Buscar

pratica de historia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

No ano de 2005, a Procuradoria Geral da República propôs no Supremo Tribunal Federal - STF, Ação Direta de Inconstitucionalidade - ADI nº 3428/2005, em relação aos artigos 4º e 5º da Lei 9.696/1998, que tratam da criação do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Educação Física. Então com a vinda da ADI apontando que a Lei 9-969/1995 teria sido feito pelo Poder Legislativo sendo que deveria ter sido feito pelo Poder executivo. Sabendo disso com o julgamento e a aprovação da ADI para a educação física seria prejudicial, pois com isso a Lei 9696/98 na qual é a Lei de criação do CONFEF/CREF iria ter uma repercussão negativa para os profissionais da área devido ao fato da ADI querer inconstitucionalizar os artigos 4º e 5º onde fala sobre a criação dos conselhos de educação física, podendo barrar os locais na qual tem suas cedes e com isso podendo até ter uma queda no numero de pessoas tirando o seu CONFEF/CREF, tendo uma queda no numero de profissionais na área. 
 Com a aprovação do ADI não só os conselhos de ED. Física sofreriam com isso, mas também muitos outros conselhos devido à mesma razão proposta pela ADI. 
O que compete um profissional de Ed. física ?
 
O profissional de Educação Física, tem a função de: coordenar, planejar, programar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos, programas, planos e projetos, bem como prestar serviços de auditoria, consultoria e assessoria, realizar treinamentos especializados, participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares e elaborar informes técnicos, científicos e pedagógicos, todos nas áreas de atividades físicas e do desporto.
Por que devemos lutar pelo aperfeiçoamento dos conselhos?
Devemos lutar pelo aperfeiçoamento dos Conselhos Profissionais, no nosso caso pelo Sistema CONFEF/CREFs, que ao longo dos últimos anos, naturalmente, teve falhas, mas garantiu que a sociedade fosse atendida por Profissional de Educação Física (ético e com habilitação técnica), além de fazer a Educação Física ser mais valorizada nas últimas décadas.
Seria um atraso para população brasileira aos professores de Educação física e até mesmo a profissão.
O Conselho é fundamental para o exercício legal da função, pois tem o objetivo de promover os deveres e defender os direitos do profissional de Educação Física independente da função exercida.

Outros materiais