Buscar

Controle Político na Democracia

Prévia do material em texto

Aula 5 – Controle político na democracia
Objetivo da leituras: entender os principais termos do debate
Objetivo da aula: compreender a importância das instituições políticas e burocráticas de controle para a manutenção da democracia
As funções do parlamento no governo democrático (Weber)
Contexto: Weber estava no centro do debate sobre a construção das instituições políticas alemãs
Final da Primeira Guerra Mundial
Instituição da República em substituição ao império
Criação das instituições democráticas (parlamento, partidos políticos, eleições com ampliação do sufrágio, profissionalização da política)
Políticos do Parlamento devem controlar o governo
Poder do funcionalismo (burocracia) deriva do conhecimento especializado e do conhecimento dos fatos/dados
Parlamentos, para se contrapor a esses poderes, devem criar assessorias técnicas e poder de investigação por meio de CPIs
Profissionalização dos parlamentares (políticos que se ocupam das decisões de governo, não diletantes)
Democracia, poliarquia, responsabilização, controle (O´Donnell)
Poliarquias = democracias realmente existentes
Poliarquia: mistura complicada e exasperante de 3 tradições: liberalismo (direitos que não devem ser usurpados pelo Estado), democracia (soberania popular), republicanismo (sujeição à lei e primado do serviço público)
Relevância e legitimidade do tema controle em democracia: poder deve ser limitado/controlado para impedir arbítrio, abuso, violações de direitos
República e democracia modernas são marcadas pela teorização sobre controle do poder estatal (divisão do poder – Montesquieu, limitação do poder – Federalistas) 
Brasil, 1989: : Democracia e controle não são termos antitéticos: todos os tipos de República (desde o puro e simples Estado de direito até o regime participativo mais amplo e irrestrito que se possa imaginar) são perfeitamente compatíveis com a instituição de sistemas eficazes de controle. O que, sim, não combina com a ideia de controle são os vários tipos de autocracia (desde os despotismos tradicionais ou carismáticos até os autoritarismos de base militar ou tecnocrática).” 
Martins, Carlos Estevam (1989). Governabilidade e controles. Revista de Administração Pública. Rio de Janeiro, vol. 23, n. 1.
Democracia, poliarquia, responsabilização, controle (O´Donnell)
Accountability = prestação de contas e responsabilização
Accountability vertical = escolher governantes e expressar opiniões e reivindicações livremente (eleições, reivindicações sociais, cobertura da mídia)
Accountability horizontal = a existência de agências estatais que têm o direito e o poder legal e que estão de fato dispostas e capacitadas a realizar ações, que vão desde a supervisão de rotina a sanções legais ou até o impeachment contra ações ou omissões de outros agentes ou agências do Estado que possam ser qualificadas como delituosas

Continue navegando