Buscar

Psicologia humanista

Prévia do material em texto

Resumo
A psicologia humanista é uma abordagem que coloca o foco central na compreensão e valorização da natureza inerentemente positiva e autônoma do ser humano. Ela surgiu como uma reação às abordagens psicológicas mais tradicionais e comportamentais que enfatizavam aspectos patológicos e deterministas do comportamento.
Os principais teóricos da psicologia humanista, como Abraham Maslow e Carl Rogers, enfatizaram o conceito de autorrealização e a busca de potencialidades individuais. Acreditam que cada pessoa tem uma tendência inata de se desenvolver, crescer e buscar o significado e a realização pessoal.
Na terapia humanista, os terapeutas buscam compreender as experiências subjetivas do cliente e promover um ambiente de aceitação e empatia. Valoriza-se o diálogo aberto e genuíno, onde o cliente é encorajado a explorar seus sentimentos e pensamentos mais profundos, trabalhando para alcançar um maior autoconhecimento e autenticidade.
Além disso, a psicologia humanista enfatiza a importância do livre-arbítrio, da responsabilidade pessoal e da escolha na vida do indivíduo. Ela valoriza a experiência presente e a autenticidade das emoções e intenções.
A abordagem humanista tem sido aplicada em diversas áreas, incluindo psicoterapia, aconselhamento, educação, liderança e desenvolvimento pessoal. Seu enfoque na valorização do ser humano e na promoção de crescimento pessoal tem influenciado positivamente a psicologia contemporânea e a compreensão do potencial humano.

Continue navegando