Buscar

ED INCLUSIVA

Prévia do material em texto

26-) Sobre a escola inclusiva, é possível afirmar que se trata de um lugar que
a) garante a qualidade de ensino educacional a alguns de seus alunos, reconhecendo e respeitando a diversidade e respondendo a cada um de acordo com suas potencialidades e necessidades.
b) favorece a aprendizagem e desenvolvimento de cada aluno, independentemente de etnia, sexo, idade, deficiência, condição social ou qualquer outra situação.
c) estrutura assistematicamente as ações pedagógicas, resultando em contribuição significativa ao processo de aprendizagem dos discentes.
d) oportuniza a construção das competências necessárias ao exercício pleno da cidadania, pois nem todos os alunos terão condições de desenvolver suas capacidades cognitivas e intelectuais.
e) contempla cada aluno, respeita suas potencialidades e necessidades e a elas responde, com controversa qualidade pedagógica, possibilitando desenvolvimento pleno e profícuo.
27-) O movimento em prol da educação inclusiva busca garantir o direito de todos os alunos a estarem juntos em um mesmo espaço, compartilhando e aprendendo, sem discriminação. A efetivação dessa perspectiva, porém, encontra ainda diversos desafios no cotidiano escolar, sendo a formação de professores um deles.
Sobre essa questão, marque a alternativa correta.
a) A escola inclusiva é aquela que respeita as especificidades de seu alunado, suas necessidades e potencialidades, que acolhe a diversidade, equiparando oportunidades e buscando desenvolvimento profícuo dos discentes, a partir da responsabilidade da equipe pedagógica, estando o professor eximido dessa atribuição.
b) A inclusão educacional é um processo gradativo, dinâmico e em transformação. Por isso, para que seja efetivada verdadeiramente, faz-se necessária a modificação das estruturas físicas, tecnológicas e instrumentais da escola e, em segundo plano, a capacitação de professores.
c) O domínio estrito dos conhecimentos técnicos dentro de sua própria área de atuação é essencial ao professor. A partir deles, poderá desenvolver suas atividades de ensinar, planejar e avaliar adequadamente qualquer aluno com/sem deficiência. A atividade de ensinar é complexa e exige professores com conhecimentos atualizados.
d) A Lei de Diretrizes e Bases destaca a importância da preparação adequada dos professores para a inclusão, determinando que os sistemas de ensino garantam docentes capacitados e especializados para a integração e adaptação dos educandos com necessidades educacionais especiais, no ensino regular.
e) O professor tem um papel fundamental na escola, além de um grande desafio: facultativamente, construir e pôr em prática uma pedagogia capaz de atender e incluir os alunos com características pessoais e de aprendizagem que necessitam de uma pedagogia diferenciada.
28-) Ao longo dos anos, diversos termos e nomenclaturas relacionadas aos alunos com necessidades educacionais específicas têm surgido e algumas outras modificadas. Isso acontece porque, a cada época, os conhecimentos científicos, sociais e culturais são transformados, oportunizando que as nomeações sejam mais adequadas às condições e especificidades de cada. Nesse sentido, é fundamental, na atuação do professor em uma escola inclusiva, apropriar-se desses conhecimentos.
Sobre o que se afirma no texto, marque a alternativa correta quanto às terminologias adequadas utilizadas na Educação Especial e Inclusiva.
a) Deficiente, aleijado, intérprete de Libras, surdo.
b) Pessoa com deficiência, surdo, cego, mudo.
c) Pessoa com deficiência, surdo, cego, língua de sinais.
d) Pessoa não deficiente, deficiente intelectual, deficiente mental, surdo.
e) Pessoa sem deficiência, deficiente intelectual, deficiente mental, classe normal.
29-) O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um dos serviços prestados pela educação especial para atender aos alunos público-alvo, conforme estabelecido na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e em outros documentos legais.
Sobre o AEE, é correto afirmar:
a) Possui matrícula única, portanto, para que um aluno frequente esse serviço, não é necessário estar matriculado na sala comum também.
b) Implementa de forma suplementar a formação de todos os alunos público-alvo, com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela.
c) É realizado, prioritariamente, em uma sala de aula da própria escola ou em outra escola de ensino regular, no turno inverso da escolarização, mas não em centro de atendimento especializado.
d) Caracteriza-se como atividade de reforço escolar, em que o aluno deve cumprir suas atividades, tarefas e trabalhos solicitados pelos professores da sala comum.
e) Tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.
30-) A educação de pessoas com deficiência auditiva/surdez, após tanto tempo de direção sob o viés clínico, agora tem contado com novas práticas e representações, a partir dos estudos linguísticos, socioantropológicos, psicológicos, culturais etc.
À vista disso, os aspectos educacionais e práticas de ensino para pessoas com surdez, estão na seguinte alternativa:
a) Os alunos com surdez não costumam ser prejudicados pela falta de estímulos adequados ao seu potencial cognitivo, socioafetivo, linguístico e político-cultural e ter perdas consideráveis no desenvolvimento da aprendizagem.
b) As pessoas com surdez enfrentam inúmeros entraves para participar da educação escolar, os quais são decorrentes da perda da audição e da forma como se estruturam as propostas educacionais das escolas que, de modo geral, não contemplam suas necessidades e especificidades linguísticas, culturais e sociais.
c) inclusão do aluno com surdez deve acontecer no ensino superior, garantindo-lhe, desde cedo, a utilização dos recursos de que necessita para superar as barreiras no processo educacional e usufruir seus direitos escolares, exercendo sua cidadania.
d) A inclusão de pessoas com surdez na escola comum requer que se busquem meios para beneficiar sua participação e aprendizagem. Por isso, é recomendada, inclusive na legislação, a oferta de terapia e treinamento fonoaudiológico, bem como utilização de recursos e tecnologias que amplifiquem os resíduos auditivos de todos os alunos nessa condição.
e) O ambiente em que o aluno surdo está inserido, principalmente o da escola, na medida em que não lhe oferece condições para que se estabeleçam trocas simbólicas com o meio físico e social, exercita ou provoca a capacidade representativa dessas pessoas, sem comprometer o desenvolvimento do pensamento.
31-) Os recursos didáticos são importantes para o aprendizado, pois a sua variedade, adequação e qualidade possibilitam o acesso ao conhecimento. Por essa razão, no ensino de pessoas com deficiência visual, alguns critérios precisam ser considerados no momento das adequações dos recursos.
Assinale a alternativa correta em relação à adequação de recursos para alunos com deficiência visual.
a) Considerar o conteúdo e a faixa etária do aluno.
b) Manter a fidelidade da representação em relação ao modelo original é opcional.
c) Proporcionar a percepção tátil e, sempre que possível, constituir-se em texturas homogêneas.
d) Ser delicado e sutil, para que não se estrague e possa ser explorado tatilmente.
e) Ser complexo e provocativo, a fim de proporcionar muitos aprendizados e desenvolvimento psicomotor do aluno.
32-) Pessoas com indicativos de altas habilidades/superdotação são aquelas que apresentam notável desempenho e elevada potencialidade, de forma isolada ou combinada, quanto à capacidade intelectual geral, aptidão acadêmica específica, pensamento criativo ou produtivo, capacidade de liderança, talento especial para artes e capacidade psicomotora. Esse potencial traz consigo diversas características e necessidades educacionais, psicológicas e sociais. Por isso, sabê-las é fundamental para a constituição das práticas de ensino de forma adequada e pertinente.
As pessoas comaltas habilidades/superdotação possuem, dentre outras, qual das características abaixo?
a) Pouca paciência em satisfazer seus interesses e questões.
b) Interesse de convívio com pessoas de capacidade intelectual inferior.
c) Impaciência com detalhes e com aprendizagem que requer treinamento.
d) Apreciação de rotina e repetição.
e) Expressão de ideias e reações frequentemente de forma monossilábica.
33-) Em relação à dislalia, assinalar a alternativa CORRETA: 
a) Trata-se da dificuldade para utilizar sons da fala próprios da idade e do idioma do sujeito. 
b) Caracteriza-se por um transtorno na articulação dos sons, fundamentalmente devido a dificuldades na discriminação auditiva e/ou nas praxias bucofonatórias. 
c) São dificuldades na produção oral devido a alterações anatômicas e/ou fisiológicas dos órgãos articulatórios. 
d) Ocorre em crianças muito tímidas, que apresentam condutas de isolamento e negativismo.
e) N.d.a
34-) Sobre o transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), assinalar a alternativa CORRETA: 
a) A criança com TDAH tem grande dificuldade de ajustamento na escola, visto que o transtorno afeta o comprometimento da capacidade intelectual e causa déficits cognitivos. 
b) É facilmente detectado e pode ser realizado por professores e cuidadores, por meio de testes e atividades simples do dia a dia. 
c) A psicofarmacoterapia é a única forma de tratamento autorizada pelo Ministério da Saúde. 
d) O diagnóstico é fundamentalmente clínico e pode ser baseado em critérios pelos DSM — V e CID-11.
e) N.d.a
35-) Em relação ao transtorno do espectro autista (TEA), marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
( ) É uma inadequação no desenvolvimento que se manifesta de maneira grave apenas no início da idade escolar. 
( ) Engloba diferentes síndromes, marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico com três características fundamentais: dificuldade de comunicação por deficiência ou de domínio da linguagem e no uso da imaginação para lidar com jogos simbólicos; dificuldade de socialização; e padrão de comportamento restritivo e repetitivo. 
( ) Existe um padrão de tratamento que pode ser aplicado a todas as pessoas com o distúrbio, que engloba principalmente o uso de medicamentos e terapias alternativas. 
a) C - C - C. 
b) E - C - E. 
c) E - E - C. 
d) C - E – E
e) E - E – E
36-) M. é uma menina de 12 anos que usa cadeiras de rodas e é cega. Para atender às necessidades de M., sua escola deverá: 
I. Ter rampas de acesso e banheiros adaptados para cadeirantes. 
II. Disponibilizar material didático em Braille para que M. possa realizar as atividades. 
a) Os itens I e II estão corretos. 
b) Somente o item I está correto. 
c) Somente o item II está correto. 
d) Os itens I e II estão incorretos.
e) Nenhum item está correto
37-) Sobre os alunos com altas habilidades, assinalar a alternativa INCORRETA: 
a) Apresentam grande facilidade de aprendizagem, o que os leva a dominar rapidamente conceitos, procedimentos e atitudes. 
b) Formam um grupo homogêneo, com características e habilidades iguais, e apresentam os mesmos interesses e as mesmas necessidades educacionais. 
c) Há duas características marcantes: a rapidez de aprendizagem e a facilidade com que se engajam em sua área de interesse. 
d) Não identificar corretamente esses alunos para atender às suas necessidades pode colocá-los em risco de fracasso escolar e comprometer seriamente seus desenvolvimentos socioemocionais, impedindo-os de realizar plenamente seus potenciais.
38-) A pessoa com deficiência tem direito à cultura, ao esporte, ao turismo e ao lazer em igualdade de oportunidades com as demais pessoas. Considerando-se a Lei nº 13.146/2015 — Estatuto da Pessoa com Deficiência, analisar os itens abaixo: 
I. O valor do ingresso da pessoa com deficiência poderá ser superior ao valor cobrado das demais pessoas. 
II. As salas de cinema devem oferecer, em todas as sessões, recursos de acessibilidade para a pessoa com deficiência. 
III. É vedada a recusa de oferta de obra intelectual em formato acessível à pessoa com deficiência. Está(ão) CORRETO(S): 
a) Somente o item I. 
b) Somente os itens I e II. 
c) Somente os itens II e III. 
d) Todos os itens.
e) Nenhum item está correto
39-) Analise as assertivas abaixo sobre os objetivos do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
 ( ) Identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que minimizem as barreiras para a mínima participação dos alunos com necessidades específicas a fim de tratar a todos os alunos de maneira igualitária, sem distinções. 
( ) Complementar e/ou suplementar a formação dos alunos com vistas à sua autonomia e independência apenas dentro dos limites da escola. 
( ) Desenvolver atividades de enriquecimento curricular para o atendimento às necessidades específicas relacionadas às altas habilidades/superdotação, em articulação com as instituições de educação superior, profissional e tecnológica, de pesquisa, entre outras. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
A) V – V – V. 
B) V – F – V. 
C) V – V – F. 
D) F – F – F. 
 E) F – F – V.
40-) Considera-se serviços e recursos da Educação Especial todos os meios que possam promover a acessibilidade e assegurar condições de acesso ao currículo, que podem ser, EXCETO: 
A) Materiais didáticos. 
B) Espaços coletivos e individuais. 
C) Uniformes e jalecos. 
D) Sistemas de comunicação e informação. 
E) Equipamentos de tecnologia assistiva.

Continue navegando