Buscar

atividades contextualizada números romanos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lendas são narrativas escritas ou orais em que um fato histórico é modificado pela imaginação dos seus autores. Leia atentamente a lenda apresentada a seguir: 
Conta uma lenda que, gerados por Marte, o deus da guerra, os gêmeos Rômulo e Remo foram abandonados às margens do rio Tibre para que as águas os levassem.
 No entanto, acabaram sendo salvos e criados por uma loba, que os amamentou. Quando cresceram, os gêmeos começaram a planejar a construção de uma cidade. 
Para Rômulo, o local mais adequado era uma íngreme e densamente arborizada elevação, conhecida como monte Palatino, totalmente cercada por pântanos, que ofereciam uma proteção natural contra os inimigos. 
Na realidade, o monte Palatino era a mais segura das sete colinas sobre as quais seria construída a cidade de Roma. Assim, diz a lenda que Rômulo teria fundado Roma no dia 21 do mês 4 do ano 753 a.C.; após assassinar o irmão em consequência de uma discussão sobre em qual colina se levantaria a cidade.
 De acordo com a lenda, dê a resposta para cada item a seguir com símbolos romanos. 
a) Em que dia, mês e ano foi fundada a cidade de Roma? _______________________________
b) 607 anos depois da fundação de Roma, os exércitos romanos destruíram a cidade de Cartago. Em que ano se deu esse acontecimento? ____________________________________
 c) 680 anos após a fundação, Roma foi sacudida por uma grande revolta de escravos, chefiados por um gladiador de nome Spartacus. Em que ano se deu essa revolta?___________

Outros materiais