Buscar

INFORMAÇÕES BRASILEIROS NO EXTERIOR - BEATRIZ BARBOSA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Matéria: Brasileiros no exterior
DADOS:
Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) mostra que mais de três milhões de brasileiros vivem no exterior
Falta de controle do número de pessoas que deixam o Brasil definitivamente e cidadãos que vivem no exterior de maneira ilegal dificultam cálculos
Brasileiros estão espalhados pelos países da América do Norte, Europa e América do Sul. Quase metade deles, 1,4 milhão, mora nos Estados Unidos.
Dados da Receita Federal mostram que 22,4 mil brasileiros entregaram a declaração de saída definitiva do país em 2018.
O mesmo dado teve 21,2 mil pessoas em 2017.
Ao entrar em outros países, nacionais estarão sujeitos a um outro conjunto de leis. Recorda-se ao cidadão brasileiro em outros países a importância de que as leis locais sejam estritamente seguidas durante sua permanência naquele país. 
Alguns motivos apontados por quem quer morar fora do Brasil: cenário político e econômico, desvalorização profissional e dificuldade pela busca de emprego e crescimento da violência.
Há países que adotam políticas de incentivo para atrair trabalhadores estrangeiros, embora o processo migratório seja bastante burocrático. Entre os destinos mais tradicionais, estão Japão e Canadá.
viver no exterior não é um mar de oportunidades. 
o “imediatismo” dos resultados é um grande problema.
Desobediência às normas e aos valores locais, incluindo aqueles frontalmente diferentes da legislação brasileira, pode gerar punição, multa ou, em casos mais graves, detenção.
Planejamento para morar fora do Brasil: manter uma documentação organizada, como visto de trabalho, conhecer os costumes e a cultura do novo país, ter fluência idioma do país de destino, não ter pendências jurídicas e financeiras no Brasil, organizar as questões de moradias e educacionais, sobretudo se a mudança envolver toda a família.
258 milhões de migrantes existentes atualmente no mundo – dados da ONU. 
Além das dificuldades de adaptação dos migrantes, aqueles em situação irregular sofrem ainda mais pela exploração, pelo medo de serem deportados e pela discriminação a que podem ficar sujeitos. 
Quando pensar em migrar, busque todas as informações disponíveis sobre o país onde pretende se instalar, suas condições de vida, usos e costumes. 
PERSONAGENS:
Nome e sobrenome que quer ser identificado. Profissão que quer ser identificado. Idade.
1 – Por que decidiu morar fora do Brasil (motivos)?
2 – Onde você mora atualmente? 
3 – Já teve experiência em outros países?
4 – Quais são as grandes diferenças de morar fora do Brasil?
5 – O que sente mais falta?
6 – Quais foram as dificuldades de adaptação?
7 – Tem planos de voltar a morar no Brasil?
ESPECIALISTA:
1 – Qual motivo do atual processo migratório dos brasileiros/ por que os brasileiros estão buscando tanto morar fora?
2 – Como se adaptar a cultura?
3 – Há um cenário que esse processo se reverta e os brasileiros continuem no Brasil?
ECONOMISTA - ALEXANDRE PRADO - ESPECIALISTA EM FINANÇAS
1 – Qual o impacto financeiro da saída dos brasileiros para morar no exterior?
“O impacto financeiro são uma série de repercussões: A diminuição da mão de obra - pessoas para trabalhar e produzir, isso no limite, na teoria reduz a capacidade do país de gerar riquezas. O segundo impacto é não só a força de trabalho, mas também menos recursos no país porque haverá menos pessoas consumindo, então a economia funciona considerando oferta e demanda, oferta e procura. Então com menos pessoas procurando ou demandando haverá uma menor produção e isso vai fazer com que o país cresça menos. Então, os primeiros impactos financeiros da saída dos brasileiros para morar no exterior é que com saída dessas pessoas, nós perdemos não só a capacidade da mão de obra e de criação de geração de valor mas também perdemos recursos porque eles serão utilizados foram do país.”
2 – A crise econômica no país é citada como um dos itens que pesam na hora da decisão de morar fora, esse quadro tem indícios de mudança? Se sim, quando?
A crise econômica no país é realmente, um dos fatos que pesam na decisão de morar fora porque na medida que existe uma crise política e econômica, aquelas pessoas que tem possibilidade de tentar seja porque tem dupla cidadania, seja porque tem recursos financeiros, elas buscam outras opções, uma dessas opções é morar fora do país vão para Europa, Estados Unidos ou outro país que sintam que possam ser mais felizes. Esse quadro a gente consegue perceber que ele se agravou nos últimos anos, onde a pessoa que em definitivo sai do país, ela deve fazer uma declaração de saída definitiva na receita federal. Para se ter uma idéia, em 2011, existia uma média de 22 pessoas que comunicaram a saída definitiva por dia ao longo de 2011. Esse número, em 2015, se elevou, quase dobrou para 40 pessoa por dia que entregando sua saída definitiva. Esse número chegou a quase 60 por dia, em 2017. Exatamente em 2015, 2016, 2017 foram os anos principais da crise econômica. Os números de 2018 não são muito positivos onde esse número de pessoas que deixaram o país, voltou a crescer para algo como 65 pessoas por dia. Então foi uma época muito complicada, agora há expectativa sim de mudança desse quadro, menos pessoas tenderão a sair do país, algumas pessoas retornaram para o Brasil. Agora, não há como se prever, quando isso deverá acontecer, o que nós temos é uma possibilidade de ao se verificar a economia tomando novos rumos, a reforma da previdência sendo aprovada no senado, uma reforma tributária e uma reforma política. Então, na medida que as reformas institucionais brasileiras forem acontecendo, o país se tornará agradável para as pessoas poderem viver aqui e talvez até retornarem.”
3 – Como organizar a vida financeira no Brasil, antes de sair e morar fora?
A questão da organização da vida financeira deve ser uma constante, deve ser permanente, não só se considerar a possibilidade de deixar o país. O que é importante destacar a pessoa que tem a suas finanças organizadas, ela conseguirá de uma forma muito mais clara e lúcida, tomar as decisões ou tomar a decisão, de o que, como e quando desligar-se do país e ir para outro país. Então, importante que essa pessoa tenha uma noção muito clara das suas rendas: seja renda de salário, aposentadoria, de investimentos, do seu patrimônio bem como também dos gastos que tenha, ou na verdade que terá nesse outro país. Então, enquanto ela está no Brasil, ela tem seu patrimônio e ela poderá continuar a ter mesmo que vá para outro país, só que ela não estará fisicamente podendo controlar e isso poderá ter repercussão negativa no seus investimentos. No entanto, o mais importante é ter uma forma de controle objetivo para que possa manter essa noção clara de quanto ganha e quanto gasta, quais são os ganhos e são os gastos, a medida que esse equilíbrio financeiro conseguir ser feito, essa pessoa poderá não só se planejar para saber mas uma vez tendo saído, manter as suas finanças em dia.

Outros materiais