Buscar

Aprofundando a pesquisa a análise de mercado

Prévia do material em texto

Aprofundando a pesquisa: a análise de mercado
Para ser bem-sucedido em uma guerra é necessário, antes de tudo, compreender suas razões políticas. Não compreender as razões e forças políticas envolvidas pode significar estar derrotado antes
mesmo de enviar suas tropas ao campo de batalha.
Claus von ClausewitzI
niciaremos finalmente a elaboração do nosso plano de negócios. Para tanto, vamos escolher uma empresa que permita que façamos a simulação e torne mais fácil o entendimento dos conceitos aqui discutidos. Faremos a simulação a partir da ideia de criar uma escola de informática, uma empresa de um ramo bastante familiar à maioria das pessoas, principalmente daquelas que desejam
empreender em negócios educacionais.
Agora que temos um negócio, precisamos de um empreendedor. Vamos chamar nosso empre- endedor de Tales.
Então, mãos à obra! Tales tem muitas coisas para fazer. Sua principal tarefa no momento é elaborar uma análise de mercado para a implantação de uma escola de informática na cidade de Florianópolis, no estado de Santa Catarina. A definição do mercado-alvo, a identificação dos concorrentes e fornecedores são pontos cruciais na tomada de decisão.
Tales precisa ainda levantar dados sobre a dimensão do mercado e avaliar as tendências que possivelmente o afetarão nos próximos anos. Isso dará uma noção da viabilidade da empresa, das oportunidades emergentes que o mercado pode oferecer e de como a empresa se prepara para reagir às mudanças de comportamento dos clientes.
É importante ressaltar que a análise de mercado compreende não apenas o mercado cliente, mas também os mercados fornecedor e concorrente. Mesmo quando a análise desse mercado cliente é favorável, devemos analisar os outros dois mercados, pois podemos verificar uma inviabilidade por falta de fornecedores ou concorrência excessiva.
Mas como eu faço uma análise de mercado?
O processo de observação pode ser feito de diversas maneiras. Para o desenvolvimento do plano de negócio, Tales vai se concentrar na coleta de dados, junto aos agentes que interagem com o seu negócio (clientes, concorrentes e fornecedores) e na análise de informações já disponíveis, acerca do mercado que escolheu.
A base da pesquisa é a exploratória. Segundo Mattar (2000, p. 18),
[...] a pesquisa exploratória visa a prover o pesquisador de maior conhecimento sobre o tema ou problema de pesquisa em perspectiva. Por isso, é apropriada para os primeiros estágios da investigação quando a familiaridade, o conhecimento e a compreensão do fenômeno por parte do pesquisador são, geralmente, pouco ou inexistente.
36
35
Dados secundários são todos aqueles que já1
se encontram reunidos em livros, publicações, sites da internet e anuários estatísticos. Você não precisa pesquisar diretamente, pois alguém já fez isso por você.
Dados primários: são todos aqueles que você2
vai pesquisar por meio de instrumentos de coleta de dados (questionário, entre- vistas etc.), elaborados por você ou especialmente para você, e que posteriormente terão seus dados tabulados e analisados.
Mattar (2000, p. 19) ainda completa: “A pesquisa exploratória utiliza métodos bastante amplos e versáteis. Os métodos compreendem: levantamento em fontes secundárias, levantamento de experiências, estudos de casos selecionados e observação informal”.
As informações já disponíveis sobre o mercado chamam-se dados secundários1. Tales só terá o trabalho de encontrá-los e escolher aqueles que mais se alinham às suas necessidades. Um bom exemplo são os anuários estatísticos do governo, nos quais vai descobrir, por exemplo, quantas famílias com renda superior a cinco salários mínimos por mês moram na sua cidade – o que poderá fornecer uma boa noção do tamanho aproximado do seu mercado.
Mas existe uma série de informações que Tales precisa saber sobre o mercado e que ainda não estão disponíveis. Essas costumam ser as mais importantes. O anuário estatístico pode dizer-lhe quantas famílias possuem renda superior a cinco salários mínimos mensais, mas não responderá se essas famílias estudam ou pretendem estudar em uma escola de informática. Para isso, será necessário perguntar a elas, ou observá-las quanto aos seus hábitos de consumo. Os dados que Tales vai reunir diretamente na fonte, ou seja, diretamente no seu mercado, chamam-se dados primários2.
Reunir todos esses dados sobre o negócio é a principal parte do processo de análise de mercado. Depois disso, basta comparar esses dados e projetar suas expectativas.
Quais os tipos de pesquisa que posso utilizar para coletar dados primários?
Os tipos ou métodos de pesquisa que Tales pode utilizar para coletar dados primários são dois: método quantitativo e qualitativo. A escolha do método vai depender da característica da população a ser analisada. O método quantitativo é normalmente aplicado em pesquisas nas quais é preciso ser conclusivo (pesquisa sobre intenção de voto) e pode ser comparado a uma foto – reflete aquele momento. Já o método qualitativo é normalmente aplicado em pesquisas que necessitam de uma visão maior sobre o pesquisado, como se fosse um filme – reflete uma fase normalmente quando queremos saber o porquê (grupos de estudos falando sobre hábitos alimentares e sua reação frente a um novo produto). Pesquisas qualitativas geralmente são mais caras que quantitativas e, portanto, aplicadas em amostras menores da população a ser pesquisada.
Existem vários instrumentos de pesquisa utilizados por esses dois métodos. Uma boa forma de saber qual usar é pela consulta a um especialista na área ou procurar uma universidade para apoio.
Tales decidiu que levantará dados secundários junto ao IBGE, listas telefô- nicas e associações empresariais da sua cidade e fará uma pequena pesquisa pelo método quantitativo para levantar hábitos sobre utilização de escolas de informá- tica em dados primários junto aos consumidores.
Aprofundando a pesquisa: a análise de mercado
Aprofundando a pesquisa: a análise de mercado
Estudando o mercado cliente
O ponto de partida para a exploração de uma oportunidade de negócio é saber exatamente quem é o cliente. Inicialmente, você deve fazer uma importante distinção em relação aos clientes que pode atender: as pessoas físicas3 (indivíduos ou famílias) e jurídicas4 (empresas, organizações, instituições, governo). O processo de análise de mercado apresenta várias diferenças em relação a pessoas físicas ou jurídicas e, por isso, é preciso que você saiba adaptar as ferramentas de análise para cada necessidade. Isso ocorre porque os indivíduos tomam decisões que diferem das tomadas nas empresas.
38
37
Na maioria dos casos, o melhor instrumento para pesquisar os clientes é a pesquisa quantitativa, por meio de questionários estruturados.
Como você deve perceber, avaliar o mercado exige uma série de ações que aparentemente podem parecer trabalhosas. Na verdade, dependendo da importância que você dá a essa etapa, ela se torna muito prazerosa. É muito interessante conversar com pessoas, fazer pesquisas e tirar conclusões.
Na maioria dos casos, o melhor instrumento para pesquisar os clientes é a pesquisa quantitativa, por meio de questionários estruturados.
Apesar de muitas pessoas acreditarem que para ser pesquisa de mercado precisa ter um questionário e ser estruturada, Mattar (2000, p. 23) nos mostra que existe um outro método muito utilizado:
a observação informal em pesquisas exploratórias envolve nossa natural capacidade de observar continuamente objetos, comportamentos e fatos ao nosso redor. O processo de observação utilizado no dia a dia é chamado de observação informal não dirigida e a percepção e retenção do que é observado é muito pequena e vai depender dos interesses individuais e da capacidade de percepção do observador. Para a utilização em pesquisas exploratórias, a observação deverá ser informal e dirigida.
Entendido o conceito, vamos às perguntas básicas que Tales precisa responder sobre o seu consumidor. Essa lista não pretende ser completa, mas um elementode aprendizado e um norte para ajudar o processo de pesquisa.
Quem é o meu cliente?
Como eu poderia descrevê-lo?
Uma das primeiras coisas a fazer é identificar o cliente. Para Tales, seu cliente é pessoa física, mas ainda é muito pouco, pois é necessário segmentá-lo. É um erro achar que todas as pessoas físicas serão clientes do Tales. A segmen- tação5 é importante para poder concentrar esforços de vendas e maximizar o retorno do investimento.
A segmentação de mercado é, de forma simples, a descrição do seu cliente. É poder “fechar os olhos” e conseguir imaginá-lo. Por exemplo: Tales imagina que seus clientes sejam jovens de 18 a 30 anos, trabalhadores e com renda familiar acima de R$1.000,00, que buscam profissionalização na utilização de software de computador.
Pessoas físicas são mais suscetíveis a fatores subjetivos (emoções e prefe-
rências).3
Pessoas jurídicas tendem a considerar principal- mente os fatores objetivos4
(custo-benefício).
Segmentação.	Divisão de um mercado em vários grupos ou segmentos, o que facilitará dirigir um produto a essa seção, como, por exemplo, a idade dos clientes, seus interesses de5
lazer, ocupação etc.
Na descrição, você precisa apresentar características específicas que identi- fiquem os seus potenciais clientes.
Temos três tipos de descrição:Dados hipotéticos.
	Descrição de potenciais clientes
	Descrição demográfica
	Descrição geográfica
	Descrição psicográfica
	
Ajuda você a definir o perfil estatístico do seu público-alvo. Pessoa física: faixa etária, faixa de renda, sexo, profissão, estado civil, tamanho da família, grupo étnico, nível de escolaridade, se tem casa própria etc.
Pessoa jurídica: setor, ramo de atividade, número de anos em operação, faturamento, número de empregados, número de filiais etc.
	
Essa definição indica a região em que seu cliente se encontra (área específica de uma cidade, a cidade inteira, uma região do estado, todo um estado, uma região do país, todo o país ou parte do mercado internacional).
	
Pessoa física: seus clientes gostam de jazz ou música popular? Têm preferências por coisas simples ou sofisticadas?
Pessoa jurídica: seus clientes
querem qualidade (têm ISO), são referência no mercado etc.
Pelas descrições demográfica, geográfica e psicográfica formamos o “perfil” de nosso consumidor. Tales já tem essas descrições, portanto uma parte do caminho foi percorrida na análise do mercado cliente; porém, é importante que você tenha esse perfil identificado por pesquisa de dados primários e secundários, e não apenas baseado em conjecturas.
Veja o quadro a seguir, resultado da pesquisa de Tales:Dados hipotéticos.
	Descrição de potenciais clientes
	Descrição demográfica
	Descrição geográfica
	Descrição psicográfica
	
Jovens entre 18 e 30 anos, renda acima de R$1.000,00, ambos os sexos, sem distinção de profissão, solteiros sem família.
	
Os jovens devem trabalhar ou estudar no centro da cidade de Florianópolis, pois
terão mais facilidade de deslocamento até o local da escola.
	
São jovens modernos em início de carreira que buscam aprender, aprofundar seus conhecimentos em informática por meio da profissionalização do uso de software. Gostam de se divertir e gastam boa parte dos seus ganhos com diversão.
A partir do perfil, você poderá responder a outras perguntas, que chamamos
fatores decisivos para a compra.
Baseado em que os seus clientes tomam a decisão de compra? Preço? Prazo de pagamento? Descontos? Qualidade? Marca? Local da compra? Garantia?
Essas perguntas buscam dar ao empreendedor uma visão melhor do que leva o seu potencial cliente a comprar o produto ou serviço que ele deseja vender. Essas informações ajudarão, posteriormente, na elaboração da estratégia mercadológica do negócio. E aqui não tem jeito, procure conversar com seu potencial cliente, saber tudo sobre a compra que faz e o que o motiva a comprar ou contratar um serviço.
Tales foi à rua e, pelo método de pesquisa quantitativa, elaborou um questionário para saber a opinião de seus potenciais clientes. A resposta está no quadro a seguir:
O resultado da pesquisa, que foi realizada pelo questionário estruturado, indicou que:
preço é um indicador importante, mas não o principal para a tomada de decisão dos clientes potenciais;
o método de ensino utilizado é também um indicador importante para a tomada de decisão, mas de menor peso do que a flexibilidade de horários que apareceu como item mais importante entre aqueles apre- sentados aos potenciais clientes;
a marca da escola não é fator determinante na escolha;
também indicaram como relevante a escola dispor de professores espe- cialistas, com experiência no mundo dos negócios.
Fatores decisivos para a compra (escola de informática)
Dados hipotéticos.
Como podemos perceber, Tales conseguiu muitos dados ao ir a campo e tem uma boa ideia dos fatores decisivos de compra por seus potenciais clientes, elementos que nortearam a elaboração de sua estratégia de vendas. Mas outras perguntas precisam ser respondidas para completar a análise do mercado cliente.
O mercado-alvo do seu produto ou serviço é grande o suficiente para sustentar o seu negócio? Quantas pessoas ou empresas são potenciais compradores de seu produto ou serviço?
Outra pergunta de extrema importância para o empreendedor é a de
dimensão do mercado cliente. Após definir o perfil do seu cliente, você deve buscar
informações sobre o tamanho desse mercado. Uma boa sugestão é consultar o anuário estatístico (para pessoas físicas) e as associações empresariais (no caso de pessoas jurídicas).
Novamente Tales tinha trabalho, mas não foi muito difícil. Os dados dispo- níveis no site do IBGE e da prefeitura de Florianópolis ajudaram a determinar o tamanho do mercado-alvo.
A população de Florianópolis é de 350 mil habitantes, sendo que 25% da população tem entre 18 e 30 anos, ou seja, 87,5 mil habitantes.
Mas nem todos formam nosso público. Sabemos que 10% da população
de Florianópolis trabalha ou estuda no centro da cidade. Portanto: 8,7 mil pessoas.
Por último, precisamos separar as pessoas que têm renda acima de R$1.000,00, que é mais difícil, mas podemos fazer por aproximação, utilizando a classificação de classes sociais6. O resultado indica que cerca de 25% dos trabalhadores recebem acima de R$1.000,00. Temos então: 2,2 mil pessoas (resultado arredondado).
Dimensão do mercado-alvo (escola de informática)
Dados hipotéticos.
Qual é a tendência para este mercado? Vai crescer? Diminuir? Estabilizar?
Procure informações em revistas especializadas no seu mercado, tendên- cias, modas e outros indicadores que possam ajudá-lo a entender quais são as perspectivas do mercado consumidor de seu negócio. Esse ponto você também poderá aprofundar quando da pesquisa do mercado concorrente, consultando como eles estão vendo o futuro do mercado.
Novamente Tales buscou informações em fontes secundárias. Dessa vez acessou sites com informações sobre o mercado de escolas de informática em notícias e estudos de associações. O resultado encontrado foi:
A abertura de mercado e a expansão comercial impostas pela globalização aceleraram o uso da tecnologia da informação. A consequência desses movimentos foi a expansão do uso de computadores em domicílios ou empresas. O resultado foi a crescente necessidade de conhecer e aperfeiçoar as formas de utilização dos equipamentos (hardware) e programas (software).
O mercado de cursos básicos sofre muita concorrência e provavelmente tende a acabar por conta do autoaprendizado e da disponibilidade de computadores nas residências.
Já o mercado de cursos especializados tende a crescer, principalmente se tiver profissionais com
conhecimento do mercado e das necessidades dos clientes.
Tendência do mercado-alvo (escola de informática)
Dados hipotéticos.
Verifique a estratificação6
das classes sociais no site do IBGE: <www.ibge.gov.br>.
Finalizando, Abrams (1991, p. 85) afirma que
[...] muitos investidores procuram empresas que sejam voltadas parao mercado. [...] O compromisso com o mercado pode levá-lo a fazer mudanças em sua publicidade, embalagem,
localização, sistema de vendas, ou até mesmo a natureza e as características do próprio produto. A longo prazo, a análise de mercado vai economizar-lhe um bom dinheiro. [...] Uma análise de mercado é diferente de um plano de marketing. A análise possibilita a identificação e o reconhecimento de seus clientes; o plano de marketing define de que forma você vai atingir seus clientes.
Estudando o mercado fornecedor
Quando elaboramos a análise de mercado precisamos estudar o mercado fornecedor. Nosso principal objetivo é determinar quais são os principais fornecedores, quais suas características e de que maneira essas características podem afetar sua competitividade.
Quais as matérias-primas
e mercadorias eu vou precisar?
Na maioria dos casos,
o melhor instrumento para pesquisar os fornecedores é a pesquisa qualitativa, por meio de entrevista focada.
O primeiro passo é fazer uma lista dos produtos mais importantes que serão comprados pela sua empresa (não estamos falando dos investimentos em mate- riais permanentes). No caso da escola de informática, Tales identificou a neces- sidade de reprodução de material didático e material para utilização em sala de aula. Outros materiais também serão necessários, mas não são importantes do ponto de vista financeiro ou de fornecimento. No caso do comércio, você poderá listar seus produtos-âncora ou, no caso de uma diversidade muito grande de itens, as principais linhas de produtos.
Quem poderá me fornecer?
Agora que sabemos “o que” iremos comprar, vamos definir “de quem”. Determine de quantos fornecedores você poderá comprar cada item. Se existirem muitos fornecedores, cite um número aproximado, por exemplo: “cerca de 40 papelarias situadas na região x”.
Selecione os principais, ou, se houver apenas um ou poucos fornecedores, liste de todos quais são as condições básicas de negociação impostas por eles (quantidade mínima de compra, prazo de entrega, prazo de pagamento, preço) e de que maneira você pensa se tornar menos vulnerável em termos estratégicos (parceria com outras empresas do ramo, busca de produtos substitutos, acesso a novos fornecedores em outros mercados etc.).
Abrams (1991, p. 78) afirma que
[...] os canais de fornecimento e distribuição de seu ramo podem ser fundamentais para o sucesso de sua empresa. Em alguns ramos, [...] há poucas fontes confiáveis de fornecimento. Em ramos que contam com maior número de fornecedores e distribuidores, os custos permanecem baixos e o acesso é relativamente fácil.
Você deve preparar uma tabela com as informações obtidas sobre seus fornecedores (colocando os pontos positivos e negativos de cada um, por exemplo).
O objetivo dessa tabela é mostrar a outros leitores que você de fato analisou as fontes e selecionou a que melhor se adapta às suas necessidades, em vez de escolher arbitrariamente uma delas.
Tales verificou que não terá problemas para o fornecimento do material de trabalho. Basicamente comprará os materiais no comércio local, negociando descontos em troca de fidelidade no consumo.
Estudando o mercado concorrente
Quais são meus concorrentes?
Uma das piores coisas que se pode fazer em um plano de negócios é afirmar que você “não tem concorrência”. Toda empresa enfrenta algum tipo de concor- rência (direta ou indireta), e afirmar que ela não existe pode significar que você não analisou a realidade de seu negócio com a profundidade necessária ou que simplesmente não há mercado para seu conceito de negócio.
Segundo Abrams (1991, p. 101),
[...] qualquer empresa tem que enfrentar algum tipo de concorrência. [...] Mas muitas pessoas novas no ramo empresarial – entusiasmadas por suas ideias e motivadas por detec- tarem uma abertura no mercado – tendem a subestimar a verdadeira situação da concorrên- cia e acabam fracassando no reconhecimento adequado do impacto dessa concorrência em seus negócios.
Você deve ter claro o conceito de quem realmente irá disputar seus clientes. Tales está montando uma escola de informática, mas isso não quer dizer que todas as escolas da cidade sejam necessariamente suas concorrentes. Nesse caso, Tales concentrará seus estudos nas escolas instaladas no centro da cidade.
Na maioria dos casos, o melhor instrumento para pesquisar os concorrentes é a pesquisa qualitativa, por meio de observação e entrevista
não estruturada.
Você também deve estar atento aos concorrentes subs- titutos. No caso da escola de informática, são os cursos pela internet, por exemplo.
Identifique nominalmente os negócios que concorrerão com sua empresa. Se o número de concorrentes for grande, descreva o grupo sem denominá-lo individualmente.
Tales fez uma consulta diretamente nas listas telefônicas e registros nas associações empresariais e verificou que existem 12 escolas de informática no centro da cidade de Florianópolis. Posteriormente, ao rever seus registros com as pesquisas com clientes, ele encontrou informações de mais uma empresa que não constava nas bases pesquisadas. Resultado: Tales tem 13 concorrentes na sua área de atuação.
Por que estudar meus concorrentes?
Você pode aprender muitas coisas observando os acertos e erros da concor- rência. Descobrir o máximo sobre ela exige persistência, mas com certeza as infor- mações obtidas permitirão reduzir os riscos e orientar suas principais estratégias.
Você poderá encontrar dificuldades para obter informações de seus concorrentes diretos, mas não de outras empresas que atuam no mesmo ramo. Essas informações servirão para que você crie um perfil da “empresa-padrão” e, a partir daí, trace hipóteses sobre a concorrência direta.
Informação é poder, e obtê-la às vezes exige persistência. Se você não encontrar o que deseja na primeira tentativa, o que fará? Desistirá ou tentará de novo? Um empreendedor não parte do princípio de que não dá para obter informações dos concorrentes. Ele procura formas criativas para obter essas informações e terá a certeza de que é melhor ter pouca informação do que não ter nenhuma.
Com quem estou lidando?
Busque posicionar os seus concorrentes em um ranking. Uma boa forma de fazer isso é pelo volume de vendas, que pode ser estimado, consultando fornecedores e consumidores dos concorrentes. Busque saber quem é o líder do mercado.
Por outro lado, você pode querer avaliar seus concor- rentes apenas pelo fato de seu produto ou serviço ser melhor. Contudo, essa análise é bastante ingênua, pois muitos outros fatores interferem na sua competitividade frente a concor- rentes. Talvez eles tenham capacidade de conseguir melhores
Como você pode ver nas análises do mercado consumidor, fornecedor e concorrente estão interligados e, muitas vezes, você pode conseguir informações
de um mercado perguntando para o outro.
preços dos fornecedores em função do volume de compras, ou a marca deles seja mais antiga ou conhecida e os clientes optem pela credibilidade em vez do preço.
Os seguintes aspectos devem ser considerados em uma análise competitiva da concorrência:(MORALES; SOUZA, 1999,
p. 23. Adaptado.)
	Fatores de percepção dos clientes
	
Qualidade
	Atributos avaliados pelos clientes quanto à satisfação com o curso, atendimento tanto da equipe administrativa quanto dos professores
etc.
	
Preço
	Como os clientes percebem o preço do serviço
da escola de informática? É caro? É barato? É justo? Se baixar ou aumentar, qual o impacto nas vendas?
	
Conveniência
	Facilidade de acesso, estacionamento (um grande problema nas cidades maiores), horários alternativos para estudar etc.
	Fatores de percepção dos clientes
	
Imagem/estilo
	Valores agregados derivados de características como design, status, apresentação do produto.
	
Imagem perante à sociedade
	Impressões dos clientes sobre as empresas com relação ao compromisso com o público, questões
ambientais, sociais, participação na sociedade etc.
	Fatores estratégicos
	Metas dos concorrentes
	Os concorrentes estão se movimentando? Estão investindo, aumentando suas operaçõesou saindo do mercado?
	Recursos financeiros
	Capacidade dos concorrentes de alavancarem recursos financeiros para
competir e bloquear a entrada de novos concorrentes no mercado.
	Perfil gerencial
	O corpo gerencial de nossos concorrentes é composto por profissionais com um currículo bem-sucedido, ou, ao contrário, estamos lidando com uma empresa
familiar, onde os fundadores são refratários a mudanças e pretendem apenas manter a empresa como está?
	Moral da equipe
	Há motivação, comprometimento e produtividade dos empregados e professores?
	Parcerias estratégicas
	As empresas instaladas atualmente no mercado-alvo apresentam uma convivência pacífica entre elas, regulamentada por acordos (formais e informais), ou, ao contrário, há uma disputa entre elas visando a melhorar seu posicionamento estratégico? Como você poderá tirar proveito dessas disputas entre as empresas líderes? Você representará uma ameaça (novo “entrante”) para as empresas instaladas? Existe a possibilidade de elas fazerem acordos estratégicos (parcerias) para barrar a sua entrada no mercado?
	Posição no mercado
	Nosso principal concorrente é um líder consolidado que procura manter sua posição? Uma empresa
agressiva que deseja aumentar sua participação no mercado? Em que se baseia a liderança desse concorrente?
Estudando a influência do governo
Governo não é um mercado, mas devemos estudar sua influência sobre o nosso mercado. Legislação, políticas, entre outros, tudo faz parte da análise e deve ser considerado.
Por exemplo: Tales, na sua pesquisa, levantou o seguinte quadro sobre a legislação de uma escola de informática:
Os registros necessários para o funcionamento da escola
Registro na Junta Comercial. Registro na Secretaria da Fazenda. Registro na prefeitura.
Registro no INSS.
Registro no sindicato patronal.
Tales também descobriu que deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar sua escola de informática para obter informações relativas às instalações físicas da empresa e ao alvará de funcionamento.
Além disso, deve consultar o Procon para adequar seus produtos às espe-
cificações do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90).
Na sua pesquisa descobriu que três leis interferem no seu negócio direta- mente:
Lei de Programa de Computador 9.609/98. Promulgada em 19 de fevereiro de 1998 (substitui a Lei 7.646/87), entrou em vigor na data de sua publicação, dando liberdade de produção e comercialização de software de fabricação nacional ou estrangeira.
Lei de Direitos Autorais 9.610/98. Substitui a Lei 5.988/73, entrou em vigor 120 dias após sua publicação; foi promulgada em 19 de fevereiro de 1998. Assegurou a integral proteção dos direitos dos seus autores e estabeleceu penas rigorosas a quem viole esses direitos. Assim, piratear programas de computador se tornou crime, passível de pena de seis meses a dois anos de prisão.
Lei de Informática 10.176/2001. Altera a Lei 8.248/91, a Lei 8.387/91, e o Decreto-Lei 288/67, dispondo sobre a capacitação e competitivi- dade do setor de tecnologia da informação.
Verificou ainda que não existe nenhuma política específica para o seu
setor em Florianópolis.
(Disponível em: <www.sebrae.com.br>. Adaptado.)
E lembre-se, a nenhum cidadão é dado o direito de não conhecer a lei. É sua responsabilidade estudar ou procurar ajuda para saber sobre o que impacta no seu negócio.
1. Utilizando como base as perguntas trabalhadas no texto, descreva:
a) seu mercado cliente:
b) seu mercado fornecedor:
c) seu mercado concorrente:
Visite o site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: <www.ibge.org.br>.
Vale a pena investir tempo para “navegar” por esse site. Podemos encontrar muitas informações que seguramente tornarão mais consistentes nossos estudos sobre o mercado.

Continue navegando