Buscar

Correção da Avaliaçã2 ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Prévia do material em texto

Correção da Avaliação: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONCEITOS E PROCESSOS
Nota Máxima: 10,00
Nota Apurada: 9,00
1ª Tentativa
Quantidade de Questões: 10
Parte superior do formulário
1ª) Para avançar nas etapas de aquisição da escrita, a criança precisa se apropriar do sistema de escrita alfabética (SEA) e compreender algumas de suas propriedades. Sob essa ótica, assinale a alternativa que apresenta um dos
indícios de que ocorreu essa apropriação.
a) A criança compreendeu que o princípio alfabético registra o significado das palavras. Dessa forma, ela não apenas decodifica os símbolos que estão registrados no papel, mas também compreende o sentido daquilo que está escrito.
b) A criança ainda não compreende a correspondência entre o som e a escrita, mas já conhece algumas letras. Assim, ela pode escrever algumas letras soltas, desordenadas e até mesmo repetidas, principalmente aquelas que já conhece, como as letras do seu nome e dos de seus colegas.
c) A criança compreendeu que o princípio alfabético registra os sons das palavras, e não seus significados. Assim, ela percebe que é possível que a palavra boi represente um animal maior que a palavra borboleta, apesar de a palavra boi ser menor que a palavra borboleta.
d) A criança imita a escrita, podendo misturar letras, outros símbolos e até rabiscos. Essa etapa, que é anterior à hipótese pré-silábica, revela que a criança está desenvolvendo a consciência fonológica.
e) A criança imita a leitura, passando o dedo pelas palavras de um livro enquanto verbaliza a história memorizada, por exemplo, porém, ainda há um descompasso entre o que está escrito e o que está sendo dito.
2ª) De acordo com Galvão (2010), qual é o conceito de cultura escrita? Assinale a alternativa correta.
a) É todo e qualquer produto simbólico e material que é estabelecido na sociedade.
b) É o lugar simbólico e material que o escrito ocupa na sociedade.
c) É todo e qualquer produto simbólico que é estabelecido na sociedade.
d) É o lugar simbólico e material que a leitura ocupa na sociedade.
e) É o lugar simbólico e material que a linguagem ocupa na sociedade.
3ª) Como alfabetizar considerando o letramento? Assinale a alternativa correta.
a) O processo de alfabetização deve acontecer previamente, para que, em seguida, ocorra o desenvolvimento do letramento dos alunos na escola, pois, dessa forma, o aprendiz pode atribuir significados e ressignificar os conhecimentos.
b) O processo de alfabetização deve acontecer por meio da assimilação dos letramentos já trazidos pelos alunos para a escola e, com base neles, ocorre a atribuição de significados e a ressignificação dos conhecimentos.
c) O processo de alfabetização deve acontecer simultaneamente ao letramento, e ambos ocorrem apenas na escola, quando o aprendiz tem a oportunidade de atribuir significados e ressignificar os conhecimentos.
d) O processo de alfabetização pressupõe o letramento prévio dos alunos antes de entrar na escola, pois somente dessa forma o aprendiz tem condições de atribuir significados e ressignificar os conhecimentos.
e) O processo de alfabetização pode considerar o letramento no momento da leitura dos textos, mas é somente a partir da alfabetização que o aprendiz tem condições de atribuir significados e ressignificar os conhecimentos.
4ª) De acordo com Ferreiro (1995) e Morais (2005), por que a escrita não é um código de transposição gráfica dos fonemas? Assinale a alternativa correta.
a) Porque a escrita é um sistema notacional, que registra em algum suporte as partes orais das palavras, cabendo ao leitor relacionar a palavra escrita à sua respectiva representação.
b) Porque basta o aprendiz memorizar os símbolos gráficos e fazer a transcrição deles em um suporte para que possa ler e escrever.
c) Porque o aprendiz não precisa conhecer o sistema ou compreender seu funcionamento, tampouco conhecer suas convenções. Para escrever, basta que ele faça a associação fonema/grafema.
d) Porque basta que haja uma transposição perceptivo-motora, na qual o aprendiz faça a associação fonema/grafema.
e) Porque é preciso haver a efetiva apropriação do sistema de escrita alfabética, que consiste na transcrição das partes orais das palavras em algum suporte.
5ª) De acordo com Santos e Albuquerque (2005, p. 97), não basta levar para a sala de aula exemplares de textos que circulam socialmente para que a situação de leitura e produção de texto seja real e significativa. Para essas autoras, o que é necessário para que isso aconteça? Indique a alternativa correta.
a) É necessário haver a intenção clara e explícita de atender à determinada finalidade, pois o objetivo principal do ensino deve ser a identificação do gênero e da finalidade de um texto.
b) É necessário haver a intenção clara e explícita de levar os alunos a se apropriarem da escrita alfabética, pois o objetivo principal do ensino deve ser o trabalho com o som das letras e com a consciência fonológica.
c) É necessário haver a intenção clara e explícita de levar os alunos a se apropriarem da escrita alfabética, pois o objetivo principal do ensino deve ser o trabalho com textos que prevejam a maior quantidade possível de combinações entre letras e sílabas.
d) É necessário haver a intenção clara e explícita de atender à determinada finalidade, que é levar os alunos a se apropriarem da escrita alfabética, pois é mais importante o aprendiz saber identificar o gênero e a finalidade de um texto do que ser capaz de lê-lo.
e) É necessário haver a intenção clara e explícita de atender à determinada finalidade, além de os alunos se apropriarem da escrita alfabética, pois de pouco serve o aprendiz identificar o gênero e a finalidade de um texto se não for capaz de lê-lo.
6ª) De acordo com Soares (2017), o que é alfabetizar letrando? Assinale a alternativa correta.
a) Segundo a autora, a aprendizagem inicial da língua deve ser feita de maneira intercalada, ministrando primeiramente as aulas de alfabetização e, em seguida, as aulas de letramento, pois primeiro o aprendiz deve adquirir as competências de leitura e escrita para depois aprender seus usos reais.
b) Segundo a autora, a aprendizagem inicial da língua escrita deve ser desenvolvida em sua inteireza, pois essa é a natureza real dos atos de ler e escrever, os quais pressupõem o exercício simultâneo de múltiplas competências.
c) Segundo a autora, a aprendizagem inicial da língua deve ser feita de maneira intercalada, ministrando primeiramente as aulas de letramento e, em seguida, as aulas de alfabetização, pois primeiro o aprendiz deve aprender os usos reais de leitura e escrita para depois adquirir essas competências.
d) Segundo a autora, a aprendizagem inicial da língua escrita deve ocorrer em contextos simples e artificiais, pois o ambiente escolar dificilmente conseguirá reproduzir a natureza real dos atos de ler e escrever, os quais pressupõem o exercício simultâneo de múltiplas competências.
e) Segundo a autora, a aprendizagem inicial da língua deve ser feita de maneira intercalada, ministrando separadamente as aulas de alfabetização e letramento, pois os atos de ler e escrever e seus usos reais pressupõem o exercício de competências diferentes e inconciliáveis.
7ª) Assinale a seguir a alternativa que apresenta qual era o objetivo da reforma educacional promovida pelo Marquês de Pombal.
a) Fortalecer e fazer avançar o modelo de educação jesuítica.
b) Fazer oposição ao modelo de educação vigente até então, ou seja, à educação jesuítica.
c) Diminuir a atuação das organizações que pudessem representar algum risco para a educação jesuítica.
d) Reduzir os efeitos do capitalismo e o poder de atuação do Estado sobre a educação.
e) Promover ajustes no modelo de organização escolar jesuítica e dar continuidade aos avanços no país.
8ª) Santos e Albuquerque (2005, p. 98) afirmam também que, no caso de alunos que ainda não dominam o sistema de escrita alfabético, é necessário que o professor atue como mediador. Quais exemplos essas autoras dão para essa mediação? Indique a alternativa correta.
a) O professor atua como mediador lendo eescrevendo pelos alunos, pois eles só poderão escrever quando dominarem a escrita alfabética.
b) O professor atua como mediador lendo e pedindo aos alunos que diariamente copiem da lousa palavras, frases e pequenos textos.
c) O professor atua como mediador lendo ou registrando por escrito os textos produzidos oralmente pelos alunos.
d) O professor atua como mediador lendo ou fazendo ditados diários para os alunos, dizendo quais letras eles devem usar para escrever as palavras.
e) O professor atua como mediador ao promover o contato dos alunos com a língua escrita, pois esse contato basta para que eles atinjam o domínio da língua escrita.
9ª) Para resolver o impasse entre as intenções liberais e conservadoras, foi decretada, em 1890, uma reforma na área educacional. Quais foram as principais medidas dessa reforma? Assinale a alternativa correta.
a) Estabeleceu princípios conservadores de ensino, além da gratuidade da escola primária e da descentralização do sistema educacional.
b) Estabeleceu princípios conservadores de ensino, além da concentração dos investimentos no sistema educacional da escola primária.
c) Estabeleceu princípios de liberdade e laicidade do ensino, além da concentração dos investimentos no sistema educacional da escola primária.
d) Estabeleceu princípios de liberdade e laicidade do ensino, além da gratuidade da escola primária e da descentralização do sistema educacional.
e) Estabeleceu princípios de liberdade e laicidade do ensino, além da concentração dos investimentos no sistema educacional das escolas primária e secundária.
10ª) Assinale a seguir a alternativa que explica o que significa afirmar que o processo de alfabetização depende da participação ativa da criança.
a) Ao fazer tentativas de leitura e escrita, a criança cria hipóteses para compreender o sistema de escrita alfabética (SEA), pois está seguindo o caminho descrito pela psicogênese da língua escrita como sendo um padrão fixo para todos os aprendizes.
b) Por meio da escrita espontânea, a criança deve fazer tentativas de escrita, as quais nunca devem ser corrigidas pelo professor, sob pena de interferir no aprendizado da escrita convencional (SEA), que é pessoal e gradual.
c) Por meio da escrita imitativa, a criança deve fazer tentativas de escrita, pois é por meio da cópia da escrita convencional que a criança se apropria do sistema de escrita alfabética (SEA), mesmo que muitas vezes cometa alguns erros, que precisam ser apontados e corrigidos pelo professor.
d) Ao fazer tentativas de leitura e escrita, a criança cria hipóteses para compreender o sistema de escrita alfabética (SEA), pois está traçando seu percurso de aprendizagem, que é pessoal e gradual.
e) Por meio da escrita hipotética, a criança deve fazer tentativas de escrita sempre que possível, mesmo que muitas vezes cometa alguns erros, os quais precisam ser apontados e corrigidos sistematicamente pelo professor, que é o responsável por mostrar a convencionalidade da escrita (SEA).
Parte inferior do formulário

Continue navegando