Buscar

trb7 CONTABILIDADE GERENCIAL

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA SISTEMA DE ENSINO EAD - ADMINISTRAÇÃO
Emerson da silva Rocha
CONTABILIDADE GERENCIAL
Duque de Caxias 2022
 (
1
)
 (
.
)
Emerson da Silva Rocha
CONTABILIDADE GERENCIAL
Trabalho apresentado ao Curso de Administração da Universidade Veiga de Almeida, para a disciplina de Contabilidade Gerencial.
Prof: Paulo Roberto Insensee
Duque de Caxias 2022
Teoria das Restrições (TOC)
De acordo com a TOC, toda organização tem um dado momento no tempo pelo menos uma restrição que limita a perfomance do sistema ( a organização em questão) em relação à sua meta. Essas restrições podem ser classificadas como restrições internas e restrições externas, ou de mercado. Para gerir aperformance do sistema, a restrição deve ser identificada e administrada corretamente. 
Na teoria das restrições, o objetivo é maximizar o ganho de dinheiro das empresas com base no melhor gerenciamento dos recursos existentes, ela parte do princípio de que a maioria dos problemas que enfretamos é causada por poucos, ou somente por um fator de ele chama de restrição. Quando descobrimos quais são esses fatores resolvemos o problema.
Em uma empresa, a capacidade de produzir aquilo que gera ganho será igual ao recurso mais escasso que tiver, ou seja, é necessário encontrar na sua organização o elo mais fraco da corrente. Chamamos esse elo de gargalo produtivo,que é o setor ou a pessoa que recebe uma carga maior do que é capaz de produzir, o que emperra todo o sistema.
Goldratt nos mostra na Teoria das Restrições que a capacidade de todo processo produtivo é igual à capacidade da restrição, portanto não adianta investir em ganhos de produtividade fora dela porque isso não traz retornos financeiros. Se voce desperdiçar recursos aumentando a produtividade dos outros setores e o elo mais fraco continuar igual, a corrente se partirá da mesma forma e todo esse investimento será um dsperdício, o que diminuirá os ganhos.
Ao praticar a TOC, devemos tratar as empresas como um organismo vivo, integrado. Os membros do corpo são como departamentos e devem se movimentar de forma contínua e coordenada na mesma direção.
image1.jpeg

Continue navegando