Buscar

Literatura Infanto Juvenil (Capítulos 4,5 e 6)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Literatura Infanto Juvenil 
Capítulos 4,5 e 6
Questão 01
Na tentativa de classificar as formas de interação entre o texto e a imagem, Nikolajeva e Scott (2011) trazem a perspectiva de diversos autores em torno do tema. A variedade de terminologias e conceitos ocorre devido à dinamicidade criativa que o livro ilustrado permite aos criadores. De modo que:
(X) as classificações delimitadas pelos teóricos são uma tentativa de compreender os níveis de relação entre o texto e a imagem nesses livros destinados, usualmente, ao público infantil e juvenil; e como isso contribui para a recepção da obra e desenrolar da narrativa.
Questão 02
A leitura de um livro ilustrado e sua distintas qualidades gráficas e narrativas permitem ao leitor estabelecer diferentes vínculos e camadas de interpretações que ganham faces diversificadas, a depender do conhecimento de mundo de cada pessoa que interage com a obra: sendo ou não uma criança ou adulto letrado. De acordo com o trecho podemos afirmar que:
(X) Sem o livro ilustrado não conseguimos aprender, pois a aprendizagem depende de um elemento visual.
Questão 03
Ribeiro (2008) defende que a interação entre o texto e a imagem atua como uma tradução, de maneira que, para o ilustrador, o sentido é adaptado, por meio da transposição, de uma linguagem para a outra. Com isso, é possível afirmar que a arte ilustrativa é tão criativa quanto a arte escrita, tendo em vista que, para o ilustrador:
(X) A arte ilustrativa é um signo traduzido, que adapta o sentido por meio da transposição, ao passo que possui valor criativo, sendo capaz ressignificar narrativas e outras linguagens.
Questão 04
É importante salientar que as definições e terminologias (alguns termos e conceitos de obras que fazem parte do universo da literatura infantojuvenil) não são estanques, face à dinâmica criativa dos livros produzidos para o público infantil e juvenil, ou dos livros que, independentemente do público leitor ao qual é direcionado inicialmente, traz em sua estrutura a variedade de linguagens, com destaque ao texto verbal escrito e o visual.
Linden (2011), por exemplo, que se direciona para os livros destinados ao público infantojuvenil, categoriza os tipos de livros objeto em:
(X) (i) livros com ilustração; (ii) primeiras leituras; (iii) livros estruturados; (iv) história em quadrinhos (HQ); (v) livros pop-up; (vi) livros brinquedo; (vii) livros interativos; e (viii) imaginativos (imagiers).
Questão 05
Os livros sem texto permitem aos ilustradores darem voz para as imagens do próprio pensamento e da imaginação. É o que afirma Castanha (2008), para quem a imagem, ao ser utilizada como instrumento de linguagem, desempenha papel decisivo para os grupos culturais. De acordo com trecho, segundo o que descreve Castanha, são exemplos que traduzem o pensamento dele:
( ) As pinturas nas paredes das cavernas e os afrescos.
( ) As esculturas em mármore e ou outros materiais e as pinturas corporais das tribos indígenas.
( ) Os livros infantis com ilustração e textos.
( ) Os Jornais transmitidos pelos jornais com a presença de áudio e imagem.
(X) V-V-F-F

Continue navegando