Buscar

Atividade 1 Psicologia das Relações Humanas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1 - PED - PSICOLOGIA DAS RELAÇÕES HUMANAS - 51/2024
“A ludicidade é importante para o desenvolvimento da identidade, autonomia, linguagem e aspectos cognitivos da criança. O jogo e a brincadeira estão presentes em todas as fases da vida dos seres humanos e sobretudo na infância tornando especial a sua existência. De alguma forma o lúdico se faz presente e acrescenta um ingrediente indispensável no relacionamento entre as pessoas, possibilitando que a criatividade aflore. Por meio da brincadeira a criança se envolve no jogo e sente a necessidade de partilhar com o outro, brincando, a criança terá oportunidade de desenvolver capacidades indispensáveis a sua futura atuação educacional e profissional, tais como atenção, afetividade, interação, socialização e concentração entre outras habilidades. que são importantes para o desenvolvimento da leitura” (Melo et al., 2021, p. 1).
Fonte: https://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2011/anais/arquivos/RE_0794_1103_01.pdf. Acesso em: 21 fev. 2024.
O excerto exposto afirma a importância do lúdico no desenvolvimento da criança como um todo, inclusive nas suas relações interpessoais, sendo um recurso essencial no trabalho pedagógico. Diante disso, você deverá elaborar um texto de 20 a 30 linhas respondendo às seguintes questões:
1) Uma professora do primeiro ano propõe uma brincadeira de telefone sem fio: as crianças formam uma fila e a professora fala uma informação no ouvido do primeiro da fila. Este deverá repetir a frase no ouvido do próximo da fila e assim sucessivamente, até o último da fila, que deverá falar em voz alta a informação que chegou até ele. Observação: cada criança deve falar uma única vez. Que elemento das relações humanas pode ser trabalhado nesta atividade? Qual a sua importância? Justifique sua resposta.
2) Em uma atividade teatral, o professor propõe que todos os alunos vivenciem diferentes papéis: de vilão, mocinho, vingativo, agressor, submisso, ditador, sossegado, agitado, entre outros. Ao final da atividade, pergunta sobre como foi a experiência. Identifique qual elemento das relações humanas este tipo de experiência pode desenvolver nos alunos. Explique este elemento e justifique sua resposta.
3) Explique as contribuições de Vygotsky e Piaget para o entendimento da brincadeira como ferramenta para a aprendizagem e desenvolvimento da criança.
image1.jpeg

Continue navegando