Buscar

Estudo Dirigido II - Prática Pedagógica Interdisciplinar Intervenção Psicopedagógica e Dificuldades de Aprendizagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO II
Curso: Pedagogia.
Disciplina: Prática Pedagógica Interdisciplinar: Intervenção Psicopedagógica e Dificuldades de Aprendizagem.
Tutora:
RELATO DE EXPERIÊNCIA
A prática docente escolhida consiste na utilização de atividades lúdicas. O que mais motivou para a mudança das aulas foi em especial a aluna Rúbia, uma aluna esperta, dedicada e muito inteligente, mas em alguns momentos da aula se desconcentra e perde o foco com facilidade, por isso acaba não fazendo o que foi proposto em sala de aula, mas, quando ela consegue prestar atenção ela se desenvolve muito bem nas alas.
Foi observado que quando Rúbia não está como protagonista em seu aprendizado, ela tem dificuldade na absorção do conteúdo. Com o objetivo de ajudar essa aluna em seu desenvolvimento educacional, passamos a observar Rúbia e descobrimos que ela tem várias habilidades, ela tem desenvoltura para cálculos, adora ler histórias e dramatizá-las, gosta de atividades em grupo e também de inventar muitas brincadeiras. Desde então mudamos as aulas, inserimos mais atividades lúdicas e diferenciadas das que estávamos trabalhando em sala de aula, às vezes em grupo, outras vezes em dupla e até mesmo com atividades individuais, dependia da situação vivenciada.
Uma das atividades propostas foi da disciplina de matemática, primeiro foi necessário dividir a sala em duplas ou trios, entregar um jogo de tabuleiro a ales, onde usaram dados para jogar. O jogo é uma corrida, um tabuleiro quadriculado, onde os alunos andaram pelos quadrados de acordo com o número que obtiveram ao lançar o dado. O jogo consiste por obstáculos, exemplo: “A casa 6 possui um buraco, fique aqui por uma rodada.” O professor estava apto a responder qualquer dúvida, mas a ideia é os alunos desenvolverem sua autonomia e jogarem sozinhos.
Rúbia se mostrou muito empolgada, participativa e se mostrava bem interessada nesse método de ensino, pois essa atividade foi feita fora de sala de aula, deixando eles com o papel principal. O objetivo da atividade proposta foi incentivar que a aluna buscasse se engajar na atividade e obtivesse um bom aproveitamento da aula, o que foi obtido com êxito.
Esse método ajudou muito na evolução dela e nos demais alunos, ela em especial se tornou uma menina mais presente e participativa nas aulas. Esse método de intervenção foi pensado de modo a beneficiar a aluna em sua maneira de absorver os conteúdos, não a deixando ser prejudicada por outros métodos que ela não possuía desenvolvimento na aprendizagem.
Sugiro que a mãe de Rubia trabalhe com ela dessa forma, deixando-a expor seu entendimento e explorar as atividades enviadas para casa, uma vez que ela possui meios próprios de estruturar seu conhecimento. Com a contribuição da família os alunos conseguem alcançar uma evolução na sua aprendizagem, a parceria com a escola é muito importante para o desenvolvimento do aluno.
Referências
Revista Educação Pública - A importância da atividade lúdica para a prática docente: a construção do conhecimento das crianças (cecierj.edu.br)
A importância do lúdico no processo de ensino aprendizagem... (nucleodoconhecimento.com.br)
A importância do jogo e da brincadeira na prática pedagógica (bvsalud.org)
FAVOR CONFIGURAR PARA AS REGRAS ABNT

Continue navegando