Buscar

Desenvolvimento de líderes 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desenvolvimento de líderes – 6
1. 
Boyatizis (1982 apud BITENCOURT, 2010, p. 178) afirma que as competências são características subjacentes ao indivíduo que o levam a resultados efetivos e/ou a uma performance superior no trabalho. O modelo de Boyatizis baseia-se na explicitação de 21 atributos que norteiam a construção de um perfil ideal de gestor, divididos em seis grupos, a saber:
1. Metas e gestão pela ação
2. Liderança
3. Recursos Humanos
4. Direção de subordinados
5. Foco em outros clusters
​​​​​​​6. Conhecimento especializado
Marque a alternativa em que o grupo está CORRETAMENTE listado.
Você acertou!
B. 
Liderança: Autoconfiança, Uso de apresentações orais, Pensamento lógico, Conceitualização.
2. 
É dos comandos militares que emergem muitos dos pressupostos iniciais sobre o papel do líder nas organizações, relativo à função de alcançar objetivos, conforme a hierarquia, com um poder estabelecido. Sobre as teorias de liderança, é CORRETO afirmar que:
Você acertou!
D. 
Um terceiro agrupamento de teorias, formuladas a partir da década de 1960, remete aos estudos de organizações em diferentes contextos, o que caracteriza a abordagem contingencial. A ênfase nessas abordagens recai sobre a capacidade de adaptação do líder a diferentes situações.
3. 
Liderança não é sinônimo de poder ou autoridade, mas há uma estreita relação entre ambos. Para Max Weber (1979 apud BITENCOURT, 2010, p. 203), o poder está relacionado ao uso da força ou da coerção, e a autoridade pressupõe o exercício da obediência às regras e às normas, devido à crença de que as mesmas devem ser acatadas. Ele identificou três tipos de autoridade que são exercidas nas organizações sociais com base em fontes legítimas. São elas: carismática, tradicional e racional-legal. Sobre esses tipos de autoridade, é CORRETO afirmar que:
Você acertou!
B. 
A autoridade tradicional é exercida em decorrência de critérios de tradição como, por exemplo, a herança. O critério que predomina são as relações de parentesco, especialmente as patrilineares, conforme uma sequência previamente definida pelo grupo social.
4. 
A década de 1960 foi profícua em teorias que salientam a importância das contingências. A principal contribuição destes estudos para a compreensão da liderança está no reconhecimento de que esta é contingencial e de que cabe ao líder adaptar suas características às demandas grupais ou situacionais. Com relação às teorias contigenciais, é CORRETO afirmar que:
Você acertou!
A. 
Em situações altamente desestruturadas, a estrutura e o controle do líder são vistos com um fator de remoção de uma ambiguidade indesejável e da ansiedade que dela resulta.
5. 
O desenvolvimento de líderes tem seu foco em novas habilidades e conhecimentos, como mudanças na forma de pensar, agir e encarar valores de trabalho. Sobre o desenvolvimento de líderes, é CORRETO afirmar que:
Você acertou!
E. 
O líder eficaz busca o aprendizado continuamente, é orientado para grandes metas e ideais e ajuda as pessoas a produzirem juntas mais do que são capazes de produzir sozinhas.

Continue navegando