Buscar

Desafios e Estratégias no Varejo

Prévia do material em texto

Fundada no ano de 1950, por dois jovens visionários que enxergaram a oportunidade de um novo negócio durante o dia a dia de trabalho, a empresa Lanches Maismais foi criada em uma época onde a competitividade não era algo tão desafiador como nos dias de hoje.
A empresa cresceu no mercado varejista e conquistou seu espaço, ampliou seus serviços e produtos. Mas com o passar dos anos os desafios para manter a qualidade dos produtos e dos atendimentos começaram a aparecer.
A empresa optou por expandir seus negócios em segmentações diferentes, continuaram com os lanches rápidos, abriram restaurantes e também uma pizzaria. Começaram a ter problemas com a entrega de insumos pelos fornecedores, impactando diretamente no cardápio, na satisfação dos seus clientes e até mesmo no engajamento da equipe.
Para iniciar um plano de ação é necessário listar todos os ofensores encontrados em cada processo, depois do mapeamento começar a agir diante daquele que tem o maior impacto nos resultados da empresa. 
É de extrema importância consolidar a marca do produto no mercado, para isso é necessário oferecer serviços e produtos de excelência, dessa forma é possível fidelizar e conquistar cada vez mais clientes. 
Olhando para o cenário da empresa é necessário escolher apenas um segmento diante dos três que ela oferece hoje (lanches rápidos, restaurante ou pizzaria), analisar e escolher qual segmento tem o maior público alvo, com maior alcance e rentabilidade. Neste momento delicado da empresa, focar em um único segmento é favorável para realizar uma reorganização no cardápio, oferecendo mais variedades nos pratos como por exemplo veganos e vegetarianos, ter maior controle na gestão dos suprimentos e nas entregas dos fornecedores, assim evitando as mudanças repentinas nos cardápios e na insatisfação dos clientes. 
Uma problemática ressaltada no estudo de caso, e que entraria na lista dos principais ofensores é a questão do alto turnover no quadro de colaboradores da empresa. Para mitigar e até mesmo eliminar este problema a empresa pode realizar pesquisas de engajamento para entender o motivo da desmotivação dos colaboradores, e com base nos resultados montar planos de ações, aplicar treinamentos na gestão e também treinamento referente ao atendimento ao cliente. 
De acordo com (Fernando, 2019):
A gestão de processos é realizada por pessoas, ter uma equipe engajada e comprometida com o objetivo da empresa é a chave para agregar valor ao produto ou serviço prestado, dessa forma garantindo chances reais de fidelizar consumidores e ter indicações para novos clientes.
Realizar pesquisas de satisfação nos clientes referente ao atendimento, ao cardápio e ao produto consumido também é um ótimo caminho para entender onde é preciso dedicar mais esforços para garantir a satisfação dos clientes. 
Seguindo as orientações apresentadas neste estudo a empresa Lanches Maismais tem um grande potencial para voltar a se tornar referência na qualidade dos produtos e serviços oferecidos. 
Referência:
FERNANDO, Fernanda Ferreira. Serviços no Varejo e pessoas, 2019. Disponível em: Dicas do Professor - 2 (codely-fmu-content.s3.amazonaws.com). Acesso em: 08 ago. 2023.

Continue navegando