Buscar

Definição do Escopo e Requisitos do Projeto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo de caso: DEFINIÇÃO DO ESCOPO E REQUISITOS DO PROJETO
O gerenciamento do escopo possui influência direta no desenvolver do projeto resultando assim em seu sucesso ou fracasso. Por isso, costuma ser um dos temas mais explorados entre os 13 capítulos do Guia PMBOK®. Um escopo precisa ser bem definido pois, todo o restante do projeto depende disso. Ou seja, o gerenciamento do escopo possui a relação direta com todas as demais áreas de conhecimento de um projeto.
Iniciamos o apontamento dos erros cometidos com a observação de que o Rafael teve a ideia para seu negócio inspirado por uma startup de proposta
semelhante, mas do ramo de viagens. Isto pode ser perigoso, pois ele não tinha
ainda informações sobre o potencial de seu negócio, estava apenas inspirado por outro ramo da empresa.
Além disso, pular etapas na fase de iniciação do projeto, por exemplo as entrevistas, que são realizadas com uma conversa direta com o potencial cliente para extrair informações. Ignorar essa fase em seu novo negócio, o Surpresa de Festa, atrapalhou o desenvolvimento do projeto pois não foram definidos os objetivos específicos, entregas (parciais e total), tarefas, prazos e custos.
Com isso, observamos que um correto emprego dos processos de gerenciamento do escopo é visto como fator crítico para o sucesso do projeto, visando garantir a realização de todas as etapas até a entrega do projeto. 
A definição do escopo de projeto possui uma forte ligação com a satisfação do cliente. Afinal, é através do escopo que o gerente de projeto e sua equipe conseguem entender melhor o que precisa ser entregue para atender às
expectativas e necessidades do cliente e focar todos os seus esforços naquilo
que realmente importa. 
Para a iniciação, é necessário desenvolver o termo de abertura do projeto que servirá de base para a construção da estrutura analítica do projeto além de formalizar o seu início. Devem ser realizadas pesquisas para validar a viabilidade da ideia de startup de Rafael, descobrindo se é interessante ou não para as pessoas um negócio como o que ele está oferecendo.
Com isso, desenvolve-se um escopo inicial baseado no que foi desenvolvido pelo Rafael, desenhando um cronograma macro para o projeto, com base no orçamento do casal e o período definido para ter a empresa operando e atuando, que conforme solicitado pelo casal será de 01 ano.
Na etapa de Planejamento, iniciamos um plano de gerenciamento de
escopo mais detalhado. Isso inclui o processo de coleta de requisitos, métodos e estratégias para definição do escopo. Com base nisso, já podemos descrever melhor o trabalho necessário para montar uma Declaração Detalhada do Escopo. Esse documento descreverá aquilo que faz parte, escopo e aquilo que não faz parte, proporcionando um entendimento comum entre os clientes, dando base para montar a EAP (Estrutura Analítica do Projeto) detalhando hierarquicamente o trabalho necessário para entregar o projeto até o nível de pacote de trabalho.
Depois de planejar a EAP apresentaremos os documentos às partes interessadas para que possam analisar e validar o documento e, a partir desse momento, o processo de gerenciamento de escopo começará acontecer e, consequentemente, o monitoramento da execução do projeto. 
A validação do escopo automaticamente possibilita o monitoramento do projeto, onde o principal objetivo é evitar desvios no projeto (Scope Creep), acompanhar seu andamento e lidar com eventuais solicitações de mudanças e ações. E, a análise da variação consiste em verificar se existe diferença entre a linha de base do projeto e o seu desempenho real e qual a dimensão dessa diferença.
Bibliografia:
PMI – PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (Guia PMBOK).
Material didático Roteiro de Estudos. Definição do Escopo e Requisitos do Projeto – Acesso em 15/06/2023

Continue navegando