Buscar

OXIDAÇÃO BIOLÓGICA, CADEIA DE TRANSFERÊNCIA DE ELÉTRONS E _FOSFORILAÇÃO OXIDATIVA_

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A oxidação biológica ocorre dentro das células vivas e é um processo vital para a produção de energia celular. É um processo de decomposição bioquímica controlada em que a energia química armazenada em moléculas orgânicas é liberada por meio da transferência de elétrons, que são capturados por moléculas transportadoras especializadas.
 A cadeia de transferência de elétrons é um processo dentro das mitocôndrias, as organelas responsáveis pela produção de energia celular. Neste processo, os elétrons são transportados através de uma série de moléculas transportadoras, perdendo energia em cada transferência. No final da cadeia, os elétrons são transferidos para a molécula de oxigênio, formando água.
 A fosforilação oxidativa é um processo no qual a energia liberada durante a cadeia de transferência de elétrons é utilizada para produzir energia celular na forma de ATP. A energia é armazenada pela adição de um grupo fosfato a uma molécula de ADP. Este processo requer a presença de oxigênio e ocorre dentro das mitocôndrias.
 Nestes processos, as moléculas orgânicas são decompostas, produzindo elétrons que são transferidos através da cadeia de transporte de elétrons, gerando energia para a fosforilação oxidativa. Este processo é vital para a sobrevivência celular e ocorre em todas as células vivas.

Outros materiais