Buscar

Antúrio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Antúrio
Nome científico: Anthurium andraeanum
Família: Araceae
Nome popular: flor de flamingo, lírio de flamingo, rabinho de porco, rabo de porco
O antúrio é uma planta baixa, atingindo de 30 cm até 1 m de altura. Suas folhas longas e com um verde intenso, apesar de ser mais conhecido na cor vermelha, pode vir em tons de rosa, laranja, branco e até preto, porém, a parte colorida não é uma flor: se trata de uma inflorescência, onde, a parte de cor intensa e em formato de coração se chama bráctea e a haste amarela, chamada espádice, contém inúmeros pequenos pontinhos, e esses pontos são as flores do antúrio.
Usado em paisagismo ou vasos dentro de casa, pois acredita-se que traz mais energia para o lar, sendo considerada sinônimo de hospitalidade e bem-estar. No entanto, é uma planta tóxica para animais. 
Princípio tóxico: Oxalato de cálcio em todas as suas partes
Sinais Clínicos: Salivação, dependendo da quantidade ingerida, inchaço e lesões na boca, faringe e laringe, dificuldade para engolir, devido a dores fortes, levando a asfixia, devido ao edema de glote. Cólicas abdominais, náuseas, vômitos e diarreia. Em contato com a pele, causa irritação e com os olhos, além da irritação intensa com vermelhidão, inchaço, fotofobia e lacrimejamento.
Mecanismo de intoxicação: O oxalato de cálcio é um composto químico que apresenta cristais capazes de perfurar os tecidos da região do pescoço, impedindo a passagem de ar e a ingestão pode causar fortes dores na boca e na garganta, salivação, dificuldade em engolir.
Aspectos macroscópicos: A depender da quantidade ingerida, inchaço na boca, lábios, faringe, apresentando dificuldade para engolir, edema de glote.
Aspectos microscópicos: ?
Diagnóstico: Conhecimento de ocorrência de plantas tóxicas na região, histórico, sinais clínicos e sua evolução, epidemiologia, como presença da planta e sua toxicidade.
Controle: A prevenção baseia- se em evitar o acesso dos animais as plantas tóxicas, colocando-as fora do alcance destes e orientar os tutores sobre o perigo destas plantas para seus animais.
Tratamento: 
O tratamento é sintomático e de manutenção, ou uma terapêutica agressiva para salvar a vida do animal, como em reação alérgica usar adrenalina.

Outros materiais