Buscar

FB-104-2022-10- Adolfo Simba Daniel; Domingos Chitela Samango; Irosind Óscar Ussenda; Lana Gisele Gonçalves da Costa e Nylda Aparecida dos Santos Leite

Prévia do material em texto

FP104 –Organização e Gestão de Centros Educativos
Trabalhoconv. Ordinaria
Adolfo Simba Daniel – AOFPMME4232955
Domingos Chiteta Samango – AOFPMME3479411(2019-10-01_pt_1)
Irosind Óscar Uassenda – AOFPMME5047544
Lana Gisele Gonçalves da Costa – BRFPMME4733845
Nylda Aparecida dos Santos Leite – BRFPMME1270521
Código: 2022-10
Curso: Mestrado em Educação
Grupo: FP-MME-2022-10-PT-3
Data: outubro/ 2023
Gestão Participativa: Processo Pedagógico Coletivo
Sumário 
Introdução ……………………………………………………………................................... 1
Caraterísticas Grais da Instituição Educativa ……………………................................... 2
Organização do Centro …………………………………………….................................... 4
Gestão do Centro Educativo ………………………………………................................... 6
Conclusão ………………………………………………………….......................................8
Bibliografia …………………………………………………………......................................9
Anexo............................................................................................................................10
Introdução
Nos dias atuais, pretende-se que, se tenha uma Direção organizada, na gestão dos centros educacionais, que possa congregar e incluir todos quantos, procuram e precisam de uma oportunidade de escolarização. Para tal, este trabalho, visa discorrer por uma caracterização de um dos Centros Educativo, para mostrar-se a respectiva, organização e gestão, ligadas aos modelos e tendências actuais.
Uma das particularidades do Ensino à Distância é, esta abertura que proporciona a todos quantos, procuram por este modelo de ensino, proporcionar a seus integrantes, oportunidades de intercâmbio cultural e histórico dos povos de vários cantos do universo. Daí, terem-se juntado estudantes de Angola (África) e Brasil (América), para a prossecução do mesmo.
Partindo das leituras de Dussel e Caruso (1999), e Costa e Rodrigues (2015), encontramos algumas particularidades que instituem a escola como um mecanismo de governo. São aspectos observados no trajeto diário da escola organização e gestão, entre eles encontramos; o fato das crianças permanecerem sentadas e atentas durante longo período de tempo, aspecto ligado a disciplina e controle do professor em sua sala de aula. Visão da escola como espaço necessário de crescimento e integração e controle sociais diversos, Escola como modelo e de transmissão massiva de cultura, Vínculo do Estado como controle e direção da educação. O trabalho dos docentes convertido em objeto de regulação, ganha força e pedagogia, criando se um campo de estudo pedagógico. Assim, todos esses acontecimentos mais relevantes, que marcam as dinâmicas sociais, econômicas, culturais, políticas, ideológicas, dos novos tempos, tem impactado diretamente na educação como trata Dussel e Caruso (1999). Nosso estudo foi pesquisado na Escola Agrícola Lucida Saad Batista, cidade de Formosa-GO, uma escola que atende da educação infantil ao ensino fundamental. Nosso trabalho visa relatar o tipo de gestão, sua organização escolar e seu desempenho pedagógico. 
A gestão escolar é muito importante desde que a escola atenda a exigência da atual sociedade. Sendo que um dos grandes desafios para o gestor é envolver a comunidade em busca das suas metas para uma educação de qualidade motivar as pessoas para que participem também do processo ensino aprendizagem.
7
Características Gerais da Instituição Educativa
A instituição educacional escolhida para inteirarmos sobre o trabalho da Disciplina FP-104 foi a Escola Agrícola de Formosa Lucila Saad Batista, construída no ano de 1987, começando seu funcionamento em 1989, situada no Projeto Bela Vista, denominada Fazenda Campo Limpo, à margem esquerda da BR 020, KM 75, Zona Rural do Município de Formosa – Goiás, Brasil, tendo como código do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) 52046257, com a Lei de criação sob o número 225/04 SMG de 05/05/2004, tem como instituição mantenedora a Secretaria Municipal de Educação.
 É uma escola de campo, destinada a oferecer a Educação Infantil 2ª fase, anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, com ensino parcial da Educação Infantil ao 5º ano, no turno matutino e no regime integral para o 6º ao 9º ano. Tem em sua composição um total de setenta e quatro funcionários, dentre a composição tem cinquenta e três efetivos e vinte e um contratados.
	
Quadro de funcionários da Escola Agrícola de Formosa Lucila Saad Batista
	Funcionários
	Efetivos
	Contratados
	Quantidade
	Alimentação
	3
	1
	4
	Auxiliar de serviços operacionais (Horta)
	6
	
	6
	Coordenador Pedagógico
	2
	
	2
	Corpo Docente
	32
	
	32
	Equipe Gestora
	2
	
	2
	Estagiários
	
	5
	5
	Limpeza
	4
	2
	6
	Monitores do Transporte
	
	4
	4
	Motorista
	1
	9
	10
	Operador de máquinas
	1
	
	1
	Secretaria
	1
	
	1
	Serviços Gerais
	1
	
	1
As atividades pedagógicas realizadas na Unidade Escolar são baseadas na Matriz Curricular (BNCC- Base Nacional Comum Curricular, Parte Diversificada, contemplando também Práticas Agrícola, Práticas Zootécnicas e Práticas Comerciais). 
A instituição conta atualmente com uma estrutura de 16 salas de aula, 01 biblioteca, 01 sala de AEE (Atendimento Educacional Especializado), 01 sala de professores, 01 sala de impressão, 04 depósitos, sendo de alimentos, limpeza, ferramentas agrícolas, 14 banheiros, para alunos, professores e funcionários (masculinos e femininos), 01 refeitório, 01 cozinha, área de convivência coberta e 01 galpão coberto. Conta ainda com galinheiro, curral, pocilga, horta e 10 ônibus.
Para atender as especificidades do ensino técnico, a Unidade possui maquinário próprio como trator com arado e grade, que são disponibilizados para a comunidade vizinha, mantendo boas parcerias e relações com os produtores locais.
A escola segue uma proposta fundamentada na concepção sociointeracionista, partindo do processo anterior de internalização, de troca e coletiva.
Quanto ao corpo discente, está assim, constituída a sua composição:
	Turmas
	Nº de Alunos Frequentes
	6º Ano A
	30
	6º Ano B
	31
	7º Ano A
	31
	7º Ano B
	28
	8º Ano A
	25
	8º Ano B
	29
	9º Ano A
	31
	9º Ano B
	28
	Total Integra
	
233
	Turmas
	Nº de Alunos Frequentes
	Ed. Inf. JD I
	30
	Ed. Inf. JD II
	31
	1º Ano
	31
	2º Ano
	28
	3º Ano
	25
	4º Ano
	29
	5º Ano A
	31
	5º Ano B
	28
	Total Parcial
	131
	Total Geral
	364
	Alunos de Inclusão
	
15
Organização do Centro Educativo
Segundo Santos (1997), afirma que “em termos escolares, uma organização pode ter quatro acepções diferentes como:
· Qualquer centro educativo que agrupa estudantes com a fiinalidade de aprender;
· A disciplina ou saberes sistematizados sobre as maneiras de ordenar os elementos que conformam a escola;
· A ação, propriammente dita, de ordenar ou estruturar de maneira dinâmica os diversos aspectos que conformam a instituição escolar;
· Os efeitos da acção organizada realizada.
Concordando com essa ideia, Contreiras (2011), afirma que a organização se relaciona com as formas em que se estruturam os sistemas educativos apontando assim, uma visão macroscópica, e com as descrições que se geram a partir das dinâmicas institucionais dos centros educativos.
Apegando-se à essa ideia, a instituição tem uma organização administrativa e pedagógica permitindo um trabalho com as equipes gestora, pedagógica e administrativa em parceria com a comunidade para alcançar seus objetivos. Segundo a informação obtida através do Manual Proposta Político-pedagógica, as funções da equipe da Unidade Escolar são atribuídas da seguinte maneira:
Gestor – Líder que acompanha todo o processo educativo, tendo o papel de articulador e defensor da democracia interna da Unidade Escolar com os segmentos da sociedade através da mútua cooperação, obtendo também conhecimento da LDBEN – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, das Resoluções do Conselho Municipal de Educação, projetos e programas desenvolvidos na escola, participando e garantindo a execução dos mesmos. Ser responsável pela qualidade acadêmicada escola.
Coordenador – Auxilia o Gestor e o corpo docente além de coordenar eventos escolares, organizar e executar todos os trabalhos interdisciplinares solicitados com competência e disponibilidade. Participar de reuniões, seminários, grupos de estudos e outros sempre que convidado. Acompanhar o desenvolvimento dos alunos.
Secretário – Responsável por toda documentação escolar dos alunos, respondendo pela ausência do Gestor no tocante ao mesmo; cumprir orientações do Setor de Inspeção, Análise e Orientação Escolar do CME e da Secretaria Municipal de Educação.
Corpo Docente – Responsável pela elaboração e desenvolvimento das atividades de sala de aula cada vez mais progressivas, e pelo ensino-aprendizagem dos alunos, mantendo uma unidade estruturada e equilibrada para que no sistema educacional todas as metas sejam alcançadas.
Servidores – São responsáveis em manter o ambiente da Unidade Escolar limpo e adequado para as atividades; preparar as refeições com os devidos cuidados de higiene e dentro das instruções nutricionais.
Motoristas – São responsáveis pela condução dos ônibus escolares transportando alunos, priorizando a segurança no trânsito e o bem-estar dos mesmos durante o trajeto para a escola e para casa.
Guarda – Responsável por zelar pelo patrimônio escolar e são servidores que moram na unidade escolar.
Organograma da unidade escolar
 (
-
Secretaria
Serviços de Higiene e Alimentação
Motoristas
Guardas
Comunidade Local
Corpo Docente
Coordenação
Gestor
Alunos
)
Fonte: Manual de Proposta Político-Pedagógica, da Escola Agrícola de Formosa Lucila Saad Batista prioriza.
Sendo a escola um espaço democrático no qual o exercício de uma gestão participativa é coletiva e construída, Paulo Freire nos diz:
(...) Uma rede pública pode ir criando em si mesma as condições de ser democrático, na medida em que, mobilizando-se e organizando-se, lute contra o árbitro, supere o silêncio que lhes está sendo imposto.
Segundo o Manual lido, a Escola Agrícola de Formosa Lucila Saad Batista prioriza, na sua Organização Educativa, a aprendizagem dos conceitos científicos, éticos, teológicos e tecnológicos que não poderiam ser apropriados fora dela. Para tanto, se alicerça na perspectiva da mediação daquele que conhece e domina o objeto do conhecimento. No entanto, os saberes que cada criança, estudante e professor trazem para a escola, fruto de suas experiências como sujeitos, são reconhecidos, levando em consideração os tempos e os ritmos. Ainda assim, para que aconteça esse processo de ensinar e aprender, a escola oferece espaços de aprendizagem e instrumentos mediadores, como cadernos pedagógicos, livros didáticos e paradidáticos, tecnologias educacionais, jogos e brinquedos. Igualmente oferece todos os recursos necessários para que a aprendizagem aconteça de forma eficaz e significativa.
Quanto a organização curricular, considerando que esse elemento (currículo) é movimento que envolve as práticas docentes e institucionais com o intuito de ampliar e construir novos conhecimentos, Proposta Político-Pedagógica (2019), é ele que: organiza o que será ensinado e aprendido em termos de conhecimento para a promoção do desenvolvimento integral das crianças e dos estudantes. Ainda se configura como um conjunto de valores e práticas que proporcionam a produção e a socialização de significados, cumprindo papel relevante na construção das identidades socioculturais a partir de um processo educacional que venha a garantir a qualidade das aprendizagens.
Gestão do Centro Educativo
De acordo com Lei de Diretrizes e Bases (LDB) as escolas públicas da rede básica devem seguir o modelo de gestão democrática, referencianda na Constituição Federal de 1988. Tornando o espaço escolar um ambiente de partilha e troca. Em face, disso, a Escola Agrícola de Formosa Lucila Saad Batista, adopta o modelo comunicacional, o modelo coloca a comunicação como uma função estratégica de uma organização assumida como um todo.
“Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo. Os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”. Paulo Freire.
Na Gestão democrática deve haver compreensão da administração escolar como atividade meio e reunião de esforços coletivos para implemento dos fins da educação, assim como a compreensão e aceitação do princípio de que a educação é um processo de emancipação humana; que o Plano Politico Pedagógico (PPP) deve ser elaborado através de constrfução coletica e que além da formação deve haver o fortalecimento do Conselho Escolar. A Gestão democrática da educação está vinculada aos mecanismos legais e institucionais e à coordenação de atitudes que propõem a participação social: no planejamento e elaboração de políticas educacionais; na tomada de decisões; na escolha do uso de recursose prioridades de aquisição; na execução das resoluções colegiadas; nos períodos de avaliação da escola e da política educacional. Com a aplicação da política de universalização do ensino deve se estabelecer como prioridade educacional a democratização do ingresso e a permanência do aluno na escola, assim como garantia da qualidade social da educação.
As atitudes, os conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades e competências na formação do gestor da educação são tão importantes quanto a prática de ensino em sala de aula. No entanto, de nada valem estes atributos se o gestor não se preocupar com o processo ensino/aprendizagem na sua escola. Os gestores devem também possuir habilidades para diagnosticar e propor soluções assertivas as causas geradoras de conflitos nas equipes de trabalho, ter habilidades e competências para escolha de ferramentas e técnicas que possibilitem a melhor administração do tempo, promovendo ganhos de qualidade e melhorando a produtividade profissional. O Gestor deve estar ciênte que a qualidade da escola é global, devido à interação dos indivíduos e grupos que influenciam o seu funcionamento. O gestor, que pratica a gestão com liderança deve buscar combinar os vários estilos como, por exemplo: estilo participativo que é uma liderança relacional que se caracteiza por uma dinâmica de relações recíprocas; estilo perceptivo/flexivel que é um participativo/negociador que é uma liderança consensual que se caracteriza por estar voltada a objetivos comuns, negociados; e estilo inovador: que é uma liderança prospectiva que se caracteriza por estar direcionada à oportunidade, isto é, à visão de futuro. O gestor deve saber integrar objetivo, ação e resultado, assim agrega à sua gestão colaboradores empreendedores, que procuram o bem comum de uma coletividade.
Conclusão 
O presente trabalho, visa somente, fazer uma comparação de um centro educativo, com novos paradigmas de gestão e organização de centros educativos. Compreender o que conhecemos hoje como escola, salas de aulas, pedagogia, assim como também, as maneiras em que tendem a atualizar-se, a organizar-se, a impactar no desenvolvimento pessoal e social como espaços de relações, como respostas às condições da existência da escola.
Bibliografia
FUNIBER. (2022). Organização e Gestão de Centros Educacionais. Barcelona - Espanha: Funiber.
Moran, L. B. (2017). Metodologias activas para uma Educação inovadora. São Paulo - Brasil : Penso Editora.
Proposta Politico Pedagógico da Escola Agrícola Lucila Saad Batista, Formosa Go 2019.
Pinto, U. d. (2013). PEDAGOGIA ESCOLAR - Coordenação Pedagógica e Gestão Educacional. São Paulo - Brasil: Cortez Editora.
Regimento Interno da Escola Lucila Saad Batista, Formosa Go
Volpato, A. N., Araldi, I. S., & Dias, S. R. (2020). EDUCAÇÃO DIGITAL: OLHARES E PERSPECTIVAS. Florianópolis -Brasil: Contexto Digital.
9
Anexos
image2.jpeg
image3.jpeg
image4.jpeg
image5.jpeg
image6.jpeg
image7.jpeg
image8.jpeg
image9.jpeg
 
FP
104
 
–
O
RGANIZAÇÃO E 
G
ESTÃO DE 
C
ENTROS 
E
DUCATIVOS
 
T
RABALHOCONV
.
 
O
RDINARIA
 
 
Adolfo Simba Daniel 
–
 
AOFPMME4232955
 
Domingos Chiteta Samango 
–
 
AOFPMME3479411
(
2019
-
10
-
01_pt_1
)
 
Irosind Óscar Uassenda 
–
 
AOFPMME5047544Lana 
Gisele Gonçalves da Costa 
–
 
BRFPMME4733845
 
Nylda Aparecida dos Santos Leite 
–
 
BRFPMME1270521
 
Código: 2022
-
10
 
Curso: Mestrado em Educação
 
Grupo: FP
-
MME
-
2022
-
10
-
PT
-
3
 
Data: 
outubro/
 
2023
 
 
 
 
Gestão Participativa: Processo Pedagógico 
Coletivo

Continue navegando