Buscar

Consumo consciente

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA 
 
 
 
Gestão de Recursos Humanos 
 
Rafaela Alves Parente 
 
Higiene, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho Higiene, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho
Aplicação organizacional da NR 4 
 
 
 
 
 INTRODUÇÃO:
 
 Norma Regulamentadora 4 (NR 4) foi criada para prevenir alguns dos grandes problemas enfrentados pelas empresas: os acidentes de trabalho e o afastamento de funcionários em função de doenças ocupacionais. 
Além de atrapalharem o funcionamento e a produtividade da organização, esses problemas podem prejudicar o clima organizacional e o bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores. 
Para completar, esses problemas tornam as empresas mais suscetíveis a passivos trabalhistas. 
Considerando este cenário, a NR 4 estabelece várias regras para evitar o surgimento ou o agravamento desses problemas e ainda proteger a saúde e a integridade do trabalhador. 
A NR 4 determina que devem manter, obrigatoriamente, o SESMT todas as empresas privadas e públicas. Assim como os órgãos públicos e dos poderes Legislativo e Judiciário que tenham empregados regidos pela CLT.
A própria Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), de 1943, cita essa obrigação, conforme abaixo:
“Art. 162 – As empresas, de acordo com normas a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho, estarão obrigadas a manter serviços especializados em segurança e em medicina do trabalho.”
Contudo, também é preciso levar em conta a dimensão do SESMT, que abordaremos logo em seguida. Isso depende, principalmente, do grau de risco da atividade da empresa e do número de empregados. Fazendo com que, a despeito da sua importância, algumas organizações não precisem disponibilizar da equipe de profissionais da saúde.
A Norma Regulamentadora n.º 04, também conhecida como NR-4, é uma regulamentação que estabelece as regras de implantação do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). 
O objetivo dessa norma é determinar que empresas públicas ou privadas que contratam profissionais sob regime CLT, façam um trabalho de prevenção de doenças ocupacionais junto aos funcionários. 
Esse trabalho deve ser realizado por meio da criação do SESMT, que exige a colaboração de profissionais específicos.
DESENVOLVIMENTO:
O SESMT tem como principal função proteger a integridade física dos trabalhadores. E assim evitar acidentes de trabalho por meio de alertas e instruções para os funcionários sobre o aparecimento de novas doenças ocupacionais e riscos relacionados à sua atividade de trabalho.
A atuação do SESMT na prevenção de acidentes pode ser feita através de palestras em que sejam abordadas todas as maneiras de evitar desde pequenos acidentes até aqueles de grandes proporções.
Além disso, é o SESMT que presta assistência aos trabalhadores vítimas de acidentes de trabalho ou com sintomas das doenças do trabalho.
Entretanto, a criação do SESMT deve ser resultado de uma política de prevenção a acidentes que faça parte da cultura da empresa e não visar apenas ao atendimento da legislação, sem efeitos práticos.
A terceirização dos serviços de SESMT já foi estudada para ser colocada na NR 4. Empregadores e trabalhadores tinham opiniões distintas sobre o assunto. Enquanto os empregadores defendiam que prestadores de serviço podiam otimizar conhecimentos e potencializar a experiência de profissionais, os trabalhadores argumentavam que essa terceirização traria uma precarização do serviço.
A Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP) decidiu que a terceirização não entraria na NR 4 por se tratar de uma questão jurídica, visto que já está prevista na Lei nº 13.429/2017, que altera dispositivos da Lei nº 6.019/1974 sobre a prestação de serviços terceirizados.
Portanto, mesmo que esse tema não tenha entrado na NR 4, não impossibilita que os serviços de SESMT não possam ser terceirizados.
.
No caso das empreiteiras ou empresas prestadoras de serviços, a NR 4 permite que o SESMT seja organizado conforme as características do local em que os serviços serão realizados.
SESMT é a sigla para “Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho” essa sigla se refere a uma equipe formada por profissionais responsáveis por implementar e fiscalizar medidas de prevenção e mitigação de acidentes no trabalho e problemas ocupacionais. 
Segundo a NR 4 atualizada, essa equipe SESMT deve ser composta por um médico do trabalho, um engenheiro de segurança do trabalho, um técnico de segurança do trabalho, um enfermeiro do trabalho e um auxiliar ou técnico em enfermagem do trabalho. 
Todos eles devem ser contratados de acordo com os pré-requisitos exigidos em lei, sendo que um desses profissionais deve assumir a coordenação da equipe
As principais atribuições do SESMT são:
Contribuir para a redução ou eliminação dos riscos no ambiente de trabalho.
Implementar ações mitigadoras de proteção coletiva, como o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), quando não for possível eliminar os riscos;
Prestar socorro para os colaboradores em caso de emergências;
Elaborar planos de controle e ação para situações como incêndios;
Orientar e capacitar os funcionários na adoção de medidas de Saúde e Segurança;
Treinar e orientar o trabalho da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes);
Registrar os acidentes e doenças do trabalho da empresa de forma detalhada;
Preencher e assinar documentos de saúde ocupacional;
Manter arquivado o ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) de todos os colaboradores;
Garantir que a documentação esteja atualizada e acessível para inspeções ou requisições.
REFERÊNCIAS:	
DINIZ, Denise P. Guia de Qualidade de Vida: Saúde e Trabalho. São Paulo: Editora Manole, 2013. ISBN
image1.jpg

Continue navegando