Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS
	Disciplina	:
	ORÇAMENTO EMPRESARIAL
	Curso		:
	Ciclo básico de Bacharelado Ciências Contábeis
	Professor:
	Márcio Vinicius A. de Barros
	
	
	
	
Nome: Marcos Paulo Vieira Mesquita	
ATIVIDADE 03
1. Quais são os principais tipos de planejamento?
Planejamento financeiro, planejamento de longo prazo e planejamento estratégico.
2. O que é planejamento estratégico, tático e operacional?
Planejamento estratégico abrange informações qualitativas. O prazo é de 5 (cinco) anos ou mais. Tem três características principais: 1 – decide para onde a organização vai; 2 – avalia o ambiente dentro do qual ela operará; e 3 – desenvolve estratégias para alcançar o objetivo pretendido.
Planejamento tático inclui objetivos qualitativos e quantitativos. Seu prazo de validade é de 3 (três) a 5 (cinco) anos. Suas características são: 1 – orientar o planejamento operacional; 2 – avaliar o desempenho de gerentes; e 3 – metas para avançar o objetivo pretendido.
Planejamento operacional inclui informações quantitativas. À curto prazo, geralmente 1 (um) ano. Suas características são: 1 – decide operações do dia-a-dia; 2 – avalia o desempenho do departamento especifico; e, 3 – desenvolve metas visando alcançar os objetivos pretendidos.
3. Quais são os passos necessários para o desenvolvimento do planejamento estratégico?
O planejamento estratégico está diretamente ligado à missão, visão e valores da entidade, isto posto, as ações a serem planejada devem levar em consideração tais valores empresariais. Por conseguinte, deve-se ser tratado a seguinte reflexão “onde quero chegar, daqui a 5 anos, com esse planejamento?” – Definir diretrizes, metas e objetivos de venda, de marketing; reformulação de processos internos; revisão financeira; e, entre outros. - Após, estrutura-se o Painel de Desempenho: Balanced Scorecad (BSC), Gestão pelas Diretrizes (GPD), Management By Objectives (MBO), em função das diretrizes, metas e objetivos acima citados. Estabelece o orçamento. E as medias de desempenho e controle das variações, que consiste nas avaliações e possíveis revisões do planejamento. e, por fim, com feedbacks, adotam-se medidas corretivas para o fiel cumprimento dos objetivos planejados.
4. Quais são as principais técnicas usadas na implantação do planejamento estratégico?
A implantação do planejamento estratégico envolve várias etapas e técnicas e algumas delas são o desdobramento de metas, mapa estratégico, indicadores de desempenho KPIS, gestão de projetos, desempenho dos colaboradores, mapeamento de processos, cada empresa avalia suas necessidades e adapta para as suas metas.
5. Qual o objetivo do balanced scorecard?
Possibilita a visualização do que a empresa precisa para desenvolver e alcançar seus objetivos, além de medir os resultados do trabalho que já está sendo feitos. Além do mais, fornece uma visão balanceada do desempenho da organização, levando em consideração não apenas indicadores financeiros, mas também aspectos relacionados a clientes, processos internos e aprendizado/crescimento.
6. Quais são as 4 perspectivas do balanced scorecard?
Perspectiva Financeira: Ainda que o BSC busque uma visão mais ampla do desempenho, a perspectiva financeira ainda é importante. Ela inclui indicadores relacionados a resultados financeiros, como lucratividade, retorno sobre o investimento e geração de caixa.
Perspectiva do Cliente: Mede como a organização é vista pelos clientes, incluindo indicadores como satisfação do cliente, retenção de clientes, aquisição de novos clientes e qualidade dos produtos/serviços.
Perspectiva dos Processos Internos: Avalia a eficiência e eficácia dos processos internos da organização. Isso inclui indicadores relacionados à qualidade, produtividade, inovação e tempo de resposta.
Perspectiva de Aprendizado e Crescimento: Foca no desenvolvimento e aprimoramento das capacidades da organização. Isso envolve indicadores de treinamento, desenvolvimento de competências, clima organizacional e inovação.
7. Quais são os tipos de controle?
Controle Financeiro: Envolve monitorar os aspectos financeiros da organização, como orçamento, receitas, despesas, fluxo de caixa, lucratividade e rentabilidade.
Controle de Qualidade: Concentra-se na avaliação e garantia da qualidade dos produtos ou serviços da organização, assegurando que eles atendam aos padrões estabelecidos.
Controle de Processos: Envolve monitorar e otimizar os processos internos da organização para garantir eficiência, produtividade e conformidade com padrões e procedimentos.
8. Cite as quatro alavancas de controle estratégico.
Sistemas de Crenças e Limites: Isso envolve estabelecer os valores e princípios fundamentais que guiam o comportamento da organização. 
Sistemas de Limites Interativos: São mecanismos que incentivam a comunicação aberta e a colaboração entre diferentes partes da organização.
Sistemas de Diagnóstico e Aprendizado: Essa alavanca se concentra na análise contínua do desempenho e na aprendizagem organizacional. 
Sistemas de Controle de Crenças: Esses sistemas se referem aos incentivos e recompensas oferecidos aos colaboradores para direcionar seus comportamentos de acordo com a estratégia organizacional.
9. Qual a função do controle operacional?
Sua principal função é monitorar e regular as operações rotineiras para garantir que elas estejam ocorrendo de maneira eficiente, eficaz e de acordo com os padrões estabelecidos. O controle operacional visa assegurar que as tarefas e processos estejam alinhados com os objetivos estratégicos e contribuam para o sucesso geral da organização.
____________________________________________________________________________
 CONTABILIDADE GERENCIAL 1

Mais conteúdos dessa disciplina