Buscar

PRESENÇA DE RESÍDUOS DE ANTIBIÓTICOS EM LEITE E DERIVADOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PRESENÇA DE RESÍDUOS DE ANTIBIÓTICOS EM LEITE E DERIVADOS
Marcelo Santos
Marjory Xavier Rodrigues1
1Doutoranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), Universidade de São Paulo (USP). Correspondência: Av. Pádua Doas no 11, CEP 13418-900 – Piracicaba, São Paulo, Telefone: (19) 3429-4276. E-mail: marjoryxavier@usp.br.
Introdução: O Brasil um dos maiores consumidores de leite e derivados do mundo, pois, seu consumo é altamente disseminado na dieta do brasileiro devido a sua acessibilidade e valor no nutricional. Assim tornando indispensável um controle de qualidade mais rigoroso, devemos dar ênfase à presença de resíduos de antibióticos em leite e derivados, pelo fato dos antimicrobianos serem utilizados indiscriminadamente no país para prevenção e tratamento de doenças não levando em consideração o período de carência, e desrespeitando o protocolo de higienização dos equipamentos, e ainda podendo ter adição fraudulenta destes medicamentos, a presença de resíduos de antibióticos pode indicar o produto como improprio para o consumo humano, além de trazer riscos à saúde. Objetivo: O presente artigo de revisão tem como objetivo demonstrar os riscos da exposição a resíduos de antibióticos pela ingestão de leites e derivados. Visando apresentar e discutir sobre as ações de prevenção homologadas pelos órgãos regulatórios brasileiros e indústria de alimentos. Referencial Teórico: Com base na pesquisa bibliográfica que ocorreu para a elaboração deste artigo é evidente como o Brasil se destaca no consumo de leite e derivados sendo o quarto maior mundial de leite fluido em 2012. Mesmo que a perspectiva de aumento do consumo e produção do leite seja positiva, a preocupação com o aumento de consumo de resíduos de antibióticos aumenta, pois, com a maior produção e consumo o risco de contaminação aumenta. Além disso com base nos estudos realizados para detecção destes resíduos e possível observar uma situação preocupante, embora seja possível observar uma redução da presença de resíduos nos últimos anos (Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA), a substâncias encontradas geram certa preocupação como o cloranfenicol, que pode causar a efeitos tóxicos a população exposta. São observados inúmeros riscos a partir da ingestão de resíduos antibióticos para o consumidor, entre os principais temos, risco de reação de hipersensibilidade, lesões hepáticas ou gastrointestinais, além do surgimento de microrganismos resistentes a antibióticos. Considerações Finais: É notório a partir do seguinte estudo, salientar a importância da fiscalização feita pelos órgãos públicos competentes, desde a obtenção do leite até a comercialização juntamente com seus derivados, desta maneira casos de contaminações por resíduos químicos poderão ser impedidos.
Palavras – chave: Contaminação; exposição; fiscalização.
Referência: Marjory Xavier Rodrigues, Presença de Resíduos de Antibióticos em Leite e derivados, Segurança alimentar e Nutricional, Campinas, 20(2):297-308, 2013.

Outros materiais