Buscar

36 Revisão Reais P2 - Propriedade resoluvel

Prévia do material em texto

Revisão reais P2
A propriedade, em regra, é um direito subjetivo perpétuo (no sentido de duradouro), de duração ilimitada e irrevogável, que em princípio não comporta condição resolutiva ou termo final. Ela existirá enquanto perdure a coisa que constitui seu objeto.
Contudo, o princípio da irrevogabilidade da propriedade pode ser flexibilizado quando a duração do direito de propriedade se subordinar a acontecimento futuro previsto no próprio título constitutivo, ou, mesmo não previsto no título, em razão de fatos previstos em norma.
O código civil prevê situações em que a propriedade será revogada, provocando, destituição da titularidade, assim:
· Propriedade resolúvel 
Art. 1.359/CC.
Trata-se de uma titularidade que já nasce com a perspectiva de durabilidade, sujeita a um acontecimento futuro e certo (termo final) ou incerto (condição resolutiva – vide art. 121/CC).
O proprietário resolúvel age como qualquer outro proprietário (ou seja, poderá usar, gozar, dispor e reivindicar a coisa em face de terceiros, enquanto não se verificar o evento futuro certo ou incerto. 
Todavia, efetivando-se o termo final ou a condição, resolve-se a propriedade, passando a titularidade a um proprietário diferido (diferente).
Resolvida a propriedade, sua extinção ocorre retroativamente, produzindo efeitos ex tunc.
Ex.: Se terceiros adquiriram aquela propriedade resolúvel, todos os direitos que foram concedidos pelo proprietário resolúvel poderão ser resolvidos também, uma vez que o novo proprietário poderá reivindicar a coisa contra terceiros que negociaram com o proprietário resolúvel. Obs.: não pode o terceiro alegar boa-fé ou ignorância, uma vez que oponibilidade da cláusula resolutiva é erga omnes. 
Exemplos: pacto de retrovenda, pacto de melhor comprador.
Art. 1.360/CC
A propriedade pode resolver-se também por causa superveniente, ou seja um fato posterior à transmissão do direito de propriedade.
Sendo assim, não se pode falar em efeitos ex tunc, na hipótese desse artigo serão preservados todos os atos praticados pelo proprietário resolúvel antes da extinção da propriedade, ou seja efeito ex nunc.
Exemplo.: revogação da doação por ingratidão, revogação da doação por descumprimento do encargo.

Continue navegando