Buscar

A3 Engenharia da Qualidade

Prévia do material em texto

“O Seis Sigma é uma metodologia que combina métodos estatísticos e da qualidade, visando reduzir defeitos e variações no projeto, promovendo um aumento na qualidade dos produtos resultantes desse processo. Porém, entre as micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), a difusão desta metodologia parece ainda representar um desafio, a julgar pela pouca evidência documentada da implementação do Seis Sigma em pequenas organizações (KURATKO; GOODALE; HORNSBY, 2001; ANTONY; KUMAR; MADU, 2005), em especial nas empresas brasileiras (DUARTE; RAMOS, 2006)” (ESTORILIO, C. C. A.; AMITRANO, F. G. Aplicação de Seis Sigma em uma empresa de pequeno porte. Produto & Produção, v. 14, n. 2, p. 1-25, jun. 2013.).
Como sabemos, as ferramentas utilizadas na engenharia da qualidade são de grande valia na inserção do nosso dia a dia. Tendo em vista as ferramentas a seguir, explicite para cada uma o conceito correspondente, o objetivo e a principal característica:
-  5S;
- 6 Sigma;
- Mapeamento de processo.
O 5S é uma ferramenta de organização e limpeza que visa melhorar a eficiência e a produtividade no ambiente de trabalho. O objetivo dela é ter uma ambiente de trabalho visual e eliminar os desperdícios organizado as ferramentas/ materiais considerando o que se usa com maior frequencia com acesso mais fácil e ferramentas com uso esporádico guardadas no fundo. Também é utilizado técnicas como por exemplo o método do elástico para que seja identificado visualmente o que está faltando e o motivo da falta em seu lugar demarcado. A principal característica é a utilização de cinco etapas: seleção, simplificação, limpeza, padronização e disciplina. 
6 Sigma: É uma metodologia de gestão da qualidade que visa reduzir a variação nos processos e produtos, buscando aperfeiçoar a qualidade e a eficiência. O objetivo é atingir um nível de qualidade de 99,9997%, ou seja, permitir no máximo 3,4 defeitos por milhão de oportunidades. A principal característica é a utilização de ferramentas estatísticas para análise e melhoria dos processos. 
Mapeamento de processo: É a ferramenta que permite entender o fluxo de um processo e identificar pontos de melhoria e oportunidades de redução de custos e tempo. O objetivo é mapear todas as etapas do processo, desde o início até o fim, identificando gargalos e desperdícios. A principal característica é a utilização de diagramas e fluxogramas para representar o processo de forma clara e objetiva e linkar os setores e interfaces entre cada setor.
Interno
Interno
Interno

Continue navegando