Buscar

FÓRUM 7 - Desafios Clínicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FÓRUM – SEMANA 07
Desafios Clínicos
Caso 1: Neste paciente de 50 anos, sexo masculino, com dor abdominal em fossa ilíaca esquerda, febre (38,5) e leucocitose (16.000), foi realizado uma tomografia computadorizada (abaixo). Qual a principal hipótese neste caso? Qual exame tem contraindicação absoluta? 👇
Caso 2: Paciente de 30 anos, sexo masculino, com queixa de súbita dor abdominal e rigidez de parede abdominal. Tem elevação de amilase sérica. Qual achado no exame abaixo pode confirmar o diagnóstico do paciente? 👇
 
No caso 1 observa-se uma TC contrastada de abdome o qual mostra coleções liquidas heterogêneas circundadas por halo hiperdenso com realce pelo contraste. Com isso sugere-se que o provável diagnóstico desse paciente seja diverticulite aguda dos cólons. Sendo assim, nesses casos é contraindicado a utilização da colonoscopia, embora seja um bom exame para o diagnóstico da doença diverticular, ela é contraindicada na suspeita do quadro agudo da diverticulite devido ao risco de perfuração.
No caso 2, na radiografia de tórax é perceptível uma região hipodensa acima da hemicúpula diafragmática direita, isto é, acúmulo de ar na cavidade peritoneal chamada de pneumoperitônio. 
REFERÊNCIAS: 
NAVES, Aline de Araújo et al. O que o radiologista deve saber na avaliação tomográfica da diverticulite aguda dos cólons. Radiologia Brasileira, v. 50, p. 126-131, 2017.
SEIXAS, Pedro Peniche. A abordagem da diverticulite aguda. Tese de Doutorado.

Outros materiais