração da produção é um termo usado para as atividades, decisões e responsabilidades dos gerentes de produção em relação à produção dos produtos ou serviços ofertados pela organização.
5. administração da produção é um termo usado para as atividades, decisões e responsabilidades dos gerentes de marketing em relação à propaganda dos produtos ou serviços da organização.

Leia o excerto a seguir: “A tarefa extremamente essencial do PCP nada mais é do que gerenciar, com eficiência, o fluxo de material, a utilização de pessoas e equipamentos, respondendo, assim, às necessidades do cliente, utilizando a capacidade dos fornecedores, da estrutura interna e os clientes para atender a demanda.”
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) Os produtos sob encomenda dispensam o planejamento tático;
II. ( ) Os produtos sob encomenda dispensam a de previsão de vendas;
III. ( ) Nos produtos sob encomenda, pode haver especificações incompatíveis com o sistema produtivo corrente;
IV. ( ) As incertezas na produção são menores em relação aos produtos padronizados.
1. F, V, V, V.
2. Incorreta: V, F, V, V.
3. F, V, F, F.
4. F, F, V, V.
5. V, V, F, F.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre planejamento da produção, pode-se afirmar que o PMP é realizado num ambiente tático, porque:
1. avalia os riscos do mercado segundo análises externas e internas.
2. desdobra as ações da produção em curto prazo.
3. desdobra as ações estratégicas em médio prazo.
4. Incorreta: aplica as decisões do PCP em horizonte de longo prazo.
5. usa a previsão de vendas para a criação de políticas de ação.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o excerto a seguir: "As previsões são avaliações de ocorrência de eventos futuros incertos. O objetivo básico é usar a melhor informação disponível para dirigir as atividades futuras das metas da empresa. A previsão desempenha, portanto, um papel importante no estabelecimento de planos e auxílio às decisões empresariais." Fonte: MOACYR, P. F. Gestão da produção industrial. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 261. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o problema do planejamento, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
A seguir, assinale a alternativa correta:
I. O planejamento da produção deve identificar antecipadamente o que vai ser feito e de que maneira.
II. Dessa forma, consegue-se alcançar o objetivo traçado pela empresa no âmbito da produção.
1. As asserções I e II são proposições falsas.
2. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
3. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
4. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
5. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Os dois principais objetivos da administração da produção são: a eficiência e a eficácia. Uma alta ou baixa eficácia e eficiência nas operações da produção podem ter impactos frente ao desenvolvimento das operações nas organizações.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os objetivos da administração da produção, analise as afirmativas a seguir: I. A eficiência consiste em utilizar os recursos organizacionais de forma adequada. II. A busca pela redução de material e custo contribui para a eficiência da função ou unidade analisada. III. Uma operação eficiente é aquela que usa os fins da melhor forma possível. IV. A eficácia diz respeito a fazer coisas que são importantes para o colaborador. Está correto apenas o que se afirma em:
1. I e II.
2. I, II e III.
3. I, II e IV.
4. III e IV.
5. I e III.

A administração da produção contempla a interação dos recursos (humanos, tecnológicos, informacionais e outros) e os processos necessários para transformar esses recursos em produtos ou serviços que atendam às demandas dos clientes da organização. Considerando essas informações e o conteúdo estudado acerca do escopo da administração da produção, é correto afirmar que:
Considerando essas informações e o conteúdo estudado acerca do escopo da administração da produção, é correto afirmar que:
1. administração da produção é um termo usado para as atividades, decisões e responsabilidades dos gerentes de produção em relação à produção dos produtos ou serviços ofertados pela organização.
2. administração da produção é um termo usado para as atividades, decisões e responsabilidades dos gerentes de marketing em relação à propaganda dos produtos ou serviços da organização.
3. administração da produção é um termo usado para definição da forma como empresas competem no mercado, em relação à oferta dos produtos ou serviços, pela organização.
4. administração da produção é um termo usado para definição dos aspectos ligados aos sistemas de informações gerenciais em relação ao departamento de informática organizacional.
5. administração da produção é um termo usado para definição da estrutura organizacional em relação à forma como deve atuar no mercado e em relação aos concorrentes.

Leia o excerto a seguir: "Ballard & Howell preconizam que o planejamento sem considerar a definição dos métodos de produção, estimativas de recursos, emprego de indicadores de produtividade e cálculo da capacidade de produção geram planos inexequíveis." Fonte: MAGALHAES, R. M.; MELLO, L. C. B. de B.; BANDEIRA, R. A. de M. Planejamento e controle de obras civis: estudo de caso múltiplo em construtoras no Rio de Janeiro. Gest. Prod., São Carlos, v. 25, n. 1, mar. 2018, p. 45. (Adaptado).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre planejamento da produção, pode-se afirmar que, para atingir os objetivos do sistema produtivo, a empresa deve:
1. fazer o setor de produção planejar o geral do período para prever tendências.
2. equacionar a produção da empresa segundo as possibilidades financeiras.
3. deixar que o setor de vendas planeje o dia a dia na indústria.
4. colocar o departamento de vendas como o planejador estratégico.
5. coordenar as ações entre os setores de finanças, produção e vendas.

Leia o trecho a seguir sobre o setor do PCP: "Esse sistema caracteriza-se pelo processo de transformação de entradas (inputs) em saídas (outputs), e estará envolvido com diversas áreas ligadas direta ou indiretamente com a produção para buscar informações e outros recursos necessários à elaboração e execução dos planos de produção." Fonte: PASQUINI, N. C. Planejamento e controle da produção (PCP): estado da arte. Revista Tecnológica da Fatec Americana, Americana, v. 3, n. 2, p. 81-97, set. 2015/mar. 2016. p. 82. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o setor do PCP, analise as afirmativas a seguir:
Está correto apenas o que se afirma em:
I. O setor de PCP é um integrador dos sistemas produtivos;
II. O atendimento das necessidades produtivas é responsabilidade do PCP;
III. A previsão de vendas faz parte das tarefas do PCP;
IV. O tipo de PCP “Just in Time” investe em grandes estoques de recursos.
1. II e IV.
2. I e II.
3. II e III.
4. III e IV.
5. I e IV.

Leia o excerto a seguir: “A tarefa extremamente essencial do PCP nada mais é do que gerenciar, com eficiência, o fluxo de material, a utilização de pessoas e equipamentos, respondendo, assim, às necessidades do cliente, utilizando a capacidade dos fornecedores, da estrutura interna e os clientes para atender a demanda.” Fonte: BARRETO, P. F. de M.; BRISTOT, V. M.; GUIMARÃES FILHO, L. P. Importância de um sistema de planejamento e controle da produção em uma indústria de tintas. Revista de Iniciação Científica, Criciúma, v. 15, n. 2, 2017, p. 18. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o problema do planejamento, analise as afirmativas a seguir:
Está correto apenas o que se afirma em:
I. O PCP utiliza informação de outros departamentos, como o departamento financeiro.
II. O PCP deve planejar o caminho para atingir metas de qualidade.
III. O PCP deve planejar o dia a dia no sistema produtivo.
IV. O PCP deve atender às três hierarquias de planejamento na empresa.
1. II e IV.
2. I e II.
3. I e IV.
4. II e III.
5. III e IV.

A origem e evolução da administração da produção – também muitas vezes chamada de “administração de operações” – passou por algumas prerrogativas que fizeram parte de sua trajetória, até que se consolidasse da forma como é caracterizada atualmente. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a origem e evolução da administração da produção, analise as afirmativas a seguir:
Está correto apenas o que se afirma em:
I. Obras de grande porte realizadas na Antiguidade, como a Grande Muralha da China e as pirâmides do Egito, originaram os primeiros processos de produção;
II. O pensamento da administração da produção passou por alguns períodos que exigiram que os gerentes de produção se atentassem a novas demandas do processo produtivo;
III. A partir da Primeira Revolução Industrial, houve aumento da escala de produção, visto que as tarefas, que até então eram executadas de forma mecanizada. passaram a ser manuais;
IV. A produção em massa foi possível pois os processos produtivos evoluíram a partir do desenvolvimento de unidades fabris e progressos na produção de equipamentos.
1. II e IV.
2. III e IV.
3. I, II e IV.
4. I, III e IV.
5. II e III.

Sua empresa produz camisetas brancas para a venda, normalmente 1000 camisetas por mês, nos tamanhos P, M e G, para um mesmo cliente. Esse cliente pede sob encomenda, para o próximo mês, além das 1000 camisetas, 500 camisetas verdes e amarelo, para a semana da pátria. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o problema do planejamento, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) Os produtos sob encomenda dispensam o planejamento tático;
II. ( ) Os produtos sob encomenda dispensam a de previsão de vendas;
III. ( ) Nos produtos sob encomenda, pode haver especificações incompatíveis com o sistema produtivo corrente;
IV. ( ) As incertezas na produção são menores em relação aos produtos padronizados.
1. F, V, V, V.
2. V, V, F, F.
3. V, F, V, V.
4. F, V, F, F.
5. F, F, V, V.

Leia o excerto a seguir: "O planejamento é parte fundamental de uma empresa. Ele está presente desde a sua concepção, com o planejamento estratégico, que define os objetivos e o rumo que a empresa deve seguir para alcançar seus objetivos, até o planejamento das atividades do dia a dia." Fonte: LOBO, R. N.; SILVA, D. L da. Planejamento e controle da produção. São Paulo: Saraiva, 2014, p. 82. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre planejamento da produção, pode-se afirmar que o planejamento estratégico tem sua aplicação em:
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre planejamento da produção, pode-se afirmar que o planejamento estratégico tem sua aplicação em:
1. horizontes de curto prazo.
2. horizontes de longo prazo.
3. horizontes de médio prazo.
4. no dia a dia.
5. no primeiro ciclo produtivo da empresa.

A função produção é responsável pelo processo de produção e por gerar um “pacote de valor” aos clientes, contribuindo para sua satisfação e para o atendimento de suas necessidades. Nesse sentido, as operações da função produção devem estar alinhadas a essas necessidades e demandas dos consumidores atuais e potenciais da organização. Fonte: SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da produção. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2009. (adaptado). Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a função produção, é correto afirmar que:
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a função produção, é correto afirmar que:
1. a função produção está focada na transformação de certos insumos em algum resultado desejado.
2. a função produção é responsável pela produção de produtos, sendo a função de serviços responsável pela oferta de serviços.
3. a função produção consiste na transformação de resultados desejados em insumos.
4. a função produção de produtos finais consiste na transformação de resultados desejados.
5. a função produção está focada na transformação de processos produtivos em um resultado desejado.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a função produção, é correto afirmar que:
1. a função produção consiste na transformação de resultados desejados em insumos.
2. a função produção de produtos finais consiste na transformação de resultados desejados.
3. a função produção está focada na transformação de processos produtivos em um resultado desejado.
4. correta: a função produção está focada na transformação de certos insumos em algum resultado desejado.
5. a função produção é responsável pela produção de produtos, sendo a função de serviços responsável pela oferta de serviços.

As contribuições de Taylor foram significativas para a administração da produção, principalmente no que diz respeito ao aumento da produtividade e da eficiência das operações. No entanto, a forma de execução das tarefas, segundo o taylorismo, trouxe problemas aos operadores.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado acerca do taylorismo, é correto afirmar que um de seus problemas foi a:
alienação do trabalho, oriunda da realização de tarefas muito repetitivas e, por vezes, tediosas.
desmotivação dos operadores, por conta da ausência de procedimentos sobre a execução das tarefas.
alienação do trabalho, por conta das tarefas variadas desempenhadas pelos operadores.
baixa produtividade dos operadores, por conta da não padronização das tarefas.
Incorreta: insatisfação dos operadores, por possuírem condições especiais para adquirir os produtos vendidos pela organização.

Leia o excerto a seguir: “Ballard & Howell preconizam que o planejamento sem considerar a definição dos métodos de produção, estimativas de recursos, emprego de indicadores de produtividade e cálculo da capacidade de produção geram planos inexequíveis.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre planejamento da produção, pode-se afirmar que, para atingir os objetivos do sistema produtivo, a empresa deve:
equacionar a produção da empresa segundo as possibilidades financeiras.
fazer o setor de produção planejar o geral do período para prever tendências.
colocar o departamento de vendas como o planejador estratégico.
Correta: coordenar as ações entre os setores de finanças, produção e vendas.
deixar que o setor de vendas planeje o dia a dia na indústria.

A administração da produção é “uma das principais funções de uma organização”, dado que, por meio de suas operações, contribui para que a organização atinja os fins esperados (eficácia) e utilize meios (eficiência) da melhor maneira possível para isso acontecer.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a administração da produção, é correto afirmar que:
outras funções de uma organização devem ser independentes da administração da produção, de forma a alinhar a produção aos recursos disponíveis.
deve haver coordenação entre a administração da produção e as outras funções de uma organização.
produtos e serviços produzidos pela área de produção devem ser substituíveis, por exemplo, com os confeccionados pelo departamento de marketing.
o grau de atuação individual das funções de uma organização é que determina a eficácia da organização.
Incorreta: a integração entre as áreas da organização depende da individualidade de cada uma, para garantir que todas essas áreas atuem visando atender a seus objetivos.

Leia o trecho a seguir sobre o setor do PCP: “Esse sistema caracteriza-se pelo processo de transformação de entradas (inputs) em saídas (outputs), e estará envolvido com diversas áreas ligadas direta ou indiretamente com a produção para buscar informações e outros recursos necessários à elaboração e execução dos planos de produção.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o setor do PCP, analise as afirmativas a seguir: Está correto apenas o que se afirma em:
I. O setor de PCP é um integrador dos sistemas produtivos;
II. O atendimento das necessidades produtivas é responsabilidade do PCP;
III. A previsão de vendas faz parte das tarefas do PCP;
IV. O tipo de PCP “Just in Time” investe em grandes estoques de recursos.
I e IV.
II e IV.
II e III.
Correta: I e II.
III e IV.

Leia o excerto a seguir: "Hoje, o conceito de estoques é mais bem entendido que já foi em anos recentes. Nos anos 1980 e 1990, por exemplo, muitas empresas tiveram problemas estratégicos sérios por acharem que deveriam, a todo custo, baixar a zero seus estoques, seduzidas por uma leitura equivocada das mensagens subliminarmente passadas pela superioridade incontestável dos sistemas de gestão japoneses daquela época." Fonte: CORRÊA, H. L. Planejamento, Programação e Controle da Produção: MRP II / ERP. 6. ed. Rio de Janeiro: GEN, 2018. p. 31.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre planejamento da produção, pode-se afirmar que os estoques podem gerar malefícios, porque:
1. causam dependência nos processos.
2. desconsideram a programação de recursos.
3. distorcem o panorama do setor de vendas.
4. consomem recursos do capital de giro.
5. descumprem com as normas japonesas.

A administração da produção evoluiu muito desde a Antiguidade até os dias atuais. O contexto global, as invenções e evoluções do pensamento contribuíram para que mudanças na forma de organizar a produção ocorressem, de modo a otimizar a produtividade e eficiência de suas operações. Neste cenário, Frederick Taylor foi um especialista cuja contribuição principal consistiu nos princípios da administração científica.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado a respeito da administração científica, é correto afirmar que:
ela consistiu na sistematização e padronização do trabalho, com vistas a aumentar a produtividade e eficiência da produção.
Incorreta: ela consistiu na intercambialidade de peças e na linha de montagem móvel que favoreceram a produtividade e eficiência da produção.
ela consistiu na utilização do aço em detrimento ao ferro, para a construção de ferrovias.
ela consistiu na criação de um carro popular, para camadas menos abastadas da população.
ela consistiu no aumento da escala de produção, a partir da mecanização de processos.

A administração da produção contempla a interação dos recursos (humanos, tecnológicos, informacionais e outros) e os processos necessários para transformar esses recursos em produtos ou serviços que atendam às demandas dos clientes da organização.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado acerca do escopo da administração da produção, é correto afirmar que:
1. administração da produção é um termo usado para definição dos aspectos ligados aos sistemas de informações gerenciais em relação ao departamento de informática organizacional.
2. administração da produção é um termo usado para definição da estrutura organizacional em relação à forma como deve atuar no mercado e em relação aos concorrentes.
3. administração da produção é um termo usado para definição da forma como empresas competem no mercado, em relação à oferta dos produtos ou serviços, pela organização.
4. correta: administração da produção é um termo usado para as atividades, decisões e responsabilidades dos gerentes de produção em relação à produção dos produtos ou serviços ofertados pela organização.
5. administração da produção é um termo usado para as atividades, decisões e responsabilidades dos gerentes de marketing em relação à propaganda dos produtos ou serviços da organização.

Leia o excerto a seguir: “A tarefa extremamente essencial do PCP nada mais é do que gerenciar, com eficiência, o fluxo de material, a utilização de pessoas e equipamentos, respondendo, assim, às necessidades do cliente, utilizando a capacidade dos fornecedores, da estrutura interna e os clientes para atender a demanda.”
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) Os produtos sob encomenda dispensam o planejamento tático;
II. ( ) Os produtos sob encomenda dispensam a de previsão de vendas;
III. ( ) Nos produtos sob encomenda, pode haver especificações incompatíveis com o sistema produtivo corrente;
IV. ( ) As incertezas na produção são menores em relação aos produtos padronizados.
1. F, V, V, V.
2. Incorreta: V, F, V, V.
3. F, V, F, F.
4. F, F, V, V.
5. V, V, F, F.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre planejamento da produção, pode-se afirmar que o PMP é realizado num ambiente tático, porque:
1. avalia os riscos do mercado segundo análises externas e internas.
2. desdobra as ações da produção em curto prazo.
3. desdobra as ações estratégicas em médio prazo.
4. Incorreta: aplica as decisões do PCP em horizonte de longo prazo.
5. usa a previsão de vendas para a criação de políticas de ação.

Prévia do material em texto

AULA 1 
 
 
Conteúdo do exercício 
1. Pergunta 1 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o excerto a seguir: 
“As previsões são avaliações de ocorrência de eventos futuros incertos. O objetivo 
básico é usar a melhor informação disponível para dirigir as atividades futuras das 
metas da empresa. A previsão desempenha, portanto, um papel importante no 
estabelecimento de planos e auxílio às decisões empresariais.” 
Fonte: MOACYR, P. F. Gestão da produção industrial. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 261. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o problema do 
planejamento, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. O planejamento da produção deve identificar antecipadamente o que vai ser feito e 
de que maneira. 
Porque: 
II. Dessa forma, consegue-se alcançar o objetivo traçado pela empresa no âmbito da 
produção. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
2. 
Correta: 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
Resposta correta 
3. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
4. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
correta da I. 
5. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
2. Pergunta 2 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Os dois principais objetivos da administração da produção são: a eficiência e a eficácia. 
Uma alta ou baixa eficácia e eficiência nas operações da produção podem ter impactos 
frente ao desenvolvimento das operações nas organizações. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os objetivos da 
administração da produção, analise as afirmativas a seguir: 
I. A eficiência consiste em utilizar os recursos organizacionais de forma adequada; 
II. A busca pela redução de material e custo contribui para a eficiência da função ou 
unidade analisada; 
III. Uma operação eficiente é aquela que usa os fins da melhor forma possível; 
IV. A eficácia diz respeito a fazer coisas que são importantes para o colaborador. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
III e IV. 
2. 
I e III. 
3. 
I, II e III. 
4. 
Correta: 
I e II. 
Resposta correta 
5. 
I, II e IV. 
3. Pergunta 3 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
A administração da produção contempla a interação dos recursos (humanos, 
tecnológicos, informacionais e outros) e os processos necessários para transformar 
esses recursos em produtos ou serviços que atendam às demandas dos clientes da 
organização. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado acerca do escopo da 
administração da produção, é correto afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
administração da produção é um termo usado para as atividades, decisões e 
responsabilidades dos gerentes de produção em relação à produção dos 
produtos ou serviços ofertados pela organização. 
Resposta correta 
2. 
administração da produção é um termo usado para as atividades, decisões e 
responsabilidades dos gerentes de marketing em relação à propaganda dos 
produtos ou serviços da organização. 
3. 
administração da produção é um termo usado para definição da forma como 
empresas competem no mercado, em relação à oferta dos produtos ou 
serviços, pela organização. 
4. 
administração da produção é um termo usado para definição dos aspectos 
ligados aos sistemas de informações gerenciais em relação ao departamento 
de informática organizacional. 
5. 
administração da produção é um termo usado para definição da estrutura 
organizacional em relação à forma como deve atuar no mercado e em relação 
aos concorrentes. 
4. Pergunta 4 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o excerto a seguir: 
“Ballard & Howell preconizam que o planejamento sem considerar a definição dos 
métodos de produção, estimativas de recursos, emprego de indicadores de 
produtividade e cálculo da capacidade de produção geram planos inexequíveis.” 
Fonte: MAGALHAES, R. M.; MELLO, L. C. B. de B.; BANDEIRA, R. A. de M. Planejamento e 
controle de obras civis: estudo de caso múltiplo em construtoras no Rio de Janeiro. 
Gest. Prod., São Carlos, v. 25, n. 1, mar. 2018, p. 45. (Adaptado). 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre planejamento da 
produção, pode-se afirmar que, para atingir os objetivos do sistema produtivo, a 
empresa deve: 
Mostrar opções de resposta 
5. Pergunta 5 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o trecho a seguir sobre o setor do PCP: 
“Esse sistema caracteriza-se pelo processo de transformação de entradas (inputs) em 
saídas (outputs), e estará envolvido com diversas áreas ligadas direta ou 
indiretamente com a produção para buscar informações e outros recursos necessários 
à elaboração e execução dos planos de produção.” 
Fonte: PASQUINI, N. C. Planejamento e controle da produção (PCP): estado da arte. 
Revista Tecnológica da Fatec Americana, Americana, v. 3, n. 2, p. 81-97, set. 2015/mar. 
2016. p. 82. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o setor do PCP, analise 
as afirmativas a seguir: 
I. O setor de PCP é um integrador dos sistemas produtivos; 
II. O atendimento das necessidades produtivas é responsabilidade do PCP; 
III. A previsão de vendas faz parte das tarefas do PCP; 
IV. O tipo de PCP “Just in Time” investe em grandes estoques de recursos. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
II e IV. 
2. 
Correta: 
I e II. 
Resposta correta 
3. 
II e III. 
4. 
III e IV. 
5. 
I e IV. 
6. Pergunta 6 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o excerto a seguir: 
“A tarefa extremamente essencial do PCP nada mais é do que gerenciar, com eficiência, 
o fluxo de material, a utilização de pessoas e equipamentos, respondendo, assim, às 
necessidades do cliente, utilizando a capacidade dos fornecedores, da estrutura 
interna e os clientes para atender a demanda.” 
Fonte: BARRETO, P. F. de M.; BRISTOT, V. M.; GUIMARÃES FILHO, L. P. Importância de 
um sistema de planejamento e controle da produção em uma indústria de tintas. 
Revista de Iniciação Científica, Criciúma, v. 15, n. 2, 2017, p. 18. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o problema do 
planejamento, analise as afirmativas a seguir: 
I. O PCP utiliza informação de outros departamentos, como o departamento financeiro; 
II. O PCP deve planejar o caminho para atingir metas de qualidade; 
III. O PCP deve planejar o dia a dia no sistema produtivo; 
IV. O PCP deve atender as três hierarquias de planejamento na empresa. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e II. 
2. 
III e IV. 
3. 
II e IV. 
4. 
II e III. 
5. 
Correta: 
I e IV. 
Resposta correta 
7. Pergunta 7 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
A origem e evolução da administração da produção – também muitas vezes chamada 
de “administração de operações” – passou por algumas prerrogativas que fizeram 
parte de sua trajetória, até que se consolidasse da forma como é caracterizada 
atualmente. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a origem e evolução da 
administração da produção, analise as afirmativas a seguir: 
I. Obras de grande porte realizadas na Antiguidade, como a Grande Muralha da China e 
as pirâmides do Egito, originaram os primeiros processos de produção; 
II. O pensamento da administração da produção passou por alguns períodos que 
exigiram que os gerentes de produção se atentassem a novas demandas do processo 
produtivo; 
III. A partir da Primeira Revolução Industrial, houve aumento da escala de produção, 
visto que as tarefas, que até então eram executadas de forma mecanizada. passaram a 
ser manuais; 
IV. A produção em massa foi possível pois os processos produtivos evoluíram a partirdo desenvolvimento de unidades fabris e progressos na produção de equipamentos. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
II e IV. 
2. 
III e IV. 
3. 
Correta: 
I, II e IV. 
Resposta correta 
4. 
I, III e IV. 
5. 
II e III. 
8. Pergunta 8 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Sua empresa produz camisetas brancas para a venda, normalmente 1000 camisetas 
por mês, nos tamanhos P, M e G, para um mesmo cliente. Esse cliente pede sob 
encomenda, para o próximo mês, além das 1000 camisetas, 500 camisetas verdes e 
amarelo, para a semana da pátria. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o problema do 
planejamento, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F 
para a(s) falsa(s). 
I. ( ) Os produtos sob encomenda dispensam o planejamento tático; 
II. ( ) Os produtos sob encomenda dispensam a de previsão de vendas; 
III. ( ) Nos produtos sob encomenda, pode haver especificações incompatíveis com o 
sistema produtivo corrente; 
IV. ( ) As incertezas na produção são menores em relação aos produtos padronizados. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
F, V, V, V. 
Resposta correta 
2. 
V, V, F, F. 
3. 
V, F, V, V. 
4. 
F, V, F, F. 
5. 
F, F, V, V. 
9. Pergunta 9 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o excerto a seguir: 
“O planejamento é parte fundamental de uma empresa. Ele está presente desde a sua 
concepção, com o planejamento estratégico, que define os objetivos e o rumo que a 
empresa deve seguir para alcançar seus objetivos, até o planejamento das atividades 
do dia a dia.” 
Fonte: LOBO, R. N.; SILVA, D. L da. Planejamento e controle da produção. São Paulo: 
Saraiva, 2014, p. 82. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre planejamento da 
produção, pode-se afirmar que o planejamento estratégico tem sua aplicação em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
horizontes de curto prazo. 
2. 
horizontes de longo prazo. 
Resposta correta 
3. 
horizontes de médio prazo 
4. 
no dia a dia. 
5. 
Incorreta: 
no primeiro ciclo produtivo da empresa. 
10. Pergunta 10 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
A função produção é responsável pelo processo de produção e por gerar um “pacote de 
valor” aos clientes, contribuindo para sua satisfação e para o atendimento de suas 
necessidades. Nesse sentido, as operações da função produção devem estar alinhadas a 
essas necessidades e demandas dos consumidores atuais e potenciais da organização. 
Fonte: SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da produção. 3.ed. São 
Paulo: Atlas, 2009. (adaptado). 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a função produção, é 
correto afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
a função produção está focada na transformação de certos insumos em algum 
resultado desejado. 
Resposta correta 
2. 
a função produção é responsável pela produção de produtos, sendo a função 
de serviços responsável pela oferta de serviços. 
3. 
a função produção consiste na transformação de resultados desejados em 
insumos. 
4. 
a função produção de produtos finais consiste na transformação de resultados 
desejados. 
5. 
a função produção está focada na transformação de processos produtivos em 
um resultado desejado. 
 
 
Conteúdo do exercício 
1. Pergunta 1 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o excerto a seguir: 
“As previsões são avaliações de ocorrência de eventos futuros incertos. O objetivo 
básico é usar a melhor informação disponível para dirigir as atividades futuras das 
metas da empresa. A previsão desempenha, portanto, um papel importante no 
estabelecimento de planos e auxílio às decisões empresariais.” 
Fonte: MOACYR, P. F. Gestão da produção industrial. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 261. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o problema do 
planejamento, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. O planejamento da produção deve identificar antecipadamente o que vai ser feito e 
de que maneira. 
Porque: 
II. Dessa forma, consegue-se alcançar o objetivo traçado pela empresa no âmbito da 
produção. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
2. 
Correta: 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
Resposta correta 
3. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
4. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
5. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
correta da I. 
2. Pergunta 2 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
A função produção é responsável pelo processo de produção e por gerar um “pacote de 
valor” aos clientes, contribuindo para sua satisfação e para o atendimento de suas 
necessidades. Nesse sentido, as operações da função produção devem estar alinhadas a 
essas necessidades e demandas dos consumidores atuais e potenciais da organização. 
Fonte: SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da produção. 3.ed. São 
Paulo: Atlas, 2009. (adaptado). 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a função produção, é 
correto afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
a função produção consiste na transformação de resultados desejados em 
insumos. 
2. 
a função produção de produtos finais consiste na transformação de resultados 
desejados. 
3. 
Incorreta: 
a função produção está focada na transformação de processos produtivos em 
um resultado desejado. 
4. 
a função produção está focada na transformação de certos insumos em algum 
resultado desejado. 
Resposta correta 
5. 
a função produção é responsável pela produção de produtos, sendo a função 
de serviços responsável pela oferta de serviços. 
3. Pergunta 3 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
As contribuições de Taylor foram significativas para a administração da produção, 
principalmente no que diz respeito ao aumento da produtividade e da eficiência das 
operações. No entanto, a forma de execução das tarefas, segundo o taylorismo, trouxe 
problemas aos operadores. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado acerca do taylorismo, é 
correto afirmar que um de seus problemas foi a: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
alienação do trabalho, oriunda da realização de tarefas muito repetitivas e, por 
vezes, tediosas. 
Resposta correta 
2. 
desmotivação dos operadores, por conta da ausência de procedimentos sobre 
a execução das tarefas. 
3. 
alienação do trabalho, por conta das tarefas variadas desempenhadas pelos 
operadores. 
4. 
baixa produtividade dos operadores, por conta da não padronização das 
tarefas. 
5. 
Incorreta: 
insatisfação dos operadores, por possuírem condições especiais para adquirir 
os produtos vendidos pela organização 
4. Pergunta 4 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
A administração da produção contempla a interação dos recursos (humanos, 
tecnológicos, informacionais e outros) e os processos necessários para transformar 
esses recursos em produtos ou serviços que atendam às demandas dos clientes da 
organização. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado acerca do escopo da 
administração da produção, é correto afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
administração da produção é um termo usado para definição da estrutura 
organizacional em relação à forma como deve atuar no mercado e em relação 
aos concorrentes. 
2. 
administração da produção é um termo usado para as atividades, decisões e 
responsabilidades dos gerentes de produção em relação à produção dos 
produtos ou serviços ofertados pela organização. 
Resposta correta 
3. 
Incorreta: 
administração da produção é um termousado para definição da forma como 
empresas competem no mercado, em relação à oferta dos produtos ou 
serviços, pela organização. 
4. 
administração da produção é um termo usado para definição dos aspectos 
ligados aos sistemas de informações gerenciais em relação ao departamento 
de informática organizacional. 
5. 
administração da produção é um termo usado para as atividades, decisões e 
responsabilidades dos gerentes de marketing em relação à propaganda dos 
produtos ou serviços da organização. 
5. Pergunta 5 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
A origem e evolução da administração da produção – também muitas vezes chamada 
de “administração de operações” – passou por algumas prerrogativas que fizeram 
parte de sua trajetória, até que se consolidasse da forma como é caracterizada 
atualmente. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a origem e evolução da 
administração da produção, analise as afirmativas a seguir: 
I. Obras de grande porte realizadas na Antiguidade, como a Grande Muralha da China e 
as pirâmides do Egito, originaram os primeiros processos de produção; 
II. O pensamento da administração da produção passou por alguns períodos que 
exigiram que os gerentes de produção se atentassem a novas demandas do processo 
produtivo; 
III. A partir da Primeira Revolução Industrial, houve aumento da escala de produção, 
visto que as tarefas, que até então eram executadas de forma mecanizada. passaram a 
ser manuais; 
IV. A produção em massa foi possível pois os processos produtivos evoluíram a partir 
do desenvolvimento de unidades fabris e progressos na produção de equipamentos. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
II e III. 
2. 
I, III e IV. 
3. 
III e IV. 
4. 
Correta: 
I, II e IV. 
Resposta correta 
5. 
II e IV. 
6. Pergunta 6 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o excerto a seguir: 
“Ballard & Howell preconizam que o planejamento sem considerar a definição dos 
métodos de produção, estimativas de recursos, emprego de indicadores de 
produtividade e cálculo da capacidade de produção geram planos inexequíveis.” 
Fonte: MAGALHAES, R. M.; MELLO, L. C. B. de B.; BANDEIRA, R. A. de M. Planejamento e 
controle de obras civis: estudo de caso múltiplo em construtoras no Rio de Janeiro. 
Gest. Prod., São Carlos, v. 25, n. 1, mar. 2018, p. 45. (Adaptado). 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre planejamento da 
produção, pode-se afirmar que, para atingir os objetivos do sistema produtivo, a 
empresa deve: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
equacionar a produção da empresa segundo as possibilidades financeiras. 
2. 
fazer o setor de produção planejar o geral do período para prever tendências. 
3. 
colocar o departamento de vendas como o planejador estratégico. 
4. 
Correta: 
coordenar as ações entre os setores de finanças, produção e vendas. 
Resposta correta 
5. 
deixar que o setor de vendas planeje o dia a dia na indústria. 
7. Pergunta 7 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
A administração da produção é “uma das principais funções de uma organização”, 
dado que, por meio de suas operações, contribui para que a organização atinja os fins 
esperados (eficácia) e utilize meios (eficiência) da melhor maneira possível para isso 
acontecer. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a administração da 
produção, é correto afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
outras funções de uma organização devem ser independentes da 
administração da produção, de forma a alinhar a produção aos recursos 
disponíveis. 
2. 
deve haver coordenação entre a administração da produção e as outras 
funções de uma organização. 
Resposta correta 
3. 
produtos e serviços produzidos pela área de produção devem ser substituíveis, 
por exemplo, com os confeccionados pelo departamento de marketing. 
4. 
o grau de atuação individual das funções de uma organização é que determina 
a eficácia da organização. 
5. 
Incorreta: 
a integração entre as áreas da organização depende da individualidade de cada 
uma, para garantir que todas essas áreas atuem visando atender a seus 
objetivos. 
8. Pergunta 8 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o trecho a seguir sobre o setor do PCP: 
“Esse sistema caracteriza-se pelo processo de transformação de entradas (inputs) em 
saídas (outputs), e estará envolvido com diversas áreas ligadas direta ou 
indiretamente com a produção para buscar informações e outros recursos necessários 
à elaboração e execução dos planos de produção.” 
Fonte: PASQUINI, N. C. Planejamento e controle da produção (PCP): estado da arte. 
Revista Tecnológica da Fatec Americana, Americana, v. 3, n. 2, p. 81-97, set. 2015/mar. 
2016. p. 82. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o setor do PCP, analise 
as afirmativas a seguir: 
I. O setor de PCP é um integrador dos sistemas produtivos; 
II. O atendimento das necessidades produtivas é responsabilidade do PCP; 
III. A previsão de vendas faz parte das tarefas do PCP; 
IV. O tipo de PCP “Just in Time” investe em grandes estoques de recursos. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e IV. 
2. 
II e IV. 
3. 
II e III. 
4. 
Correta: 
I e II. 
Resposta correta 
5. 
III e IV. 
9. Pergunta 9 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o excerto a seguir: 
“Hoje, o conceito de estoques é mais bem entendido que já foi em anos recentes. Nos 
anos 1980 e 1990, por exemplo, muitas empresas tiveram problemas estratégicos 
sérios por acharem que deveriam, a todo custo, baixar a zero seus estoques, seduzidas 
por uma leitura equivocada das mensagens subliminarmente passadas pela 
superioridade incontestável dos sistemas de gestão japoneses daquela época.” 
Fonte: CORRÊA, H. L. Planejamento, Programação e Controle da Produção: MRP II / 
ERP. 6. ed. Rio de Janeiro: GEN, 2018. p. 31. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre planejamento da 
produção, pode-se afirmar que os estoques podem gerar malefícios, porque: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
consomem recursos do capital de giro. 
Resposta correta 
2. 
descumprem com as normas japonesas. 
3. 
distorcem o panorama do setor de vendas. 
4. 
desconsideram a programação de recursos. 
5. 
causam dependência nos processos. 
10. Pergunta 10 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
A administração da produção evoluiu muito desde a Antiguidade até os dias atuais. O 
contexto global, as invenções e evoluções do pensamento contribuíram para que 
mudanças na forma de organizar a produção ocorressem, de modo a otimizar a 
produtividade e eficiência de suas operações. Neste cenário, Frederick Taylor foi um 
especialista cuja contribuição principal consistiu nos princípios da administração 
científica. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado a respeito da administração 
científica, é correto afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
ela consistiu na sistematização e padronização do trabalho, com vistas a 
aumentar a produtividade e eficiência da produção. 
Resposta correta 
2. 
Incorreta: 
ela consistiu na intercambialidade de peças e na linha de montagem móvel que 
favoreceram a produtividade e eficiência da produção. 
3. 
ela consistiu na utilização do aço em detrimento ao ferro, para a construção de 
ferrovias. 
4. 
ela consistiu na criação de um carro popular, para camadas menos abastadas 
da população. 
5. 
ela consistiu no aumento da escala de produção, a partir da mecanização de 
processos. 
 
Conteúdo do exercício 
1. Pergunta 1 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o excerto a seguir: 
“As previsões são avaliações de ocorrência de eventos futuros incertos. O objetivo 
básico é usar a melhor informação disponível para dirigir as atividades futuras das 
metas da empresa. A previsãodesempenha, portanto, um papel importante no 
estabelecimento de planos e auxílio às decisões empresariais.” 
Fonte: MOACYR, P. F. Gestão da produção industrial. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 261. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o problema do 
planejamento, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. O planejamento da produção deve identificar antecipadamente o que vai ser feito e 
de que maneira. 
Porque: 
II. Dessa forma, consegue-se alcançar o objetivo traçado pela empresa no âmbito da 
produção. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
Resposta correta 
2. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
3. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
4. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
correta da I. 
5. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
2. Pergunta 2 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
A administração da produção é “uma das principais funções de uma organização”, 
dado que, por meio de suas operações, contribui para que a organização atinja os fins 
esperados (eficácia) e utilize meios (eficiência) da melhor maneira possível para isso 
acontecer. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a administração da 
produção, é correto afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
a integração entre as áreas da organização depende da individualidade de cada 
uma, para garantir que todas essas áreas atuem visando atender a seus 
objetivos. 
2. 
Correta: 
deve haver coordenação entre a administração da produção e as outras 
funções de uma organização. 
Resposta correta 
3. 
produtos e serviços produzidos pela área de produção devem ser substituíveis, 
por exemplo, com os confeccionados pelo departamento de marketing. 
4. 
outras funções de uma organização devem ser independentes da 
administração da produção, de forma a alinhar a produção aos recursos 
disponíveis. 
5. 
o grau de atuação individual das funções de uma organização é que determina 
a eficácia da organização. 
3. Pergunta 3 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
A administração da produção contempla a interação dos recursos (humanos, 
tecnológicos, informacionais e outros) e os processos necessários para transformar 
esses recursos em produtos ou serviços que atendam às demandas dos clientes da 
organização. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado acerca do escopo da 
administração da produção, é correto afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
administração da produção é um termo usado para definição dos aspectos 
ligados aos sistemas de informações gerenciais em relação ao departamento 
de informática organizacional. 
2. 
administração da produção é um termo usado para definição da estrutura 
organizacional em relação à forma como deve atuar no mercado e em relação 
aos concorrentes. 
3. 
administração da produção é um termo usado para definição da forma como 
empresas competem no mercado, em relação à oferta dos produtos ou 
serviços, pela organização. 
4. 
Correta: 
administração da produção é um termo usado para as atividades, decisões e 
responsabilidades dos gerentes de produção em relação à produção dos 
produtos ou serviços ofertados pela organização. 
Resposta correta 
5. 
administração da produção é um termo usado para as atividades, decisões e 
responsabilidades dos gerentes de marketing em relação à propaganda dos 
produtos ou serviços da organização. 
4. Pergunta 4 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o excerto a seguir: 
“A tarefa extremamente essencial do PCP nada mais é do que gerenciar, com eficiência, 
o fluxo de material, a utilização de pessoas e equipamentos, respondendo, assim, às 
necessidades do cliente, utilizando a capacidade dos fornecedores, da estrutura 
interna e os clientes para atender a demanda.” 
Fonte: BARRETO, P. F. de M.; BRISTOT, V. M.; GUIMARÃES FILHO, L. P. Importância de 
um sistema de planejamento e controle da produção em uma indústria de tintas. 
Revista de Iniciação Científica, Criciúma, v. 15, n. 2, 2017, p. 18. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o problema do 
planejamento, analise as afirmativas a seguir: 
I. O PCP utiliza informação de outros departamentos, como o departamento financeiro; 
II. O PCP deve planejar o caminho para atingir metas de qualidade; 
III. O PCP deve planejar o dia a dia no sistema produtivo; 
IV. O PCP deve atender as três hierarquias de planejamento na empresa. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
II e IV. 
2. 
Incorreta: 
I e II. 
3. 
I e IV. 
Resposta correta 
4. 
III e IV. 
5. 
II e III. 
5. Pergunta 5 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Sua empresa produz camisetas brancas para a venda, normalmente 1000 camisetas 
por mês, nos tamanhos P, M e G, para um mesmo cliente. Esse cliente pede sob 
encomenda, para o próximo mês, além das 1000 camisetas, 500 camisetas verdes e 
amarelo, para a semana da pátria. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o problema do 
planejamento, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F 
para a(s) falsa(s). 
I. ( ) Os produtos sob encomenda dispensam o planejamento tático; 
II. ( ) Os produtos sob encomenda dispensam a de previsão de vendas; 
III. ( ) Nos produtos sob encomenda, pode haver especificações incompatíveis com o 
sistema produtivo corrente; 
IV. ( ) As incertezas na produção são menores em relação aos produtos padronizados. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, V, V, V. 
Resposta correta 
2. 
Incorreta: 
V, F, V, V. 
3. 
F, V, F, F. 
4. 
F, F, V, V. 
5. 
V, V, F, F. 
6. Pergunta 6 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
A função produção é responsável pelo processo de produção e por gerar um “pacote de 
valor” aos clientes, contribuindo para sua satisfação e para o atendimento de suas 
necessidades. Nesse sentido, as operações da função produção devem estar alinhadas a 
essas necessidades e demandas dos consumidores atuais e potenciais da organização. 
Fonte: SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da produção. 3.ed. São 
Paulo: Atlas, 2009. (adaptado). 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a função produção, é 
correto afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
a função produção consiste na transformação de resultados desejados em 
insumos. 
2. 
a função produção de produtos finais consiste na transformação de resultados 
desejados. 
3. 
a função produção está focada na transformação de processos produtivos em 
um resultado desejado. 
4. 
Correta: 
a função produção está focada na transformação de certos insumos em algum 
resultado desejado. 
Resposta correta 
5. 
a função produção é responsável pela produção de produtos, sendo a função 
de serviços responsável pela oferta de serviços. 
7. Pergunta 7 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o trecho a seguir sobre o setor do PCP: 
“Esse sistema caracteriza-se pelo processo de transformação de entradas (inputs) em 
saídas (outputs), e estará envolvido com diversas áreas ligadas direta ou 
indiretamente com a produção para buscar informações e outros recursos necessários 
à elaboração e execução dos planos de produção.” 
Fonte: PASQUINI, N. C. Planejamento e controle da produção (PCP): estado da arte. 
Revista Tecnológica da Fatec Americana, Americana, v. 3, n. 2, p. 81-97, set. 2015/mar. 
2016. p. 82. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o setor do PCP, analise 
as afirmativas a seguir: 
I. O setor de PCP é um integrador dos sistemas produtivos; 
II. O atendimento das necessidades produtivasé responsabilidade do PCP; 
III. A previsão de vendas faz parte das tarefas do PCP; 
IV. O tipo de PCP “Just in Time” investe em grandes estoques de recursos. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
II e IV. 
2. 
II e III. 
3. 
I e IV. 
4. 
Correta: 
I e II. 
Resposta correta 
5. 
III e IV. 
8. Pergunta 8 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o excerto a seguir: 
“O PMP (em inglês, “Master Prodution Schudule” – MPS) é o plano que se refere ao que 
será produzido, em que quantidade e quando; considera os produtos e modelos de 
previsão de vendas e detalha as necessidades, cobrindo normalmente um horizonte de 
seis a doze meses, com produção semanal ou mensal.” 
Fonte: MOACYR, P. F. Gestão da produção industrial. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 271. 
(Adaptado). 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre planejamento da 
produção, pode-se afirmar que o PMP é realizado num ambiente tático, porque: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
avalia os riscos do mercado segundo análises externas e internas. 
2. 
desdobra as ações da produção em curto prazo. 
3. 
desdobra as ações estratégicas em médio prazo. 
Resposta correta 
4. 
Incorreta: 
aplica as decisões do PCP em horizonte de longo prazo. 
5. 
usa a previsão de vendas para a criação de políticas de ação. 
9. Pergunta 9 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
A administração da produção evoluiu muito desde a Antiguidade até os dias atuais. O 
contexto global, as invenções e evoluções do pensamento contribuíram para que 
mudanças na forma de organizar a produção ocorressem, de modo a otimizar a 
produtividade e eficiência de suas operações. Neste cenário, Frederick Taylor foi um 
especialista cuja contribuição principal consistiu nos princípios da administração 
científica. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado a respeito da administração 
científica, é correto afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
ela consistiu na utilização do aço em detrimento ao ferro, para a construção de 
ferrovias. 
2. 
ela consistiu no aumento da escala de produção, a partir da mecanização de 
processos. 
3. 
Correta: 
ela consistiu na sistematização e padronização do trabalho, com vistas a 
aumentar a produtividade e eficiência da produção. 
Resposta correta 
4. 
ela consistiu na intercambialidade de peças e na linha de montagem móvel que 
favoreceram a produtividade e eficiência da produção. 
5. 
ela consistiu na criação de um carro popular, para camadas menos abastadas 
da população. 
10. Pergunta 10 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o excerto a seguir: 
“Ballard & Howell preconizam que o planejamento sem considerar a definição dos 
métodos de produção, estimativas de recursos, emprego de indicadores de 
produtividade e cálculo da capacidade de produção geram planos inexequíveis.” 
Fonte: MAGALHAES, R. M.; MELLO, L. C. B. de B.; BANDEIRA, R. A. de M. Planejamento e 
controle de obras civis: estudo de caso múltiplo em construtoras no Rio de Janeiro. 
Gest. Prod., São Carlos, v. 25, n. 1, mar. 2018, p. 45. (Adaptado). 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre planejamento da 
produção, pode-se afirmar que, para atingir os objetivos do sistema produtivo, a 
empresa deve: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
coordenar as ações entre os setores de finanças, produção e vendas. 
Resposta correta 
2. 
equacionar a produção da empresa segundo as possibilidades financeiras. 
3. 
colocar o departamento de vendas como o planejador estratégico. 
4. 
deixar que o setor de vendas planeje o dia a dia na indústria. 
5. 
fazer o setor de produção planejar o geral do período para prever tendências. 
 
Conteúdo do exercício 
1. Pergunta 1 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
A origem e evolução da administração da produção – também muitas vezes chamada 
de “administração de operações” – passou por algumas prerrogativas que fizeram 
parte de sua trajetória, até que se consolidasse da forma como é caracterizada 
atualmente. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a origem e evolução da 
administração da produção, analise as afirmativas a seguir: 
I. Obras de grande porte realizadas na Antiguidade, como a Grande Muralha da China e 
as pirâmides do Egito, originaram os primeiros processos de produção; 
II. O pensamento da administração da produção passou por alguns períodos que 
exigiram que os gerentes de produção se atentassem a novas demandas do processo 
produtivo; 
III. A partir da Primeira Revolução Industrial, houve aumento da escala de produção, 
visto que as tarefas, que até então eram executadas de forma mecanizada. passaram a 
ser manuais; 
IV. A produção em massa foi possível pois os processos produtivos evoluíram a partir 
do desenvolvimento de unidades fabris e progressos na produção de equipamentos. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I, III e IV. 
2. 
Correta: 
I, II e IV. 
Resposta correta 
3. 
III e IV. 
4. 
II e III. 
5. 
II e IV. 
2. Pergunta 2 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
A função produção é responsável pelo processo de produção e por gerar um “pacote de 
valor” aos clientes, contribuindo para sua satisfação e para o atendimento de suas 
necessidades. Nesse sentido, as operações da função produção devem estar alinhadas a 
essas necessidades e demandas dos consumidores atuais e potenciais da organização. 
Fonte: SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da produção. 3.ed. São 
Paulo: Atlas, 2009. (adaptado). 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a função produção, é 
correto afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
a função produção de produtos finais consiste na transformação de resultados 
desejados. 
2. 
a função produção é responsável pela produção de produtos, sendo a função 
de serviços responsável pela oferta de serviços. 
3. 
Correta: 
a função produção está focada na transformação de certos insumos em algum 
resultado desejado. 
Resposta correta 
4. 
a função produção está focada na transformação de processos produtivos em 
um resultado desejado. 
5. 
a função produção consiste na transformação de resultados desejados em 
insumos. 
3. Pergunta 3 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
As contribuições de Taylor foram significativas para a administração da produção, 
principalmente no que diz respeito ao aumento da produtividade e da eficiência das 
operações. No entanto, a forma de execução das tarefas, segundo o taylorismo, trouxe 
problemas aos operadores. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado acerca do taylorismo, é 
correto afirmar que um de seus problemas foi a: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
alienação do trabalho, por conta das tarefas variadas desempenhadas pelos 
operadores. 
2. 
Correta: 
alienação do trabalho, oriunda da realização de tarefas muito repetitivas e, por 
vezes, tediosas. 
Resposta correta 
3. 
baixa produtividade dos operadores, por conta da não padronização das 
tarefas. 
4. 
insatisfação dos operadores, por possuírem condições especiais para adquirir 
os produtos vendidos pela organização 
5. 
desmotivação dos operadores, por conta da ausência de procedimentos sobre 
a execução das tarefas. 
4. Pergunta 4 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o excerto a seguir: 
“Hoje, o conceito de estoques é mais bem entendido que já foi em anos recentes. Nos 
anos 1980 e 1990, por exemplo, muitas empresas tiveram problemas estratégicos 
sérios por acharem que deveriam, a todo custo, baixar a zero seus estoques, seduzidas 
por uma leitura equivocada das mensagens subliminarmente passadas pela 
superioridade incontestável dos sistemas de gestão japoneses daquela época.” 
Fonte: CORRÊA, H. L. Planejamento, Programação e Controle da Produção: MRP II / 
ERP.6. ed. Rio de Janeiro: GEN, 2018. p. 31. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre planejamento da 
produção, pode-se afirmar que os estoques podem gerar malefícios, porque: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
desconsideram a programação de recursos. 
2. 
descumprem com as normas japonesas. 
3. 
causam dependência nos processos. 
4. 
distorcem o panorama do setor de vendas. 
5. 
Correta: 
consomem recursos do capital de giro. 
Resposta correta 
5. Pergunta 5 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
A administração da produção contempla a interação dos recursos (humanos, 
tecnológicos, informacionais e outros) e os processos necessários para transformar 
esses recursos em produtos ou serviços que atendam às demandas dos clientes da 
organização. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado acerca do escopo da 
administração da produção, é correto afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
administração da produção é um termo usado para as atividades, decisões e 
responsabilidades dos gerentes de produção em relação à produção dos 
produtos ou serviços ofertados pela organização. 
Resposta correta 
2. 
administração da produção é um termo usado para definição dos aspectos 
ligados aos sistemas de informações gerenciais em relação ao departamento 
de informática organizacional. 
3. 
administração da produção é um termo usado para definição da estrutura 
organizacional em relação à forma como deve atuar no mercado e em relação 
aos concorrentes. 
4. 
administração da produção é um termo usado para as atividades, decisões e 
responsabilidades dos gerentes de marketing em relação à propaganda dos 
produtos ou serviços da organização. 
5. 
administração da produção é um termo usado para definição da forma como 
empresas competem no mercado, em relação à oferta dos produtos ou 
serviços, pela organização. 
6. Pergunta 6 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Os dois principais objetivos da administração da produção são: a eficiência e a eficácia. 
Uma alta ou baixa eficácia e eficiência nas operações da produção podem ter impactos 
frente ao desenvolvimento das operações nas organizações. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os objetivos da 
administração da produção, analise as afirmativas a seguir: 
I. A eficiência consiste em utilizar os recursos organizacionais de forma adequada; 
II. A busca pela redução de material e custo contribui para a eficiência da função ou 
unidade analisada; 
III. Uma operação eficiente é aquela que usa os fins da melhor forma possível; 
IV. A eficácia diz respeito a fazer coisas que são importantes para o colaborador. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I, II e III. 
2. 
I e III. 
3. 
Incorreta: 
I, II e IV. 
4. 
III e IV. 
5. 
I e II. 
Resposta correta 
7. Pergunta 7 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o excerto a seguir: 
“As previsões são avaliações de ocorrência de eventos futuros incertos. O objetivo 
básico é usar a melhor informação disponível para dirigir as atividades futuras das 
metas da empresa. A previsão desempenha, portanto, um papel importante no 
estabelecimento de planos e auxílio às decisões empresariais.” 
Fonte: MOACYR, P. F. Gestão da produção industrial. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 261. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o problema do 
planejamento, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. O planejamento da produção deve identificar antecipadamente o que vai ser feito e 
de que maneira. 
Porque: 
II. Dessa forma, consegue-se alcançar o objetivo traçado pela empresa no âmbito da 
produção. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
2. 
Correta: 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
Resposta correta 
3. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
4. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
5. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
correta da I. 
8. Pergunta 8 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
A administração da produção é “uma das principais funções de uma organização”, 
dado que, por meio de suas operações, contribui para que a organização atinja os fins 
esperados (eficácia) e utilize meios (eficiência) da melhor maneira possível para isso 
acontecer. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a administração da 
produção, é correto afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
outras funções de uma organização devem ser independentes da 
administração da produção, de forma a alinhar a produção aos recursos 
disponíveis. 
2. 
o grau de atuação individual das funções de uma organização é que determina 
a eficácia da organização. 
3. 
a integração entre as áreas da organização depende da individualidade de cada 
uma, para garantir que todas essas áreas atuem visando atender a seus 
objetivos. 
4. 
produtos e serviços produzidos pela área de produção devem ser substituíveis, 
por exemplo, com os confeccionados pelo departamento de marketing. 
5. 
Correta: 
deve haver coordenação entre a administração da produção e as outras 
funções de uma organização. 
Resposta correta 
9. Pergunta 9 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Sua empresa produz camisetas brancas para a venda, normalmente 1000 camisetas 
por mês, nos tamanhos P, M e G, para um mesmo cliente. Esse cliente pede sob 
encomenda, para o próximo mês, além das 1000 camisetas, 500 camisetas verdes e 
amarelo, para a semana da pátria. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o problema do 
planejamento, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F 
para a(s) falsa(s). 
I. ( ) Os produtos sob encomenda dispensam o planejamento tático; 
II. ( ) Os produtos sob encomenda dispensam a de previsão de vendas; 
III. ( ) Nos produtos sob encomenda, pode haver especificações incompatíveis com o 
sistema produtivo corrente; 
IV. ( ) As incertezas na produção são menores em relação aos produtos padronizados. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, F, V, V. 
2. 
V, V, F, F. 
3. 
V, F, V, V. 
4. 
Correta: 
F, V, V, V. 
Resposta correta 
5. 
F, V, F, F. 
10. Pergunta 10 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o excerto a seguir: 
“Ballard & Howell preconizam que o planejamento sem considerar a definição dos 
métodos de produção, estimativas de recursos, emprego de indicadores de 
produtividade e cálculo da capacidade de produção geram planos inexequíveis.” 
Fonte: MAGALHAES, R. M.; MELLO, L. C. B. de B.; BANDEIRA, R. A. de M. Planejamento e 
controle de obras civis: estudo de caso múltiplo em construtoras no Rio de Janeiro. 
Gest. Prod., São Carlos, v. 25, n. 1, mar. 2018, p. 45. (Adaptado). 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre planejamento da 
produção, pode-se afirmar que, para atingir os objetivos do sistema produtivo, a 
empresa deve: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
fazer o setor de produção planejar o geral do período para prever tendências. 
2. 
colocar o departamento de vendas como o planejador estratégico. 
3. 
equacionar a produção da empresa segundo as possibilidades financeiras. 
4. 
deixar que o setor de vendas planeje o dia a dia na indústria. 
5. 
Correta: 
coordenar as ações entre os setores de finanças, produção e vendas. 
Resposta correta 
 
Conteúdo do exercício 
1. Pergunta 1 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
A administração da produção contempla a interação dos recursos (humanos, 
tecnológicos, informacionais e outros) e os processos necessários para transformar 
esses recursos em produtos ouserviços que atendam às demandas dos clientes da 
organização. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado acerca do escopo da 
administração da produção, é correto afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
administração da produção é um termo usado para as atividades, decisões e 
responsabilidades dos gerentes de produção em relação à produção dos 
produtos ou serviços ofertados pela organização. 
Resposta correta 
2. 
administração da produção é um termo usado para definição dos aspectos 
ligados aos sistemas de informações gerenciais em relação ao departamento 
de informática organizacional. 
3. 
administração da produção é um termo usado para definição da forma como 
empresas competem no mercado, em relação à oferta dos produtos ou 
serviços, pela organização. 
4. 
administração da produção é um termo usado para as atividades, decisões e 
responsabilidades dos gerentes de marketing em relação à propaganda dos 
produtos ou serviços da organização. 
5. 
administração da produção é um termo usado para definição da estrutura 
organizacional em relação à forma como deve atuar no mercado e em relação 
aos concorrentes. 
2. Pergunta 2 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
A função produção é responsável pelo processo de produção e por gerar um “pacote de 
valor” aos clientes, contribuindo para sua satisfação e para o atendimento de suas 
necessidades. Nesse sentido, as operações da função produção devem estar alinhadas a 
essas necessidades e demandas dos consumidores atuais e potenciais da organização. 
Fonte: SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da produção. 3.ed. São 
Paulo: Atlas, 2009. (adaptado). 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a função produção, é 
correto afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
a função produção está focada na transformação de certos insumos em algum 
resultado desejado. 
Resposta correta 
2. 
a função produção de produtos finais consiste na transformação de resultados 
desejados. 
3. 
a função produção está focada na transformação de processos produtivos em 
um resultado desejado. 
4. 
a função produção é responsável pela produção de produtos, sendo a função 
de serviços responsável pela oferta de serviços. 
5. 
a função produção consiste na transformação de resultados desejados em 
insumos. 
3. Pergunta 3 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Sua empresa produz camisetas brancas para a venda, normalmente 1000 camisetas 
por mês, nos tamanhos P, M e G, para um mesmo cliente. Esse cliente pede sob 
encomenda, para o próximo mês, além das 1000 camisetas, 500 camisetas verdes e 
amarelo, para a semana da pátria. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o problema do 
planejamento, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F 
para a(s) falsa(s). 
I. ( ) Os produtos sob encomenda dispensam o planejamento tático; 
II. ( ) Os produtos sob encomenda dispensam a de previsão de vendas; 
III. ( ) Nos produtos sob encomenda, pode haver especificações incompatíveis com o 
sistema produtivo corrente; 
IV. ( ) As incertezas na produção são menores em relação aos produtos padronizados. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, F, V, V. 
2. 
V, F, V, V. 
3. 
F, V, F, F. 
4. 
Correta: 
F, V, V, V. 
Resposta correta 
5. 
V, V, F, F. 
4. Pergunta 4 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o excerto a seguir: 
“Ballard & Howell preconizam que o planejamento sem considerar a definição dos 
métodos de produção, estimativas de recursos, emprego de indicadores de 
produtividade e cálculo da capacidade de produção geram planos inexequíveis.” 
Fonte: MAGALHAES, R. M.; MELLO, L. C. B. de B.; BANDEIRA, R. A. de M. Planejamento e 
controle de obras civis: estudo de caso múltiplo em construtoras no Rio de Janeiro. 
Gest. Prod., São Carlos, v. 25, n. 1, mar. 2018, p. 45. (Adaptado). 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre planejamento da 
produção, pode-se afirmar que, para atingir os objetivos do sistema produtivo, a 
empresa deve: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
equacionar a produção da empresa segundo as possibilidades financeiras. 
2. 
fazer o setor de produção planejar o geral do período para prever tendências. 
3. 
deixar que o setor de vendas planeje o dia a dia na indústria. 
4. 
Correta: 
coordenar as ações entre os setores de finanças, produção e vendas. 
Resposta correta 
5. 
colocar o departamento de vendas como o planejador estratégico. 
5. Pergunta 5 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
A origem e evolução da administração da produção – também muitas vezes chamada 
de “administração de operações” – passou por algumas prerrogativas que fizeram 
parte de sua trajetória, até que se consolidasse da forma como é caracterizada 
atualmente. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a origem e evolução da 
administração da produção, analise as afirmativas a seguir: 
I. Obras de grande porte realizadas na Antiguidade, como a Grande Muralha da China e 
as pirâmides do Egito, originaram os primeiros processos de produção; 
II. O pensamento da administração da produção passou por alguns períodos que 
exigiram que os gerentes de produção se atentassem a novas demandas do processo 
produtivo; 
III. A partir da Primeira Revolução Industrial, houve aumento da escala de produção, 
visto que as tarefas, que até então eram executadas de forma mecanizada. passaram a 
ser manuais; 
IV. A produção em massa foi possível pois os processos produtivos evoluíram a partir 
do desenvolvimento de unidades fabris e progressos na produção de equipamentos. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Mostrar opções de resposta 
6. Pergunta 6 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o trecho a seguir sobre o setor do PCP: 
“Esse sistema caracteriza-se pelo processo de transformação de entradas (inputs) em 
saídas (outputs), e estará envolvido com diversas áreas ligadas direta ou 
indiretamente com a produção para buscar informações e outros recursos necessários 
à elaboração e execução dos planos de produção.” 
Fonte: PASQUINI, N. C. Planejamento e controle da produção (PCP): estado da arte. 
Revista Tecnológica da Fatec Americana, Americana, v. 3, n. 2, p. 81-97, set. 2015/mar. 
2016. p. 82. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o setor do PCP, analise 
as afirmativas a seguir: 
I. O setor de PCP é um integrador dos sistemas produtivos; 
II. O atendimento das necessidades produtivas é responsabilidade do PCP; 
III. A previsão de vendas faz parte das tarefas do PCP; 
IV. O tipo de PCP “Just in Time” investe em grandes estoques de recursos. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
III e IV. 
2. 
II e III. 
3. 
Correta: 
I e II. 
Resposta correta 
4. 
I e IV. 
5. 
II e IV. 
7. Pergunta 7 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
A administração da produção evoluiu muito desde a Antiguidade até os dias atuais. O 
contexto global, as invenções e evoluções do pensamento contribuíram para que 
mudanças na forma de organizar a produção ocorressem, de modo a otimizar a 
produtividade e eficiência de suas operações. Neste cenário, Frederick Taylor foi um 
especialista cuja contribuição principal consistiu nos princípios da administração 
científica. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado a respeito da administração 
científica, é correto afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
ela consistiu no aumento da escala de produção, a partir da mecanização de 
processos. 
2. 
Correta: 
ela consistiu na sistematização e padronização do trabalho, com vistas a 
aumentar a produtividade e eficiência da produção. 
Resposta correta 
3. 
ela consistiu na intercambialidade de peças e na linha de montagem móvel que 
favorecerama produtividade e eficiência da produção. 
4. 
ela consistiu na utilização do aço em detrimento ao ferro, para a construção de 
ferrovias. 
5. 
ela consistiu na criação de um carro popular, para camadas menos abastadas 
da população. 
8. Pergunta 8 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
A administração da produção é “uma das principais funções de uma organização”, 
dado que, por meio de suas operações, contribui para que a organização atinja os fins 
esperados (eficácia) e utilize meios (eficiência) da melhor maneira possível para isso 
acontecer. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a administração da 
produção, é correto afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
o grau de atuação individual das funções de uma organização é que determina 
a eficácia da organização. 
2. 
Correta: 
deve haver coordenação entre a administração da produção e as outras 
funções de uma organização. 
Resposta correta 
3. 
outras funções de uma organização devem ser independentes da 
administração da produção, de forma a alinhar a produção aos recursos 
disponíveis. 
4. 
produtos e serviços produzidos pela área de produção devem ser substituíveis, 
por exemplo, com os confeccionados pelo departamento de marketing. 
5. 
a integração entre as áreas da organização depende da individualidade de cada 
uma, para garantir que todas essas áreas atuem visando atender a seus 
objetivos. 
9. Pergunta 9 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o excerto a seguir: 
“O PMP (em inglês, “Master Prodution Schudule” – MPS) é o plano que se refere ao que 
será produzido, em que quantidade e quando; considera os produtos e modelos de 
previsão de vendas e detalha as necessidades, cobrindo normalmente um horizonte de 
seis a doze meses, com produção semanal ou mensal.” 
Fonte: MOACYR, P. F. Gestão da produção industrial. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 271. 
(Adaptado). 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre planejamento da 
produção, pode-se afirmar que o PMP é realizado num ambiente tático, porque: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
desdobra as ações da produção em curto prazo. 
2. 
avalia os riscos do mercado segundo análises externas e internas. 
3. 
Correta: 
desdobra as ações estratégicas em médio prazo. 
Resposta correta 
4. 
aplica as decisões do PCP em horizonte de longo prazo. 
5. 
usa a previsão de vendas para a criação de políticas de ação. 
10. Pergunta 10 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o excerto a seguir: 
“Hoje, o conceito de estoques é mais bem entendido que já foi em anos recentes. Nos 
anos 1980 e 1990, por exemplo, muitas empresas tiveram problemas estratégicos 
sérios por acharem que deveriam, a todo custo, baixar a zero seus estoques, seduzidas 
por uma leitura equivocada das mensagens subliminarmente passadas pela 
superioridade incontestável dos sistemas de gestão japoneses daquela época.” 
Fonte: CORRÊA, H. L. Planejamento, Programação e Controle da Produção: MRP II / 
ERP. 6. ed. Rio de Janeiro: GEN, 2018. p. 31. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre planejamento da 
produção, pode-se afirmar que os estoques podem gerar malefícios, porque: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
descumprem com as normas japonesas. 
2. 
causam dependência nos processos. 
3. 
distorcem o panorama do setor de vendas. 
4. 
Correta: 
consomem recursos do capital de giro. 
Resposta correta 
5. 
desconsideram a programação de recursos. 
 
AULA 2 
 
1. Pergunta 1 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o trecho a seguir: 
“Segundo Fusco et al. (2003) e Shingo (1996), produção é um conjunto de processos e 
operações onde as matérias-primas e componentes sofrem diversas transformações 
dando origem ao produto. Dessa forma, para administrar as várias operações da 
produção.” 
Fonte: DIAS, E.; OTANI, N.; BERTOLINI, G. R. F. Planejamento e controle da produção 
em uma indústria cerâmica do sul de Santa Catarina. Rev. Ciênc. Empres. UNIPAR, 
Umuarama, v. 15, n. 2, p. 171-186, jul./dez. 2014, p. 174. 
Considerando esses dados e o conteúdo estudado sobre as informações para o 
departamento do PCP, pode-se afirmar que essas informações participam no processo 
de transformação, identificadas como: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Incorreta: 
saídas (outputs do sistema). 
2. 
sistema transformador. 
3. 
recursos a serem transformados. 
Resposta correta 
4. 
bens e serviços. 
5. 
recursos de transformação. 
2. Pergunta 2 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o trecho a seguir: 
“As atividades do PCP são exercidas nos três níveis hierárquicos de planejamento e 
controle das atividades produtivas de um sistema de produção. No nível estratégico, 
onde são definidas as políticas estratégicas de longo prazo da empresa, o PCP participa 
da formulação do Planejamento Estratégico da Produção.” 
Fonte: BARROS FILHO, J. R.; TUBINO, D. F. O planejamento e controle da produção nas 
pequenas empresas – uma metodologia de implantação. [s.I], 1999, p. 3. 
Considerando o excerto apresentado e o conteúdo estudado sobre as informações para 
o departamento do PCP, analise os processos a seguir e associe-as com os seus 
respetivos setores: 
1) Plano de produção. 
2) Plano-mestre de produção. 
3) Pedidos em carteira. 
4) Pedidos de compras. 
5) Ordem de montagem. 
( ) Departamento de marketing. 
( ) Departamento de compras. 
( ) Planejamento da produção. 
( ) Setor de programação da produção. 
( ) Setor de planejamento estratégico da produção. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
3, 1, 5, 2, 4. 
2. 
5, 3, 2, 4, 1. 
3. 
3, 4, 2, 5, 1. 
Resposta correta 
4. 
2, 3, 4, 1, 5. 
5. 
Incorreta: 
1, 4, 2, 5, 3. 
3. Pergunta 3 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
A função produção é responsável por assegurar a competitividade da organização, por 
meio da fabricação e do desenvolvimento de produtos ou serviços que atendam aos 
objetivos de desempenho (qualidade, flexibilidade, rapidez, confiabilidade e custo) que 
contribuem para a atratividade daquilo que é ofertado pela organização. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os objetivos da 
produção, analise as afirmativas a seguir: 
I. Rapidez significa fazer certo as coisas, oferecendo produtos ou serviços que se 
destacam em relação aos ofertados pela concorrência; 
II. A qualidade diz respeito ao tempo que os consumidores esperam para adquirir e 
usufruir do que foi comprado; 
III. A flexibilidade engloba a capacidade da organização ofertar produtos e serviços 
variados; 
IV. A confiabilidade diz respeito a entregar produtos ou serviços ao cliente na data 
combinada; 
V. O custo é um objetivo primordial para empresas competitivas que possuem margens 
de lucro estreitas. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
III, IV e V. 
Resposta correta 
2. 
I, II e IV. 
3. 
Incorreta: 
I, II e III. 
4. 
I e III. 
5. 
II e IV. 
4. Pergunta 4 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o trecho a seguir: 
“Em longo prazo, segundo Vollmann e Berry ‘é responsável pelo fornecimento de 
informações para a tomada de decisões sobre a quantidade apropriada de capacidade 
para atingir as demandas futuras do mercado’. Essas decisões são importantes, pois 
estabelecem os parâmetros dentro dos quais a empresa reage às demandas atuais e 
lida com mudanças de curto prazo nas preferências de clientes.” 
Fonte: BARRETO, P. F. M; BRISTOT, V. M., GUIMARÃES FILHO, L. P. Importância de um 
sistema de planejamento e controle da produção em uma indústria de tintas. Revista 
de Iniciação Científica, Criciúma, v. 15, n. 2, 2017, p. 18 
Considerando esses dados e o conteúdo estudado de informações para o departamento 
do PCP, é possível afirmar que o PCP troca informações com todos os patamares do 
planejamento, porque:Ocultar opções de resposta 
1. 
recebe informação do sistema produtivos e adequa para ser usado pela 
gerência. 
2. 
coordena as funções dos departamentos de marketing, produção e qualidade. 
3. 
fornece informações para a alta gerência e para os responsáveis pela 
programação da produção. 
Resposta correta 
4. 
Incorreta: 
indica todas as diretrizes que devem ser tomadas pelas esferas de gerência e 
de produção. 
5. 
tem uma posição totalmente estratégica e desdobra suas decisões para as 
áreas operacionais. 
5. Pergunta 5 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o excerto a seguir: 
“Para atingir seus objetivos e aplicar adequadamente seus recursos, as empresas não 
produzem ao acaso. Nem funcionam de improviso. Elas precisam planejar 
antecipadamente e controlar de forma adequada sua produção. Para isso, existe o 
planejamento e controle de produção (PCP) que visa aumentar a eficiência e a eficácia 
da empresa.” 
Fonte: CHIAVENATO, I. Planejamento e controle da produção. 2. ed. Barueri, SP: 
Editora Manole, 2015, p. 23. 
Considerando a citação apresentada e o conteúdo estudado sobre as informações para 
o departamento do PCP, pode-se afirmar que o PCP está envolvido com diversas áreas 
da produção, porque: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
sua posição tática obriga a estar em contato com todas as partes da empresa. 
2. 
é o setor que executa a produção da indústria, lidando com os outros 
departamentos. 
3. 
busca os recursos econômicos e melhores condições financeiras para a 
empresa. 
4. 
busca informações e recursos necessário à execução dos planos de produção. 
Resposta correta 
5. 
Incorreta: 
programa a produção com o sequenciamento das atividades e emissão das 
ordens de compra e produção. 
6. Pergunta 6 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
A função produção passou a ser vista como fonte de vantagem competitiva das 
organizações, pois passou a envolver grande parte dos recursos da organização e a ser 
responsável por grande parte dos resultados oriundos da utilização desses recursos. 
Considerando essas informações e o conteúdo da função produção, pode-se afirmar 
que essa função: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
precisa definir suas prioridades competitivas em termos de custo, qualidade, 
flexibilidade, confiabilidade e rapidez. 
Resposta correta 
2. 
precisa estabelecer critérios que possibilitem definir meios/mecanismos a 
partir dos quais a empresa possa investir. 
3. 
deve ter um desempenho tal que contribua para que a estratégia competitiva 
seja alcançada. 
4. 
Incorreta: 
define as prioridades competitivas, possibilitando à produção desenvolver 
produtos ou serviços que sejam únicos, mesmo que com preços elevados. 
5. 
precisa definir suas prioridades competitivas a partir do que fornecer aos 
clientes, para que se adaptem ao que há no mercado (concorrência). 
7. Pergunta 7 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Uma ação imprescindível para a atuação organizacional da administração da produção 
é a formulação da estratégia de operações, pois é a partir dela que o caminho de 
atuação das operações poderá ser delineado, visando à obtenção de benefícios que 
contribuam para a competitividade da organização. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre papéis estratégicos e 
objetivos da produção, analise as afirmativas a seguir. 
I. A formulação da estratégia de operações é composta pelas competências dos 
indivíduos da organização; 
II. A estratégia de produção envolve decisões de processos e da cadeia de suprimentos, 
que contribuirão para a organização desenvolver sua competitividade; 
III. A estratégia de produção deve ser revista constantemente, para assegurar que as 
mudanças na estratégia corporativa estejam alinhadas à estratégia de produção; 
IV. A estratégia de produção contempla decisões de longo prazo da organização, como 
onde atuar e onde investir. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
II e III. 
Resposta correta 
2. 
I e III. 
3. 
III e IV. 
4. 
Incorreta: 
I e II. 
5. 
II e IV. 
8. Pergunta 8 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o trecho a seguir: 
“O PCP é a função administrativa que tem por objetivo fazer os planos que orientarão a 
produção e servirão de guia para o seu controle, que é também feito pelo planejamento 
e controle da produção. Em termos simples, o planejamento e controle da produção 
determina o que vai ser produzido, quando vai ser produzido, como vai ser produzido, 
onde vai ser produzido, quem vai produzir.” 
Fonte: PASQUINI, N. C. Planejamento e controle da produção (PCP): estado da arte. 
Revista Tecnológica da Fatec Americana, Americana, v.3, n.2, p.81-97, set.2015/mar. 
2016, p. 81. 
Considerando o excerto apresentado e o conteúdo estudado sobre informações para o 
departamento do PCP, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. O PCP deve ser o centralizado das informações e preparar os relatórios do 
desempenho operacional da empresa; 
Porque: 
II. O PCP tem alta interatividade com todos os setores, desde os extremos produtivos 
como os estágios intermediários. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
2. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
correta da I. 
3. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa 
correta do I. 
Resposta correta 
4. 
Incorreta: 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
5. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
9. Pergunta 9 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Da mesma maneira que a estratégia possui papel relevante para melhorar a 
competitividade de uma organização, ela também pode fazer com que a empresa perca 
competividade. Nesse sentido, a função produção pode assumir o papel de 
implementadora, de apoiadora ou de impulsionadora da estratégia empresarial. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a função produção, 
pode-se afirmar que uma de suas contribuições para a organização consiste no fato de 
que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
a função produção é dominadora quando promove à organização vantagens 
em curto prazo. 
2. 
Correta: 
a função produção é implementadora quando ajuda a organização a colocar em 
prática a estratégia empresarial. 
Resposta correta 
3. 
a função produção é limitadora quando desenvolve capacitações e habilidades 
que ajudem a organização para melhorar seus objetivos organizacionais. 
4. 
a função produção é impulsionadora quando ajuda a implementar a cultura 
organizacional. 
5. 
o sucesso organizacional é oriundo, primordialmente, da capacidade de 
produção. 
10. Pergunta 10 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Os objetivos de produção nem sempre têm igual importância para os clientes dos 
produtos e serviços ofertados pela organização. Esses objetivos também nem sempre 
possuem a mesma importância para a competitividade da organização, sendo, por esse 
motivo, necessário priorizar alguns deles em detrimento a outros. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os objetivos de 
produção, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I. A importância relativa dos objetivos de produção, ao se comparar duas ou mais 
operações, pode ser apresentada a partir de uma representação polar; 
Porque: 
II. Existem objetivos de produção que são mais importantes para uma operação, 
estando assim, mais distantes da origem; já os objetivos menos importantes ficam mais 
próximos da origem. 
A seguir, assinale a alternativa correta. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa 
correta da I. 
Resposta correta 
2. 
A asserçãoI é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
3. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
4. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
correta da I. 
5. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
 
1. Pergunta 1 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Os objetivos de produção nem sempre têm igual importância para os clientes dos 
produtos e serviços ofertados pela organização. Esses objetivos também nem sempre 
possuem a mesma importância para a competitividade da organização, sendo, por esse 
motivo, necessário priorizar alguns deles em detrimento a outros. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os objetivos de 
produção, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I. A importância relativa dos objetivos de produção, ao se comparar duas ou mais 
operações, pode ser apresentada a partir de uma representação polar; 
Porque: 
II. Existem objetivos de produção que são mais importantes para uma operação, 
estando assim, mais distantes da origem; já os objetivos menos importantes ficam mais 
próximos da origem. 
A seguir, assinale a alternativa correta. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
2. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
3. 
Correta: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa 
correta da I. 
Resposta correta 
4. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
correta da I. 
5. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
2. Pergunta 2 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
A função produção passou a ser vista como fonte de vantagem competitiva das 
organizações, pois passou a envolver grande parte dos recursos da organização e a ser 
responsável por grande parte dos resultados oriundos da utilização desses recursos. 
Considerando essas informações e o conteúdo da função produção, pode-se afirmar 
que essa função: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
define as prioridades competitivas, possibilitando à produção desenvolver 
produtos ou serviços que sejam únicos, mesmo que com preços elevados. 
2. 
precisa definir suas prioridades competitivas a partir do que fornecer aos 
clientes, para que se adaptem ao que há no mercado (concorrência). 
3. 
Correta: 
precisa definir suas prioridades competitivas em termos de custo, qualidade, 
flexibilidade, confiabilidade e rapidez. 
Resposta correta 
4. 
deve ter um desempenho tal que contribua para que a estratégia competitiva 
seja alcançada. 
5. 
precisa estabelecer critérios que possibilitem definir meios/mecanismos a 
partir dos quais a empresa possa investir. 
3. Pergunta 3 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
As decisões estruturais de uma operação estão relacionadas aos atributos físicos da 
organização e influenciam uma série de aspectos por meio dos quais as empresas 
atuam. Essas decisões, em conjunto com as infraestruturais, compõem as principais 
categorias de medidas a serem tomadas pelos gestores de operações. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as decisões dos gestores 
de operações, pode-se afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
as decisões estruturais estão relacionadas às tecnologias de produto e 
processo, a serem desenvolvidas internamente. 
2. 
as decisões de infraestrutura consistem em sistemas, políticas e práticas que 
determinam como os aspectos culturais da organização devem ser 
gerenciados. 
3. 
as decisões estruturais referem-se à capacidade de produção e às instalações 
físicas, como plantas. 
Resposta correta 
4. 
Incorreta: 
as decisões de infraestrutura consistem em sistemas, políticas e práticas que 
determinam como os aspectos culturais da organização devem ser 
gerenciados. 
5. 
as decisões estruturais estão relacionadas às tecnologias de produto e 
processo, a serem desenvolvidas internamente. 
4. Pergunta 4 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
A forma como empresas competiam no mercado e pela qual obtiveram sucesso estava 
atrelada ao alinhamento de suas operações às estratégias de negócios. Dessa forma, a 
produção passou a ganhar destaque e relevância estratégica para as organizações. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre produção e estratégia 
de negócios de uma organização, pode-se afirmar que se passou a ver como fonte de 
vantagem competitiva das organizações: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Incorreta: 
a matriz QFD. 
2. 
a relevância da organização. 
3. 
os recursos da organização. 
4. 
os requisitos de mercado. 
5. 
a função produção. 
Resposta correta 
5. Pergunta 5 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
A estratégia de uma organização ou de uma função consiste em um padrão global de 
decisões e ações que visam posicionar a organização ou unidade no ambiente em que 
atua, com o objetivo de contribuir para que ela alcance seus objetivos de longo prazo. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a estratégia de 
produção, pode-se afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
a estratégia organizacional é abrangente, devendo por este motivo estar 
alinhada às ações e decisões das funções de uma organização. 
Resposta correta 
2. 
a estratégia organizacional compreende as ações e decisões de curto prazo de 
uma organização. 
3. 
uma empresa cuja estratégia remeta à cultura organizacional deve incluir 
maneiras inovadoras e diferenciadas de como lidar com os agentes 
organizacionais. 
4. 
Incorreta: 
a estratégia organizacional é definida a partir de ações e padrões relacionados 
à cultura organizacional e aos concorrentes. 
5. 
a estratégia organizacional é definida a partir das demandas internas, partindo 
de onde as pessoas estão, para onde estão se dirigindo e como podem chegar 
lá. 
6. Pergunta 6 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o trecho a seguir: 
“No processo de transformação, em relação ao agente transformador, se alteram as 
características das matérias-primas quanto à forma, dimensão, composição e 
propriedades físico-químicas [...] as operações de produção transformam recursos de 
entrada (input) em saídas (output).” 
Fonte: CASTRO, T. R. Planejamento e controle da produção em uma indústria de 
margarinas. Rev. Gest. Industr., Ponta Grossa, v. 14, n. 3, p. 1-22, jul./set. 2018, p. 4. 
Considerando o excerto citado e o conteúdo estudado sobre informações para o 
departamento do PCP, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. Os processos industriais são considerados como transformadores; 
Porque: 
II. O produto final é a soma de todos seus componentes de maneira ordenada. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Incorreta: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa 
correta da I. 
2. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
3. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
correta da I. 
4. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
Resposta correta 
5. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
7. Pergunta 7 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Da mesma maneira que a estratégia possui papel relevante para melhorar a 
competitividade de uma organização, ela também pode fazer com que a empresa perca 
competividade. Nesse sentido, a função produção pode assumir o papel de 
implementadora, de apoiadora ou de impulsionadora da estratégia empresarial. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a função produção, 
pode-se afirmar que uma de suas contribuições para a organização consiste no fato de 
que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
a função produçãoé limitadora quando desenvolve capacitações e habilidades 
que ajudem a organização para melhorar seus objetivos organizacionais. 
2. 
a função produção é impulsionadora quando ajuda a implementar a cultura 
organizacional. 
3. 
o sucesso organizacional é oriundo, primordialmente, da capacidade de 
produção. 
4. 
Correta: 
a função produção é implementadora quando ajuda a organização a colocar em 
prática a estratégia empresarial. 
Resposta correta 
5. 
a função produção é dominadora quando promove à organização vantagens 
em curto prazo. 
8. Pergunta 8 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o trecho a seguir: 
“Segundo Fusco et al. (2003) e Shingo (1996), produção é um conjunto de processos e 
operações onde as matérias-primas e componentes sofrem diversas transformações 
dando origem ao produto. Dessa forma, para administrar as várias operações da 
produção.” 
Fonte: DIAS, E.; OTANI, N.; BERTOLINI, G. R. F. Planejamento e controle da produção 
em uma indústria cerâmica do sul de Santa Catarina. Rev. Ciênc. Empres. UNIPAR, 
Umuarama, v. 15, n. 2, p. 171-186, jul./dez. 2014, p. 174. 
Considerando esses dados e o conteúdo estudado sobre as informações para o 
departamento do PCP, pode-se afirmar que essas informações participam no processo 
de transformação, identificadas como: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
recursos de transformação. 
2. 
bens e serviços. 
3. 
saídas (outputs do sistema). 
4. 
Correta: 
recursos a serem transformados. 
Resposta correta 
5. 
sistema transformador. 
9. Pergunta 9 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
A função produção é responsável por assegurar a competitividade da organização, por 
meio da fabricação e do desenvolvimento de produtos ou serviços que atendam aos 
objetivos de desempenho (qualidade, flexibilidade, rapidez, confiabilidade e custo) que 
contribuem para a atratividade daquilo que é ofertado pela organização. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os objetivos da 
produção, analise as afirmativas a seguir: 
I. Rapidez significa fazer certo as coisas, oferecendo produtos ou serviços que se 
destacam em relação aos ofertados pela concorrência; 
II. A qualidade diz respeito ao tempo que os consumidores esperam para adquirir e 
usufruir do que foi comprado; 
III. A flexibilidade engloba a capacidade da organização ofertar produtos e serviços 
variados; 
IV. A confiabilidade diz respeito a entregar produtos ou serviços ao cliente na data 
combinada; 
V. O custo é um objetivo primordial para empresas competitivas que possuem margens 
de lucro estreitas. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I, II e III. 
2. 
I, II e IV. 
3. 
Correta: 
III, IV e V. 
Resposta correta 
4. 
II e IV. 
5. 
I e III. 
10. Pergunta 10 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o trecho a seguir: 
“O PCP é a função administrativa que tem por objetivo fazer os planos que orientarão a 
produção e servirão de guia para o seu controle, que é também feito pelo planejamento 
e controle da produção. Em termos simples, o planejamento e controle da produção 
determina o que vai ser produzido, quando vai ser produzido, como vai ser produzido, 
onde vai ser produzido, quem vai produzir.” 
Fonte: PASQUINI, N. C. Planejamento e controle da produção (PCP): estado da arte. 
Revista Tecnológica da Fatec Americana, Americana, v.3, n.2, p.81-97, set.2015/mar. 
2016, p. 81. 
Considerando o excerto apresentado e o conteúdo estudado sobre informações para o 
departamento do PCP, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. O PCP deve ser o centralizado das informações e preparar os relatórios do 
desempenho operacional da empresa; 
Porque: 
II. O PCP tem alta interatividade com todos os setores, desde os extremos produtivos 
como os estágios intermediários. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
correta da I. 
2. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
3. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
4. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
5. 
Correta: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa 
correta do I. 
Resposta correta 
 
1. Pergunta 1 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
A forma como empresas competiam no mercado e pela qual obtiveram sucesso estava 
atrelada ao alinhamento de suas operações às estratégias de negócios. Dessa forma, a 
produção passou a ganhar destaque e relevância estratégica para as organizações. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre produção e estratégia 
de negócios de uma organização, pode-se afirmar que se passou a ver como fonte de 
vantagem competitiva das organizações: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
a matriz QFD. 
2. 
a relevância da organização. 
3. 
os recursos da organização. 
4. 
os requisitos de mercado. 
5. 
Correta: 
a função produção. 
Resposta correta 
2. Pergunta 2 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o excerto a seguir: 
“Para atingir seus objetivos e aplicar adequadamente seus recursos, as empresas não 
produzem ao acaso. Nem funcionam de improviso. Elas precisam planejar 
antecipadamente e controlar de forma adequada sua produção. Para isso, existe o 
planejamento e controle de produção (PCP) que visa aumentar a eficiência e a eficácia 
da empresa.” 
Fonte: CHIAVENATO, I. Planejamento e controle da produção. 2. ed. Barueri, SP: 
Editora Manole, 2015, p. 23. 
Considerando a citação apresentada e o conteúdo estudado sobre as informações para 
o departamento do PCP, pode-se afirmar que o PCP está envolvido com diversas áreas 
da produção, porque: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
busca os recursos econômicos e melhores condições financeiras para a 
empresa. 
2. 
é o setor que executa a produção da indústria, lidando com os outros 
departamentos. 
3. 
sua posição tática obriga a estar em contato com todas as partes da empresa. 
4. 
Correta: 
busca informações e recursos necessário à execução dos planos de produção. 
Resposta correta 
5. 
programa a produção com o sequenciamento das atividades e emissão das 
ordens de compra e produção. 
3. Pergunta 3 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o trecho a seguir: 
“Segundo Fusco et al. (2003) e Shingo (1996), produção é um conjunto de processos e 
operações onde as matérias-primas e componentes sofrem diversas transformações 
dando origem ao produto. Dessa forma, para administrar as várias operações da 
produção.” 
Fonte: DIAS, E.; OTANI, N.; BERTOLINI, G. R. F. Planejamento e controle da produção 
em uma indústria cerâmica do sul de Santa Catarina. Rev. Ciênc. Empres. UNIPAR, 
Umuarama, v. 15, n. 2, p. 171-186, jul./dez. 2014, p. 174. 
Considerando esses dados e o conteúdo estudado sobre as informações para o 
departamento do PCP, pode-se afirmar que essas informações participam no processo 
de transformação, identificadas como: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
recursos a serem transformados. 
Resposta correta 
2. 
sistema transformador. 
3. 
recursos de transformação. 
4. 
bens e serviços. 
5. 
saídas (outputs do sistema). 
4. Pergunta 4 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o trecho a seguir: 
“As atividades do PCP são exercidas nos três níveis hierárquicos de planejamento e 
controle das atividades produtivas de um sistema de produção. No nível estratégico, 
onde são definidas as políticas estratégicas de longo prazo da empresa, o PCP participa 
da formulação do Planejamento Estratégico da Produção.” 
Fonte: BARROS FILHO, J. R.; TUBINO, D. F. O planejamento e controle da produção nas 
pequenas empresas – uma metodologia de implantação. [s.I], 1999, p. 3. 
Considerando o excerto apresentado eo conteúdo estudado sobre as informações para 
o departamento do PCP, analise os processos a seguir e associe-as com os seus 
respetivos setores: 
1) Plano de produção. 
2) Plano-mestre de produção. 
3) Pedidos em carteira. 
4) Pedidos de compras. 
5) Ordem de montagem. 
( ) Departamento de marketing. 
( ) Departamento de compras. 
( ) Planejamento da produção. 
( ) Setor de programação da produção. 
( ) Setor de planejamento estratégico da produção. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
2, 3, 4, 1, 5. 
2. 
Correta: 
3, 4, 2, 5, 1. 
Resposta correta 
3. 
5, 3, 2, 4, 1. 
4. 
1, 4, 2, 5, 3. 
5. 
3, 1, 5, 2, 4. 
5. Pergunta 5 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o trecho a seguir: 
“No processo de transformação, em relação ao agente transformador, se alteram as 
características das matérias-primas quanto à forma, dimensão, composição e 
propriedades físico-químicas [...] as operações de produção transformam recursos de 
entrada (input) em saídas (output).” 
Fonte: CASTRO, T. R. Planejamento e controle da produção em uma indústria de 
margarinas. Rev. Gest. Industr., Ponta Grossa, v. 14, n. 3, p. 1-22, jul./set. 2018, p. 4. 
Considerando o excerto citado e o conteúdo estudado sobre informações para o 
departamento do PCP, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. Os processos industriais são considerados como transformadores; 
Porque: 
II. O produto final é a soma de todos seus componentes de maneira ordenada. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
correta da I. 
2. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
3. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa 
correta da I. 
4. 
Correta: 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
Resposta correta 
5. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
6. Pergunta 6 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
A estratégia de uma organização ou de uma função consiste em um padrão global de 
decisões e ações que visam posicionar a organização ou unidade no ambiente em que 
atua, com o objetivo de contribuir para que ela alcance seus objetivos de longo prazo. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a estratégia de 
produção, pode-se afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
a estratégia organizacional é definida a partir de ações e padrões relacionados 
à cultura organizacional e aos concorrentes. 
2. 
a estratégia organizacional é definida a partir das demandas internas, partindo 
de onde as pessoas estão, para onde estão se dirigindo e como podem chegar 
lá. 
3. 
a estratégia organizacional compreende as ações e decisões de curto prazo de 
uma organização. 
4. 
uma empresa cuja estratégia remeta à cultura organizacional deve incluir 
maneiras inovadoras e diferenciadas de como lidar com os agentes 
organizacionais. 
5. 
Correta: 
a estratégia organizacional é abrangente, devendo por este motivo estar 
alinhada às ações e decisões das funções de uma organização. 
Resposta correta 
7. Pergunta 7 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o trecho a seguir: 
“Em longo prazo, segundo Vollmann e Berry ‘é responsável pelo fornecimento de 
informações para a tomada de decisões sobre a quantidade apropriada de capacidade 
para atingir as demandas futuras do mercado’. Essas decisões são importantes, pois 
estabelecem os parâmetros dentro dos quais a empresa reage às demandas atuais e 
lida com mudanças de curto prazo nas preferências de clientes.” 
Fonte: BARRETO, P. F. M; BRISTOT, V. M., GUIMARÃES FILHO, L. P. Importância de um 
sistema de planejamento e controle da produção em uma indústria de tintas. Revista 
de Iniciação Científica, Criciúma, v. 15, n. 2, 2017, p. 18 
Considerando esses dados e o conteúdo estudado de informações para o departamento 
do PCP, é possível afirmar que o PCP troca informações com todos os patamares do 
planejamento, porque: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
fornece informações para a alta gerência e para os responsáveis pela 
programação da produção. 
Resposta correta 
2. 
coordena as funções dos departamentos de marketing, produção e qualidade. 
3. 
indica todas as diretrizes que devem ser tomadas pelas esferas de gerência e 
de produção. 
4. 
tem uma posição totalmente estratégica e desdobra suas decisões para as 
áreas operacionais. 
5. 
recebe informação do sistema produtivos e adequa para ser usado pela 
gerência. 
8. Pergunta 8 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
A função produção passou a ser vista como fonte de vantagem competitiva das 
organizações, pois passou a envolver grande parte dos recursos da organização e a ser 
responsável por grande parte dos resultados oriundos da utilização desses recursos. 
Considerando essas informações e o conteúdo da função produção, pode-se afirmar 
que essa função: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
deve ter um desempenho tal que contribua para que a estratégia competitiva 
seja alcançada. 
2. 
define as prioridades competitivas, possibilitando à produção desenvolver 
produtos ou serviços que sejam únicos, mesmo que com preços elevados. 
3. 
Correta: 
precisa definir suas prioridades competitivas em termos de custo, qualidade, 
flexibilidade, confiabilidade e rapidez. 
Resposta correta 
4. 
precisa definir suas prioridades competitivas a partir do que fornecer aos 
clientes, para que se adaptem ao que há no mercado (concorrência). 
5. 
precisa estabelecer critérios que possibilitem definir meios/mecanismos a 
partir dos quais a empresa possa investir. 
9. Pergunta 9 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
As decisões estruturais de uma operação estão relacionadas aos atributos físicos da 
organização e influenciam uma série de aspectos por meio dos quais as empresas 
atuam. Essas decisões, em conjunto com as infraestruturais, compõem as principais 
categorias de medidas a serem tomadas pelos gestores de operações. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as decisões dos gestores 
de operações, pode-se afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
as decisões estruturais estão relacionadas às tecnologias de produto e 
processo, a serem desenvolvidas internamente. 
2. 
Correta: 
as decisões estruturais referem-se à capacidade de produção e às instalações 
físicas, como plantas. 
Resposta correta 
3. 
as decisões de infraestrutura consistem em sistemas, políticas e práticas que 
determinam como os aspectos culturais da organização devem ser 
gerenciados. 
4. 
as decisões estruturais estão relacionadas às tecnologias de produto e 
processo, a serem desenvolvidas internamente. 
5. 
as decisões de infraestrutura consistem em sistemas, políticas e práticas que 
determinam como os aspectos culturais da organização devem ser 
gerenciados. 
10. Pergunta 10 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Os objetivos de produção nem sempre têm igual importância para os clientes dos 
produtos e serviços ofertados pela organização. Esses objetivos também nem sempre 
possuem a mesma importância para a competitividade da organização, sendo, por esse 
motivo, necessário priorizar alguns deles em detrimento a outros. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os objetivos de 
produção, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I. A importância relativa dos objetivos de produção, ao se comparar duas ou mais 
operações, pode ser apresentada a partir de uma representação polar; 
Porque: 
II. Existem objetivos de produção que são mais importantes para uma operação, 
estando assim, mais distantes da origem; já os objetivos menos importantes ficam mais 
próximos da origem. 
A seguir, assinale a alternativa correta.Ocultar opções de resposta 
1. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
2. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
3. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
4. 
Correta: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa 
correta da I. 
Resposta correta 
5. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
correta da I. 
 
1. Pergunta 1 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o trecho a seguir: 
“O PCP é a função administrativa que tem por objetivo fazer os planos que orientarão a 
produção e servirão de guia para o seu controle, que é também feito pelo planejamento 
e controle da produção. Em termos simples, o planejamento e controle da produção 
determina o que vai ser produzido, quando vai ser produzido, como vai ser produzido, 
onde vai ser produzido, quem vai produzir.” 
Fonte: PASQUINI, N. C. Planejamento e controle da produção (PCP): estado da arte. 
Revista Tecnológica da Fatec Americana, Americana, v.3, n.2, p.81-97, set.2015/mar. 
2016, p. 81. 
Considerando o excerto apresentado e o conteúdo estudado sobre informações para o 
departamento do PCP, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. O PCP deve ser o centralizado das informações e preparar os relatórios do 
desempenho operacional da empresa; 
Porque: 
II. O PCP tem alta interatividade com todos os setores, desde os extremos produtivos 
como os estágios intermediários. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa 
correta do I. 
Resposta correta 
2. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
correta da I. 
3. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
4. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
5. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
2. Pergunta 2 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
A estratégia de uma organização ou de uma função consiste em um padrão global de 
decisões e ações que visam posicionar a organização ou unidade no ambiente em que 
atua, com o objetivo de contribuir para que ela alcance seus objetivos de longo prazo. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a estratégia de 
produção, pode-se afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
a estratégia organizacional é abrangente, devendo por este motivo estar 
alinhada às ações e decisões das funções de uma organização. 
Resposta correta 
2. 
a estratégia organizacional é definida a partir das demandas internas, partindo 
de onde as pessoas estão, para onde estão se dirigindo e como podem chegar 
lá. 
3. 
a estratégia organizacional é definida a partir de ações e padrões relacionados 
à cultura organizacional e aos concorrentes. 
4. 
a estratégia organizacional compreende as ações e decisões de curto prazo de 
uma organização. 
5. 
uma empresa cuja estratégia remeta à cultura organizacional deve incluir 
maneiras inovadoras e diferenciadas de como lidar com os agentes 
organizacionais. 
3. Pergunta 3 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
As decisões estruturais de uma operação estão relacionadas aos atributos físicos da 
organização e influenciam uma série de aspectos por meio dos quais as empresas 
atuam. Essas decisões, em conjunto com as infraestruturais, compõem as principais 
categorias de medidas a serem tomadas pelos gestores de operações. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as decisões dos gestores 
de operações, pode-se afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
as decisões estruturais estão relacionadas às tecnologias de produto e 
processo, a serem desenvolvidas internamente. 
2. 
as decisões estruturais estão relacionadas às tecnologias de produto e 
processo, a serem desenvolvidas internamente. 
3. 
as decisões de infraestrutura consistem em sistemas, políticas e práticas que 
determinam como os aspectos culturais da organização devem ser 
gerenciados. 
4. 
as decisões de infraestrutura consistem em sistemas, políticas e práticas que 
determinam como os aspectos culturais da organização devem ser 
gerenciados. 
5. 
Correta: 
as decisões estruturais referem-se à capacidade de produção e às instalações 
físicas, como plantas. 
Resposta correta 
4. Pergunta 4 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o excerto a seguir: 
“Para atingir seus objetivos e aplicar adequadamente seus recursos, as empresas não 
produzem ao acaso. Nem funcionam de improviso. Elas precisam planejar 
antecipadamente e controlar de forma adequada sua produção. Para isso, existe o 
planejamento e controle de produção (PCP) que visa aumentar a eficiência e a eficácia 
da empresa.” 
Fonte: CHIAVENATO, I. Planejamento e controle da produção. 2. ed. Barueri, SP: 
Editora Manole, 2015, p. 23. 
Considerando a citação apresentada e o conteúdo estudado sobre as informações para 
o departamento do PCP, pode-se afirmar que o PCP está envolvido com diversas áreas 
da produção, porque: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
é o setor que executa a produção da indústria, lidando com os outros 
departamentos. 
2. 
Correta: 
busca informações e recursos necessário à execução dos planos de produção. 
Resposta correta 
3. 
programa a produção com o sequenciamento das atividades e emissão das 
ordens de compra e produção. 
4. 
busca os recursos econômicos e melhores condições financeiras para a 
empresa. 
5. 
sua posição tática obriga a estar em contato com todas as partes da empresa. 
5. Pergunta 5 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Cada responsabilidade do setor de PCP é derivada do fluxo de informação da empresa, 
que gerar algum tipo informação para o PCP ou para algum outro setor desde o PCP. 
Pode-se dizer que a informação, de maneira ordenada e constante é o insumo mais 
importante para as atividades do PCP. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as informações para o 
departamento do PCP, analise as informações a seguir e associe-as com as 
responsabilidades do setor do PCP: 
1) Previsão de vendas. 
2) Informação para a emissão de notas fiscais. 
3) Avaliações de qualidade. 
4) Informação em estágios intermediários de produção. 
5) Informação dos inventários. 
( ) Acompanhar a expedição dos bens e serviços. 
( ) Acompanhar o recebimento de insumos. 
( ) Planejamento da produção. 
( ) Gerenciamento de estoques. 
( ) Movimentação de materiais e componentes. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
3, 4, 2, 5, 1. 
2. 
Incorreta: 
1, 4, 2, 3, 5. 
3. 
2, 3, 1, 5, 4. 
Resposta correta 
4. 
3, 1, 5, 2, 4. 
5. 
4, 2, 1, 5, 3. 
6. Pergunta 6 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o trecho a seguir: 
“Segundo Fusco et al. (2003) e Shingo (1996), produção é um conjunto de processos e 
operações onde as matérias-primas e componentes sofrem diversas transformações 
dando origem ao produto. Dessa forma, para administrar as várias operações da 
produção.” 
Fonte: DIAS, E.; OTANI, N.; BERTOLINI, G. R. F. Planejamento e controle da produção 
em uma indústria cerâmica do sul de Santa Catarina. Rev. Ciênc. Empres. UNIPAR, 
Umuarama, v. 15, n. 2, p. 171-186, jul./dez. 2014, p. 174. 
Considerando esses dados e o conteúdo estudado sobre as informações para o 
departamento do PCP, pode-se afirmar que essas informações participam no processo 
de transformação, identificadas como: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
saídas (outputs do sistema). 
2. 
sistema transformador. 
3. 
recursos de transformação. 
4. 
bens e serviços. 
5. 
Correta: 
recursos a serem transformados. 
Resposta correta 
7. Pergunta 7 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis)Leia o trecho a seguir: 
“Em longo prazo, segundo Vollmann e Berry ‘é responsável pelo fornecimento de 
informações para a tomada de decisões sobre a quantidade apropriada de capacidade 
para atingir as demandas futuras do mercado’. Essas decisões são importantes, pois 
estabelecem os parâmetros dentro dos quais a empresa reage às demandas atuais e 
lida com mudanças de curto prazo nas preferências de clientes.” 
Fonte: BARRETO, P. F. M; BRISTOT, V. M., GUIMARÃES FILHO, L. P. Importância de um 
sistema de planejamento e controle da produção em uma indústria de tintas. Revista 
de Iniciação Científica, Criciúma, v. 15, n. 2, 2017, p. 18 
Considerando esses dados e o conteúdo estudado de informações para o departamento 
do PCP, é possível afirmar que o PCP troca informações com todos os patamares do 
planejamento, porque: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
fornece informações para a alta gerência e para os responsáveis pela 
programação da produção. 
Resposta correta 
2. 
tem uma posição totalmente estratégica e desdobra suas decisões para as 
áreas operacionais. 
3. 
recebe informação do sistema produtivos e adequa para ser usado pela 
gerência. 
4. 
indica todas as diretrizes que devem ser tomadas pelas esferas de gerência e 
de produção. 
5. 
coordena as funções dos departamentos de marketing, produção e qualidade. 
8. Pergunta 8 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Da mesma maneira que a estratégia possui papel relevante para melhorar a 
competitividade de uma organização, ela também pode fazer com que a empresa perca 
competividade. Nesse sentido, a função produção pode assumir o papel de 
implementadora, de apoiadora ou de impulsionadora da estratégia empresarial. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a função produção, 
pode-se afirmar que uma de suas contribuições para a organização consiste no fato de 
que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
o sucesso organizacional é oriundo, primordialmente, da capacidade de 
produção. 
2. 
a função produção é dominadora quando promove à organização vantagens 
em curto prazo. 
3. 
a função produção é impulsionadora quando ajuda a implementar a cultura 
organizacional. 
4. 
Correta: 
a função produção é implementadora quando ajuda a organização a colocar em 
prática a estratégia empresarial. 
Resposta correta 
5. 
a função produção é limitadora quando desenvolve capacitações e habilidades 
que ajudem a organização para melhorar seus objetivos organizacionais. 
9. Pergunta 9 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o trecho a seguir: 
“No processo de transformação, em relação ao agente transformador, se alteram as 
características das matérias-primas quanto à forma, dimensão, composição e 
propriedades físico-químicas [...] as operações de produção transformam recursos de 
entrada (input) em saídas (output).” 
Fonte: CASTRO, T. R. Planejamento e controle da produção em uma indústria de 
margarinas. Rev. Gest. Industr., Ponta Grossa, v. 14, n. 3, p. 1-22, jul./set. 2018, p. 4. 
Considerando o excerto citado e o conteúdo estudado sobre informações para o 
departamento do PCP, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. Os processos industriais são considerados como transformadores; 
Porque: 
II. O produto final é a soma de todos seus componentes de maneira ordenada. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
correta da I. 
2. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
3. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa 
correta da I. 
4. 
Correta: 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
Resposta correta 
5. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
10. Pergunta 10 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o trecho a seguir: 
“As atividades do PCP são exercidas nos três níveis hierárquicos de planejamento e 
controle das atividades produtivas de um sistema de produção. No nível estratégico, 
onde são definidas as políticas estratégicas de longo prazo da empresa, o PCP participa 
da formulação do Planejamento Estratégico da Produção.” 
Fonte: BARROS FILHO, J. R.; TUBINO, D. F. O planejamento e controle da produção nas 
pequenas empresas – uma metodologia de implantação. [s.I], 1999, p. 3. 
Considerando o excerto apresentado e o conteúdo estudado sobre as informações para 
o departamento do PCP, analise os processos a seguir e associe-as com os seus 
respetivos setores: 
1) Plano de produção. 
2) Plano-mestre de produção. 
3) Pedidos em carteira. 
4) Pedidos de compras. 
5) Ordem de montagem. 
( ) Departamento de marketing. 
( ) Departamento de compras. 
( ) Planejamento da produção. 
( ) Setor de programação da produção. 
( ) Setor de planejamento estratégico da produção. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
3, 4, 2, 5, 1. 
Resposta correta 
2. 
5, 3, 2, 4, 1. 
3. 
1, 4, 2, 5, 3. 
4. 
3, 1, 5, 2, 4. 
5. 
2, 3, 4, 1, 5. 
 
1. Pergunta 1 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o trecho a seguir: 
“Segundo Fusco et al. (2003) e Shingo (1996), produção é um conjunto de processos e 
operações onde as matérias-primas e componentes sofrem diversas transformações 
dando origem ao produto. Dessa forma, para administrar as várias operações da 
produção.” 
Fonte: DIAS, E.; OTANI, N.; BERTOLINI, G. R. F. Planejamento e controle da produção 
em uma indústria cerâmica do sul de Santa Catarina. Rev. Ciênc. Empres. UNIPAR, 
Umuarama, v. 15, n. 2, p. 171-186, jul./dez. 2014, p. 174. 
Considerando esses dados e o conteúdo estudado sobre as informações para o 
departamento do PCP, pode-se afirmar que essas informações participam no processo 
de transformação, identificadas como: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
bens e serviços. 
2. 
recursos de transformação. 
3. 
sistema transformador. 
4. 
Correta: 
recursos a serem transformados. 
Resposta correta 
5. 
saídas (outputs do sistema). 
2. Pergunta 2 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Da mesma maneira que a estratégia possui papel relevante para melhorar a 
competitividade de uma organização, ela também pode fazer com que a empresa perca 
competividade. Nesse sentido, a função produção pode assumir o papel de 
implementadora, de apoiadora ou de impulsionadora da estratégia empresarial. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a função produção, 
pode-se afirmar que uma de suas contribuições para a organização consiste no fato de 
que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
a função produção é dominadora quando promove à organização vantagens 
em curto prazo. 
2. 
a função produção é limitadora quando desenvolve capacitações e habilidades 
que ajudem a organização para melhorar seus objetivos organizacionais. 
3. 
o sucesso organizacional é oriundo, primordialmente, da capacidade de 
produção. 
4. 
Correta: 
a função produção é implementadora quando ajuda a organização a colocar em 
prática a estratégia empresarial. 
Resposta correta 
5. 
a função produção é impulsionadora quando ajuda a implementar a cultura 
organizacional. 
3. Pergunta 3 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Uma ação imprescindível para a atuação organizacional da administração da produção 
é a formulação da estratégia de operações, pois é a partir dela que o caminho de 
atuação das operações poderá ser delineado, visando à obtenção de benefícios que 
contribuam para a competitividade da organização. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre papéis estratégicos e 
objetivos da produção, analise as afirmativas a seguir. 
I. A formulação da estratégia de operações é composta pelas competências dos 
indivíduos da organização; 
II. A estratégia de produçãoenvolve decisões de processos e da cadeia de suprimentos, 
que contribuirão para a organização desenvolver sua competitividade; 
III. A estratégia de produção deve ser revista constantemente, para assegurar que as 
mudanças na estratégia corporativa estejam alinhadas à estratégia de produção; 
IV. A estratégia de produção contempla decisões de longo prazo da organização, como 
onde atuar e onde investir. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e III. 
2. 
Correta: 
II e III. 
Resposta correta 
3. 
III e IV. 
4. 
I e II. 
5. 
II e IV. 
4. Pergunta 4 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Cada responsabilidade do setor de PCP é derivada do fluxo de informação da empresa, 
que gerar algum tipo informação para o PCP ou para algum outro setor desde o PCP. 
Pode-se dizer que a informação, de maneira ordenada e constante é o insumo mais 
importante para as atividades do PCP. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as informações para o 
departamento do PCP, analise as informações a seguir e associe-as com as 
responsabilidades do setor do PCP: 
1) Previsão de vendas. 
2) Informação para a emissão de notas fiscais. 
3) Avaliações de qualidade. 
4) Informação em estágios intermediários de produção. 
5) Informação dos inventários. 
( ) Acompanhar a expedição dos bens e serviços. 
( ) Acompanhar o recebimento de insumos. 
( ) Planejamento da produção. 
( ) Gerenciamento de estoques. 
( ) Movimentação de materiais e componentes. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
2, 3, 1, 5, 4. 
Resposta correta 
2. 
3, 1, 5, 2, 4. 
3. 
4, 2, 1, 5, 3. 
4. 
1, 4, 2, 3, 5. 
5. 
3, 4, 2, 5, 1. 
5. Pergunta 5 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
As decisões estruturais de uma operação estão relacionadas aos atributos físicos da 
organização e influenciam uma série de aspectos por meio dos quais as empresas 
atuam. Essas decisões, em conjunto com as infraestruturais, compõem as principais 
categorias de medidas a serem tomadas pelos gestores de operações. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as decisões dos gestores 
de operações, pode-se afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
as decisões de infraestrutura consistem em sistemas, políticas e práticas que 
determinam como os aspectos culturais da organização devem ser 
gerenciados. 
2. 
Correta: 
as decisões estruturais referem-se à capacidade de produção e às instalações 
físicas, como plantas. 
Resposta correta 
3. 
as decisões de infraestrutura consistem em sistemas, políticas e práticas que 
determinam como os aspectos culturais da organização devem ser 
gerenciados. 
4. 
as decisões estruturais estão relacionadas às tecnologias de produto e 
processo, a serem desenvolvidas internamente. 
5. 
as decisões estruturais estão relacionadas às tecnologias de produto e 
processo, a serem desenvolvidas internamente. 
6. Pergunta 6 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o excerto a seguir: 
“Para atingir seus objetivos e aplicar adequadamente seus recursos, as empresas não 
produzem ao acaso. Nem funcionam de improviso. Elas precisam planejar 
antecipadamente e controlar de forma adequada sua produção. Para isso, existe o 
planejamento e controle de produção (PCP) que visa aumentar a eficiência e a eficácia 
da empresa.” 
Fonte: CHIAVENATO, I. Planejamento e controle da produção. 2. ed. Barueri, SP: 
Editora Manole, 2015, p. 23. 
Considerando a citação apresentada e o conteúdo estudado sobre as informações para 
o departamento do PCP, pode-se afirmar que o PCP está envolvido com diversas áreas 
da produção, porque: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
é o setor que executa a produção da indústria, lidando com os outros 
departamentos. 
2. 
sua posição tática obriga a estar em contato com todas as partes da empresa. 
3. 
Correta: 
busca informações e recursos necessário à execução dos planos de produção. 
Resposta correta 
4. 
programa a produção com o sequenciamento das atividades e emissão das 
ordens de compra e produção. 
5. 
busca os recursos econômicos e melhores condições financeiras para a 
empresa. 
7. Pergunta 7 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o trecho a seguir: 
“Em longo prazo, segundo Vollmann e Berry ‘é responsável pelo fornecimento de 
informações para a tomada de decisões sobre a quantidade apropriada de capacidade 
para atingir as demandas futuras do mercado’. Essas decisões são importantes, pois 
estabelecem os parâmetros dentro dos quais a empresa reage às demandas atuais e 
lida com mudanças de curto prazo nas preferências de clientes.” 
Fonte: BARRETO, P. F. M; BRISTOT, V. M., GUIMARÃES FILHO, L. P. Importância de um 
sistema de planejamento e controle da produção em uma indústria de tintas. Revista 
de Iniciação Científica, Criciúma, v. 15, n. 2, 2017, p. 18 
Considerando esses dados e o conteúdo estudado de informações para o departamento 
do PCP, é possível afirmar que o PCP troca informações com todos os patamares do 
planejamento, porque: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
coordena as funções dos departamentos de marketing, produção e qualidade. 
2. 
indica todas as diretrizes que devem ser tomadas pelas esferas de gerência e 
de produção. 
3. 
tem uma posição totalmente estratégica e desdobra suas decisões para as 
áreas operacionais. 
4. 
Correta: 
fornece informações para a alta gerência e para os responsáveis pela 
programação da produção. 
Resposta correta 
5. 
recebe informação do sistema produtivos e adequa para ser usado pela 
gerência. 
8. Pergunta 8 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Os objetivos de produção nem sempre têm igual importância para os clientes dos 
produtos e serviços ofertados pela organização. Esses objetivos também nem sempre 
possuem a mesma importância para a competitividade da organização, sendo, por esse 
motivo, necessário priorizar alguns deles em detrimento a outros. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os objetivos de 
produção, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I. A importância relativa dos objetivos de produção, ao se comparar duas ou mais 
operações, pode ser apresentada a partir de uma representação polar; 
Porque: 
II. Existem objetivos de produção que são mais importantes para uma operação, 
estando assim, mais distantes da origem; já os objetivos menos importantes ficam mais 
próximos da origem. 
A seguir, assinale a alternativa correta. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
2. 
Correta: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa 
correta da I. 
Resposta correta 
3. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
correta da I. 
4. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
5. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
9. Pergunta 9 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
A função produção passou a ser vista como fonte de vantagem competitiva das 
organizações, pois passou a envolver grande parte dos recursos da organização e a ser 
responsável por grande parte dos resultados oriundos da utilização desses recursos. 
Considerando essas informações e o conteúdo da função produção, pode-se afirmar 
que essa função: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
define as prioridades competitivas, possibilitando à produção desenvolver 
produtos ou serviços que sejam únicos, mesmo que com preços elevados. 
2. 
Correta: 
precisa definir suas prioridades competitivas em termos de custo, qualidade, 
flexibilidade, confiabilidade e rapidez. 
Resposta correta 
3. 
deve ter um desempenho tal que contribua para que a estratégia competitiva 
seja alcançada. 
4. 
precisa definir suas prioridades competitivasa partir do que fornecer aos 
clientes, para que se adaptem ao que há no mercado (concorrência). 
5. 
precisa estabelecer critérios que possibilitem definir meios/mecanismos a 
partir dos quais a empresa possa investir. 
10. Pergunta 10 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
A função produção é responsável por assegurar a competitividade da organização, por 
meio da fabricação e do desenvolvimento de produtos ou serviços que atendam aos 
objetivos de desempenho (qualidade, flexibilidade, rapidez, confiabilidade e custo) que 
contribuem para a atratividade daquilo que é ofertado pela organização. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os objetivos da 
produção, analise as afirmativas a seguir: 
I. Rapidez significa fazer certo as coisas, oferecendo produtos ou serviços que se 
destacam em relação aos ofertados pela concorrência; 
II. A qualidade diz respeito ao tempo que os consumidores esperam para adquirir e 
usufruir do que foi comprado; 
III. A flexibilidade engloba a capacidade da organização ofertar produtos e serviços 
variados; 
IV. A confiabilidade diz respeito a entregar produtos ou serviços ao cliente na data 
combinada; 
V. O custo é um objetivo primordial para empresas competitivas que possuem margens 
de lucro estreitas. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
II e IV. 
2. 
I, II e IV. 
3. 
I e III. 
4. 
Correta: 
III, IV e V. 
Resposta correta 
5. 
I, II e III. 
 
3 AULA 
 
1. Pergunta 1 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Nos sistemas de produção, insumos são transformados em resultados esperados pela 
organização, de forma a adicionar valor aos produtos e serviços por ela ofertados. 
Nesse sentido, é importante que os sistemas de produção contribuam para a 
competitividade da organização. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os sistemas de 
produção, pode-se afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
os veículos automotivos são fabricados a partir de processos de produção em 
massa. 
2. 
a matriz produto-processo é uma ferramenta útil para escolher quais produtos 
e serviços são mais importantes para uma organização. 
3. 
sistemas de produção em massa favorecem a motivação dos operadores, por 
conta dos processos repetitivos necessários para a fabricação dos produtos. 
4. 
o lead time é baixo nos sistemas de produção unitária por conta da 
disponibilidade de produtos pré-fabricados. 
5. 
Correta: 
os sistemas de produção são classificados a partir das características de 
produtos e serviços ofertados e da forma como são organizados. 
Resposta correta 
2. Pergunta 2 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
A matriz produto-processo é uma ferramenta comumente utilizada na Administração 
da Produção de forma a auxiliar os gestores de operações em suas decisões 
relacionadas aos sistemas de produção e aos produtos e serviços neles desenvolvidos. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre sistemas de produção, 
pode-se afirmar que a matriz produto-processo: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
possibilita a visualização das principais características de cada tipo de 
processo, em relação aos níveis de volume e variedade. 
Resposta correta 
2. 
analisa os custos de cada tipo de operação em relação ao volume de produto 
ou serviço produzido. 
3. 
é uma ferramenta que permite aos gestores de operações identificar possíveis 
causas de variabilidade dos processos de produção. 
4. 
permite visualizar a importância de cada objetivo de desempenho da produção 
a partir da atuação da concorrência e das demandas dos clientes. 
5. 
é uma importante ferramenta para a gestão da qualidade dos produtos e 
serviços ofertados pela organização. 
3. Pergunta 3 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Assim como os sistemas de produção de bens materiais podem ter diferentes 
classificações, os serviços também podem ser classificados de três maneiras: serviços 
profissionais, serviços de massa e lojas de serviços. Essa classificação leva em 
consideração o volume produzido, a personalização do serviço, o nível de contato, 
entre outros aspectos. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as tipologias de 
serviços, analise as afirmativas a seguir. 
I. Nos serviços profissionais, o nível de contato com o cliente é baixo por conta do 
também baixo nível de customização dos serviços oferecidos. 
II. Nos serviços de massa, o tempo de contato do cliente com o serviço é limitado e 
grande parte do valor advém de atividades de retaguarda. 
III. O valor advindo das lojas de serviços está relacionado às atividades de retaguarda e 
de linha de frente. 
IV. Exemplos de serviços de massa são os shoppings centers e restaurantes. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
III e IV. 
2. 
II e III. 
Resposta correta 
3. 
I e II. 
4. 
Incorreta: 
I e III. 
5. 
II e IV. 
4. Pergunta 4 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o trecho a seguir: 
 
“Para regular diferentes taxas de suprimento – pelo fornecedor – e demanda – pelo 
processo de transformação. As taxas diferentes ocorrem por vários motivos: o 
fornecedor pode ser pouco confiável e não entregar ou no prazo ou nas quantidades 
esperadas; o fornecedor pode entregar em quantidades maiores do que as necessárias, 
fazendo crescer os estoques; a taxa de consumo pelo processo produtivo pode sofrer 
um crescimento temporário inesperado [...]” 
Fonte: CORRÊA, H. L. Planejamento, Programação e Controle da Produção. MRP II / 
ERP, 6ª edição. Grupo GEN, 2018, p. 33. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre estoque em local único, 
pode-se afirmar que o tipo de estoque que trata o texto, segundo sua localização no 
processo produtivo, é: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
estoque de matérias-primas. 
Resposta correta 
2. 
Incorreta: 
estoque de produtos variados. 
3. 
estoque de distribuição. 
4. 
estoque descentralizado. 
5. 
estoque consignado. 
5. Pergunta 5 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o trecho a seguir: 
“A logística envolve o conjunto de todas as atividades relacionadas com movimentação 
e armazenagem necessárias para facilitar o fluxo de materiais, desde o ponto de 
aquisição dos materiais até o de consumo final, bem como todo o fluxo de informações 
necessário para colocar os materiais em movimento em uma rapidez e custo razoáveis. 
A logística está focada na entrega dos materiais no ponto certo, ao menor custo e no 
menor prazo, sem prejuízo das condições de qualidade.” 
Fonte: CHIAVENATO, I. Planejamento e controle da produção. 2ª edição. Barueri, SP : 
Editora Manole, 2015, p. 129. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre estoque em local único, 
analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. O estoque descentralizado pode ter vantagens sobre os estoques em local único 
quando analisa-se o atendimento ao cliente. 
Porque: 
II. No estoque descentralizado, a administração e gestão deste são realizadas pela 
mesma empresa do sistema produtivo. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
correta da I. 
Resposta correta 
2. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa 
correta da I. 
3. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
4. 
Incorreta: 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
5. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
6. Pergunta 6 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Os sistemas de produção possuem diversas classificações, segundo diferentes critérios, 
devido à forma como são organizados e às características desejadas dos produtos e 
serviços ofertadospela organização. Nesse sentido, os critérios mais comuns, segundo 
os quais os sistemas produtivos podem ser classificados são quantidade fabricada e 
repetitividade, fluxo de operações e orientação ao mercado 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a classificação dos 
sistemas de produção e a tipologia de serviços, analise as afirmativas a seguir e 
assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) Quando classificados quanto à orientação ao mercado, os sistemas produtivos 
podem ser contínuos ou discretos. 
II. ( ) Quando classificados quanto à quantidade e repetitividade do que é ofertado, os 
sistemas produtivos podem ser de produção unitária, em pequenas e médias séries e 
em grandes séries. 
III. ( ) Os serviços podem ser classificados em serviços profissionais, serviços de massa 
e lojas de serviços. 
IV. ( ) Os serviços profissionais se caracterizam pelo baixo contato com o cliente, o que 
é oriundo do baixo nível de customização oferecido. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Incorreta: V, V, F, F. 
2. 
F, V, V, F. 
Resposta correta 
3. 
F, F, V, V. 
4. 
F, V, V, V. 
5. 
V, F, F, V. 
7. Pergunta 7 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o trecho a seguir: 
“[...] produção é um conjunto de processos e operações onde as matérias-primas e 
componentes sofrem diversas transformações, dando origem ao produto. Dessa forma, 
para administrar as várias operações da produção, de modo a atender de forma 
satisfatória a procura dos produtos pelos clientes Slack et al. (1999) afirmam que é 
necessário planejamento e controle em todas as etapas que compõem o processo.” 
Fonte: DIAS, E.; OTANI, N.; BERTOLINI, G. R. F. Planejamento e controle da produção 
em uma indústria cerâmica do sul de Santa Catarina. Rev. Ciênc. Empres. UNIPAR, 
Umuarama, v. 15, n. 2, p. 171-186, jul./dez. 2014, p. 174. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre estoque em local único, 
analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. O processo de produção precisa estocar e armazenar os recursos de transformação. 
Porque: 
II. O processo de transformação consome recursos para produzir bens e serviços. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
2. 
Incorreta: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa 
correta da I. 
3. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
Resposta correta 
4. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
5. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
8. Pergunta 8 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
O arranjo físico ou layout dos sistemas de produção demanda que os gestores de 
operações tomem decisões complexas, com planejamento que dispenda de tempo e 
esforços para que sejam bem sucedidas. Além disso, são decisões difíceis de serem 
reparadas por demandarem interrupções na produção para serem realizadas. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o escopo das decisões 
de arranjo físico, analise as afirmativas a seguir. 
I. O layout contempla decisões relacionadas ao posicionamento físico dos recursos 
transformadores. 
II. O arranjo físico contempla decisões sobre como os insumos transformados devem 
fluir pela operação. 
III. O layout contempla decisões tomadas por pessoas do nível operacional da 
organização. 
IV. O arranjo físico contempla, de forma restrita, decisões de curto prazo relacionadas 
à quantidade e à variedade de produtos e serviços a serem produzidos. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e II. 
Resposta correta 
2. 
III e IV. 
3. 
II e IV. 
4. 
Incorreta: 
I e III. 
5. 
II e III. 
9. Pergunta 9 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Uma das classificações dos sistemas de produção, quando analisados a partir de sua 
orientação ao mercado, é a assembly to order (ATO) ou montagem sob encomenda. 
Nestes casos, considera-se que são intermediários entre os sistemas make to stock e e 
make to order. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre sistemas assembly to 
order ou montagem sob encomenda, analise as asserções a seguir e a relação proposta 
entre elas. 
I. Nos sistemas ATO, uma estratégia comumente utilizada é o postponement, em que o 
lead time do produto ou serviço é a soma do tempo de montagem com o tempo de 
distribuição. 
Porque: 
II. Os componentes dos produtos são fabricados para serem estocados, mas a 
montagem dos componentes para transformá-los em produtos finais é realizada 
quando há a conclusão dos pedidos. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
2. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
3. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
4. 
Correta: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa 
correta da I. 
Resposta correta 
5. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa 
correta da I. 
10. Pergunta 10 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o trecho a seguir: 
“Um ponto importante para a armazenagem é a identificação e a localização do 
produto no armazém, cujo layout deve ser planejado considerando a capacidade 
desejada, o tipo de produto que será armazenado e as condições para o 
armazenamento (por exemplo, a necessidade de câmaras frias).” 
Fonte: LOBO, R. N. SILVA, D. L. d. Planejamento e controle da produção. São Paulo: 
Érica, 2014, 1. ed. p. 70. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre escolha do armazém, 
analise as afirmativas a seguir: 
I. A fragilidade e a periculosidade são características a considerar na escolha do 
armazém. 
II. Os paletes são estruturas para armazenar grãos e líquidos. 
III. Nas prateleiras podem ser colocados os produtos diretamente. 
IV. Pequenos produtos podem ser armazenados em tanques. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I, II e III. 
2. 
II e IV. 
3. 
II e III. 
4. 
Correta: 
I e III. 
Resposta correta 
5. 
I, II e IV. 
 
1. Pergunta 1 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o trecho a seguir: 
“A logística envolve o conjunto de todas as atividades relacionadas com movimentação 
e armazenagem necessárias para facilitar o fluxo de materiais, desde o ponto de 
aquisição dos materiais até o de consumo final, bem como todo o fluxo de informações 
necessário para colocar os materiais em movimento em uma rapidez e custo razoáveis. 
A logística está focada na entrega dos materiais no ponto certo, ao menor custo e no 
menor prazo, sem prejuízo das condições de qualidade.” 
Fonte: CHIAVENATO, I. Planejamento e controle da produção. 2ª edição. Barueri, SP : 
Editora Manole, 2015, p. 129. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre estoque em local único, 
analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. O estoque descentralizado pode ter vantagens sobre os estoques em local único 
quando analisa-se o atendimento ao cliente. 
Porque: 
II. No estoque descentralizado, a administração e gestão deste são realizadas pela 
mesma empresa do sistema produtivo. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
2. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
3. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa 
correta da I. 
4. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
5. 
Correta: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a IInão é uma justificativa 
correta da I. 
Resposta correta 
2. Pergunta 2 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o trecho a seguir: 
“[...] um equipamento pode ter sofrido quebra, afetando negativamente a taxa de 
produção por um período durante o qual a demanda continua a requerer produtos; a 
demanda pode, por seu turno, ter crescido de forma mais acentuada que esperávamos, 
fazendo com que a taxa de demanda superasse temporariamente a taxa de produção, 
tendo que ser suprida a partir do estoque regulador previamente estabelecido.” 
Fonte: CORRÊA, H. L. Planejamento, Programação e Controle da Produção. MRP II / 
ERP, 6ª edição. Grupo GEN, 2018, p. 34. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre estoque em local único, 
pode-se afirmar que o estoque regulador citado no texto é de produtos acabados, 
porque: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Incorreta: 
regula as diversas taxas entre os fornecedores externos e os processos de 
produção. 
2. 
regula as diversas taxas entre o processo de produção e a demanda do 
mercado. 
Resposta correta 
3. 
permite ao varejista manter seus produtos armazenados até sua venda. 
4. 
regula as diversas taxas entre dois equipamentos subsequentes dentro dos 
processos de produção. 
5. 
regula as diversas taxas entre o processo de produção e a inspeção de 
qualidade. 
3. Pergunta 3 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
O conceito de estoque é amplamente usado na engenharia. Um exemplo de um sistema 
de armazenamento e estocagem é a utilização de barragem para armazenar água que 
utilizam as empresas que fornecem o serviço de abastecimento de água. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre estoque em local único, 
pode-se afirmar que para o dimensionamento do volume desse tipo de barragem, leva-
se em conta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
os reservatórios elevados da cidade. 
2. 
o tipo de tratamento que recebe a água. 
3. 
a distância do reservatório à cidade. 
4. 
a sazonalidade das chuvas. 
Resposta correta 
5. 
Incorreta: 
a capacidade instalada da estação de tratamento de água. 
4. Pergunta 4 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o trecho a seguir: 
 
“Para regular diferentes taxas de suprimento – pelo fornecedor – e demanda – pelo 
processo de transformação. As taxas diferentes ocorrem por vários motivos: o 
fornecedor pode ser pouco confiável e não entregar ou no prazo ou nas quantidades 
esperadas; o fornecedor pode entregar em quantidades maiores do que as necessárias, 
fazendo crescer os estoques; a taxa de consumo pelo processo produtivo pode sofrer 
um crescimento temporário inesperado [...]” 
Fonte: CORRÊA, H. L. Planejamento, Programação e Controle da Produção. MRP II / 
ERP, 6ª edição. Grupo GEN, 2018, p. 33. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre estoque em local único, 
pode-se afirmar que o tipo de estoque que trata o texto, segundo sua localização no 
processo produtivo, é: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
estoque de produtos variados. 
2. 
Correta: 
estoque de matérias-primas. 
Resposta correta 
3. 
estoque de distribuição. 
4. 
estoque consignado. 
5. 
estoque descentralizado. 
5. Pergunta 5 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Uma das classificações dos sistemas de produção, quando analisados a partir de sua 
orientação ao mercado, é a assembly to order (ATO) ou montagem sob encomenda. 
Nestes casos, considera-se que são intermediários entre os sistemas make to stock e e 
make to order. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre sistemas assembly to 
order ou montagem sob encomenda, analise as asserções a seguir e a relação proposta 
entre elas. 
I. Nos sistemas ATO, uma estratégia comumente utilizada é o postponement, em que o 
lead time do produto ou serviço é a soma do tempo de montagem com o tempo de 
distribuição. 
Porque: 
II. Os componentes dos produtos são fabricados para serem estocados, mas a 
montagem dos componentes para transformá-los em produtos finais é realizada 
quando há a conclusão dos pedidos. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
2. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
3. 
Correta: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa 
correta da I. 
Resposta correta 
4. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa 
correta da I. 
5. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
6. Pergunta 6 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Os sistemas de produção possuem diversas classificações, segundo diferentes critérios, 
devido à forma como são organizados e às características desejadas dos produtos e 
serviços ofertados pela organização. Nesse sentido, os critérios mais comuns, segundo 
os quais os sistemas produtivos podem ser classificados são quantidade fabricada e 
repetitividade, fluxo de operações e orientação ao mercado 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a classificação dos 
sistemas de produção e a tipologia de serviços, analise as afirmativas a seguir e 
assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) Quando classificados quanto à orientação ao mercado, os sistemas produtivos 
podem ser contínuos ou discretos. 
II. ( ) Quando classificados quanto à quantidade e repetitividade do que é ofertado, os 
sistemas produtivos podem ser de produção unitária, em pequenas e médias séries e 
em grandes séries. 
III. ( ) Os serviços podem ser classificados em serviços profissionais, serviços de massa 
e lojas de serviços. 
IV. ( ) Os serviços profissionais se caracterizam pelo baixo contato com o cliente, o que 
é oriundo do baixo nível de customização oferecido. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, V, V, V. 
2. 
Correta: 
F, V, V, F. 
Resposta correta 
3. 
V, V, F, F. 
4. 
F, F, V, V. 
5. 
V, F, F, V. 
7. Pergunta 7 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Nos sistemas de produção, insumos são transformados em resultados esperados pela 
organização, de forma a adicionar valor aos produtos e serviços por ela ofertados. 
Nesse sentido, é importante que os sistemas de produção contribuam para a 
competitividade da organização. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os sistemas de 
produção, pode-se afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
sistemas de produção em massa favorecem a motivação dos operadores, por 
conta dos processos repetitivos necessários para a fabricação dos produtos. 
2. 
os veículos automotivos são fabricados a partir de processos de produção em 
massa. 
3. 
a matriz produto-processo é uma ferramenta útil para escolher quais produtos 
e serviços são mais importantes para uma organização. 
4. 
o lead time é baixo nos sistemas de produção unitária por conta da 
disponibilidade de produtos pré-fabricados. 
5. 
Correta: 
os sistemas de produção são classificados a partir das características de 
produtos e serviços ofertados e da forma como são organizados. 
Resposta correta 
8. Pergunta 8 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
A matriz produto-processo é uma ferramenta comumente utilizada na Administração 
da Produção de forma a auxiliar os gestores de operações em suas decisões 
relacionadas aos sistemas de produção e aos produtos e serviços neles desenvolvidos. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre sistemas de produção, 
pode-se afirmar que a matriz produto-processo: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
possibilita a visualização das principais características de cada tipo de 
processo, em relação aos níveis de volume e variedade. 
Resposta correta 
2. 
permite visualizar a importância de cada objetivode desempenho da produção 
a partir da atuação da concorrência e das demandas dos clientes. 
3. 
analisa os custos de cada tipo de operação em relação ao volume de produto 
ou serviço produzido. 
4. 
é uma importante ferramenta para a gestão da qualidade dos produtos e 
serviços ofertados pela organização. 
5. 
é uma ferramenta que permite aos gestores de operações identificar possíveis 
causas de variabilidade dos processos de produção. 
9. Pergunta 9 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
O arranjo físico ou layout dos sistemas de produção demanda que os gestores de 
operações tomem decisões complexas, com planejamento que dispenda de tempo e 
esforços para que sejam bem sucedidas. Além disso, são decisões difíceis de serem 
reparadas por demandarem interrupções na produção para serem realizadas. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o escopo das decisões 
de arranjo físico, analise as afirmativas a seguir. 
I. O layout contempla decisões relacionadas ao posicionamento físico dos recursos 
transformadores. 
II. O arranjo físico contempla decisões sobre como os insumos transformados devem 
fluir pela operação. 
III. O layout contempla decisões tomadas por pessoas do nível operacional da 
organização. 
IV. O arranjo físico contempla, de forma restrita, decisões de curto prazo relacionadas 
à quantidade e à variedade de produtos e serviços a serem produzidos. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
II e III. 
2. 
Correta: 
I e II. 
Resposta correta 
3. 
II e IV. 
4. 
I e III. 
5. 
III e IV. 
10. Pergunta 10 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Outro exemplo de estoque aprecia-se nas residências unifamiliares, onde são usadas 
caixas de água, comumente de plástico e na cor azul. Esses elementos armazenam água 
para os diversos consumos domésticos: higiene pessoal, preparação de alimentos, 
hidratação, limpeza da casa etc. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre estoque em local único, 
pode-se afirmar que, para o dimensionamento dessas caixas de água, é preciso 
conhecer: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
o volume da barragem principal. 
2. 
os dias mais secos na cidade. 
3. 
a elevação do reservatório da cidade. 
4. 
os dias de mais chuvas na cidade. 
5. 
Correta: 
a demanda de água das pessoas da casa. 
Resposta correta 
 
1. Pergunta 1 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o trecho a seguir: 
“[...] um equipamento pode ter sofrido quebra, afetando negativamente a taxa de 
produção por um período durante o qual a demanda continua a requerer produtos; a 
demanda pode, por seu turno, ter crescido de forma mais acentuada que esperávamos, 
fazendo com que a taxa de demanda superasse temporariamente a taxa de produção, 
tendo que ser suprida a partir do estoque regulador previamente estabelecido.” 
Fonte: CORRÊA, H. L. Planejamento, Programação e Controle da Produção. MRP II / 
ERP, 6ª edição. Grupo GEN, 2018, p. 34. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre estoque em local único, 
pode-se afirmar que o estoque regulador citado no texto é de produtos acabados, 
porque: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
regula as diversas taxas entre dois equipamentos subsequentes dentro dos 
processos de produção. 
2. 
Correta: 
regula as diversas taxas entre o processo de produção e a demanda do 
mercado. 
Resposta correta 
3. 
regula as diversas taxas entre os fornecedores externos e os processos de 
produção. 
4. 
permite ao varejista manter seus produtos armazenados até sua venda. 
5. 
regula as diversas taxas entre o processo de produção e a inspeção de 
qualidade. 
2. Pergunta 2 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Assim como os sistemas de produção de bens materiais podem ter diferentes 
classificações, os serviços também podem ser classificados de três maneiras: serviços 
profissionais, serviços de massa e lojas de serviços. Essa classificação leva em 
consideração o volume produzido, a personalização do serviço, o nível de contato, 
entre outros aspectos. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as tipologias de 
serviços, analise as afirmativas a seguir. 
I. Nos serviços profissionais, o nível de contato com o cliente é baixo por conta do 
também baixo nível de customização dos serviços oferecidos. 
II. Nos serviços de massa, o tempo de contato do cliente com o serviço é limitado e 
grande parte do valor advém de atividades de retaguarda. 
III. O valor advindo das lojas de serviços está relacionado às atividades de retaguarda e 
de linha de frente. 
IV. Exemplos de serviços de massa são os shoppings centers e restaurantes. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e II. 
2. 
II e IV. 
3. 
III e IV. 
4. 
I e III. 
5. 
Correta: 
II e III. 
Resposta correta 
3. Pergunta 3 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
O arranjo físico ou layout dos sistemas de produção demanda que os gestores de 
operações tomem decisões complexas, com planejamento que dispenda de tempo e 
esforços para que sejam bem sucedidas. Além disso, são decisões difíceis de serem 
reparadas por demandarem interrupções na produção para serem realizadas. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o escopo das decisões 
de arranjo físico, analise as afirmativas a seguir. 
I. O layout contempla decisões relacionadas ao posicionamento físico dos recursos 
transformadores. 
II. O arranjo físico contempla decisões sobre como os insumos transformados devem 
fluir pela operação. 
III. O layout contempla decisões tomadas por pessoas do nível operacional da 
organização. 
IV. O arranjo físico contempla, de forma restrita, decisões de curto prazo relacionadas 
à quantidade e à variedade de produtos e serviços a serem produzidos. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
II e IV. 
2. 
II e III. 
3. 
I e III. 
4. 
Correta: 
I e II. 
Resposta correta 
5. 
III e IV. 
4. Pergunta 4 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o trecho a seguir: 
“Um ponto importante para a armazenagem é a identificação e a localização do 
produto no armazém, cujo layout deve ser planejado considerando a capacidade 
desejada, o tipo de produto que será armazenado e as condições para o 
armazenamento (por exemplo, a necessidade de câmaras frias).” 
Fonte: LOBO, R. N. SILVA, D. L. d. Planejamento e controle da produção. São Paulo: 
Érica, 2014, 1. ed. p. 70. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre escolha do armazém, 
analise as afirmativas a seguir: 
I. A fragilidade e a periculosidade são características a considerar na escolha do 
armazém. 
II. Os paletes são estruturas para armazenar grãos e líquidos. 
III. Nas prateleiras podem ser colocados os produtos diretamente. 
IV. Pequenos produtos podem ser armazenados em tanques. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
I e III. 
Resposta correta 
2. 
II e III. 
3. 
II e IV. 
4. 
I, II e III. 
5. 
I, II e IV. 
5. Pergunta 5 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Nos sistemas de produção, insumos são transformados em resultados esperados pela 
organização, de forma a adicionar valor aos produtos e serviços por ela ofertados. 
Nesse sentido, é importante que os sistemas de produção contribuam para a 
competitividade da organização. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os sistemas de 
produção, pode-se afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
os sistemas de produção são classificados a partir das características de 
produtos e serviços ofertados e da forma como são organizados. 
Resposta correta 
2. 
sistemas de produção em massa favorecem a motivação dos operadores, por 
conta dos processos repetitivos necessários para a fabricação dos produtos.3. 
a matriz produto-processo é uma ferramenta útil para escolher quais produtos 
e serviços são mais importantes para uma organização. 
4. 
os veículos automotivos são fabricados a partir de processos de produção em 
massa. 
5. 
o lead time é baixo nos sistemas de produção unitária por conta da 
disponibilidade de produtos pré-fabricados. 
6. Pergunta 6 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Outro exemplo de estoque aprecia-se nas residências unifamiliares, onde são usadas 
caixas de água, comumente de plástico e na cor azul. Esses elementos armazenam água 
para os diversos consumos domésticos: higiene pessoal, preparação de alimentos, 
hidratação, limpeza da casa etc. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre estoque em local único, 
pode-se afirmar que, para o dimensionamento dessas caixas de água, é preciso 
conhecer: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
o volume da barragem principal. 
2. 
os dias de mais chuvas na cidade. 
3. 
Correta: 
a demanda de água das pessoas da casa. 
Resposta correta 
4. 
a elevação do reservatório da cidade. 
5. 
os dias mais secos na cidade. 
7. Pergunta 7 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Uma das classificações dos sistemas de produção, quando analisados a partir de sua 
orientação ao mercado, é a assembly to order (ATO) ou montagem sob encomenda. 
Nestes casos, considera-se que são intermediários entre os sistemas make to stock e e 
make to order. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre sistemas assembly to 
order ou montagem sob encomenda, analise as asserções a seguir e a relação proposta 
entre elas. 
I. Nos sistemas ATO, uma estratégia comumente utilizada é o postponement, em que o 
lead time do produto ou serviço é a soma do tempo de montagem com o tempo de 
distribuição. 
Porque: 
II. Os componentes dos produtos são fabricados para serem estocados, mas a 
montagem dos componentes para transformá-los em produtos finais é realizada 
quando há a conclusão dos pedidos. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
2. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
3. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
4. 
Correta: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa 
correta da I. 
Resposta correta 
5. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa 
correta da I. 
8. Pergunta 8 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
A matriz produto-processo é uma ferramenta comumente utilizada na Administração 
da Produção de forma a auxiliar os gestores de operações em suas decisões 
relacionadas aos sistemas de produção e aos produtos e serviços neles desenvolvidos. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre sistemas de produção, 
pode-se afirmar que a matriz produto-processo: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
é uma importante ferramenta para a gestão da qualidade dos produtos e 
serviços ofertados pela organização. 
2. 
é uma ferramenta que permite aos gestores de operações identificar possíveis 
causas de variabilidade dos processos de produção. 
3. 
Correta: 
possibilita a visualização das principais características de cada tipo de 
processo, em relação aos níveis de volume e variedade. 
Resposta correta 
4. 
permite visualizar a importância de cada objetivo de desempenho da produção 
a partir da atuação da concorrência e das demandas dos clientes. 
5. 
analisa os custos de cada tipo de operação em relação ao volume de produto 
ou serviço produzido. 
9. Pergunta 9 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o trecho a seguir: 
“A logística envolve o conjunto de todas as atividades relacionadas com movimentação 
e armazenagem necessárias para facilitar o fluxo de materiais, desde o ponto de 
aquisição dos materiais até o de consumo final, bem como todo o fluxo de informações 
necessário para colocar os materiais em movimento em uma rapidez e custo razoáveis. 
A logística está focada na entrega dos materiais no ponto certo, ao menor custo e no 
menor prazo, sem prejuízo das condições de qualidade.” 
Fonte: CHIAVENATO, I. Planejamento e controle da produção. 2ª edição. Barueri, SP : 
Editora Manole, 2015, p. 129. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre estoque em local único, 
analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. O estoque descentralizado pode ter vantagens sobre os estoques em local único 
quando analisa-se o atendimento ao cliente. 
Porque: 
II. No estoque descentralizado, a administração e gestão deste são realizadas pela 
mesma empresa do sistema produtivo. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
2. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
3. 
Correta: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
correta da I. 
Resposta correta 
4. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa 
correta da I. 
5. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
10. Pergunta 10 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Os sistemas de produção podem ser organizados de diferentes formas e, por isso, 
possuem diferentes classificações. Eles são classificados de acordo com alguns 
critérios, sendo os três a quantidade fabricada e repetitividade, o fluxo de operações e 
a orientação para o mercado. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado a respeito da classificação dos 
sistemas de produção, pode-se afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
os sistemas de produção em massa podem ser classificados em job shop ou 
flow shop. 
2. 
os sistemas de produção, quando classificados segundo o fluxo de operações, 
podem ser contínuos ou discretos. 
Resposta correta 
3. 
os sistemas de produção de fluxo contínuo podem ter processos por projeto, 
em lotes ou bateladas e de produção em massa. 
4. 
Incorreta: 
os sistemas de produção, quando classificados segundo a quantidade fabricada 
e repetitividade podem ser de produção para estoque, produção contra 
pedido, montagem sob encomenda e engenharia sob encomenda. 
5. 
os sistemas de produção, quando classificados segundo a orientação ao 
mercado, podem ser classificados em sistemas de alta variedade e baixo 
volume e sistemas de baixa variedade e alto volume. 
 
1. Pergunta 1 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Uma das classificações dos sistemas de produção, quando analisados a partir de sua 
orientação ao mercado, é a assembly to order (ATO) ou montagem sob encomenda. 
Nestes casos, considera-se que são intermediários entre os sistemas make to stock e e 
make to order. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre sistemas assembly to 
order ou montagem sob encomenda, analise as asserções a seguir e a relação proposta 
entre elas. 
I. Nos sistemas ATO, uma estratégia comumente utilizada é o postponement, em que o 
lead time do produto ou serviço é a soma do tempo de montagem com o tempo de 
distribuição. 
Porque: 
II. Os componentes dos produtos são fabricados para serem estocados, mas a 
montagem dos componentes para transformá-los em produtos finais é realizada 
quando há a conclusão dos pedidos. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
2. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
3. 
Incorreta: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa 
correta da I. 
4. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa 
correta da I. 
Resposta correta 
5. 
A asserção I é uma proposição verdadeira,e a II é uma proposição falsa. 
2. Pergunta 2 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
As decisões de arranjo físico ou layout possuem implicações estratégicas não só para a 
Administração da Produção, mas também para a organização como um todo, 
contribuindo para melhorar o desempenho de sua eficácia e também de sua eficiência. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre decisões relacionadas 
ao layout, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. O arranjo físico selecionado para determinado sistema de produção deve garantir 
segurança aos colaboradores, fluxos de operação minimizados, facilidade de acesso a 
materiais e otimização do espaço. 
Porque: 
II. Arranjos físicos inadequados podem acarretar movimentação e transporte 
desnecessários, desmotivação dos colabores, custos elevados, longos tempos de 
processos e inflexibilidade de operações. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
correta da I. 
2. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa 
correta da I. 
Resposta correta 
3. 
Incorreta: 
As asserções I e II são proposições falsas. 
4. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
correta da I. 
5. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
correta da I. 
3. Pergunta 3 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o trecho a seguir: 
“Um ponto importante para a armazenagem é a identificação e a localização do 
produto no armazém, cujo layout deve ser planejado considerando a capacidade 
desejada, o tipo de produto que será armazenado e as condições para o 
armazenamento (por exemplo, a necessidade de câmaras frias).” 
Fonte: LOBO, R. N. SILVA, D. L. d. Planejamento e controle da produção. São Paulo: 
Érica, 2014, 1. ed. p. 70. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre escolha do armazém, 
analise as afirmativas a seguir: 
I. A fragilidade e a periculosidade são características a considerar na escolha do 
armazém. 
II. Os paletes são estruturas para armazenar grãos e líquidos. 
III. Nas prateleiras podem ser colocados os produtos diretamente. 
IV. Pequenos produtos podem ser armazenados em tanques. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
II e III. 
2. 
Correta: 
I e III. 
Resposta correta 
3. 
I, II e III. 
4. 
I, II e IV. 
5. 
II e IV. 
4. Pergunta 4 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
A matriz produto-processo é uma ferramenta comumente utilizada na Administração 
da Produção de forma a auxiliar os gestores de operações em suas decisões 
relacionadas aos sistemas de produção e aos produtos e serviços neles desenvolvidos. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre sistemas de produção, 
pode-se afirmar que a matriz produto-processo: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
é uma importante ferramenta para a gestão da qualidade dos produtos e 
serviços ofertados pela organização. 
2. 
Correta: 
possibilita a visualização das principais características de cada tipo de 
processo, em relação aos níveis de volume e variedade. 
Resposta correta 
3. 
analisa os custos de cada tipo de operação em relação ao volume de produto 
ou serviço produzido. 
4. 
é uma ferramenta que permite aos gestores de operações identificar possíveis 
causas de variabilidade dos processos de produção. 
5. 
permite visualizar a importância de cada objetivo de desempenho da produção 
a partir da atuação da concorrência e das demandas dos clientes. 
5. Pergunta 5 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o trecho a seguir: 
 
“Para regular diferentes taxas de suprimento – pelo fornecedor – e demanda – pelo 
processo de transformação. As taxas diferentes ocorrem por vários motivos: o 
fornecedor pode ser pouco confiável e não entregar ou no prazo ou nas quantidades 
esperadas; o fornecedor pode entregar em quantidades maiores do que as necessárias, 
fazendo crescer os estoques; a taxa de consumo pelo processo produtivo pode sofrer 
um crescimento temporário inesperado [...]” 
Fonte: CORRÊA, H. L. Planejamento, Programação e Controle da Produção. MRP II / 
ERP, 6ª edição. Grupo GEN, 2018, p. 33. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre estoque em local único, 
pode-se afirmar que o tipo de estoque que trata o texto, segundo sua localização no 
processo produtivo, é: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
estoque descentralizado. 
2. 
estoque de produtos variados. 
3. 
estoque de distribuição. 
4. 
estoque consignado. 
5. 
Correta: 
estoque de matérias-primas. 
Resposta correta 
6. Pergunta 6 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o trecho a seguir: 
“[...] um equipamento pode ter sofrido quebra, afetando negativamente a taxa de 
produção por um período durante o qual a demanda continua a requerer produtos; a 
demanda pode, por seu turno, ter crescido de forma mais acentuada que esperávamos, 
fazendo com que a taxa de demanda superasse temporariamente a taxa de produção, 
tendo que ser suprida a partir do estoque regulador previamente estabelecido.” 
Fonte: CORRÊA, H. L. Planejamento, Programação e Controle da Produção. MRP II / 
ERP, 6ª edição. Grupo GEN, 2018, p. 34. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre estoque em local único, 
pode-se afirmar que o estoque regulador citado no texto é de produtos acabados, 
porque: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
regula as diversas taxas entre os fornecedores externos e os processos de 
produção. 
2. 
regula as diversas taxas entre o processo de produção e a inspeção de 
qualidade. 
3. 
permite ao varejista manter seus produtos armazenados até sua venda. 
4. 
regula as diversas taxas entre dois equipamentos subsequentes dentro dos 
processos de produção. 
5. 
Correta: 
regula as diversas taxas entre o processo de produção e a demanda do 
mercado. 
Resposta correta 
7. Pergunta 7 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Os sistemas de produção possuem diversas classificações, segundo diferentes critérios, 
devido à forma como são organizados e às características desejadas dos produtos e 
serviços ofertados pela organização. Nesse sentido, os critérios mais comuns, segundo 
os quais os sistemas produtivos podem ser classificados são quantidade fabricada e 
repetitividade, fluxo de operações e orientação ao mercado 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a classificação dos 
sistemas de produção e a tipologia de serviços, analise as afirmativas a seguir e 
assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) Quando classificados quanto à orientação ao mercado, os sistemas produtivos 
podem ser contínuos ou discretos. 
II. ( ) Quando classificados quanto à quantidade e repetitividade do que é ofertado, os 
sistemas produtivos podem ser de produção unitária, em pequenas e médias séries e 
em grandes séries. 
III. ( ) Os serviços podem ser classificados em serviços profissionais, serviços de massa 
e lojas de serviços. 
IV. ( ) Os serviços profissionais se caracterizam pelo baixo contato com o cliente, o que 
é oriundo do baixo nível de customização oferecido. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, V, F, F. 
2. 
Correta: 
F, V, V, F. 
Resposta correta 
3. 
V, F, F, V. 
4. 
F, F, V, V. 
5. 
F, V, V, V. 
8. Pergunta 8 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Nos sistemas de produção, insumos são transformados em resultados esperados pela 
organização, de forma a adicionar valor aos produtos e serviços por ela ofertados. 
Nesse sentido, é importante que os sistemas de produção contribuam para a 
competitividade da organização. 
Considerando essas informações e o conteúdoestudado sobre os sistemas de 
produção, pode-se afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
sistemas de produção em massa favorecem a motivação dos operadores, por 
conta dos processos repetitivos necessários para a fabricação dos produtos. 
2. 
os veículos automotivos são fabricados a partir de processos de produção em 
massa. 
3. 
o lead time é baixo nos sistemas de produção unitária por conta da 
disponibilidade de produtos pré-fabricados. 
4. 
Correta: 
os sistemas de produção são classificados a partir das características de 
produtos e serviços ofertados e da forma como são organizados. 
Resposta correta 
5. 
a matriz produto-processo é uma ferramenta útil para escolher quais produtos 
e serviços são mais importantes para uma organização. 
9. Pergunta 9 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Assim como os sistemas de produção de bens materiais podem ter diferentes 
classificações, os serviços também podem ser classificados de três maneiras: serviços 
profissionais, serviços de massa e lojas de serviços. Essa classificação leva em 
consideração o volume produzido, a personalização do serviço, o nível de contato, 
entre outros aspectos. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as tipologias de 
serviços, analise as afirmativas a seguir. 
I. Nos serviços profissionais, o nível de contato com o cliente é baixo por conta do 
também baixo nível de customização dos serviços oferecidos. 
II. Nos serviços de massa, o tempo de contato do cliente com o serviço é limitado e 
grande parte do valor advém de atividades de retaguarda. 
III. O valor advindo das lojas de serviços está relacionado às atividades de retaguarda e 
de linha de frente. 
IV. Exemplos de serviços de massa são os shoppings centers e restaurantes. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
III e IV. 
2. 
I e III. 
3. 
II e IV. 
4. 
Correta: 
II e III. 
Resposta correta 
5. 
I e II. 
10. Pergunta 10 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Os sistemas de produção podem ser organizados de diferentes formas e, por isso, 
possuem diferentes classificações. Eles são classificados de acordo com alguns 
critérios, sendo os três a quantidade fabricada e repetitividade, o fluxo de operações e 
a orientação para o mercado. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado a respeito da classificação dos 
sistemas de produção, pode-se afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
os sistemas de produção, quando classificados segundo a quantidade fabricada 
e repetitividade podem ser de produção para estoque, produção contra 
pedido, montagem sob encomenda e engenharia sob encomenda. 
2. 
os sistemas de produção, quando classificados segundo a orientação ao 
mercado, podem ser classificados em sistemas de alta variedade e baixo 
volume e sistemas de baixa variedade e alto volume. 
3. 
os sistemas de produção de fluxo contínuo podem ter processos por projeto, 
em lotes ou bateladas e de produção em massa. 
4. 
os sistemas de produção em massa podem ser classificados em job shop ou 
flow shop. 
5. 
Correta: 
os sistemas de produção, quando classificados segundo o fluxo de operações, 
podem ser contínuos ou discretos. 
Resposta correta 
 
1. Pergunta 1 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o trecho a seguir: 
“Um ponto importante para a armazenagem é a identificação e a localização do 
produto no armazém, cujo layout deve ser planejado considerando a capacidade 
desejada, o tipo de produto que será armazenado e as condições para o 
armazenamento (por exemplo, a necessidade de câmaras frias).” 
Fonte: LOBO, R. N. SILVA, D. L. d. Planejamento e controle da produção. São Paulo: 
Érica, 2014, 1. ed. p. 70. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre escolha do armazém, 
analise as afirmativas a seguir: 
I. A fragilidade e a periculosidade são características a considerar na escolha do 
armazém. 
II. Os paletes são estruturas para armazenar grãos e líquidos. 
III. Nas prateleiras podem ser colocados os produtos diretamente. 
IV. Pequenos produtos podem ser armazenados em tanques. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
II e III. 
2. 
I, II e IV. 
3. 
II e IV. 
4. 
Correta: 
I e III. 
Resposta correta 
5. 
I, II e III. 
2. Pergunta 2 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Os sistemas de produção podem ser organizados de diferentes formas e, por isso, 
possuem diferentes classificações. Eles são classificados de acordo com alguns 
critérios, sendo os três a quantidade fabricada e repetitividade, o fluxo de operações e 
a orientação para o mercado. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado a respeito da classificação dos 
sistemas de produção, pode-se afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
os sistemas de produção, quando classificados segundo o fluxo de operações, 
podem ser contínuos ou discretos. 
Resposta correta 
2. 
os sistemas de produção de fluxo contínuo podem ter processos por projeto, 
em lotes ou bateladas e de produção em massa. 
3. 
os sistemas de produção, quando classificados segundo a orientação ao 
mercado, podem ser classificados em sistemas de alta variedade e baixo 
volume e sistemas de baixa variedade e alto volume. 
4. 
os sistemas de produção em massa podem ser classificados em job shop ou 
flow shop. 
5. 
os sistemas de produção, quando classificados segundo a quantidade fabricada 
e repetitividade podem ser de produção para estoque, produção contra 
pedido, montagem sob encomenda e engenharia sob encomenda. 
3. Pergunta 3 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
O arranjo físico ou layout dos sistemas de produção demanda que os gestores de 
operações tomem decisões complexas, com planejamento que dispenda de tempo e 
esforços para que sejam bem sucedidas. Além disso, são decisões difíceis de serem 
reparadas por demandarem interrupções na produção para serem realizadas. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o escopo das decisões 
de arranjo físico, analise as afirmativas a seguir. 
I. O layout contempla decisões relacionadas ao posicionamento físico dos recursos 
transformadores. 
II. O arranjo físico contempla decisões sobre como os insumos transformados devem 
fluir pela operação. 
III. O layout contempla decisões tomadas por pessoas do nível operacional da 
organização. 
IV. O arranjo físico contempla, de forma restrita, decisões de curto prazo relacionadas 
à quantidade e à variedade de produtos e serviços a serem produzidos. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
I e II. 
Resposta correta 
2. 
I e III. 
3. 
II e IV. 
4. 
II e III. 
5. 
III e IV. 
4. Pergunta 4 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
As decisões de arranjo físico ou layout possuem implicações estratégicas não só para a 
Administração da Produção, mas também para a organização como um todo, 
contribuindo para melhorar o desempenho de sua eficácia e também de sua eficiência. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre decisões relacionadas 
ao layout, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. O arranjo físico selecionado para determinado sistema de produção deve garantir 
segurança aos colaboradores, fluxos de operação minimizados, facilidade de acesso a 
materiais e otimização do espaço. 
Porque: 
II. Arranjos físicos inadequados podem acarretar movimentação e transporte 
desnecessários, desmotivação dos colabores, custos elevados, longos tempos de 
processos e inflexibilidade de operações. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
correta da I. 
2. 
Correta: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativacorreta da I. 
Resposta correta 
3. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
4. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
correta da I. 
5. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
correta da I. 
5. Pergunta 5 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o trecho a seguir: 
 
“Para regular diferentes taxas de suprimento – pelo fornecedor – e demanda – pelo 
processo de transformação. As taxas diferentes ocorrem por vários motivos: o 
fornecedor pode ser pouco confiável e não entregar ou no prazo ou nas quantidades 
esperadas; o fornecedor pode entregar em quantidades maiores do que as necessárias, 
fazendo crescer os estoques; a taxa de consumo pelo processo produtivo pode sofrer 
um crescimento temporário inesperado [...]” 
Fonte: CORRÊA, H. L. Planejamento, Programação e Controle da Produção. MRP II / 
ERP, 6ª edição. Grupo GEN, 2018, p. 33. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre estoque em local único, 
pode-se afirmar que o tipo de estoque que trata o texto, segundo sua localização no 
processo produtivo, é: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
estoque descentralizado. 
2. 
Correta: 
estoque de matérias-primas. 
Resposta correta 
3. 
estoque consignado. 
4. 
estoque de distribuição. 
5. 
estoque de produtos variados. 
6. Pergunta 6 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o trecho a seguir: 
“A logística envolve o conjunto de todas as atividades relacionadas com movimentação 
e armazenagem necessárias para facilitar o fluxo de materiais, desde o ponto de 
aquisição dos materiais até o de consumo final, bem como todo o fluxo de informações 
necessário para colocar os materiais em movimento em uma rapidez e custo razoáveis. 
A logística está focada na entrega dos materiais no ponto certo, ao menor custo e no 
menor prazo, sem prejuízo das condições de qualidade.” 
Fonte: CHIAVENATO, I. Planejamento e controle da produção. 2ª edição. Barueri, SP : 
Editora Manole, 2015, p. 129. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre estoque em local único, 
analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. O estoque descentralizado pode ter vantagens sobre os estoques em local único 
quando analisa-se o atendimento ao cliente. 
Porque: 
II. No estoque descentralizado, a administração e gestão deste são realizadas pela 
mesma empresa do sistema produtivo. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
correta da I. 
Resposta correta 
2. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
3. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
4. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa 
correta da I. 
5. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
7. Pergunta 7 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Os sistemas de produção possuem diversas classificações, segundo diferentes critérios, 
devido à forma como são organizados e às características desejadas dos produtos e 
serviços ofertados pela organização. Nesse sentido, os critérios mais comuns, segundo 
os quais os sistemas produtivos podem ser classificados são quantidade fabricada e 
repetitividade, fluxo de operações e orientação ao mercado 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a classificação dos 
sistemas de produção e a tipologia de serviços, analise as afirmativas a seguir e 
assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) Quando classificados quanto à orientação ao mercado, os sistemas produtivos 
podem ser contínuos ou discretos. 
II. ( ) Quando classificados quanto à quantidade e repetitividade do que é ofertado, os 
sistemas produtivos podem ser de produção unitária, em pequenas e médias séries e 
em grandes séries. 
III. ( ) Os serviços podem ser classificados em serviços profissionais, serviços de massa 
e lojas de serviços. 
IV. ( ) Os serviços profissionais se caracterizam pelo baixo contato com o cliente, o que 
é oriundo do baixo nível de customização oferecido. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, V, F, F. 
2. 
Correta: 
F, V, V, F. 
Resposta correta 
3. 
F, F, V, V. 
4. 
V, F, F, V. 
5. 
F, V, V, V. 
8. Pergunta 8 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
A matriz produto-processo é uma ferramenta comumente utilizada na Administração 
da Produção de forma a auxiliar os gestores de operações em suas decisões 
relacionadas aos sistemas de produção e aos produtos e serviços neles desenvolvidos. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre sistemas de produção, 
pode-se afirmar que a matriz produto-processo: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
analisa os custos de cada tipo de operação em relação ao volume de produto 
ou serviço produzido. 
2. 
é uma importante ferramenta para a gestão da qualidade dos produtos e 
serviços ofertados pela organização. 
3. 
é uma ferramenta que permite aos gestores de operações identificar possíveis 
causas de variabilidade dos processos de produção. 
4. 
permite visualizar a importância de cada objetivo de desempenho da produção 
a partir da atuação da concorrência e das demandas dos clientes. 
5. 
Correta: 
possibilita a visualização das principais características de cada tipo de 
processo, em relação aos níveis de volume e variedade. 
Resposta correta 
9. Pergunta 9 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Outro exemplo de estoque aprecia-se nas residências unifamiliares, onde são usadas 
caixas de água, comumente de plástico e na cor azul. Esses elementos armazenam água 
para os diversos consumos domésticos: higiene pessoal, preparação de alimentos, 
hidratação, limpeza da casa etc. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre estoque em local único, 
pode-se afirmar que, para o dimensionamento dessas caixas de água, é preciso 
conhecer: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
a elevação do reservatório da cidade. 
2. 
o volume da barragem principal. 
3. 
Correta: 
a demanda de água das pessoas da casa. 
Resposta correta 
4. 
os dias de mais chuvas na cidade. 
5. 
os dias mais secos na cidade. 
10. Pergunta 10 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Nos sistemas de produção, insumos são transformados em resultados esperados pela 
organização, de forma a adicionar valor aos produtos e serviços por ela ofertados. 
Nesse sentido, é importante que os sistemas de produção contribuam para a 
competitividade da organização. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os sistemas de 
produção, pode-se afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
os veículos automotivos são fabricados a partir de processos de produção em 
massa. 
2. 
o lead time é baixo nos sistemas de produção unitária por conta da 
disponibilidade de produtos pré-fabricados. 
3. 
a matriz produto-processo é uma ferramenta útil para escolher quais produtos 
e serviços são mais importantes para uma organização. 
4. 
Correta: 
os sistemas de produção são classificados a partir das características de 
produtos e serviços ofertados e da forma como são organizados. 
Resposta correta 
5. 
sistemas de produção em massa favorecem a motivação dos operadores, por 
conta dos processos repetitivos necessários para a fabricação dos produtos. 
 
4 AULA 
 
1. Pergunta 1 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
A representação das redes de suprimentos contribui para que as organizações 
identifiquem todos os elos que delas fazem parte, bem como identifiquem o sentido e a 
direção dos fluxos de informação e de materiais pela rede. No entanto, essas 
representações podem ser realizadas de diferentes formas. 
Considerandoessas informações e o conteúdo estudado sobre as representações das 
redes de suprimentos, analise as afirmativas a seguir: 
I. As redes de suprimentos são representadas de forma linear e unidirecional, sendo 
por este motivo denominadas redes de suprimentos. 
II. A estrutura da rede de suprimentos compreende fornecedores e clientes de 
primeira, segunda e “n” camadas e a empresa focal. 
III. Os níveis da cadeia de suprimentos compreendem a cadeia imediata, que engloba 
os fluxos de informações e de materiais entre os departamentos da organização. 
IV. As redes ou cadeias de suprimentos podem ser representadas evidenciando os elos 
a elas pertencentes, no sentido a jusante e a montante. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Incorreta: 
II e III. 
2. 
I e II. 
3. 
II e IV. 
Resposta correta 
4. 
III e IV. 
5. 
I e III. 
2. Pergunta 2 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o trecho a seguir: 
“De acordo com Tubino (2009), no nível estratégico é estabelecido o plano de 
produção que fará a estimativa de vendas de longo prazo e a disponibilidade de 
recursos financeiros e produtivos, sendo pouco detalhado. Em médio prazo, o plano-
mestre de produção buscará táticas para operar de forma eficiente o plano de 
produção. Este é um plano que analisará diferentes formas de guiar o sistema 
produtivo disponível.” 
Fonte: CASTRO, T. R. Planejamento e controle da produção em uma indústria de 
margarinas. R. Gest. Industr., Ponta Grossa, v. 14, n. 3, p. 1-22, jul./set. 2018. p. 2. 
Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/rgi>. Acesso em: 24 nov. 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado de tipos de planejamento, 
analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. O planejamento tático no qual é constituído o Plano Mestre de produção tem uma 
função de articular os outros nível de planejamento. 
Porque: 
II. Realiza a programação dia a dia da produção e os outros departamentos envolvidos. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
correta da I. 
2. 
Incorreta: 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
3. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa 
correta da I. 
4. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
Resposta correta 
5. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
3. Pergunta 3 
0/0 
https://periodicos.utfpr.edu.br/rgi
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Uma empresa que realiza camisas tem uma mão de obra capaz de produzir 1000 
camisas por mês. A previsão anual de vendas indica que para os próximos 6 meses a 
previsão da demanda vai ser de 1000 camisas e para o segundo semestre de 1050 
camisas. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre planejamento agregado, 
pode-se afirmar que utilizar um esquema de horário estendido na mão de obra para 
ajustar a produção é vantajoso, porque: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
a hora extra tem um valor inferior à hora normal. 
2. 
não há mão de obra ociosa em nenhum momento. 
Resposta correta 
3. 
a mão de obra pode produzir o lote mais econômico. 
4. 
Incorreta: 
a lei trabalhista incentiva a usar horários estendidos. 
5. 
a produção faz 300 camisas por ano acima da previsão total. 
4. Pergunta 4 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
As tecnologias de informação contribuem para otimizar diversas atividades da gestão 
da cadeia de suprimentos, como, por exemplo, o relacionamento com clientes e 
fornecedores, e o alinhamento do canal. Essas tecnologias consistem no EDI, no VMI, 
no CRM, entre outras. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as tecnologias de 
informação e a rede de suprimentos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para 
a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) O VMI contribui para o alinhamento do canal, visto que ajuda a ajustar atividades 
como a programação de produção e os níveis de estoque. 
II. ( ) Dados que podem ser trocados de forma eletrônica, entre os elos de uma cadeia, 
são conhecimentos tácitos do pessoal. 
III. ( ) A utilização das tecnologias de informação deve ser avaliada verificando-se o 
custo-benefício de implementação e manutenção. 
IV. ( ) O EDI é um sistema de gestão do relacionamento com o cliente, contribuindo 
para alinhar suas necessidades à produção. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, V, V, V. 
2. 
V, F, V, F. 
Resposta correta 
3. 
V, V, F, F. 
4. 
Incorreta: 
F, V, V, F. 
5. 
V, F, F, V. 
5. Pergunta 5 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o trecho a seguir: 
“A longo prazo, ainda que tenhamos uma previsão de demanda, ela é agregada, ou seja, 
não diferencia produto a produto, trabalhando com totalizações. Por exemplo, uma 
lanchonete vai fazer seu planejamento estimando o atendimento de 1.000 clientes por 
semana, os quais pedirão sanduíches, pizzas, refrigerantes, sucos, etc., sobre os quais 
temos, também, uma mera estimativa de distribuição de pedidos.” 
Fonte: LOZADA, G.; ROCHA, H. M.; PIRES, M. R. S. Planejamento e Controle de Produção. 
Porto Alegre: SAGAH, 2017, p. 20. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre tipos de planejamento, 
pode-se afirmar que o planejamento a longo prazo corresponde à alta gerência porque: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
procura resultados da organização como um todo 
Resposta correta 
2. 
toma as decisões de ordem operacional. 
3. 
Incorreta: 
considera previsão de vendas. 
4. 
é o centro das informações de produção. 
5. 
está relacionado com processos de programação da produção. 
6. Pergunta 6 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o excerto a seguir: 
“Mudar pode ter dois aspectos distintos: pode significar mudar muito o que se faz ou 
pode significar mudar rapidamente (ou facilmente) o que se faz. As mudanças podem 
referir-se à linha de produtos (introdução de produtos novos ou alteração de produtos 
existentes), ao mix de produtos (alteração de programas de entrega, por exemplo), ao 
volume agregado produzido (atendimento melhor de alterações de demanda) ou às 
datas de entrega (antecipação ou adiamento de entregas).” 
Fonte: CORRÊA, H. L. Planejamento, Programação e Controle da Produção - MRP II / 
ERP. São Paulo: Atlas, 2019, p. 9. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado de planejamento agregado, 
analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. A possibilidade de realizar um planejamento agregado nas indústrias é uma 
característica de desempenho importante nas empresas. 
Porque: 
II. Mostra a capacidade da produção de mudar e adequar-se ao mercado incerto e 
turbulento. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
2. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
correta da I. 
3. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa 
correta da I. 
Resposta correta 
4. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
5. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
7. Pergunta 7 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
O fato de diversos elos pertencerem a uma cadeia ou rede de suprimentos faz com que 
eles tenham que ser gerenciados de forma a melhorar o desempenho de cada um deles. 
Isso deve ser pensado tanto de forma isolada e como também na cadeia como um 
todo. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a gestão da cadeia de 
suprimentos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I. A gestão da cadeia de suprimentos consiste na coordenaçãoestratégica e sistemática 
dos negócios, com vistas a melhorar o desempenho de longo prazo de seus elos e da 
cadeia como um todo. 
Porque: 
II. A gestão dos elos da cadeia de suprimentos, bem como a colaboração entre eles, 
contribui para facilitar os enfoques estratégicos e operacionais. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
2. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa 
correta da I. 
Resposta correta 
3. 
Incorreta: 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
4. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
5. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
correta da I. 
8. Pergunta 8 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
O VMI é um sistema de gestão comumente utilizado por organizações que adquirem 
grandes volumes de itens de seus fornecedores e que possuem recursos financeiros 
para investirem no sistema. Ele pode trazer diversos benefícios para as empresas que 
o utilizam, contribuindo para aumentar sua competitividade. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o VMI, é possível 
afirmar que uma de suas vantagens consiste: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
na redução do custo de produção da empresa cliente, por conta da utilização 
de peças intercambiáveis. 
2. 
no aumento da responsividade da empresa cliente, pelo fato de o fornecedor 
ajustar a produção de itens fornecidos à demanda do cliente. 
Resposta correta 
3. 
na melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores, uma vez que contribui 
para avaliar o ambiente e clima organizacional. 
4. 
na melhoria da gestão do relacionamento com o consumidor final, a partir da 
identificação de suas preferências. 
5. 
Incorreta: 
no aumento da flexibilidade da empresa cliente, uma vez que o fornecedor 
desenvolve produtos com o cliente desde sua concepção. 
9. Pergunta 9 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o excerto a seguir: 
“No caso do planejamento padronizado para estoque, existe possibilidade de previsão 
de acordo comas as informações de vendas, de dados históricos e de tendências. Sendo 
que, durante a realização do produto, podem ser feitos ajustes de volume de acordo 
com a demanda real [...].” 
Fonte: MOACYR, P. F. Gestão da produção industrial. Curitiba: Ibpex, 2010, p. 258. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre programação da 
produção intermitente, pode-se afirmar que o risco neste tipo de produção é para a 
empresa porque: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
existem variações não previsíveis na demanda. 
Resposta correta 
2. 
o sistema de planejamento e controle é instaurado até começar a produção. 
3. 
Incorreta: 
sua produção é flexível. 
4. 
sua produção é contínua 
5. 
a empresa desconhece as especificações do produto pelo cliente. 
10. Pergunta 10 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o trecho a seguir: 
“O planejamento agregado visa ajustar a produção à demanda prevista (previsão de 
vendas), para atender a previsão. Consiste em verificar o que é necessário para 
satisfazer a demanda a um custo aceitável. Os ajustes na produção podem ser feitos de 
várias formas. A empresa pode optar por uma das várias estratégias existentes, 
adotando a que melhor se enquadra às suas necessidades.” 
Fonte: LOBO, R. N. SILVA, D. L. d. Planejamento e controle da produção. São Paulo: 
Érica, 2014, p. 88. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado de planejamento agregado, 
analise as afirmativas a seguir: 
I. Os ajustes que as empresas podem usar para ajustar a produção podem ser feitos 
com o uso de horas extras. 
II. Ajustes da produção admitindo e demitindo são eficientes em curto prazo. 
III. A nivelação da produção e estimativas de vendas pode ser usando o estoque. 
IV. No planejamento da produção, as estratégias de nivelação de produção e 
estimativas podem misturar-se. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
II e III. 
2. 
I e II. 
3. 
Incorreta: 
III e IV. 
4. 
II e IV 
5. 
I, III e IV. 
Resposta correta 
1. Pergunta 1 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o excerto a seguir: 
“É importante entender o conceito de planejamento hierárquico, independentemente 
do tipo específico de sistema de planejamento que se use. Conceitualmente, ele deve 
estar presente nos processos de planejamento para garantir coerência entre os níveis 
de planejamento (que em geral estão a cargo de pessoas em escalões diferentes nas 
organizações) [...].” 
Fonte: CORRÊA, H. L. Planejamento, Programação e Controle da Produção - MRP II / 
ERP. São Paulo: Atlas, 2019, p. 28. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre tipos de planejamento, 
analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. A coerência entre patamares estratégicos consiste na dispersão de esforços e 
decisões ao longo das hierarquias. 
Porque: 
II. O que é decidido pela alta gerência vai ser refletido nas decisões do planejamento 
operacionais. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa 
correta da I 
2. 
Incorreta: 
As asserções I e II são proposições falsas. 
3. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
4. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
correta da I. 
5. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
Resposta correta 
2. Pergunta 2 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o trecho a seguir: 
“De acordo com Tubino (2009), no nível estratégico é estabelecido o plano de 
produção que fará a estimativa de vendas de longo prazo e a disponibilidade de 
recursos financeiros e produtivos, sendo pouco detalhado. Em médio prazo, o plano-
mestre de produção buscará táticas para operar de forma eficiente o plano de 
produção. Este é um plano que analisará diferentes formas de guiar o sistema 
produtivo disponível.” 
Fonte: CASTRO, T. R. Planejamento e controle da produção em uma indústria de 
margarinas. R. Gest. Industr., Ponta Grossa, v. 14, n. 3, p. 1-22, jul./set. 2018. p. 2. 
Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/rgi>. Acesso em: 24 nov. 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado de tipos de planejamento, 
analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. O planejamento tático no qual é constituído o Plano Mestre de produção tem uma 
função de articular os outros nível de planejamento. 
Porque: 
II. Realiza a programação dia a dia da produção e os outros departamentos envolvidos. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa 
correta da I. 
2. 
Correta: 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
Resposta correta 
3. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
4. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
5. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
correta da I. 
3. Pergunta 3 
https://periodicos.utfpr.edu.br/rgi
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Algumas das atividades que a gestão da cadeia de suprimentos engloba são a gestão do 
relacionamento com o cliente, o envolvimento dos fornecedores desde a concepção de 
novos produtos, e a gestão integrada de estoques. Essas atividades podem – e devem – 
ser apoiadas por tecnologias de informação que, por sua vez, contribuem para o 
compartilhamento e agilidade no âmbito das informações. 
Assim, a partir da leitura do trecho e do conteúdo estudado acerca das tecnologias de 
informação e da redede suprimentos, analise as afirmativas a seguir: 
I. O VMI contribui para que o estoque do cliente seja gerenciado pelo fornecedor, que, 
por sua vez, pode ajustar sua produção. 
II. O VMI contribui para que o cliente consiga entregar os pedidos solicitados pelo 
fornecedor. 
III. O EDI contribui para que a troca de dados seja feita de forma estruturada, entre 
elos da cadeia ou rede de suprimentos. 
IV. O EDI contribui para que as informações sejam compartilhadas de forma ágil entre 
os elos da cadeia ou rede de suprimentos. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e II. 
2. 
Incorreta: 
III e IV. 
3. 
II e III. 
4. 
I, III e IV. 
Resposta correta 
5. 
I, II e III. 
4. Pergunta 4 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o trecho a seguir: 
“A longo prazo, ainda que tenhamos uma previsão de demanda, ela é agregada, ou seja, 
não diferencia produto a produto, trabalhando com totalizações. Por exemplo, uma 
lanchonete vai fazer seu planejamento estimando o atendimento de 1.000 clientes por 
semana, os quais pedirão sanduíches, pizzas, refrigerantes, sucos, etc., sobre os quais 
temos, também, uma mera estimativa de distribuição de pedidos.” 
Fonte: LOZADA, G.; ROCHA, H. M.; PIRES, M. R. S. Planejamento e Controle de Produção. 
Porto Alegre: SAGAH, 2017, p. 20. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre tipos de planejamento, 
pode-se afirmar que o planejamento a longo prazo corresponde à alta gerência porque: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
está relacionado com processos de programação da produção. 
2. 
toma as decisões de ordem operacional. 
3. 
considera previsão de vendas. 
4. 
Correta: 
procura resultados da organização como um todo 
Resposta correta 
5. 
é o centro das informações de produção. 
5. Pergunta 5 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o excerto a seguir: 
“No caso do planejamento padronizado para estoque, existe possibilidade de previsão 
de acordo comas as informações de vendas, de dados históricos e de tendências. Sendo 
que, durante a realização do produto, podem ser feitos ajustes de volume de acordo 
com a demanda real [...].” 
Fonte: MOACYR, P. F. Gestão da produção industrial. Curitiba: Ibpex, 2010, p. 258. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre programação da 
produção intermitente, pode-se afirmar que o risco neste tipo de produção é para a 
empresa porque: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
a empresa desconhece as especificações do produto pelo cliente. 
2. 
o sistema de planejamento e controle é instaurado até começar a produção. 
3. 
sua produção é contínua 
4. 
Correta: 
existem variações não previsíveis na demanda. 
Resposta correta 
5. 
sua produção é flexível. 
6. Pergunta 6 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Uma empresa que realiza camisas tem uma mão de obra capaz de produzir 1000 
camisas por mês. A previsão anual de vendas indica que para os próximos 6 meses a 
previsão da demanda vai ser de 1000 camisas e para o segundo semestre de 1050 
camisas. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre planejamento agregado, 
pode-se afirmar que utilizar um esquema de horário estendido na mão de obra para 
ajustar a produção é vantajoso, porque: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
a hora extra tem um valor inferior à hora normal. 
2. 
a mão de obra pode produzir o lote mais econômico. 
3. 
a produção faz 300 camisas por ano acima da previsão total. 
4. 
Correta: 
não há mão de obra ociosa em nenhum momento. 
Resposta correta 
5. 
a lei trabalhista incentiva a usar horários estendidos. 
7. Pergunta 7 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
O VMI é um sistema de gestão comumente utilizado por organizações que adquirem 
grandes volumes de itens de seus fornecedores e que possuem recursos financeiros 
para investirem no sistema. Ele pode trazer diversos benefícios para as empresas que 
o utilizam, contribuindo para aumentar sua competitividade. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o VMI, é possível 
afirmar que uma de suas vantagens consiste: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
no aumento da responsividade da empresa cliente, pelo fato de o fornecedor 
ajustar a produção de itens fornecidos à demanda do cliente. 
Resposta correta 
2. 
na redução do custo de produção da empresa cliente, por conta da utilização 
de peças intercambiáveis. 
3. 
na melhoria da gestão do relacionamento com o consumidor final, a partir da 
identificação de suas preferências. 
4. 
na melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores, uma vez que contribui 
para avaliar o ambiente e clima organizacional. 
5. 
no aumento da flexibilidade da empresa cliente, uma vez que o fornecedor 
desenvolve produtos com o cliente desde sua concepção. 
8. Pergunta 8 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
O enfoque nas cadeias ou redes de suprimentos têm se tornado fonte de vantagem 
competitiva para as organizações que delas fazem parte. Conhecer a cadeia ou rede de 
suprimentos e gerenciá-la contribui para que as organizações otimizem seu 
desempenho perante a concorrência. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as redes de 
suprimentos, pode-se dizer que elas são fontes de vantagem competitiva, pois: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
a demanda pode ser prevista a partir de métodos qualitativos – ou baseados 
no julgamento – por parte de especialistas. 
2. 
as organizações identificam os fatores competitivos mais importantes para 
seus clientes, bem como os fatores qualificadores de pedidos. 
3. 
as organizações olham para fora de seus limites, colaborando com parceiros e 
sendo mais eficiente e responsiva. 
Resposta correta 
4. 
as organizações olham para suas operações internas, buscando otimizar suas 
atividades de forma isolada. 
5. 
Incorreta: 
as cadeias/redes favorecem a produção de itens e serviços de alto volume e 
baixa variedade. 
9. Pergunta 9 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
A representação das redes de suprimentos contribui para que as organizações 
identifiquem todos os elos que delas fazem parte, bem como identifiquem o sentido e a 
direção dos fluxos de informação e de materiais pela rede. No entanto, essas 
representações podem ser realizadas de diferentes formas. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as representações das 
redes de suprimentos, analise as afirmativas a seguir: 
I. As redes de suprimentos são representadas de forma linear e unidirecional, sendo 
por este motivo denominadas redes de suprimentos. 
II. A estrutura da rede de suprimentos compreende fornecedores e clientes de 
primeira, segunda e “n” camadas e a empresa focal. 
III. Os níveis da cadeia de suprimentos compreendem a cadeia imediata, que engloba 
os fluxos de informações e de materiais entre os departamentos da organização. 
IV. As redes ou cadeias de suprimentos podem ser representadas evidenciando os elos 
a elas pertencentes, no sentido a jusante e a montante. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
III e IV. 
2. 
I e II. 
3. 
II e III. 
4. 
Correta: 
II e IV. 
Resposta correta 
5. 
I e III. 
10. Pergunta 10 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o trecho a seguir: 
“O planejamento agregado visa ajustar a produção à demanda prevista (previsão de 
vendas), para atender a previsão. Consiste em verificar o que é necessário para 
satisfazer a demanda a um custo aceitável. Os ajustes na produção podem ser feitos de 
várias formas. A empresa pode optar por uma das várias estratégias existentes, 
adotando a que melhor se enquadra às suas necessidades.” 
Fonte: LOBO, R. N. SILVA, D. L. d. Planejamento e controle da produção. São Paulo: 
Érica, 2014, p. 88. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado de planejamento agregado,analise as afirmativas a seguir: 
I. Os ajustes que as empresas podem usar para ajustar a produção podem ser feitos 
com o uso de horas extras. 
II. Ajustes da produção admitindo e demitindo são eficientes em curto prazo. 
III. A nivelação da produção e estimativas de vendas pode ser usando o estoque. 
IV. No planejamento da produção, as estratégias de nivelação de produção e 
estimativas podem misturar-se. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e II. 
2. 
III e IV. 
3. 
II e IV 
4. 
II e III. 
5. 
Correta: 
I, III e IV. 
Resposta correta 
 
1. Pergunta 1 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
O fato de diversos elos pertencerem a uma cadeia ou rede de suprimentos faz com que 
eles tenham que ser gerenciados de forma a melhorar o desempenho de cada um deles. 
Isso deve ser pensado tanto de forma isolada e como também na cadeia como um 
todo. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a gestão da cadeia de 
suprimentos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I. A gestão da cadeia de suprimentos consiste na coordenação estratégica e sistemática 
dos negócios, com vistas a melhorar o desempenho de longo prazo de seus elos e da 
cadeia como um todo. 
Porque: 
II. A gestão dos elos da cadeia de suprimentos, bem como a colaboração entre eles, 
contribui para facilitar os enfoques estratégicos e operacionais. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
2. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
3. 
Correta: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa 
correta da I. 
Resposta correta 
4. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
correta da I. 
5. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
2. Pergunta 2 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
O enfoque nas cadeias ou redes de suprimentos têm se tornado fonte de vantagem 
competitiva para as organizações que delas fazem parte. Conhecer a cadeia ou rede de 
suprimentos e gerenciá-la contribui para que as organizações otimizem seu 
desempenho perante a concorrência. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as redes de 
suprimentos, pode-se dizer que elas são fontes de vantagem competitiva, pois: 
Mostrar opções de resposta 
3. Pergunta 3 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o trecho a seguir: 
“A longo prazo, ainda que tenhamos uma previsão de demanda, ela é agregada, ou seja, 
não diferencia produto a produto, trabalhando com totalizações. Por exemplo, uma 
lanchonete vai fazer seu planejamento estimando o atendimento de 1.000 clientes por 
semana, os quais pedirão sanduíches, pizzas, refrigerantes, sucos, etc., sobre os quais 
temos, também, uma mera estimativa de distribuição de pedidos.” 
Fonte: LOZADA, G.; ROCHA, H. M.; PIRES, M. R. S. Planejamento e Controle de Produção. 
Porto Alegre: SAGAH, 2017, p. 20. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre tipos de planejamento, 
pode-se afirmar que o planejamento a longo prazo corresponde à alta gerência porque: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
procura resultados da organização como um todo 
Resposta correta 
2. 
toma as decisões de ordem operacional. 
3. 
está relacionado com processos de programação da produção. 
4. 
considera previsão de vendas. 
5. 
é o centro das informações de produção. 
4. Pergunta 4 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Algumas das atividades que a gestão da cadeia de suprimentos engloba são a gestão do 
relacionamento com o cliente, o envolvimento dos fornecedores desde a concepção de 
novos produtos, e a gestão integrada de estoques. Essas atividades podem – e devem – 
ser apoiadas por tecnologias de informação que, por sua vez, contribuem para o 
compartilhamento e agilidade no âmbito das informações. 
Assim, a partir da leitura do trecho e do conteúdo estudado acerca das tecnologias de 
informação e da rede de suprimentos, analise as afirmativas a seguir: 
I. O VMI contribui para que o estoque do cliente seja gerenciado pelo fornecedor, que, 
por sua vez, pode ajustar sua produção. 
II. O VMI contribui para que o cliente consiga entregar os pedidos solicitados pelo 
fornecedor. 
III. O EDI contribui para que a troca de dados seja feita de forma estruturada, entre 
elos da cadeia ou rede de suprimentos. 
IV. O EDI contribui para que as informações sejam compartilhadas de forma ágil entre 
os elos da cadeia ou rede de suprimentos. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I, II e III. 
2. 
III e IV. 
3. 
II e III. 
4. 
Correta: 
I, III e IV. 
Resposta correta 
5. 
I e II. 
5. Pergunta 5 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o excerto a seguir: 
“É importante entender o conceito de planejamento hierárquico, independentemente 
do tipo específico de sistema de planejamento que se use. Conceitualmente, ele deve 
estar presente nos processos de planejamento para garantir coerência entre os níveis 
de planejamento (que em geral estão a cargo de pessoas em escalões diferentes nas 
organizações) [...].” 
Fonte: CORRÊA, H. L. Planejamento, Programação e Controle da Produção - MRP II / 
ERP. São Paulo: Atlas, 2019, p. 28. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre tipos de planejamento, 
analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. A coerência entre patamares estratégicos consiste na dispersão de esforços e 
decisões ao longo das hierarquias. 
Porque: 
II. O que é decidido pela alta gerência vai ser refletido nas decisões do planejamento 
operacionais. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
Resposta correta 
2. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa 
correta da I 
3. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
4. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
5. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
correta da I. 
6. Pergunta 6 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o trecho a seguir: 
“De acordo com Tubino (2009), no nível estratégico é estabelecido o plano de 
produção que fará a estimativa de vendas de longo prazo e a disponibilidade de 
recursos financeiros e produtivos, sendo pouco detalhado. Em médio prazo, o plano-
mestre de produção buscará táticas para operar de forma eficiente o plano de 
produção. Este é um plano que analisará diferentes formas de guiar o sistema 
produtivo disponível.” 
Fonte: CASTRO, T. R. Planejamento e controle da produção em uma indústria de 
margarinas. R. Gest. Industr., Ponta Grossa, v. 14, n. 3, p. 1-22, jul./set. 2018. p. 2. 
Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/rgi>. Acesso em: 24 nov. 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado de tipos de planejamento, 
analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. O planejamento tático no qual é constituído o Plano Mestre de produção tem uma 
função de articular os outros nível de planejamento. 
Porque: 
II. Realiza a programação dia a dia da produção e os outros departamentos envolvidos. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
correta da I. 
2. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
3. 
Correta: 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
Resposta correta 
4. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
5. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativacorreta da I. 
7. Pergunta 7 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
https://periodicos.utfpr.edu.br/rgi
A representação das redes de suprimentos contribui para que as organizações 
identifiquem todos os elos que delas fazem parte, bem como identifiquem o sentido e a 
direção dos fluxos de informação e de materiais pela rede. No entanto, essas 
representações podem ser realizadas de diferentes formas. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as representações das 
redes de suprimentos, analise as afirmativas a seguir: 
I. As redes de suprimentos são representadas de forma linear e unidirecional, sendo 
por este motivo denominadas redes de suprimentos. 
II. A estrutura da rede de suprimentos compreende fornecedores e clientes de 
primeira, segunda e “n” camadas e a empresa focal. 
III. Os níveis da cadeia de suprimentos compreendem a cadeia imediata, que engloba 
os fluxos de informações e de materiais entre os departamentos da organização. 
IV. As redes ou cadeias de suprimentos podem ser representadas evidenciando os elos 
a elas pertencentes, no sentido a jusante e a montante. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
II e IV. 
Resposta correta 
2. 
II e III. 
3. 
I e II. 
4. 
I e III. 
5. 
III e IV. 
8. Pergunta 8 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o excerto a seguir: 
“Cada produto é único e de grande tamanho e complexidade, exigindo muito tempo 
para sua produção. É o caso da produção de navios, geradores de grande porte, 
construção de edifícios, de hidroelétricas, e cada produto é diferente dos demais e de 
acordo com as características solicitadas pelo cliente.” 
Fonte: CHIAVENATO, I. Planejamento e controle da produção. Barueri: Editora Manole, 
2015, p. 32. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre programação da 
produção intermitente, pode-se afirmar que o sucesso da produção sob encomenda 
depende da habilidade do administrador do contrato porque: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
usa as especificações técnicas de terceiros. 
2. 
a produção é descontinuada. 
3. 
cada encomenda começa uma vez fechado o contrato. 
4. 
Incorreta: 
as vendas são imprevisíveis. 
5. 
cada encomenda requere um PCP específico. 
Resposta correta 
9. Pergunta 9 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o excerto a seguir: 
“Mudar pode ter dois aspectos distintos: pode significar mudar muito o que se faz ou 
pode significar mudar rapidamente (ou facilmente) o que se faz. As mudanças podem 
referir-se à linha de produtos (introdução de produtos novos ou alteração de produtos 
existentes), ao mix de produtos (alteração de programas de entrega, por exemplo), ao 
volume agregado produzido (atendimento melhor de alterações de demanda) ou às 
datas de entrega (antecipação ou adiamento de entregas).” 
Fonte: CORRÊA, H. L. Planejamento, Programação e Controle da Produção - MRP II / 
ERP. São Paulo: Atlas, 2019, p. 9. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado de planejamento agregado, 
analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. A possibilidade de realizar um planejamento agregado nas indústrias é uma 
característica de desempenho importante nas empresas. 
Porque: 
II. Mostra a capacidade da produção de mudar e adequar-se ao mercado incerto e 
turbulento. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
2. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
3. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
4. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
correta da I. 
5. 
Correta: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa 
correta da I. 
Resposta correta 
10. Pergunta 10 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
O VMI é um sistema de gestão comumente utilizado por organizações que adquirem 
grandes volumes de itens de seus fornecedores e que possuem recursos financeiros 
para investirem no sistema. Ele pode trazer diversos benefícios para as empresas que 
o utilizam, contribuindo para aumentar sua competitividade. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o VMI, é possível 
afirmar que uma de suas vantagens consiste: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
no aumento da flexibilidade da empresa cliente, uma vez que o fornecedor 
desenvolve produtos com o cliente desde sua concepção. 
2. 
na redução do custo de produção da empresa cliente, por conta da utilização 
de peças intercambiáveis. 
3. 
na melhoria da gestão do relacionamento com o consumidor final, a partir da 
identificação de suas preferências. 
4. 
na melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores, uma vez que contribui 
para avaliar o ambiente e clima organizacional. 
5. 
Correta: 
no aumento da responsividade da empresa cliente, pelo fato de o fornecedor 
ajustar a produção de itens fornecidos à demanda do cliente. 
Resposta correta 
 
1. Pergunta 1 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o excerto a seguir: 
“Mudar pode ter dois aspectos distintos: pode significar mudar muito o que se faz ou 
pode significar mudar rapidamente (ou facilmente) o que se faz. As mudanças podem 
referir-se à linha de produtos (introdução de produtos novos ou alteração de produtos 
existentes), ao mix de produtos (alteração de programas de entrega, por exemplo), ao 
volume agregado produzido (atendimento melhor de alterações de demanda) ou às 
datas de entrega (antecipação ou adiamento de entregas).” 
Fonte: CORRÊA, H. L. Planejamento, Programação e Controle da Produção - MRP II / 
ERP. São Paulo: Atlas, 2019, p. 9. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado de planejamento agregado, 
analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. A possibilidade de realizar um planejamento agregado nas indústrias é uma 
característica de desempenho importante nas empresas. 
Porque: 
II. Mostra a capacidade da produção de mudar e adequar-se ao mercado incerto e 
turbulento. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa 
correta da I. 
Resposta correta 
2. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
3. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
correta da I. 
4. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
5. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
2. Pergunta 2 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
O enfoque nas cadeias ou redes de suprimentos têm se tornado fonte de vantagem 
competitiva para as organizações que delas fazem parte. Conhecer a cadeia ou rede de 
suprimentos e gerenciá-la contribui para que as organizações otimizem seu 
desempenho perante a concorrência. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as redes de 
suprimentos, pode-se dizer que elas são fontes de vantagem competitiva, pois: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
as organizações olham para fora de seus limites, colaborando com parceiros e 
sendo mais eficiente e responsiva. 
Resposta correta 
2. 
as organizações olham para suas operações internas, buscando otimizar suas 
atividades de forma isolada. 
3. 
as cadeias/redes favorecem a produção de itens e serviços de alto volume e 
baixa variedade. 
4. 
as organizações identificam os fatores competitivos mais importantes para 
seus clientes, bem como os fatores qualificadores de pedidos. 
5. 
a demanda pode ser prevista a partir de métodos qualitativos – ou baseados 
no julgamento – por parte de especialistas. 
3. Pergunta 3 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o excerto a seguir: 
“É importante entendero conceito de planejamento hierárquico, independentemente 
do tipo específico de sistema de planejamento que se use. Conceitualmente, ele deve 
estar presente nos processos de planejamento para garantir coerência entre os níveis 
de planejamento (que em geral estão a cargo de pessoas em escalões diferentes nas 
organizações) [...].” 
Fonte: CORRÊA, H. L. Planejamento, Programação e Controle da Produção - MRP II / 
ERP. São Paulo: Atlas, 2019, p. 28. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre tipos de planejamento, 
analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. A coerência entre patamares estratégicos consiste na dispersão de esforços e 
decisões ao longo das hierarquias. 
Porque: 
II. O que é decidido pela alta gerência vai ser refletido nas decisões do planejamento 
operacionais. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
Resposta correta 
2. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
3. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
correta da I. 
4. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
5. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa 
correta da I 
4. Pergunta 4 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o excerto a seguir: 
“No caso do planejamento padronizado para estoque, existe possibilidade de previsão 
de acordo comas as informações de vendas, de dados históricos e de tendências. Sendo 
que, durante a realização do produto, podem ser feitos ajustes de volume de acordo 
com a demanda real [...].” 
Fonte: MOACYR, P. F. Gestão da produção industrial. Curitiba: Ibpex, 2010, p. 258. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre programação da 
produção intermitente, pode-se afirmar que o risco neste tipo de produção é para a 
empresa porque: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
o sistema de planejamento e controle é instaurado até começar a produção. 
2. 
sua produção é flexível. 
3. 
sua produção é contínua 
4. 
a empresa desconhece as especificações do produto pelo cliente. 
5. 
Correta: 
existem variações não previsíveis na demanda. 
Resposta correta 
5. Pergunta 5 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
O fato de diversos elos pertencerem a uma cadeia ou rede de suprimentos faz com que 
eles tenham que ser gerenciados de forma a melhorar o desempenho de cada um deles. 
Isso deve ser pensado tanto de forma isolada e como também na cadeia como um 
todo. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a gestão da cadeia de 
suprimentos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I. A gestão da cadeia de suprimentos consiste na coordenação estratégica e sistemática 
dos negócios, com vistas a melhorar o desempenho de longo prazo de seus elos e da 
cadeia como um todo. 
Porque: 
II. A gestão dos elos da cadeia de suprimentos, bem como a colaboração entre eles, 
contribui para facilitar os enfoques estratégicos e operacionais. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
2. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
correta da I. 
3. 
Correta: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa 
correta da I. 
Resposta correta 
4. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
5. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
6. Pergunta 6 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Os relacionamentos colaborativos entre os elos das redes de suprimentos contribuem 
para que as partes que se relacionam angariem benefícios e se tornem mais 
competitivas no mercado. Esses relacionamentos podem ser classificados em verticais 
e horizontais. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os relacionamentos na 
rede suprimentos, analise as afirmativas a seguir: 
I. ( ) O relacionamento entre dois varejistas de uma empresa focal é um exemplo de 
relacionamento vertical. 
II. ( ) Quanto maior for a habilidade da empresa de gerenciar seus relacionamentos, 
menos consistente será sua capacidade associativa. 
III. ( ) Os relacionamentos verticais são aqueles entre organizações de diferentes níveis 
de uma rede de suprimentos. 
IV. ( ) O relacionamento entre um produtor e um distribuidor é um exemplo de 
relacionamento vertical. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Incorreta: 
II e IV. 
2. 
I e II. 
3. 
II e III. 
4. 
I e III. 
5. 
III e IV. 
Resposta correta 
7. Pergunta 7 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
A representação das redes de suprimentos contribui para que as organizações 
identifiquem todos os elos que delas fazem parte, bem como identifiquem o sentido e a 
direção dos fluxos de informação e de materiais pela rede. No entanto, essas 
representações podem ser realizadas de diferentes formas. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as representações das 
redes de suprimentos, analise as afirmativas a seguir: 
I. As redes de suprimentos são representadas de forma linear e unidirecional, sendo 
por este motivo denominadas redes de suprimentos. 
II. A estrutura da rede de suprimentos compreende fornecedores e clientes de 
primeira, segunda e “n” camadas e a empresa focal. 
III. Os níveis da cadeia de suprimentos compreendem a cadeia imediata, que engloba 
os fluxos de informações e de materiais entre os departamentos da organização. 
IV. As redes ou cadeias de suprimentos podem ser representadas evidenciando os elos 
a elas pertencentes, no sentido a jusante e a montante. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
II e IV. 
Resposta correta 
2. 
II e III. 
3. 
I e III. 
4. 
I e II. 
5. 
III e IV. 
8. Pergunta 8 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o trecho a seguir: 
“De acordo com Tubino (2009), no nível estratégico é estabelecido o plano de 
produção que fará a estimativa de vendas de longo prazo e a disponibilidade de 
recursos financeiros e produtivos, sendo pouco detalhado. Em médio prazo, o plano-
mestre de produção buscará táticas para operar de forma eficiente o plano de 
produção. Este é um plano que analisará diferentes formas de guiar o sistema 
produtivo disponível.” 
Fonte: CASTRO, T. R. Planejamento e controle da produção em uma indústria de 
margarinas. R. Gest. Industr., Ponta Grossa, v. 14, n. 3, p. 1-22, jul./set. 2018. p. 2. 
Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/rgi>. Acesso em: 24 nov. 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado de tipos de planejamento, 
analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. O planejamento tático no qual é constituído o Plano Mestre de produção tem uma 
função de articular os outros nível de planejamento. 
Porque: 
II. Realiza a programação dia a dia da produção e os outros departamentos envolvidos. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
2. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
3. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
correta da I. 
4. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa 
correta da I. 
5. 
Correta: 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
Resposta correta 
9. Pergunta 9 
0/0 
https://periodicos.utfpr.edu.br/rgi
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o excerto a seguir: 
“Cada produto é único e de grande tamanho e complexidade, exigindo muito tempo 
para sua produção. É o caso da produção de navios, geradores de grandeporte, 
construção de edifícios, de hidroelétricas, e cada produto é diferente dos demais e de 
acordo com as características solicitadas pelo cliente.” 
Fonte: CHIAVENATO, I. Planejamento e controle da produção. Barueri: Editora Manole, 
2015, p. 32. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre programação da 
produção intermitente, pode-se afirmar que o sucesso da produção sob encomenda 
depende da habilidade do administrador do contrato porque: 
Mostrar opções de resposta 
10. Pergunta 10 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Uma empresa que realiza camisas tem uma mão de obra capaz de produzir 1000 
camisas por mês. A previsão anual de vendas indica que para os próximos 6 meses a 
previsão da demanda vai ser de 1000 camisas e para o segundo semestre de 1050 
camisas. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre planejamento agregado, 
pode-se afirmar que utilizar um esquema de horário estendido na mão de obra para 
ajustar a produção é vantajoso, porque: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
a lei trabalhista incentiva a usar horários estendidos. 
2. 
a mão de obra pode produzir o lote mais econômico. 
3. 
a produção faz 300 camisas por ano acima da previsão total. 
4. 
Correta: 
não há mão de obra ociosa em nenhum momento. 
Resposta correta 
5. 
a hora extra tem um valor inferior à hora normal. 
 
1. Pergunta 1 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
O enfoque nas cadeias ou redes de suprimentos têm se tornado fonte de vantagem 
competitiva para as organizações que delas fazem parte. Conhecer a cadeia ou rede de 
suprimentos e gerenciá-la contribui para que as organizações otimizem seu 
desempenho perante a concorrência. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as redes de 
suprimentos, pode-se dizer que elas são fontes de vantagem competitiva, pois: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
a demanda pode ser prevista a partir de métodos qualitativos – ou baseados 
no julgamento – por parte de especialistas. 
2. 
as cadeias/redes favorecem a produção de itens e serviços de alto volume e 
baixa variedade. 
3. 
Correta: 
as organizações olham para fora de seus limites, colaborando com parceiros e 
sendo mais eficiente e responsiva. 
Resposta correta 
4. 
as organizações identificam os fatores competitivos mais importantes para 
seus clientes, bem como os fatores qualificadores de pedidos. 
5. 
as organizações olham para suas operações internas, buscando otimizar suas 
atividades de forma isolada. 
2. Pergunta 2 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Os relacionamentos colaborativos entre os elos das redes de suprimentos contribuem 
para que as partes que se relacionam angariem benefícios e se tornem mais 
competitivas no mercado. Esses relacionamentos podem ser classificados em verticais 
e horizontais. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os relacionamentos na 
rede suprimentos, analise as afirmativas a seguir: 
I. ( ) O relacionamento entre dois varejistas de uma empresa focal é um exemplo de 
relacionamento vertical. 
II. ( ) Quanto maior for a habilidade da empresa de gerenciar seus relacionamentos, 
menos consistente será sua capacidade associativa. 
III. ( ) Os relacionamentos verticais são aqueles entre organizações de diferentes níveis 
de uma rede de suprimentos. 
IV. ( ) O relacionamento entre um produtor e um distribuidor é um exemplo de 
relacionamento vertical. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e II. 
2. 
II e IV. 
3. 
II e III. 
4. 
Correta: 
III e IV. 
Resposta correta 
5. 
I e III. 
3. Pergunta 3 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o excerto a seguir: 
“Mudar pode ter dois aspectos distintos: pode significar mudar muito o que se faz ou 
pode significar mudar rapidamente (ou facilmente) o que se faz. As mudanças podem 
referir-se à linha de produtos (introdução de produtos novos ou alteração de produtos 
existentes), ao mix de produtos (alteração de programas de entrega, por exemplo), ao 
volume agregado produzido (atendimento melhor de alterações de demanda) ou às 
datas de entrega (antecipação ou adiamento de entregas).” 
Fonte: CORRÊA, H. L. Planejamento, Programação e Controle da Produção - MRP II / 
ERP. São Paulo: Atlas, 2019, p. 9. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado de planejamento agregado, 
analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. A possibilidade de realizar um planejamento agregado nas indústrias é uma 
característica de desempenho importante nas empresas. 
Porque: 
II. Mostra a capacidade da produção de mudar e adequar-se ao mercado incerto e 
turbulento. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
2. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
3. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
4. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
correta da I. 
5. 
Correta: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa 
correta da I. 
Resposta correta 
4. Pergunta 4 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o trecho a seguir: 
“A longo prazo, ainda que tenhamos uma previsão de demanda, ela é agregada, ou seja, 
não diferencia produto a produto, trabalhando com totalizações. Por exemplo, uma 
lanchonete vai fazer seu planejamento estimando o atendimento de 1.000 clientes por 
semana, os quais pedirão sanduíches, pizzas, refrigerantes, sucos, etc., sobre os quais 
temos, também, uma mera estimativa de distribuição de pedidos.” 
Fonte: LOZADA, G.; ROCHA, H. M.; PIRES, M. R. S. Planejamento e Controle de Produção. 
Porto Alegre: SAGAH, 2017, p. 20. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre tipos de planejamento, 
pode-se afirmar que o planejamento a longo prazo corresponde à alta gerência porque: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
toma as decisões de ordem operacional. 
2. 
considera previsão de vendas. 
3. 
é o centro das informações de produção. 
4. 
está relacionado com processos de programação da produção. 
5. 
Correta: 
procura resultados da organização como um todo 
Resposta correta 
5. Pergunta 5 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Uma empresa que realiza camisas tem uma mão de obra capaz de produzir 1000 
camisas por mês. A previsão anual de vendas indica que para os próximos 6 meses a 
previsão da demanda vai ser de 1000 camisas e para o segundo semestre de 1050 
camisas. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre planejamento agregado, 
pode-se afirmar que utilizar um esquema de horário estendido na mão de obra para 
ajustar a produção é vantajoso, porque: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
a mão de obra pode produzir o lote mais econômico. 
2. 
a hora extra tem um valor inferior à hora normal. 
3. 
Correta: 
não há mão de obra ociosa em nenhum momento. 
Resposta correta 
4. 
a produção faz 300 camisas por ano acima da previsão total. 
5. 
a lei trabalhista incentiva a usar horários estendidos. 
6. Pergunta 6 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Algumas das atividades que a gestão da cadeia de suprimentos engloba são a gestão do 
relacionamento com o cliente, o envolvimento dos fornecedores desde a concepção de 
novos produtos, e a gestão integrada de estoques. Essas atividades podem – e devem – 
ser apoiadas por tecnologias de informação que, por sua vez, contribuem para o 
compartilhamento e agilidade no âmbito das informações. 
Assim, a partir da leitura do trecho e do conteúdo estudado acerca das tecnologias de 
informação e da rede de suprimentos, analise as afirmativas a seguir: 
I. O VMI contribui para que o estoque do cliente seja gerenciado pelo fornecedor, que, 
por sua vez, pode ajustar sua produção. 
II.O VMI contribui para que o cliente consiga entregar os pedidos solicitados pelo 
fornecedor. 
III. O EDI contribui para que a troca de dados seja feita de forma estruturada, entre 
elos da cadeia ou rede de suprimentos. 
IV. O EDI contribui para que as informações sejam compartilhadas de forma ágil entre 
os elos da cadeia ou rede de suprimentos. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e II. 
2. 
II e III. 
3. 
I, II e III. 
4. 
III e IV. 
5. 
Correta: 
I, III e IV. 
Resposta correta 
7. Pergunta 7 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
A representação das redes de suprimentos contribui para que as organizações 
identifiquem todos os elos que delas fazem parte, bem como identifiquem o sentido e a 
direção dos fluxos de informação e de materiais pela rede. No entanto, essas 
representações podem ser realizadas de diferentes formas. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as representações das 
redes de suprimentos, analise as afirmativas a seguir: 
I. As redes de suprimentos são representadas de forma linear e unidirecional, sendo 
por este motivo denominadas redes de suprimentos. 
II. A estrutura da rede de suprimentos compreende fornecedores e clientes de 
primeira, segunda e “n” camadas e a empresa focal. 
III. Os níveis da cadeia de suprimentos compreendem a cadeia imediata, que engloba 
os fluxos de informações e de materiais entre os departamentos da organização. 
IV. As redes ou cadeias de suprimentos podem ser representadas evidenciando os elos 
a elas pertencentes, no sentido a jusante e a montante. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e III. 
2. 
II e IV. 
Resposta correta 
3. 
I e II. 
4. 
II e III. 
5. 
III e IV. 
8. Pergunta 8 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
Leia o trecho a seguir: 
“De acordo com Tubino (2009), no nível estratégico é estabelecido o plano de 
produção que fará a estimativa de vendas de longo prazo e a disponibilidade de 
recursos financeiros e produtivos, sendo pouco detalhado. Em médio prazo, o plano-
mestre de produção buscará táticas para operar de forma eficiente o plano de 
produção. Este é um plano que analisará diferentes formas de guiar o sistema 
produtivo disponível.” 
Fonte: CASTRO, T. R. Planejamento e controle da produção em uma indústria de 
margarinas. R. Gest. Industr., Ponta Grossa, v. 14, n. 3, p. 1-22, jul./set. 2018. p. 2. 
Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/rgi>. Acesso em: 24 nov. 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado de tipos de planejamento, 
analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. O planejamento tático no qual é constituído o Plano Mestre de produção tem uma 
função de articular os outros nível de planejamento. 
Porque: 
II. Realiza a programação dia a dia da produção e os outros departamentos envolvidos. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
2. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
correta da I. 
3. 
https://periodicos.utfpr.edu.br/rgi
Correta: 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
Resposta correta 
4. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
5. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa 
correta da I. 
9. Pergunta 9 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
O VMI é um sistema de gestão comumente utilizado por organizações que adquirem 
grandes volumes de itens de seus fornecedores e que possuem recursos financeiros 
para investirem no sistema. Ele pode trazer diversos benefícios para as empresas que 
o utilizam, contribuindo para aumentar sua competitividade. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o VMI, é possível 
afirmar que uma de suas vantagens consiste: 
Mostrar opções de resposta 
10. Pergunta 10 
0/0 
Nota final: 0 ponto de 0 ponto possível(eis) 
As tecnologias de informação contribuem para otimizar diversas atividades da gestão 
da cadeia de suprimentos, como, por exemplo, o relacionamento com clientes e 
fornecedores, e o alinhamento do canal. Essas tecnologias consistem no EDI, no VMI, 
no CRM, entre outras. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as tecnologias de 
informação e a rede de suprimentos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para 
a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) O VMI contribui para o alinhamento do canal, visto que ajuda a ajustar atividades 
como a programação de produção e os níveis de estoque. 
II. ( ) Dados que podem ser trocados de forma eletrônica, entre os elos de uma cadeia, 
são conhecimentos tácitos do pessoal. 
III. ( ) A utilização das tecnologias de informação deve ser avaliada verificando-se o 
custo-benefício de implementação e manutenção. 
IV. ( ) O EDI é um sistema de gestão do relacionamento com o cliente, contribuindo 
para alinhar suas necessidades à produção. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, V, V, F. 
2. 
F, V, V, V. 
3. 
Correta: 
V, F, V, F. 
Resposta correta 
4. 
V, V, F, F. 
5. 
V, F, F, V.

Mais conteúdos dessa disciplina