Buscar

RESUMO TEXTO SAÚDE MENTAL E PSQUIATRIA

Prévia do material em texto

2. TEXTO ORIGINAL
Conceito de saúde e doença mental
O conceito de saúde é complexo, pois não significa apenas a mera ausência de doença, é algo mais amplo a ser discutido por todos os profissionais da área da saúde. Segundo Morais e colaboradores (2012), há três conceitos sobre saúde, de acordo com os seguintes aspectos: 
· O modelo médico, que conceitua saúde como ausência de doença; 
· O conceito da Organização Mundial da Saúde (OMS), de 1947, de completo bemestar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença; 
· O conceito ecológico, que consiste no conjunto de contextos biopsicossociais e culturais. 
O conceito de saúde da OMS leva em consideração todos os fatores que englobam o ser humano, no entanto, a palavra "completo" levanta indagações. Alguns autores relatam a utopia que o termo desencadeia o questionamento: será mesmo que todos podem usufruir de um bemestar total em suas vidas? 
Ao levar em consideração fatores existentes nas grandes cidades como, por exemplo, o trânsito e, por consequência, o tempo gasto durante o percurso para o trabalho, será que isso não afeta a saúde do trabalhador? Então, o conceito de totalidade acaba irreal no mundo de hoje, pois sempre haverá algo que não traz completo bemestar. 
Se é tão complexo conceituar saúde, como definir o que é saúde mental? Para Sampaio (1998), saúde mental é todo o comportamento que se ajusta à sociedade, ou melhor, a racionalidade, sob inúmeros enfoques sociais, tais como religiosos, jurídicos, econômicos (sob a economia capitalista), entre outros. Assim, tudo que for contrário à normalidade desenvolvida pelo homem moderno, é insanidade. 
De acordo com o Ministério da Saúde (2003), o termo saúde mental está relacionado não somente ao diagnóstico de transtornos mentais, mas com a tarefa de promover a saúde, reabilitar e reinserir o paciente na sociedade.
Para a OMS, saúde mental é um estado de bemestar em que o ser humano pode mostrar as suas capacidades, enfrentar os estresses do cotidiano, ser produtivo em sua atividade laboral, prosperar e contribuir com a sociedade na qual convive (World Health Organization, 2001 apud Ribeiro e colaboradores, 2015). Contudo, sabese que a maioria dos indivíduos pode não ter em sua vida a chance de obter todos os fatores preconizados pela OMS, não por falta de capacidade, mas pelas condições que possuem e pelo local onde vivem. 
Assim, a sociedade põe o homem e sua saúde mental à prova diante de todas as dificuldades encontradas na vida, tais como desemprego, violência, falta de habitação, saúde e educação minimamente adequadas. Nesse sentido, as dificuldades externas podem desencadear as doenças mentais, principalmente se o indivíduo já for propenso, a partir de sua genética ou neurobiologia. 
Sendo assim, a doença mental é uma alteração na forma de pensar, organizar e expressar os sentimentos diante de eventos estressores ou situações do cotidiano que acarretam um grande sofrimento psíquico ao indivíduo. Veja o Diagrama 1 sobre os fatores envolvidos na doença mental:
FATORES COMPORTAMENTAIS – DOENÇA MENTAL – FATORES BIOLOGICOS – FATORES PSICOLOGICOS
A partir desse diagrama, percebemos que a doença mental é intrínseca a todos os fatores que envolvem o indivíduo durante a sua vida. Assim, saúde e doença mental não são eventos separados, mas estão diretamente interligados com tudo que ocorre ao redor do ser humano e como ele lida com esses acontecimentos. 
2. RESUMO GERAL DO TEXTO 
O texto aborda o conceito de saúde e doença mental, destacando a complexidade desses termos. No que diz respeito à saúde, são apresentados três conceitos: o modelo médico, que a define como ausência de doença; o conceito da OMS, que a descreve como um estado de completo bem-estar físico, mental e social; e o conceito ecológico, que considera os contextos biopsicossociais e culturais. O texto questiona a viabilidade do bem-estar total, considerando os desafios da vida moderna, como o trânsito e o tempo gasto no trabalho.
Já a saúde mental é descrita como o comportamento que se ajusta à sociedade, sendo considerado insanidade qualquer comportamento contrário à normalidade desenvolvida pelo homem moderno. O Ministério da Saúde relaciona o termo não apenas ao diagnóstico de transtornos mentais, mas também à promoção da saúde, reabilitação e reinserção do paciente na sociedade. A OMS, por sua vez, define saúde mental como um estado de bem-estar em que o indivíduo pode mostrar suas capacidades, enfrentar os estresses do cotidiano, ser produtivo em sua atividade laboral, prosperar e contribuir com a sociedade.
O texto destaca que muitos indivíduos podem não ter a chance de obter todos os fatores preconizados pela OMS devido às condições em que vivem. As dificuldades externas, como desemprego, violência e falta de habitação adequada, podem desencadear doenças mentais, especialmente em indivíduos propensos geneticamente ou neuro biologicamente. Assim, a doença mental é descrita como uma alteração na forma de pensar, organizar e expressar os sentimentos diante de eventos estressores, causando grande sofrimento psíquico ao indivíduo.
Por fim, o texto ressalta que saúde e doença mental não são eventos separados, mas estão diretamente interligados com tudo o que ocorre ao redor do ser humano e como ele lida com esses acontecimentos.
3. RESUMO GERAL DO TEXTO – TOPICALIZADO 
 
1. Conceito de Saúde:
· Modelo médico: Ausência de doença.
· OMS (1947): Bem-estar físico, mental e social.
· Conceito ecológico: Contextos biopsicossociais e culturais.
2. Complexidade do Conceito de Saúde:
· Utopia do completo bem-estar.
· Impacto de fatores urbanos na saúde 
3. Definição de Saúde Mental:
· Ajustamento comportamental à sociedade.
· Normalidade vs. insanidade.
Visão do Ministério da Saúde (2003):
· Promoção da saúde mental.
· Reabilitação e reinserção na sociedade.
5. Visão da OMS:
· Estado de bem-estar.
· Capacidades individuais.
· Enfrentamento do estresse.
· Produtividade e contribuição social.
6. Desafios Sociais e Saúde Mental:
· Impacto do ambiente (desemprego, violência, etc.).
· Fatores genéticos e neurobiológicos.
· Sofrimento psíquico e alterações no pensamento, organização e expressão dos sentimentos.
7. Relação entre Saúde e Doença Mental:
· Intrínsecas e interligadas.
· Influência de fatores comportamentais, biológicos e psicológicos.

Continue navegando