Buscar

Relatório aula 02 - Propriedades físicas da agua

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Relatório da aula prática: 02 – Propriedades Físicas da Água
 
Introdução 
 
A vida como conhecemos só é possível graças a água e as suas propriedades físico-químicas,dentre elas podemos destacar a tensão superficial – que permite o transporte de nutrientes nointerior das plantas, assim como a existência de nichos ocupados por organismos leves o suficiente para não afundar na água – podemos destacar seus altos pontos de fusão, de ebulição e de calor específico, que possibilitam menor variação de temperatura nos organismos endotérmicos e emambientes úmidos.
As moléculas de água são compostas por dois átomos de hidrogênio e um átomo deoxigênio, apesar de não apresentarem carga elétrica elas são polares, ou seja, apresentam cargaparcial positiva em um polo (onde estão os hidrogênios) e carga parcial negativa em outro (onde está o oxigênio), possibilitando a formação das pontes de hidrogênio, onde o H de uma molécula seliga ao O de outra. As pontes de hidrogênio são as responsáveis pela tensão superficial da água, assim como pelos pontos de fusão, ebulição e calor específico. A polaridade das moléculas de água fazem dela um importantíssimo solvente, dissolvendo substâncias polares e substâncias iônicas. Outra propriedade curiosa da água é a sua densidade, que apresenta um comportamento completamente anormal. A água apresenta densidade maior em seu estado líquido do que em estadosólido, enquanto que em todas as outras substâncias ocorre o inverso.
 
 
Objetivo 
 
Compreensão de conceitos teóricos através de experimentos que podem ser realizados com materiais do cotidiano;
Perceber as propriedades da água por meio de experimentos;
Material utilizado 
● Placa de aquecimento
● Erlenmeyer 
● Solução aquosa colorida
● Béquer
● Gelo
● Açúcar
● Amido
● Espátula
Procedimento 
 
A) Demosntração simples de destilação:
Iniciamos o experimento ligando a placa de aquecimento. Em um béquer foi colocado água com solução aquosa colorida, em seguida colocamos um pouco dessa solução em um Erlenmeyer e iniciamos o aquecimento. Em um outro béquer colocamos alguns cubos de gelo. Quando essa solução começou a entrar em ebulição aproximamos o béquer com o gelo e começamos a recolher gotículas em um outro béquer, resultando na destilação da água.
B) Visualização da tensão superficial da água:
Foi colocado em um béquer de 100 ml a água e aos poucos, com a ajuda da espátula foi colocado delicadamente o áçucar e repetimos o procedimento com o amido.
Foi observado que quando o amido foi polvilhado sobre a água ele não afundou rápidamente, pois ele não consegue romper a tensão superficial da água com tanta facilidade, por suas moléculas serem apolares e por estar em um formato incapaz de romper a tensão superficial da água.Quando realizamos o mesmo procedimento com o açúcar pudemos observar que o rompimento da tensão superficial aconteceu de forma rápida.
Conclusão 
 
Os objetivos foram alcançados, demonstrando que aulas práticas são ferramentas importantes para a formação do conhecimento, visto que possibilitam a aplicação de teorias aceitas pela comunidade científica, no cotidiano dos a lunos, tornando a apreensão do conhecimento muito mais dinâmica e acessível, além de permitir aos próprios alunos o exercício do desenvolvimento de hipóteses, do pensamento crítico e científico.

Outros materiais