Buscar

APS 1

Prévia do material em texto

file_0.wmf
UNIVERSIDADE FMU - FIAM FAAM
CHRISTIANE GABRIEL SILVA
APS PRÁTICAS EM BIOMEDICINA I
SÃO PAULO/SP
2022
CHRISTIANE GABRIEL SILVA 
APS PRÁTICA EM BIOMEDICINA |
 
 
Atividade foi solicitada pela plataforma online da FMU para a obtenção da nota da APS, na disciplina Práticas em Biomedicina.
Orientador: THAIS BRUNA FERREIRA
SÃO PAULO
2021
Texto introdutório:
Os instrumentos de medição são fundamentais em laboratórios que necessitem de aferições exatas de volumes, oque garante a qualidade dos resultados das análises. Dentre os mais utilizados, têm destaque as pipetas, que têmpor função a transferência de volumes de um recipiente para outro. A pipeta é um instrumento de uso diário noslaboratórios. Sem ela seria inviável realizar os processos de análise devido aos volumes de reagentes e de amostraenvolvidos.
Fonte: http://www.labnetwork.com.br/especiais/a-importancia-da-pipetagem-nos-processos-analiticos/
1. Qual a importância da correta utilização das micropipetas em Laboratório Clínico?
É preciso uma correta utilização das micropepetas e quaisquer ferramentas em um laboratório clínico a fim de impedir variações nas análises feitas, visando maior precisão nos resultados obtidos, além de também impredir acidentes que envolvam subtâncias quimicamente nocivas manuseadas no laboratório.
2. Qual a importância da utilização de filtros nas ponteiras em determinados exames?
A utilização de filtros evita a contaminação de materiais durante a pipetagem, tendo a prevenção do ensaio não ter alguma mudança e mudar os resultados finais da ánalise.
3. Quando devemos solicitar uma calibração das pipetas automáticas?
Se a pipeta sofrer uma queda ou dano, devemos solicitar a calibração da mesma. Pois as pipetas automáticas são comsideradas a ferramenta de mais alta precisão, apresentando assim uma necessidade de menterem-se sempre em seu total desempenho.
4. Quais são os tipos de pipetas automáticas que podem ser encontradas no Laboratório Clínico?
As micropipetas podem ser divididas em monocanal, que possuem somente uma saída para a dispensação e sucção dos líquidos e multicanal, que possuem diversas saídas, sendo todas utilizadas para pipetagem apenas de pequenos volumes variados. Concluindo que são dois tipos de pipetas: pipetas de deslocamento de ar, e pipetas de deslocamento positivo, além disso podem ser monocanal de volume fixo, variável e multicanal.
5. Elabore uma cartilha de orientações sobre a correta utilização das micropipetas. 
file_1.wmf

Continue navegando