Buscar

polissacarideos

A celulose praticamente pura obtida dos fios das sementes de Gossypium (algodão) é resistente, fibrosa e completamente insolúvel em água. Em contrapartida, o glicogênio extraído de músculo ou fígado se dispersa prontamente em água quente, formando uma solução turva. Apesar das propriedades físicas marcadamente diferentes, ambas as substâncias são polímeros de D-glicose em ligações (1-4) com massa molecular comparável. Quais características estruturais desses dois polissacarídeos geram suas diferentes propriedades físicas? Explique as vantagens biológicas das respectivas propriedades de cada polímero

💡 3 Respostas

User badge image

Bianca Shkola

Não faço a menor ideia, desculpa
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A glicose é um dos açúcares mais importantes para a vida, porque é utilizada para diversas funções como proteção celular e armazenamento de energia.

Como exemplo, temos os casos da celulose e do glicogênio. Ambos são polímeros formados por inúmeras moléculas de glicose ligadas por meio de ligações glicosídicas. Porém, esses polímeros possuem características muito distintas devido ao tipo de ligação que apresentam.

Na celulose, a ligação glicosídica é do tipo beta que é muito mais difícil de ser quebrada do que a ligação alfa presente no glicogênio. Assim, a celulose é muito mais resistente do que o glicogênio participando, por exemplo, da parede celular das células vegetais. Já o glicogênio é utilizado pelo organismo como reserva energética.

Portanto, a diferença consiste de que a celulose é formada por moléculas de glicose ligadas por ligações glicosídicas do tipo beta e o glicogênio possui ligações do tipo alfa. Como a ligação beta é mais difícil de ser desfeita, a celulose é muito mais resistente do que o glicogênio que, por sua vez, pode ser digerido pelo organismo para obter energia.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais