Buscar

Diversidade e Inclusão Educacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Diversidade e Inclusão Educacional
Pergunta 1
“[...] é necessário que a preparação docente envolva a aprendizagem de princípios _______ e de ________ no âmbito da _________, pois tais conhecimentos são relevantes, tanto na teoria como na prática” (BRASIL, 2006). Quais são as palavras que preenchem corretamente as lacunas?
Éticos, convivência, diversidade. 
Pergunta 2
As bases da formação docente devem ter o propósito de refletir sobre o caráter subjetivo da experiência de cada professor, bem como sobre suas concepções acerca dos discentes, da educação e da função da escola. Nessa perspectiva, qual é o propósito da formação docente? 
Despertar para uma identidade profissional crítica. 
Pergunta 3
Os estudos culturais trazem questões relevantes sobre a formação dos professores na atualidade, apontando análises sobre a constituição das identidades, da diferença e da subjetividade no espaço escolar. Nesse contexto, é correto afirmar que o professor é formado em meio à influência de:
Identidades étnicas, sexuais, etárias, religiosas e de gênero, ao construírem saberes sobre suas práticas. 
Pergunta 4
Diniz (2011) sugere que, para explorar o potencial da subjetividade e de aprendizagem cotidiana, na consolidação de saberes para a experiência profissional, é necessário que o professor seja também ___________ da sua prática. Qual a palavra que preenche corretamente a lacuna?
Pesquisador. 
Pergunta 5
Para implementar o projeto “Educar na Diversidade” (BRASIL, 2006), o Ministério da Educação traçou objetivos e definiu uma metodologia. Assim, qual é o tipo de pesquisa adotada no projeto? Marque a alternativa correta.
Pesquisa-ação.
Pergunta 6
Segundo Mauri (2002 apud BRASIL, 2006, p. 22-23), a tarefa de ensinar necessita ser compreendida como um exercício complexo, pois envolve uma série de processos objetivos e subjetivos. Segundo o autor, a formação dos professores, quando leva em conta os problemas reais, oferece:
Aprendizagem da prática reflexiva. 
Pergunta 7
“A teorização que discute a formação de professores traz a discussão sobre metodologias e práticas didáticas, sobretudo apresentando o âmbito _______” (DINIZ, 2011). Qual é a palavra que preenche corretamente a lacuna?
Técnico. 
Pergunta 8
A partir da entrada deste século, a análise sobre a formação dos professores advém de rupturas e profundas reflexões acerca dos fundamentos e da maneira como os cursos são desenvolvidos. Qual é a abordagem curricular que a literatura sugere para os professores adquirirem nos anos de formação? 
Abordagem curricular comprometida com a diversidade discente. 
Pergunta 9
“[...] é relevante que o docente foque na ________ como uma temática _________ em sua prática pedagógica, uma vez que o professor é a figura principal no processo de facilitação do direito dos discentes ao acesso às condições adequadas de desenvolvimento, assim como às possibilidades de boa convivência e de aquisição de conhecimentos importantes para a sua formação escolar” (SILVA, 2019). Quais são as palavras que preenchem corretamente as lacunas?
Inclusão, transversal. 
Pergunta 10
A formação dos professores terá como finalidade a aprendizagem de “conteúdos específicos do processo educacional e práticas de ensino que considerem as ___________ ___________ __________ de estudantes com deficiência (exemplos: deficiência física e neuromotora, surdez, altas habilidades/superdotação e alunos cegos e com baixa visão)” (BRASIL, 2006, p. 17). Quais são as palavras que preenchem corretamente as lacunas?
Necessidades educacionais específicas.

Continue navegando

Outros materiais