Buscar

A importância da alfabetização nos aspectos socioculturais, cognitivos e econômicos das famílias brasileiras

Prévia do material em texto

A importância da alfabetização nos aspectos socioculturais, cognitivos e econômicos das famílias brasileiras.
 
Um problema grave que tem impacto negativo sobre as famílias brasileiras é a não alfabetização na infância. Para combater este problema e garantir o direito à educação para todos, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma ferramenta crucial. Investir na EJA é uma aposta para o futuro do Brasil, pois uma população mais instruída, capacitada e cidadã é alfabetizada.
O conto “Vida Maria” de Márcio Ramos retrata a dura realidade de não ser alfabetizado na infância. Através da personagem Maria, podemos observar os efeitos negativos que esta realidade causa nas famílias brasileiras: A exclusão social, baixa autoestima, dificuldade de aprendizagem em áreas cotidianas da vida, limitações de oportunidades e por fim impacto negativo na família uma vez que quando um membro da família não se alfabetiza, é possível que todos sofram de estresse, conflitos e sobrecarga emocional.
Assim, a EJA é uma alternativa à demanda de proteção do direito à educação para aqueles que não tiveram a chance de se alfabetizar durante a infância proporcionando oportunidades de aprendizagem para adultos e jovens, enfrentando a marginalização e a exclusão social além de elevar a autoestima, preparar os estudantes para o mercado de trabalho, aumentando suas chances de conseguir emprego e melhorando suas condições de vida.
REFERÊNCIAS:
https://educador.brasilescola.uol.com.br/politica-educacional/analfabetismo-no-brasil.htm
http://www.nipiac.ufrj.br/producao2/item/559-as-dores-do-analfabetismo

Continue navegando