Buscar

Atividade Processos Grupais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Processos Grupais
1° - Na implementação de novas metas de produtividade em uma fábrica, a interação entre as condições institucionais, bases organizacionais, grupos sujeitados e sujeitos, analisadores e a transversalidade do processo desempenha um papel crucial. Vamos explorar como esses elementos podem influenciar e moldar a situação:
Condições Institucionais e Bases Organizacionais: A estrutura hierárquica da empresa, suas políticas de gestão de pessoal e recursos disponíveis são fundamentais para a implementação das metas de produtividade. A cultura organizacional também desempenha um papel importante, influenciando a forma como os funcionários respondem às mudanças e metas impostas
Grupos Sujeitados e Sujeitos: Os grupos sujeitados, como os trabalhadores de linha de produção, podem sentir os efeitos mais diretos das novas metas de produtividade, sem terem muita influência sobre sua definição. Por outro lado, os grupos sujeitos, como a alta administração e os gerentes de produção, têm o poder de decisão sobre essas metas e sua implementação.
Analisadores: Os analisadores revelam as dinâmicas de poder e relações dentro da situação. Isso inclui quem detém o poder de definir e implementar as metas, as políticas de gestão adotadas pela empresa e como a tecnologia disponível pode afetar a capacidade dos trabalhadores de atingir as metas estabelecidas.
Transversalidade do Processo: A implementação das metas de produtividade não ocorre em um vácuo; é influenciada por fatores sociais, econômicos, políticos e psicológicos mais amplos. Por exemplo, questões econômicas podem pressionar a empresa a aumentar sua produtividade, enquanto as relações de poder dentro da empresa podem refletir dinâmicas sociais mais amplas, como hierarquias de classe ou de gênero. Além disso, as condições de trabalho afetam diretamente o bem-estar físico e emocional dos trabalhadores.
Ao considerar esses elementos em conjunto, é possível entender melhor como a implementação das novas metas de produtividade pode afetar diferentes aspectos da vida dos trabalhadores na empresa e como essas mudanças podem ser moldadas e influenciadas por diversos fatores internos e externos. É fundamental para a gestão dessa transição considerar não apenas os aspectos operacionais, mas também o impacto humano e social das mudanças propostas.
2° - O hip-hop é uma cultura profundamente enraizada na expressão individual e coletiva. Proporciona uma plataforma para seus participantes expressarem suas identidades, resistirem a injustiças sociais, se empoderarem e encontrarem solidariedade na comunidade. Por meio da música, dança, graffiti e moda, os membros encontram maneiras de expressar suas identidades culturais e experiências pessoais. As letras das músicas frequentemente abordam questões sociais e políticas, como desigualdade, injustiça racial e violência policial, tornando-se uma ferramenta poderosa para a expressão de resistência e consciência social. Além disso, o hip-hop proporciona um meio de empoderamento para comunidades marginalizadas, permitindo-lhes reivindicar poder em meio a estruturas sociais opressivas. A cultura do hip-hop é caracterizada por uma forte sensação de comunidade, onde os membros compartilham experiências e se apoiam mutuamente, criando laços sólidos. A constante inovação dentro do hip-hop impulsiona a criatividade e a relevância cultural, enquanto o respeito pela história e legado do movimento valoriza suas origens e contribuições para as gerações futuras. Essas características destacam a importância e a influência do hip-hop como uma forma de arte e cultura profundamente significativa.

Outros materiais