Buscar

EVENTOS E MANIFESTAÇÕES DESPORTIVAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Eventos esportivos podem ser caracterizados pelo número de pessoas que participam e assistem ao acontecimento, podendo ser de pequeno, médio, grande ou mega porte.
Assinale a alternativa que traz a característica que diferencia os megaeventos esportivos durante sua organização. 
Planejamento das atividades do evento.
Para realizar um campeonato de basquete, é necessário estar atento aos detalhes que norteiam a modalidade para que ele seja um sucesso.
Qual aspecto diferencia a organização de um campeonato de outros eventos?  
Diretrizes esportivas.
Eventos desportivos estão ligados a atividades físicas. Assim, alguns tipos apresentam similaridades por se tratarem de modalidades parecidas, como o campeonato e o torneio.
Assinale a alternativa que traz o principal ponto de diferença entre campeonato e torneio.
Tempo de duração.
A organização de um evento desportivo é constituído por etapas para realizá-las. A formação de uma comissão organizadora é importante para a realização de todas as tarefas e o cumprimento dos prazos.
Assinale a alternativa que traz o principal aspecto a ser avaliado na escolha da comissão: 
Conhecimento técnico.
A definição da estratégia de marketing de um evento desportivo é uma questão relevante para sua realização ser um sucesso.
Assinale a alternativa que traz um aspecto fundamental na definição da estratégia de marketing.
Perfil do público.
O futebol é uma modalidade muito popular no Brasil. Por esse motivo, ele não se restringe apenas aos clubes profissionais, ainda que comumente seja analisada somente a manifestação de rendimento e formação do futebol. Em relação à dimensão de rendimento do futebol, observe as asserções a seguir:
I – Na dimensão do futebol de rendimento e formação, apenas as categorias de atletas profissionais são contempladas.
II – Na dimensão do futebol de rendimento e formação, o objetivo principal é a formação para a cidadania.
III – Na dimensão do futebol de rendimento e formação, é enfatizada a formação de atletas de alto nível e a busca por excelência no desempenho.
Agora, assinale a alternativa correta.
Somente a afirmativa III está correta.  
O futebol se manifesta de diferentes formas, com elementos comuns a todas elas. No entanto, algumas diferenças são visíveis, principalmente quando analisados os objetivos praticados pelos atletas e o meio pelo qual o esporte se desenvolve. Observe e relacione as colunas a seguir, de acordo com as manifestações esportivas do futebol.
(1) Manifestação educacional
(2) Manifestação de participação
(3) Manifestação de rendimento
(   ) Uma partida de futebol sendo realizada por amigos em um parque.
(   )  Uma aula de Educação Física abordando a origem e a evolução do futebol e refletindo sobre características e acontecimentos que marcaram esse esporte.
(   )  Uma partida de futebol regida por critérios e regras formais, visando à obtenção de alguma premiação
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta. 
2, 1, 3. 
O professor de Educação Física de uma instituição de ensino escolar, visando à obtenção do título de campeão no torneio estudantil local, elaborou um plano de treinamento no contraturno escolar. O plano seguia as premissas do treinamento desportivo para atletas, já que a competição seguiria as premissas formais da modalidade.
Nesse caso, é possível afirmar que a manifestação esportiva do futebol trabalhada pelo professor foi a:​​​​​​​
manifestação do futebol de rendimento, já que o profissional organizou sessões para a obtenção de resultados esportivos. 
Assim como outras modalidades esportivas, o futebol se desenvolve em diversas manifestações. Observe as seguintes afirmativas referentes às manifestações esportivas do futebol, considerando V, de verdadeiro, para as afirmativas corretas; e F, de falso, para as afirmativas incorretas.
I – Na manifestação de rendimento, o futebol deve se desenvolver abordando os aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais, voltando o aprendizado à construção da cidadania.
II – Embora as manifestações educacional, de participação e de rendimento apresentem características específicas, é possível observar elementos comuns a todas elas.
III –Na manifestação de rendimento, a organização da aprendizagem dos elementos do futebol ocorre, de maneira recorrente, em sessões de treinamento.
IV – Na manifestação educacional, a exploração das dimensões conceituais e atitudinais que envolvem essa modalidade esportiva é tão importante quanto conhecer e experimentar os gestos motores que envolvem o futebol.
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta em relação às asserções:
F, V, V e V. 
É necessário que o profissional que atue na área do futebol consiga identificar de forma objetiva as manifestações dessa modalidade, adequando a sua prática aos objetivos específicos de cada uma delas.
Observe as afirmativas a seguir e assinale aquela que está correta em suas afirmações sobre manifestações do futebol.​​​​​​​
Entre as práticas de futebol que podem ser caracterizadas como manifestações de participação, encontra-se a disputa amistosa entre equipes cujos jogadores buscam apenas a socialização por meio da prática esportiva.

Outros materiais