Buscar

SIMULADO 2 - GIP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO 
Gerenciamento Integrado de Processo
SIMULAÇÃO 2
Questão 1: Um dos artigos mais importantes sobre Gestão de Processos no Brasil foi publicado no ano 2000 pelo autor José Ernensto Lima Gonçalves. Nesse artigo, o autor afirma que as empresas são como “grandes coleções de processos” e elucida as bases da gestão de processos. Nesse contexto, assinale a alternativa que NÃO representa característica da gestão de processos: 
Os processos organizacionais podem ser subdivididos em atividades e tarefas. Essa subdivisão visa auxiliar o gestor de processos em sua análise.
Sob a ótica de gestão de processos, as empresas são divididas em departamentos independentes, de forma que cada um deve trabalhar exclusivamente para o cumprimento de suas metas.
Sob a ótica da gestão de processos, uma empresa é formada por uma rede de clientes e fornecedores internos. Ou seja, em cada processo existente dentro da empresa, existe uma relação entre cliente e fornecedor.
 Enxergar a empresa como um “sistema” é uma das características da gestão de processos. 
Questão 2: Garvin (1992) organizou esses aspectos em categorias para definir o que é qualidade. O autor explica que o conceito de qualidade pode ser abordado das seguintes formas: transcendental, foco no usuário, foco no valor, foco no produto e foco no processo. Assinale a opção que faz a relação incorreta entre o conceito abordado por Garvin.
Transcendental: Marcas muito fortes, com liderança consolidada e universalmente reconhecíveis.
Foco no valor: boa relação custo-benefício (adequação ao usuário e/ou conformidade a um custo aceitável).
Foco na produção: falta de conformidade às especificações (baixa variabilidade no processo produtivo em relação ao que foi projetado/planejado).
Foco no usuário: adequação ao uso. Preferências pessoais do consumidor.
Foco no produto: características mensuráveis ou observáveis objetivamente de um produto, como durabilidade, ausência de defeitos, design, garantias.
Questão 3: Em uma indústria, o gestor de pessoal foi incumbido de documentar a estrutura da empresa para que todos pudessem entender melhor o negócio dessa organização. Porém, o objetivo não era a elaboração do organograma, que já existia na empresa. A Diretoria queria a elaboração de um diagrama que permitisse que todos enxergassem o fluxo de criação de valor pela empresa através de seus processos críticos e processos de apoio. Que diagrama é esse que deverá ser elaborado pelo gestor de pessoas?
SWOT
Cadeia de valor
PDCA
Script de processos
BPM (Business Process Management)
Questão 4: Uma das formas de se abordar a qualidade de um produto é através do “foco na produção” (ou processo produtivo). Assinale a alternativa que representa tal abordagem na avaliação de um produto:
Avaliação sobre o design do produto.
Avaliação sobre a conformidade do produto em relação ao que foi projetado/planejado.
Avaliação sobre a força da marca junto ao público.
Avaliação sobre a relação custo/benefício do produto.
Todas as alternativas anteriores estão corretas
Questão 5: Um gráfico de controle é uma ferramenta da área de Controle Estatístico de Processo (CEP) e que tem como finalidade:
de que forma os dados oscilam ao redor da média;
se existem tendências no processo;
mostrar se o processo é estável;
se está sob controle estatístico;
Todas as alternativas estão corretas.
Questão 6: O método DMAIC é composto por uma sequência de cinco etapas e o seu nome se deve às iniciais das palavras, em inglês define (definir), measure (medir), analyse (analisar), improve (melhorar) e control (controlar) que dão nome às etapas.
Assinale a opção que faz a relação correta com a etapa measure (medir):
Nesta etapa, o processo a ser melhorado é desenhado, identificando as entradas e as saídas. Dados históricos são unidos a um levantamento de dados atuais. Gráficos de controle e um diagrama de causa - efeito são preparados e índices de capacidade do processo são calculados.
Nesta etapa, são monitorados os resultados alcançados com a implementação das melhorias. A importância dessa etapa está em impedir que os resultados comecem a cair após as melhorias alcançadas.
Todos os dados obtidos são analisados com ferramentas estatísticas e procura-se comprovar as causas raiz do problema investigado com fatos e dados. 
Com base em todo o estudo realizado, um plano de ação deve ser apresentado com soluções adequadas às causas raiz. O plano de ação é montado a partir da reunião de ideia de todos os envolvidos no processo.
Questão 7: A representação esquemática de um processo, pode ser feita, conforme adotado pela ISO 9001, pelo diagrama SIPOC cujo nome é formado pelas iniciais das palavras, em inglês:
supplier (fornecedor), input (entrada), product (produto), output (saída), customer (cliente);
supplier (fornecedor), input (entrada), process (processo), organization (organização), customer (cliente);
supplier (fornecedor), input (entrada), product (produto), output (saída), cost (custo).
supplier (fornecedor), input (entrada), process (processo), output (saída), customer (cliente);
supplier (fornecedor), input (entrada), product (produto), organization (organização), customer (cliente);
Questão 8: Os docentes de uma faculdade têm percebido uma melhora significativa no processo de solicitação de material audiovisual, que não estava funcionando corretamente nos últimos tempos. A melhoria foi promovida pela Diretoria Administrativa, que fez o seguinte trabalho: mapeou as etapas do processo, desde o momento em que a reserva é realizada pelo docente até a colocação do equipamento na sala de aula. Em seguida, a Diretoria transcreveu essa rotina graficamente, utilizando símbolos que permitiram a visualização global e mais clara do processo. Qual o nome da ferramenta gráfica utilizada para representar esse processo?
Fluxograma
Cronograma
PDCA
 Organograma
Questão 9: O procedimento que tem por objetivo monitorar as características de um produto ou serviço durante o processo de produção a partir de dados obtidos de planos de amostragem.
Gráfico de controle;
Diagrama de Pareto.
Diagrama de causa e efeito;
Histograma;
Diagrama de dispersão;
Questão 10: As estratégias que são de fato realizadas pela empresa nem sempre são aquelas estratégias que foram deliberadamente planejadas. Essa situação ilustra qual conceito:
Planejamento estratégico;
Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
Benchmarking;
Planejamento a longo prazo;
Estratégias emergentes;
Questão 11: Para Barbará (2008), a gestão por processos tem se tornado cada vez mais um requisito essencial de grande parte dos sistemas de gestão organizacional. Atualmente, é uma exigência de sistemas como o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) e as normas da série ISO:9000. Para Barbará (2008), a abordagem por processos nas empresas, de acordo com o FNQ (2005), apresenta as seguintes justificativas:
( I ) Para agregar valor ao produto, é necessário conhecer os clientes de cada processo e suas necessidades;
(II) A satisfação do cliente é alcançada pela tradução de suas necessidades em requisitos para os produtos e seus desdobramentos para cada processo na cadeia de valor;
(III) A identificação e análise de processos levam ao melhor entendimento de como funciona a organização;
(IV) Permite a definição adequada de responsabilidades e uso eficiente de recursos, prevenção e solução de problemas, bem como a eliminação de atividades redundantes.
Assinale a alternativa correta:
Apenas as afirmações I, II e III estão corretas; 
Apenas as afirmações II e IV estão corretas;
Apenas as afirmações I, e III estão corretas;
Apenas as afirmações I, III e IV estão corretas;
Todas as afirmações (I, II e III e IV) estão corretas;
 Se você gostou desta prova, se te ajudou de alguma maneira, incentive a pessoa que o disponibilizou para você. É muito simples. APROVE a prova, recomende, dê um joinha!! Incentive o autor a continuar a fazer esse trabalho, pois ele dedicou uma parcela do tempo d para te ajudar!
E aí, curtiu este material? Dê um joinha!! Ajudea incentivar outros estudantes a melhorar o conteúdo

Outros materiais