Buscar

CLASSIFICAÇÃO DOS ESPORTES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os esportes podem ser classificados em diferentes categorias, de acordo com suas lógicas internas. Quais dos esportes a seguir podem ser definidos como de invasão ou territoriais?
Frisbee e polo aquático
A história do esporte é demarcada por três períodos distintos: esporte antigo, esporte moderno e esporte contemporâneo. Com relação ao esporte contemporâneo, é correto afirmar que sua principal característica é:
defender o “esporte para todos”.
Em uma aula de Educação Física, o professor utilizou jogos que imitavam situações de um jogo de basquete, para ensinar esse esporte a seus alunos. Qual foi o método de ensino utilizado pelo professor?
Método global funcional
De acordo com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), quais esportes são indicados para serem abordados com uma turma de 2.º  ano do Ensino Fundamental nas aulas de Educação Física?
Atletismo e golfe.
A Educação Física é uma disciplina que pode ser encontrada em todas as etapas da educação escolar. Com relação ao ensino dos esportes na Educação Infantil, o professor de Educação Física deve pautar-se em:
campos de experiência que compõem a Educação Infantil. 
Ao se deparar com o ensino de lutas na escola, o professor encontra inúmeras questões, como as dificuldades inerentes a essa instituição, além de quais aspectos irá abordar. Sobre o ensino de lutas na escola, é correto dizer:
As lutas devem ser ensinadas como práticas culturais modificadas ao longo do tempo.
Uma das reflexões que o professor deve promover na escola é a de que a aprendizagem de uma luta não estimula a violência. As lutas são práticas organizadas nas quais se desenvolve o respeito. Além disso, uma de suas características faz com que elas se diferenciem da briga. Qual é essa característica?
As regras.
Entre as inúmeras classificações que se pode dar às lutas, uma delas é a distância, sendo que cada luta pode ser classificada como curta, média, longa ou mista. Qual das alternativas apresenta apenas lutas consideradas de média distância?
Caratê, kung fu e boxe
A Base Nacional Comum Curricular apresenta uma divisão de conteúdos conforme o ano em que o aluno se encontra. Sobre o conteúdo lutas, a BNCC aponta:
No 1.º e no 2.º anos, a Base não faz referência às lutas.
Todo o conteúdo da Educação Física deve ser trabalhado a partir de três dimensões do conhecimento: conceitual, atitudinal e procedimental. Para trabalhar o conteúdo de lutas de modo conceitual, o professor deve usar como tema da aula:
a história das lutas olímpicas.

Outros materiais