Buscar

TRABLHO RAFAEL

Prévia do material em texto

Universidade Estacio De Sá
Curso de Educação Fisica(Bacharelado)
Carapicuiba 2019/1
Professor: Antonio
Disciplina: Fundamentos Da Educação fisica
Aluno: Rafael dos santos melo
Matricula: 20190410337-5
ATIVIDADE FISICA
CONCEITO:
Qualquer movimento corporal produzido pela musculatura que resulte num gasto de energia acima do nível de repouso. Exemplos:, passear com o cachorro, dançar, entre outros.
Podemos acrescentar que é também qualquer esforço muscular pré determinado, destinado a executar uma tarefa, seja ela um "piscar dos olhos", um deslocamento dos pés, e até um movimento complexo de finta em alguma competição esportiva.
HISTÓRIA:
Relaciona-se com as que estudam o passado e o presente das atividades humanas e a sua evolução. O homem, condicionado à situações de ser pensante, desempenhou, em todas as etapas da vida, um papel importante na história, da educação física, a qual se propõe a investigar a origem e o desenvolvimento progressivo de suas atividades, físicas, através do tempo: sua importância, as causas de seu apogeu e da sua decadência.
A educação física evolui à medida que se processa a evolução cultural dos povos. Assim, a sua orientação no tempo e no espaço está em sintonia com os sistemas políticos, sociais, econômicos e científicos vigentes nas sociedades humanas.
Na Pré-Historia havia a preocupação do desenvolvimento, da força bruta, sob o ponto de vista utilitario -guerreiro, sem ideia definida do ponto devista moral.
Na Antiguidade, os gregos, entretanto, mais evoluídos, visavam ao desenvolvimento físico e moral do homem. Nesse período, a educação física visava o aspecto somático, harmonia de formas, musculatura saliente, sem exagero, de onde surgiram os atletas de porte esbelto. É a fase anatômica da educação física. Já entre os romanos, que herdaram com a conquista da Grecia as atividades físicas dos gregos, em plena decadência, orientavam a educação física, objetivando o desenvolvimento das massas musculares. Poucos se dedicavam à cultura intelectual e muito menos a da moral.
 
 Exercício Fisico
Conceito:
Qualquer atividade que mantém ou aumenta a aptidão física em geral, e tem o objetivo de alcançar a saúde e também a recreação. A razão da prática de exercícios inclui: o reforço da musculatura e do sistema cardiovascular; o aperfeiçoamento das habilidades atléticas; a perda de peso e/ou a manutenção de alguma parte do corpo. Para muitos médicos e especialistas, exercícios físicos realizados de forma regular ou frequente estimulam o sistema imunológico, ajudam a prevenir doenças (como cardiopatia, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, etc.) moderam o colesterol, ajudam a prevenir a obesidade, e outras coisas. Além disso, melhoram a saúde mental e ajudam a prevenir a depressão. Todo exercício físico deve ser sempre realizado sob a orientação de um profissional ou centro desportivo qualificado, pois a prática de esportes somente nos permite atingir os objetivos esperados quando é devidamente orientada. 
HISTÓRIA:
A história da atividade física começou com a introdução da noção de esporte e competição e depois com a forma de condicionar os praticantes para estas últimas. Mas mesmo antes disso, a atividade física já era um meio de sobrevivência para nossos antepassados longínquos que dependiam de sua aptidão física como forma de ultrapassar os obstáculos inerentes da vida na era paleolítica. Éramos caçadores coletores o que significa que precisávamos de capacidades físicas desenvolvidas para nossa sobrevivência.
Com o desenvolvimento das organizações sociais humanas apareceram os jogos. Há registros em cavernas da França datados de 17 mil anos até 7 mil anos atrás mostrando competições de luta. Da cultura Suméria, de 3 mil Antes de Cristo encontramos artefatos evidenciando a existência de jogos de lutas, e no Egito antigo há 2 mil anos AC os jogos já não eram somente para entretenimento, mas também para treinamento dos exércitos.
Mas foi na Grécia antiga, por volta de 1,5 mil anos AC, que os jogos tomaram uma importância maior com a criação do primeiro dos Jogos olímpicos em 776 AC  e que perduraram até 396 DC. A importância da atividade física como treinamento físico para jogos de esporte e treinamento de exércitos foi determinante e já em Roma as competições também tinham um caráter mais nefasto com as lutas de gladiadores, escravos provenientes de conquistas territoriais e criminosos que se mantinham vivos à custa de lutas sangrentas.
Daí para frente o esporte se desenvolveu enormemente com a criação de diversas modalidades diferentes e, consequentemente, a sistematização da preparação física como forma de excelência para treinamento dos esportistas.
 
 ESPORTE
CONCEITO:
É uma atividade física sujeita a determinados regulamentos e que geralmente visa a competição entre praticantes. Para ser esporte tem de haver envolvimento de habilidades e capacidades motoras, regras instituídas por uma confederação regente e competitividade entre opostos.
HISTÓRIA:
O esporte surgiu há muitos anos, o que não nos permite apontar ua data precisa para tal acontecimento. Há quem diz que desde a era dos seres primitivos jáocorria a pratica do esporte, quando para sobreviver precisavam lutar, corre, saltar,lançar objetos, praticar aro e flecha, nadar, entre outras atividades as quais hojepossuem modalidade espportivas especificas. Nessa mesma epoca relacionavam-se os esportesaos rituis e prticas religiosas, os cultos ao deuses.
 Sistema CONFEF/CREF
CONCEITO:
É o conjunto coordenado formado pelo Conselho Federal de Educação Física e pelos quatorze Conselhos Regionais de Educação Física, cujas jurisdições cobrem os vinte e seis estados brasileiros e o Distrito Federal.
CONFEF Conselho Federal de Educação Física foi criado pela Lei nº 9696/98, é uma instituição de direito público, com sede e foro na cidade Rio de Janeiro, destinada a orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício das atividades próprias dos profissionais de Educação Física. Órgão Federal, ele supervisiona e coordena o funcionamento dos CREFs – Conselhos Regionais de Educação Física.
CREF Conselhos Regionais de Educação Física são os órgãos de fiscalização do exercício profissional em Educação Física em suas respectivas jurisdições. Além de representar o CONFEF em suas regiões de atuação, devem defender os direitos e promover o cumprimento dos deveres da categoria dos profissionais de Educação Física e das Pessoas Jurídicas nele registrados, zelando pela qualidade dos serviços oferecidos à sociedade.
HISTÓRIA
O processo da regulamentação e criação de um Conselho para a Profissão de Educação Física, teve início nos anos quarenta. A iniciativa partiu das Associações dos Professores de Educação Física – APEF´s – localizadas no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Juntas fundaram a Federação Brasileira das Associações de Professores de Educação Física – FBAPEF, em 1946.
A História da regulamentação da profissão de Educação Física no Brasil, pode ser dividida em três fases: a primeira relacionada aos profissionais que manifestavam e/ou escreviam a respeito desta necessidade, sem contudo desenvolver ação nesse sentido; a segunda na década de 80 quando tramitou o projeto de lei relativo à regulamentação sendo vetado pelo Presidente da República. E a terceira vinculada ao processo de regulamentação aprovado pelo Congresso e promulgado pelo Presidente da República em 01/09/98, publicado no Diário Oficial de 02/09/98.

Continue navegando