Buscar

A_arte_da_Guerra vai

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

- Militares e política – elementos teóricos em Platão, Aristóteles, Maquiavel 
 SNU TZU
 A Arte da Guerra
Vale destacar alguns pontos com os quais são deveras relevantes para tal assunto, no caso, com o que um dia fora general estrategista de guerra, como também filósofo, Snu Tzu. Durante um período de combates na China antiga, Sun Tzu deixa para a posteridade o que há muito tempo é considerado uma das obras mais influentes sobre o tema de estratégia militar; ‘’A arte da Guerra.’’
Para como um todo de breve resumo, citando um pouco do que Snu Tzu em ‘’A Arte da Guerra", Dentro de um meio político deixa de forma bem destacada quais as importâncias de um exército. A força militar, sendo por ele dita como uma das diversas maneiras com as quais podem ser utilizadas como método de estabelecer um meio político. Alguns momentos em que Sun Tzu dá ênfase em tais aspectos relevantes que um exército há de ter para com o meio da política:
Sun Tzu enfatiza que o exército é um instrumento de política nacional que deve ser usado para atingir objetivos políticos específicos. Ele recomenda que os líderes analisem com cautela a aplicação da força militar em sua estratégia política geral.
Sun Tzu sustenta que o uso da força militar deve ser visto como uma medida de última instância. Ele aconselha os líderes a avaliarem todas as formas de comunicação e de negociação antes de apelarem para a guerra.
Em relação ao equilíbrio de poder, Sun Tzu destaca a importância do poder militar na política internacional, aconselhando líderes a manter um equilíbrio favorável para proteger interesses nacionais e dissuadir agressões de outros países.
Citando algo importante que ele destaca, como a prevenção de conflitos, Sun Tzu argumentou que um exército com uma força adequada tem a capacidade de inibir inimigos, no sentido de que estes iniciassem conflitos. Acreditando que uma presença momentânea de uma força militar eficaz poderia manter de forma estável as ocasiões e nisso evitando-se combates de fato desnecessários.
Por último, porém não menos importante, dita como a projeção de poder, Sun Tzu deixa claro que se tratando do poderio militar, deste haveria a possibilidade de ser utilizado para como um meio de alcançar influência através das fronteiras e tocar objetivos mais diretamente com o âmbito político. Também recapitula uma importância no quesito estratégico-militar, que sendo estes bem planejados, estabelecidos, executados de forma plena, alcançar objetivos políticos específicos seria assim, muito mais certeiro.
Em suma, Sun Tzu tinha a visão de que o poder militar como uma ferramenta política era das mais, senão a mais, importante, mas deixa nítido a relevância de saber utilizá-la com irrecusável sabedoria e moderação, tendo sempre com atenção o contexto político imensamente mais amplo e procurando arduamente, incansavelmente, soluções pacíficas, mesmo pra uma época de tantos conflitos, sempre que possível.
Bibliografia:
TZU, SUN A arte da guerra, 1º Edição, traduzido por Pedro Manoel Soares. – Jandira, SP; TRICAJU (2021)

Outros materiais