Buscar

Contex Biologia Molecular-

Prévia do material em texto

PANDEMIA COVID 19
Lilian Assunção de Sousa
01456043
Farmácia
FLUXOGRAMA CORAVÍRUS
 A emergência Sanitária causada pela disseminação mundial do novo coronavírus marcou o ano de 2020 em todo o mundo, trazendo pânico a milhares de brasileiros, pois estávamos lidando com o desconhecido, um vírus que até mesmo os cientistas não sabiam explicar a origem, não sabiam a cura.
vírus que levou milhares de vidas. Vivenciamos uma nova ordem mundial, que afetou sobre maneira a economia, as relações interpessoais, a forma de trabalho e com os decretos de Isolamento social iniciados em março de 2020, alterou a rotina de toda humanidade, tirando o direito de ir e vir. “Isolamento tornou-se palavra de ordem”. Iniciando uma busca para o desenvolvimento de vacinas pelos órgãos de saúde em um curto período de tempo. Em estudos de fase III de desenvolvimento, várias vacinas contra a COVID 19 demonstram eficácia de até 95% na prevenção de infecções sintomáticas da doença. Em marco de 2021, 12 vacinas foram autorizadas por pelo menos uma autoridade reguladora nacional para uso público: duas vacinas de RNA ( a vacina da Pfizer – BioNTech e a vacina da Moderna), quatro vacinas inativadas convencionais (BBIBP-CorV, CoronaVac, Covaxin e Convidecia e a vacina Johson & Johnson) e duas vacinas de subunidade proteica (EpiVacCorona e RBD-Dimer).No total, em março de 2021, 308 vacinas candidatas estavam em vários estágios de desenvolvimento, com 73 em pesquisa clínica, incluindo 24 em testes de fase I,33 em fases de teste II e 16 na fase III.
 A pandemia de COVID-19, também conhecida como pandemia de coronavírus, uma doença respiratória causada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS -CoV-2). O vírus tem origem zoonótica (prováveis morcegos, possivelmente na pangolins) e o primeiro caso conhecido da doença remonta a dezembro de 2019 em Wuhan na China. 
 Com a chegada do coronavírus , fez com que o mundo inteiro parasse o segmento de rotina, fazendo assim com que os governantes junto com os profissionais da Saúde, elaborassem estratégias de atendimento ao novo vírus por causa da quantidade de casos informados. Ao ser notificado que uma pessoa chegava de viagem de outra cidade, estado, ou país, Os Profissionais de Saúde eram acionados e encaminhados imediatamente à residência do notificado a uma formal pequena entrevista, o notificado após a entrevista seria submetido ao isolamento por 7 dias, assim sendo monitorado todo o tempo todos os dias por uma outra equipe de profissional da saúde a observar se a pessoa evoluia alguns sintomas do vírus covid-19 desde os mais comuns aos mais graves como: .diarreia, dor de cabeça, febre, tosse, cansaço, perda do paladar ou olfato, dores no peito, falta de ar e outros sintomas relacionados ao vírus, neste período de sete dias de monitoramento, a pessoa não apresentou nenhum sintoma, o mesmo seria liberado, orientado com as seguintes informações de cuidados preventivos como : lavar as mãos, usar álcool em gel, usar máscara facial , ventilação e filtragem de ar , cobertura da boca ao espirrar e manter distanciamento social. As medidas preventivas recomendadas incluem também o monitoramento e auto isolamento para pessoas expostas ou sintomáticas.
 Dois critérios são fundamentais para amplos programas de teste para os sintomas de COVID- 19 são altamente variáveis, variando de nenhum a doenças com risco de morte. O vírus se espalha principalmente pelo ar quando pessoas estão perto umas das outras. Ele deixa uma pessoa infectada quando ela respira, tosse, espirra ou fala e entra em outra pessoa pela boca, nariz ou olhos. Ele também pode se espalhar através de superfícies contaminadas. As pessoas permanecem contagiosas por até duas semanas e podem espalhar o vírus mesmo se os pacientes forem assintomáticas, pois de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) são cerca de 20% dos casos que podem requerer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória e desses casos aproximadamente 5% pode necessitar de suporte para o tratamento de insuficiência respiratória . O coronavírus foi o vírus que mais causou impacto social e econômico no mundo inteiro.
 A Biologia molecular teve um papel importante nessa guerra epidemiológica, foi possível através da biologia molecular detectar e realizar diagnósticos rápidos, um dos testes consistiu na detecção do vírus SARS-CoV2 Esse teste RTPCR detecta a presença do material genético do vírus o teste Molecular RT-PCR (do inglês reverse-transcriptase polymerase chain reaction), é considerado o padrão-ouro no diagnóstico da COVID 19, cuja confirmação é obtida através da detecção do RNA (da molécula) do SARS-CoV-2 na amostra analisada, preferencialmente obtida de raspado de nasofaringe.
REFERÊNCIAS:
Atividade feita de acordo com pesquisas na internet, conteúdo do livro e
pesquisa feita com médico.
portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2020/fevereiro/13/Boletim-epidemiolog
portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2020/fevereiro/13/Boletim-epidemiologico-COEcorona-SVS-13fev20.pdf 
https://youtu.be/Jb13RNWlv5A
https://coronavirus.saude.mg.gov.br/blog/107-testes-laboratoriais
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Pandemia_de_COVID-19 
https://www.pfizer.com.br
https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2020/06/03/o-teste-e-base-para-qualquer-coisa-que-voce-quiser-fazer
https://www.unibrasil.com.br/teste-de-deteccao-do-sars-cov-2-como-funciona/
https://www.maededeus.com.br/teste-covid-19/#:~:text=O%20teste%20Molecur
ar%20RT%2DPCR,obtida%20de%20raspado%20de%20nasofaringe.
https://www.roche.com.br/pt/diagnostica/COVID-19/como-o-teste-molecular-det
ecta-o-SARS-CoV-2-virus-que-causa-a-COVID-19.html
CORONA VÍRUS
Sintomas:
- tosse
- febre alta
- coriza
- semelhança com uma gripe
Contagio:
- pessoa para pessoa
- Ar
-Goticulas de saliva, tosse , espirro, catarro e ate mesmo o toque
Tratamento:
-Hospital
-Repouso+hidratação
-Vacinas
Fatores de risco:
-Sistema imunologico compormetido
-idosos
-Problemas Cardiovasculares
Exame diagnóstico de Covid-19 através do teste molecular RT-PCR
É indicado entre o 3º e o 7º dia após o início dos sintomas.
Utiliza secreções da nasofaringe(região entre o nariz e a garganta) 
Coletadas por swab (uma espécie de cotonete), cuja função 
Essa amostra colhida é levada para o laboratório onde é feita extração do material genético do indivíduo.
As metodologias moleculares estão se tornando cada vez mais precisas e exatas com maior sensibilidade e especificidade. Apresentando como vantagem a detecção tanto a presença quanto a quantidade de patógenos de infecções e doenças adversas.
É realizada uma técnica composta por duas etapas
Primeiro a transição reversa (RT)
Os sintomas do paciente a gravidade do quadro o grau de suspeita do médico e o momento em que foi coletado 
A interpretação dos resultados deve ser individualizada, levando em conta vários fatores
Depois a reação da polimerase (PCR) ampliação em tempo real
Positivo - provavelmente apresenta doença em atividade e pode transmitir para outras pessoas
Negativo - não exclui a possibilidade da doença. Deve -se monitorar os sintomas e novos exames podem ser solicitados pelo medico. 
é identificar partes do material genético (RNA viral) do novo coronavírus.

Continue navegando