Buscar

Escala de Kellgren 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Escala de Kellgren-Lawrence
Escala de kellgren- Lawrence
A escala de Kellgren-Lawrence classifica a osteoartrite em cinco estágios sendo 1questionavel,2 minimo, 3 moderado, 4 severo, 5 grave, com base em radiografias do paciente. Cada estágio representa um nível diferente de gravidade da doença, desde a ausência de sinais radiográficos (estágio 0) até a presença de alterações ósseas graves (estágio 5).
Os critérios utilizados para classificar a osteoartrite incluem a presença de osteófitos (crescimentos ósseos anormais), a diminuição do espaço articular, a presença de esclerose óssea (aumento da densidade óssea) e a formação de cistos subcondrais (cavidades cheias de líquido abaixo da cartilagem articular).
No estágio 1- podem ser observados pequenos osteófitos e uma possível diminuição do espaço articular. Os sintomas nesse estágio geralmente são leves, com dor e rigidez que podem ocorrer após atividades físicas intensas.
No estágio 2, os osteófitos são mais evidentes e o espaço articular continua a diminuir. A dor e a rigidez articular podem se tornar mais frequentes e afetar a qualidade de vida do paciente.
No estágio 3, a osteoartrite é considerada moderada. Os osteófitos são maiores e o espaço articular está ainda mais reduzido. Nesse estágio, a dor e a rigidez articular são mais intensas e podem ocorrer mesmo em repouso.
No estágio 4, a osteoartrite é considerada grave. Os osteófitos são grandes e o espaço articular está quase completamente desaparecido. Nesse estágio, a dor e a rigidez articular são constantes e podem limitar significativamente a capacidade do paciente de realizar atividades diárias.
O Teste de Tinetti avalia o equilíbrio e marcha e sua velocidade, a distancia do passo, a simetria e o equilíbrio em pé, tanto o estático e dinâmico, sendo composta por 16 tarefas, onde a primeira possui 09 itens: equilíbrio sentado, levantando, tentativas de levantar, assim que levanta, equilíbrio em pé. E 7 para marcha.
A contagem para cada exercício varia de 0 a 1 ou de 0 a 2; a pontuação máxima é de 12 pontos para a marcha; de 16 para o equilíbrio; total de 28 pontos. Na pontuação total do teste, se a contagem mais baixa for menor que 19 pontos, isso indica uma habilidade física mais pobre, quando há alto risco de quedas.

Outros materiais