Buscar

Lesões e alterações comuns na cavidade oral

Prévia do material em texto

Lesões e Alterações Comuns na Cavidade Oral
Lesões comuns na cavidade oral
As lesões podem ter origem traumática, infecciosa, hereditária, com comprometimento hormonal ou psicológico entre outros, e aparecem sob diferentes aspectos clínicos como feridas, crescimentos ou aumentos, mudança de coloração ou textura, sendo que geralmente não apresentam dor.
www.lesõesnacavidadeoral.com
Fibroma Traumático (Hiperplasia Fibrosa)
O FT é uma lesão de natureza benigna
 Reação repetitiva traumática na mucosa
Reações inflamatórias de tecido conjuntivo causando uma hiperplasia tecidual
Hábito de morder a bochecha, bordas afiadas de dentes ou restaurações, ou desadaptações protéticas
Diagnóstico: clínico e laboratorial
Excisão cirúrgica da lesão, como tratamento.
https://www.herrero.com.br/files/revista/file
Estomatite Aftosa (afta)
A estomatite aftosa é uma situação caracterizada pelo aparecimento de aftas, bolhas ou ulcerações na boca de forma frequente.
 Regiões mais afetadas:
Tratamento de acordo com a sua causa, gravidade dos sintomas e frequência com que acontecem, uso de remédios anti-inflamatórios, corticóides ou anestésicos, podem ser indicados.
 * Omcilon-A- orabase 
 Antiflamatório e corticóide
Mucosas jugal e labial
Ventre da língua
Fundo de vestíbulo
Soalho de boca
Palato mole
Podem ser desencadeadas por:
Estresse
Alterações hormonais
Alterações do sistema imune
Deficiências minerais e de vitaminas * B12
https://www.trocandofraldas.com.br
Traumas
Infecção por vírus
Estomatite Aftosa (Classificação)
Estomatite aftosa do tipo menor
* Média de até 1cm *10 a 14 dias * Arredondada 
 * Cinza/amarelada * Bordas avermelhadas
Estomatite aftosa do tipo maior
* Maior que 1cm * Dias a meses 
* Menos comum * Cicatrizes na boca
Estomatite do tipo herpetiforme
* 1mm a 3mm * Em surtos * Até 14 dias 
https://www.mdsaude.com/gastroenterologia/aftas-na-boca/
https://oportaln10.com.br/como-evitar-aftas-na-boca-83519/
https://drrocha.com.br/estomatite/
https://www.tuasaude.com/estomatite-aftosa/
Mucocele
São alterações benignas e indolor
Pode ocorrer por traumatismo mecânico
Coloração igual à da mucosa adjacente ou roxa
Alta Prevalência nos lábios inferiores, mas, pode acometer:
 
Pode romper espontaneamente, mas, em alguns casos pode reincidir 
Cirurgia simples
* Mucosa Jugal 	* Língua
* Palato mole 		* Lábio Superior
* Análise Anatomopatológica 
RETIRADA DA BOLHA 
E DA GLÂNDULA SALIVAR AFETADA
Leucoplasia
Em 1978 a leucoplasia foi definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como mancha ou placa branca, que não pode ser caracterizada como qualquer outra doença.
A definição de leucoplasia é eminentemente clínica e seu diagnóstico ocorre por exclusão de outras lesões, visto que não apresenta características histopatológicas específicas
Lesão cancerizável mais comum da cavidade oral
Em 1978 a leucoplasia foi efinida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como mancha ou placa branca, que não pode ser caracterizada como qualquer outra doença. A definição de leucoplasia é eminentemente clínica e seu diagnóstico ocorre por exclusão de outras lesões, visto que não apresenta características histopatológicas específicas. Leucolpasia é a lesão cancerizável mais comum da cavidade oral
Diversos tratamentos vêm sendo empregados para as lesões leucoplásicas entre os quais se encontra a excisão cirúrgica através do emprego de diferentes técnicas (criocirurgia, laser de CO2, eletrocoagulação). Outros autores acreditam que para indivíduos tabagistas, porém jovens e saudáveis a supressão do uso dos produtos do tabaco por seis semanas, levaria a remissão clínica da maioria das lesões leucoplásicas, sugerindo-se, ainda uma forte associação entre leucoplasia em adultos jovens e a inalação da fumaça.
Cisto Periapical
Ocorre devido à evolução de um granuloma. 
Ocorre devido à evolução de um granuloma. O desenvolvimento do cisto radicular começa com a proliferação de restos epiteliais no granuloma. Dente desvitalizado, com uma lesão de cárie ou uma restauração com infiltração e/ou tratamento endodôntico já executado. Tende a crescer, em alguns casos produz expansão óssea indolor. Pode existir antecedente traumático do dente afetado.
Excisão mediante extração; Tratamento endodôntico e raspagem periapical; Marsupialização nos cistos de grande tamanho; Exames radiográficos periódicos da zona periapical do elemento sob suspeita.
Candidíase
Infecção causada por fungos e o mais comum é denominado Candida Albicans
Na infecção da boca, as características são placas cremosas, brancas e dolorosas.
A candidíase é uma infecção causada por fungos e o mais comum é denominado Candida Albicans. Ela pode ocorrer em qualquer parte da pele humana, mas afeta com mais frequência a parte interna da boca e os órgãos genitais. A candidíase pode afetar tanto homens quanto mulheres, mas os bebês que nascem de parto normal de mãe infectada também podem ser afetados. Na infecção da boca, as características são placas cremosas, brancas e dolorosas.
Queilite actínica
O principal fator de risco ao desenvolvimento da queilite actínica é a exposição crônica aos raios solares
Fatores adicionais também podem contribuir para o desenvolvimento da lesão, tais como: tabaco, irritação crônica do lábio, má higiene bucal e próteses mal adaptadas.
Alteração difusa que pode levar ao desenvolvimento de uma lesão maligna, como o carcinoma de células escamosas.
A queilite actínica é também conhecida como queilite exfoliativa, queilite solar e queratose actínica de lábio. O principal fator de risco ao desenvolvimento da queilite actínica é a exposição crônica aos raios solares. Fatores adicionais também podem contribuir para o desenvolvimento da lesão, tais como: tabaco, irritação crônica do lábio, má higiene bucal e próteses mal adaptadas.
A queilite actínica é uma alteração difusa que pode levar ao desenvolvimento de uma lesão maligna, como o carcinoma de células escamosas. Os centros médicos relatam que dos casos de queilite actínica noticiados, normalmente 6 a 10% destes sofrem transformação para um carcinoma de células escamosas. 
Queilite Angular 
É um processo inflamatório localizado no ângulo da boca uni ou bilateral, caracterizado por discreto edema, descamação, erosão e fissuras. É uma condição de etiologia multifatorial. 
Alterações comuns na cavidade oral
A elaboração do processo de diagnóstico de uma anormalidade deve estar alicerçada no binômio sinais e sintomas, não bastando apenas identificar uma anormalidade. O diagnóstico é a capacidade do clínico de detectar ou notar a presença de uma alteração. 
Língua geográfica 
Etiologia desconhecida. Mais frequente nas mulheres
Apresente-se como múltiplas áreas planas avermelhadas com despapilação das papilas filiformes, formando figuras circinadas. Delimitadas por uma linha branca ou branca-amarelada de bordas bem definidas
Os pacientes podem relatar irritação ou sensibilidade relacionados ao consumo de alimentos condimentados e bebidas alcoólicas. 
Uma alteração normalmente associada a língua geográfica é a língua fissurada
Nos casos onde haja sintomatologia dolorosa, a administração de anti-inflamatórios esteróides de uso tópico pode levar a uma melhoria do quadro.
Glossite migratória benigna, eritema benigno ou língua geográfica é uma alteração de etiologia desconhecida, embora acredita-se que possa estar relacionada ao stress ou distúrbios psicogênicos (1,3,5,6,7,8,10,12). Possui predileção por crianças e adultos jovens, sendo encontrada aproximadamente em 2% da população dos estados unidos, sendo ligeiramente mais frequente nas mulheres que nos homens (3).
Clinicamente apresente-se como múltiplas áreas planas avermelhadas com despapilação das papilas filiformes, formando figuras circinadas. São delimitadas poruma linha branca ou branca-amarelada de bordas bem definidas. Nas áreas de despapilação das papilas filiformes, permanecem como pequenas pápulas avermelhadas, as papilas fungiformes. Caracteristicamente ocorre uma repapilação das áreas despapiladas e uma despapilação de áreas anteriormente normais. Esse fenômeno de despapilação-repapilação dá um aspecto de “mapa” sendo por isso denominada de língua geográfica (3,5,6,7,8,9,11).
Usualmente a língua geográfica é uma condição assintomática. Em alguns casos, porém, os pacientes podem relatar irritação ou sensibilidade relacionados ao consumo de alimentos condimentados e bebidas alcoólicas. Uma alteração normalmente associada a língua geográfica é a língua fissurada e nesses casos a sintomatologia tende a ser mais evidente, graças a um excesso de crescimento de c. albicans nas fissuras. Devido a condição benigna e assintomática desta condição não é necessário tratamento. Nos casos onde haja sintomatologia dolorosa, a administração de anti-inflamatórios esteróides de uso tópico pode levar a uma melhoria do quadro. Embora tenha sido proposto, o tratamento com vitaminas do complexo B, não se mostrou eficaz quanto a sua atuação. No brasil estudos confiáveis dão conta que essa normalidade compromete 5% dos adultos jovens, não apresentando maior significado clínico (9) .
 
Língua Fissurada
Condição clínica benigna
Afeta o dorso da língua
 * Profundidade de 2 a 6 mm
Etiologia é desconhecida. Usualmente está associada com as algumas Síndromes, ou algumas doenças:
 
O paciente não costuma referir sintomas
Não é necessário nenhum medicamento e tampouco há tratamento definitivo para casos de língua fissurada.
Síndrome de Down
Síndrome de Sjögren 
Síndrome de Melkersson-Rosenthal
Acromegalia
Psoríase
Candida albicans
Grânulos de Fordyce
Glândulas sebáceas aumentadas
É encontrado em mais de 80% da população
Pápulas amareladas ou branco - amarelada
Está relacionado com as alterações hormonais 
Não apresentam riscos e nem necessitam de tratamento
 *ESTÉTICA
Uso de pomadas e cremes (Tretinoína ou Ácido dicloracético ) ou realização de cirurgia a laser
DEVE-SE EVITAR ESPREMER 
SÃO SEMELHANTES ÀS GLÂNDULAS SEBÁCEAS NORMAIS ENCONTRADAS NA PELE
Glossite Rombóide Mediana
É uma doença inflamatória que ocorre em dorso de língua, na região anterior as papilas circunvaladas, com etiologia desconhecida. 
Antigamente, acreditava-se que existia uma relação com a embriogênese imperfeita, porém a infecção por Candida albicans pode estar associada.
é uma doença inflamatória que ocorre em dorso de língua, na região anterior as papilas circunvaladas, com etiologia desconhecida. Antigamente, acreditava-se que existia uma relação com a embriogênese imperfeita, porém a infecção por Candida albicans pode estar associada
Leucoedema
Definição Leucoedema é uma variação anatômica normal. 
Etiologia Resulta de um aumento da espessura do epitélio e de edema intra- celular nas células da camada espinhosa. 
Aspecto clínico A mucosa apresenta uma coloração branco-acinzentada opaca.
Torus e Exostoses
Tórus são proeminências ósseas benignas que ocorre no (tórus palatino) ou no (tórus mandibular), logo posteriormente aos dentes inferiores. Estudos sugerem haver influência genética e ambiental na ocorrência do tórus.
Exostoses são crescimentos ósseo-benignos, com origem desconhecida, que acometem diversas regiões do esqueleto humano, dentre elas, a face.
Pigmentação Racial
 Manchas de coloração escura localizada em área da mucosa bucal de indivíduos da raça negra
 A maior prevalência da pigmentação racial é em áreas de gengiva inserida, seguida da mucosa jugal, palato e língua.
Pigmentação racial , pigmentação melânica ou melanose racial são denominações de manchas de coloração escura localizada em área da mucosa bucal de indivíduos da raça negra (1,6,8,9,11). Apesar de serem extremamente comuns, alguns indivíduos não as apresentam . A maior prevalência da pigmentação racial é em áreas de gengiva inserida, seguida da mucosa jugal, palato e língua.
Em alguns casos, as lesões localizadas na mucosa jugal língua podem deixar dúvidas quanto ao diagnóstico e prognóstico, razão pela qual indica-se a realização de biópsia para exclusão de outras patologias.
Por se tratar de alteração benigna e sem maiores consequências , não requer tratamento. Nem tanto , quando a pigmentação for única, de bordas irregulares e ulcerada, devemos afastar a hipótese de melanoma.
Referências
CÉ, Patrícia. Patologia Bucal: Lesões mais comuns na boca. 2014. 51 slides. Disponível em: <https://www.portaldoaluno.bdodonto.com.br/atualiza/portalaluno/aulas/pato02>
MUCOCELE: CAUSA E POSSÍVEIS TRATAMENTOS (com Dra. Alice Jikihara). Youtube, 2020. 1 vídeo (3:17). Publicado pelo Simpatio Odonto. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=5gia3aEUzOo>
NEVILLE, Brad. Patologia oral e maxilofacial. Elsevier Brasil, 2011. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=TCoqQ5jnQ7wC&oi=fnd&pg=PT24&dq=gr%C3%A2nulos+de+fordyce&ots=ihmM3FxwRx&sig=KGovijiVB_8n3fgSDIc_zRmejIU#v=onepage&q=gr%C3%A2nulos%20de%20fordyce&f=false>
PILZ, Carlos. et al. LÍNGUA FISSURADA. CONDIÇÕES BENIGNAS DA LÍNGUA, TELESSAÚDE UFRGS [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/telessauders/documentos/protocolos_resumos/estomatologia_resumo_clinico_lingua_fissurada_TSRS.pdf>
SANTOS, Fernanda Malheiro; CORRÊA, Fernanda Nahás Pires; CORRÊA, Maria Salete Nahás Pires. Mucocele em lábio inferior de adolescente: relato de caso. Revista da Associacao Paulista de Cirurgioes Dentistas, v. 67, n. 3, p. 230-233, 2013. Disponível em: <http://revodonto.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-52762013000300010>
STUANI, Adriana Sasso et al. Mucoceles: lesões frequentes na cavidade bucal de crianças Mucoceles: frequent lesions in children’s mouth. Pediatria (São Paulo), v. 32, n. 4, p. 288-92, 2010. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Rodrigo-Valerio-3/publication/267996946_Mucoceles_lesoes_frequentes_na_cavidade_bucal_de_criancas_Mucoceles_frequent_lesions_in_children%27s_mouth/links/54b47f600cf26833efd02643/Mucoceles-lesoes-frequentes-na-cavidade-bucal-de-criancas-Mucoceles-frequent-lesions-in-childrens-mouth.pdf>

Continue navegando