Buscar

Risco relacionado a HAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sistemas Orgânicos Integrados lll - TIC’s
FATORES DE RISCO
Fatores de risco relacionado a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS).
1.1 Definição de Hipertensão Arterial
A hipertensão arterial (HA) é uma doença crônica não transmissível caracterizada por elevação persistente da pressão arterial (PA), ou seja, PA sistólica (PAS) maior ou igual a 140 mmHg e/ou PA diastólica (PAD) maior ou igual a 90 mmHg, medida com a técnica correta, em pelo menos duas ocasiões diferentes, na ausência de medicação anti-hipertensiva.
1.2. Fatores de Risco para Hipertensão Arterial
	Genética: Os principais genes que indicam a prevalência de uma predisposição genética à hipertensão são: ACE, AGT (codifica a angiotensina),
	Idade: Com o envelhecimento, a PAS torna-se um problema mais significante, resultante do enrijecimento progressivo e da perda de complacência das grandes artérias.
	Sexo: Em faixas etárias mais jovens, a PA é mais elevada entre homens, mas a elevação pressórica por década se apresenta maior nas mulheres.
	Etnia: A etnia é um fator de risco importante para a HA, mas condições socioeconômicas e de hábitos de vida parecem ser fatores mais relevantes para as diferenças na prevalência da HA do que a implicação étnica propriamente dita.Dados do Vigitel 2018 mostraram que, em nosso país, não houve uma diferença significativa entre negros e brancos no que diz respeito à prevalência de HA (24,9% versus 24,2%).
	Sobrepeso/Obesidade: uma pessoa se torna obesa, passa a experimentar modificações hormonais, tais como o aumento dos níveis de insulina e a maior retenção de sódio pelos rins. Estes fatores contribuem significativamente para o desenvolvimento da hipertensão arterial.
	Ingestão de Sódio e Potássio: A ingestão elevada de sódio tem-se mostrado um fator de risco para a elevação da PA, e consequentemente, da maior prevalência de HA. De maneira inversa, o aumento na ingestão de potássio reduz os níveis pressóricos.
	Sedentarismo: Sedentarismo piora colesterol e aumenta pressão arterial. Desta maneira, mesmo que de forma indireta, isso poderia contribuir para o aumento da pressão arterial. 
	Álcool: As principais hipóteses de estudos anteriores que analisaram a ação do etanol sobre os níveis tensionais referem-se à estimulação simpática ou adrenal e ao sistema renina-angiotensina-aldosterona, ambos atuando nas vias inibitórias do centro vasomotor e causando aumento nos níveis de hormônio antidiurético, cortisol e comprometimento do mecanismo barorreflexo.
	Fatores Socioeconômicos: Entre os fatores socioeconômicos, podemos destacar menor escolaridade e condições de habitação inadequadas, além da baixa renda familiar, como fatores de risco significativo para HA.
Outros Fatores de Risco Relacionados com a Elevação da PA:
	Além dos fatores clássicos mencionados, é importante destacar que algumas medicações, muitas vezes adquiridas sem prescrição médica, e drogas ilícitas têm potencial de promover elevação da PA ou dificultar seu controle. Entre eles, estão: os inibidores da monoaminaoxidase e os simpatomiméticos, como descongestionantes nasais (fenilefrina), antidepressivos tricíclicos, hormônios tireoidianos, contraceptivos orais, anti-inflamatórios não esteroides, carbexonolona e liquorice, glicocorticoides, ciclosporina, eritropoietina, drogas ilícitas.
Apneia Obstrutiva do Sono (AOS): A queda de oxigênio, aumento de gás carbônico e aumento da pressão negativa intratorácica podem afetar a regulação da pressão arterial por mecanismos hormonais e de neurotransmissores.
Referências: 
Barroso, Weimar Kunz Sebba et al. Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial – 2020. Arquivos brasileiros de cardiologia, v. 116, n. Acesso em: 13 ago. 2022.
KUMAR, Vinay. Robbins Patologia Básica.Grupo GEN, 2018. 9788595151895. E-book. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595151895/ . Acesso em: 13 ago. 2022.
NORRIS, Tommie L. Porth - Fisiopatologia. Grupo GEN, 2021. 9788527737876. E-book. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788527737876/ . Acesso em: 13 ago. 2022.

Outros materiais