Buscar

PRATICA UMIDADE E CINZAS

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE MAURICIO DE NASSAU PARANGABA
CURSO NUTRIÇÃO
DISCIPLINA BROMATOLOGIA
ALUNAS: BEATRIZ NICOLE MACEDO ROCHA
SOLANGE DA SILVA BORGES
PROFESSOR: VANDERSON COSTA
RELATÓRIO AULA PRÁTICA – DETERMINAÇÃO DE UMIDADE E CINZAS EM ALIMENTOS
FORTALEZA – CE 
2019
INTRODUÇÃO
	Os alimentos tem como principal função fornecer energia, nutrientes para o funcionamento do organismo. São compostos por carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas e minerais. Dentro dos estudos sobre alimentos se faz importante a análise, pois a análise ou química dos alimentos atua no controle de qualidade, do processamento e do armazenamento dos alimentos processados. 
	Dentre as análises dos alimentos têm as determinações de umidade e cinzas do alimento. A determinação da umidade, que quantifica a água livre do alimento, está relacionada com a estabilidade, qualidade e composição dos alimentos que podem afetar características de estocagem, o tipo de embalagem e como o alimento será processado. A determinação das cinzas dos alimentos mensura a quantidade de resíduo inorgânico que permanece após a queima da matéria orgânica. Esses minerais são analisados para fins nutricionais, como também para a segurança. 
	Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, o trigo é o segundo alimento mais consumido no mundo e o terceiro cereal mais produzido no mundo (FAO). Sua farinha está presente na preparação de pães, massas, bolos e biscoitos, sendo amplamente usada na indústria de alimentos, portanto a determinação de qualidade perante a legislação é de grande importância. 
OBJETIVOS 
Observar a qualidade de farinha de trigo de uma marca aleatória através da determinação de umidade e cinzas. 
MATERIAIS E MÉTODOS
UMIDADE
	Durante aula prática de determinação de umidade em alimentos usou-se o método de secagem em estufas, onde consiste em remover a água por aquecimento, onde o ar quente é absorvido por uma camada muito fina do alimento e é então conduzido para o interior por condução. 
	Para realizar esse método utilizou-se:
· Balança Analítica
· Cadinho de Porcelana
· Espátula
· Pinça
· Estufa a 105°C
· Dessecador 
· Caderno 
· 2g de Farinha de Trigo
O procedimento se iniciou em determinar a tara de dois cadinhos de porcelana na balança, sempre manuseando-os com a pinça a fim de evitar passar umidade da mão para os cadinhos, e depois fazer a pesagem de 2g de farinha de trigo em cada. 
Ainda com as pinças colocou-se as amostras na estufa a 105°C por 18h. Concluído esse tempo, resfria as amostras no dessecador até temperatura ambiente. Pesou também a amostra seca e aplicou os valores na formula: 
CINZAS
Para realizar a determinação das cinzas totais utilizou-se o método de queima da matéria orgânica na mufla a 550°C. Os materiais usados são basicamente os mesmos na determinação da umidade, contudo ao invés da estufa, o equipamento usado foi a mufla. 
Após a determinação da tara do cadinho, pesagem de aproximadamente 2g de farinha de trigo, as amostras foram colocadas, inicialmente na mufla a 100°C por 1h30min durante processo de carbonização afim de que não houvesse explosão do alimento. Então aí, aumentou-se a temperatura a 550°C por aproximadamente 18h, período suficiente para a queima de toda a matéria orgânica. 
A partir daí começou a etapa de pesagem com o resfriamento das amostras usando o dessecador até a temperatura ambiente. Pesou-se na balança e a quantidade de cinzas é a diferença entre o peso do conjunto e o peso do cadinho vazio. 
Concluindo isso, aplicamos na fórmula de percentagem de cinzas em alimentos para conferir se a farinha de trigo está de acordo com a legislação. 
	
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Amostra 3
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
Food Balance Sheet, boletim da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), 2001.
TERÁN-ORTIZ, G. P. Apostila do Curso de Agronomia. Bromatologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus Bambuí, 2018.
image1.png

Continue navegando