Buscar

CAOA Chery Experience

Prévia do material em texto

Centro Universitário Senac - Santo Amaro.
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. 
Projetos em publicidade e propaganda.
Museu itinerante: CAOA Chery Experience 
Docente: Robson Santos.
Grupo:
Guilherme Nanori.
Leticia Collanieri.
Pedro Gabriel.
Renan Almeida.
São Paulo, 2021.
Apresentação:
O CAOA Chery Experience é um projeto que nasceu através da CAOA Chery, que hoje é um dos maiores fabricantes de automóveis no Brasil, e que vai contar a história do design, tecnologia e inovação de todos os veículos que são e já foram comercializados pela marca. A CAOA Chery sabe o quão importante é o brasileiro ter conhecimento da origem e história dos veículos que tomam conta das ruas do país. Mas além disso, proporcionar uma experiência imersiva e completa pela linha do tempo dos principais acontecimentos da marca que vai aproximar o público da tecnologia (peças e acessórios no geral) e design automotivo, desde o início da Chery lá na China, até chegar ao design automotivo contemporâneo e como ele é pensado hoje pelo fabricante com a fusão brasileira.
O CAOA Chery Experience é um museu itinerante que vai viajar por todo Sudeste do Brasil, levando toda experiência global da marca para os brasileiros, sendo que no Brasil existem poucos museus relacionados a automóveis, tecnologia, design e inovação juntos. A iniciativa dá a oportunidade ao público de entender como é projetado o nosso principal meio de transporte, como as necessidades de seus clientes vão moldando os produtos ao longo dos anos e quais inspirações se refletem no design automotivo. Toda comunicação e divulgação do evento terá como alvo um público de ambos os sexos, classes A e B, de 25 anos ou mais, que sejam amantes e entusiastas de tecnologia, automóveis, design e que se interessem por veículos e bens de luxo em geral, cultura e viagens para o exterior.
Na cidade de São Paulo (SP), o CAOA Chery Experience irá ocorrer durante 2 meses, sendo junho e julho, no Rio de Janeiro (RJ) serão 2 meses, acontece em agosto e setembro, em Belo Horizonte (MG) serão 2 meses, considerando outubro e novembro e em Vitória (ES) serão 2 meses, sendo dezembro e janeiro, totalizando 8 meses de CAOA Chery Experience pelas cidades selecionadas do Sudeste brasileiro.
Objetivos gerais:
Apresentar a história da marca através de uma visita imersiva, fugindo do padrão tradicional de um museu, sendo como ponto principal, aproximar a marca do seu público-alvo e de potenciais clientes, agregando valor à trajetória e a consolidação da montadora no mercado de utilitários.
O projeto baseia-se em um modelo de museu imersivo onde há uma linha temporal a ser seguida, porém, diante de cada tópico apresentado, o visitante se depara com uma experiência multissensorial com animações gráficas em alta definição, conteúdo multimídia, peças/objetos/veículos interativos e narrativa em áudio.
O roteiro realizado será por padrão, sendo definido o início, meio e fim, sem a possibilidade de realização contrária.
Objetivos específicos:
· Familiaridade ao consumidor da marca (e potenciais clientes), mostrando toda a trajetória, comportamento de mercado, qualidade e evolução dos produtos.
· Visibilidade para a marca.
· Desenvolver toda a curadoria do material que deve ser apresentado na exposição, designar equipes para que trabalhem multidisciplinarmente em prol do conteúdo imersivo proposto.
A partir do momento em que as equipes forem definidas e suas funções estiverem em desenvolvimento, será iniciado o plano de montagem nos endereços abaixo de acordo com o cronograma informado:
São Paulo Expo.
Endereço: 1,5, Rod. dos Imigrantes - Vila Água Funda, 04329-900 Departamentos: São Paulo Expo - Edifício Garagem.
Riocentro - Rio de Janeiro.
Endereço: Av. Salvador Allende, 6555 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, 22783-127 Departamentos: Pavilhão 3.
Expominas BH.
Endereço: Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000
Centro de Convenções de Vitória.
Endereço: R. Constante Sodré, 157 - Santa Lúcia, Vitória - ES, 29055-420
Os espaços selecionados foram escolhidos com base em tamanho, volume e acessibilidade para o público. Já as cidades, foram estipuladas com base na matéria realizada pelo jornal Estadão "Sudeste tem mais de 50% das vendas de veículos", que por sua vez, foi desenvolvida com dados do Portal Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos
Automotores).
Estratégias Midiáticas:
A Caoa Chery tem como foco um público A e B, e, vem trabalhando fortemente sua estratégia de mídia na televisão principalmente, mas em paralelo no YouTube e redes sociais, tais como Facebook/Instagram e revistas do segmento automotivo. Por ser uma marca de automóveis relativamente nova no Brasil, entre seus objetivos de mídia temos o reconhecimento de marca, por isso que fazem inserções em programas televisivos de público abrangente, mas ao mesmo tempo necessitam de conversão e trabalham seu Varejo paralelamente nos mesmos meios. 
Stakeholder percebidos:
· A marca atua de forma abrangente, com foco em classe A/B.
· As mídias sociais têm um grande apelo para o varejo, focada em exaltar a tecnologia, o design e agregar valor à marca.
Objetivo de Comunicação:
A Chery deseja mostrar ao público do projeto que apesar dos poucos anos instalada no Brasil, é uma marca com muitos anos de tradição em seu país de origem e traz desde o seu primeiro veículo produzido aqui inovações em tecnologia, design e engenharia.
Promessa básica:
No Brasil existem poucos museus relacionados a automóveis, tecnologia, design e inovação. A inciativa dá a oportunidade ao público entender como é projetado o nosso principal meio de transporte e como a necessidades de seus clientes vão moldando os produtos ao longo dos anos.
Justificativa:
Nosso público não tem um conhecimento considerável envolvendo a marca, uma vez que há poucos registros sobre a entrada e crescimento dela no país. Diante desse fato, pensamos em contar sua história de uma forma diferente, deixando o entretenimento e informação em evidência. E indo mais além, o CAOA Chery Experience contribui para a cadeia produtiva cultural automotiva de forma que leve ao público um conhecimento melhor sobre a história, origem, procedência, tecnologia e arte que compõem os carros da marca CAOA Chery, considerando que os veículos tomam nossas ruas e o cotidiano do brasileiro.
Este projeto agrega muito a própria marca CAOA Chery, pois foi construído pensando no próprio público-alvo da marca, de forma que leve este uma proximidade mais íntima e transparente sobre seus automóveis e o que consta na história. O projeto tem o intuito de trazer reconhecimento de marca, engajamento e possíveis novos clientes para a CAOA Chery.
Pegamos como exemplo o extinto Museu da Tecnologia da ULBRA, administrado pela Universidade Luterana do Brasil. Tinha como exposição principal contar a história da indústria automobilística brasileira e contava com 270 veículos em seu acervo. Agregar valor, novas tecnologias, conceitos, como cresceu ao longo dos anos, a razão da importância, escassez de museus assim e ser acessível ao público, mas com o ingresso de forma paga (no valor de R$ 150,00), pois o público-alvo tem um perfil que gosta de exclusividade, mas com exceção de gratuidade para estudantes e pessoas que comprovem baixa renda.
Volume de público estimado (baseado na dimensão populacional):
· São Paulo (SP): 250 mil pessoas durante os dois meses de exposição.
· Rio de Janeiro (RJ): 110 mil pessoas durante os dois meses de exposição. 
· Belo Horizonte (MG): 55 mil pessoas durante os dois meses de exposição.
· Vitória (ES): 30 mil pessoas durante os dois meses de exposição.
Público-alvo a que se destina o projeto:
O projeto cultural CAOA Chery Experience será aberto para todos os públicos, mas a princípio toda comunicação e divulgação do evento terá como alvo um público de ambos os sexos, classes A e B, de 25 anos ou mais, que sejam amantes e entusiastas de tecnologia, automóveis, design e que se interessem por veículos e bens de luxo em geral, cultura e viagenspara o exterior.
No geral, nosso persona é uma pessoa de 35 anos, num cargo de diretoria de uma empresa engenharia, viaja a cada 3 meses, seja para lazer ou para trabalho, consome marcas caras que vendem excelência em todos os aspectos e costumam ser muito caras, gosta de viajar a lazer para o exterior e é muito ligado em arte e tecnologia. É uma pessoa que costuma trocar de celular para o modelo mais recente todo ano, igualmente troca seu veículo, gosta de ambientes de público restrito e costuma consumir as últimas tendências de tecnologia.
Equipe técnica envolvida:
Curadoria geral:
· Profissional de eventos;
· Profissional da CAOA Chery.
Equipe de planejamento e implementação:
· Responsáveis por toda movimentação do evento, elaborando cronograma para produção, direção técnica para montagem e contato direto com os fornecedores.
Fornecedor de equipamento:
· Empresa responsável por todas as peças necessárias para montagem.
Equipe técnica e montagem:
· Empresa que faz estandes e grandes eventos. 
Equipe administrativa:
· Uma equipe especializada na organização e operação do evento, cuidando de parte burocrática e simplificando o processo 
Equipe de marketing:
· Envolve analistas, gerência e diretoria da CAOA Chery;
· Divulgação da exposição com peças publicitárias e veiculação, site e redes sociais.
· A venda de ingressos será feita pelo próprio site e no local.
Equipe de logística:
· Empresa terceirizada de logística que realize o transporte e elabore a rota de automóveis, grandes estruturas e produtos de grande porte no geral, para transportar veículos e toda estrutura necessária do evento da CAOA Chery.
Metodologia:
Durante o processo de desenvolvimento do museu itinerante, utilizamos como base uma pesquisa aprofundada sobre como a marca pode utilizar a sua história a seu favor, dentro do maior mercado de compra e venda de veículos, o sudeste brasileiro.
Para desenvolver a ideia, foi constatado que há uma carência de museus/exposições imersivas no mercado do entretenimento automotivo, mesmo o sudeste sendo o maior mercado nacional de veículos. Partimos desse princípio para iniciar o projeto.
Justificativa do projeto para o curso:
O projeto proposto, tem como objetivo apresentar uma forma de imersão dentro do mercado profissional, abordando todo o processo de desenvolvimento, partindo da pesquisa, planejamento, difusão e produção. 
Dentro do contexto profissional, todo o conteúdo exercitado durante o desenvolvimento do projeto, traz uma experiência profissional única, sendo colocado em prática todo o aprendizado absorvido pelo aluno durante o semestre de acordo com o conteúdo pautado pelos docentes.
Cronograma das atividades:
O objetivo é que seja um museu itinerante e passe pela região Sudeste do país.
Será iniciado no mês de junho e julho na cidade de São Paulo, sendo precedido por Rio de Janeiro (agosto e setembro), Belo Horizonte (outubro e novembro) e Vitória (dezembro e janeiro), com sua divulgação sendo veiculada com 3 meses de antecedência.
A duração da estadia por cidade pode variar com a adição de mais uma semana, sendo possível estender devido a boa receptividade do público. Esse estudo será realizado e calculado antes da divulgação da próxima cidade iniciar.
Municípios envolvidos:
· São Paulo (SP): junho e julho.
· Rio de Janeiro (RJ): agosto e setembro.
· Belo Horizonte (MG): outubro e novembro. 
· Vitória (ES): dezembro e janeiro.
Pré-produção e Produção:
· 01 de maio: Início da divulgação e veiculação de mídia para a cidade de São Paulo.
· 15 de maio: Início da montagem da exposição e instalação dos exemplares.
· 01 de junho: Inauguração da exposição em São Paulo.
· 01 de julho: Início da divulgação e veiculação de mídia para a cidade do Rio de Janeiro.
· 15 de julho: Divulgação de campanhas anunciando o fim da exposição em São Paulo.
· 30 de julho: Fim da exposição em São Paulo e início da desmontagem.
· 31 de julho: Traslado dos exemplares de São Paulo para o Rio de Janeiro. 
· 02 de agosto: Início da montagem da exposição no Rio de Janeiro.
· 05 de agosto: Inauguração no Rio de Janeiro.
· 15 de setembro: Início da divulgação e veiculação de mídia para a cidade de Belo Horizonte.
· 15 de setembro: Divulgação de campanhas anunciando o fim da exposição no Rio de Janeiro. 
· 30 de setembro: Fim da exposição no Rio de Janeiro e início da desmontagem.
· 01 de outubro: Traslado dos exemplares do Rio de Janeiro para Belo Horizonte.
· 02 de outubro: Início da montagem da exposição em Belo Horizonte.
· 06 de outubro: Inauguração em Belo Horizonte.
· 15 de novembro: Início da divulgação e veiculação de mídia para a cidade de Vitória.
· 15 de novembro: Divulgação de campanhas anunciando o fim da exposição em Belo Horizonte.
· 30 de novembro: Fim da exposição em Belo Horizonte e início da desmontagem.
· 01 de dezembro: Traslado dos exemplares de Belo Horizonte para Vitória.
· 02 de dezembro: Início da montagem da exposição em Vitória.
· 04 de dezembro: Inauguração em Vitória.
· 30 de janeiro: Fim da exposição em Vitória.
· 31 de janeiro: Início da desmontagem e traslado.
Planos de Contrapartida:
Contrapartida de Imagem:
· A própria CAOA Chery irá fazer patrocínio, onde a marca ficará presente em toda divulgação, exposição interna, com as mostras dos veículos e linha do tempo da marca;
· Patrocínio de universidades que tenham cursos de design, engenharia mecânica e automotiva. As faculdades serão a FEI e a IED e que vão ter suas marcas espalhadas na exposição, divulgando ação de sorteio de bolsas.
Contrapartida negocial:
· Promover teste de direção gratuito, acompanhado de 1 técnico da montadora aos pagantes de ingresso;
· Displays com vídeos institucionais e promocionais distribuídos dentro do centro de exposição;
Contrapartida Social:
· Acesso gratuito a estudantes e pessoas que comprovem baixa renda.
· Sorteio de duas bolsas de estudo por cidade para estudantes de baixa renda.
Contrapartida ambiental:
· A Caoa Chery tem como grande incentivo ao meio ambiente seu modelo elétrico o Arizzo 5e e será uma das principais atrações da exposição, demonstrando a tendência de mercado para os próximos anos e o fim de gases poluentes derivados de automóveis em breve.
Referências: 
Museu da Ulbra o sonho que Não Acabou – AutoClassic
Bem vindo ao Portal Fenabrave
Sudeste tem mais de 50% das vendas de veículos - Jornal do Carro - Estadão (estadao.com.br)
MIS - Exposições (mis-sp.org.br)
Museu da Tecnologia da ULBRA – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
CAOA Chery Tiggo e Arrizo: Carros Sedan e SUV | CAOA Chery
CHERY | Lexicar Brasil
CAOA | Lexicar Brasil

Continue navegando