Buscar

Qualidade de Vida no Trabalho (qvt)

Prévia do material em texto

Qualidade de Vida no Trabalho (qvt)
Descrição
Fundamentos da qualidade de vida no trabalho a partir das suas bases de pensamento. Conceito de ergonomia e o impacto dos riscos ergonômicos. A saúde mental e os riscos psicossociais no ambiente de trabalho. Programa de qualidade de vida na prática.
Propósito
Discutir os fundamentos da qualidade de vida no trabalho em um conceito amplo, que envolve o aspecto organização, trabalho e o complexo biopsicossocial do indivíduo.
Introdução
Como você gostaria que fosse seu ambiente de trabalho? Para isso, pense no ambiente físico e não físico. Por ambiente físico, entenda as instalações da empresa, cor das paredes, decoração, ventilação do ambiente, disposição de janelas, iluminação, mobiliários e tecnologia disponíveis (não importa se você está no chão de fábrica, lidando com máquinas pesadas, administrando um software ou no escritório fazendo análises em um Excel) etc.
Já por ambiente não físico, vamos pensar as relações de trabalho (respeito entre colegas e chefia), níveis de cobrança, lideranças com portas fechadas ou abertas, jornada de trabalho, equilíbrio entre vida pessoal e profissional e preocupação da empresa com seus colaboradores.
As mudanças no ambiente de trabalho não são poucas. Se compararmos o mercado recente com o que a população mundial vivia na época da Primeira Revolução Industrial (aproximadamente entre 1760 e 1850), a mudança é drástica. Ao longo dos anos, as condições e o entendimento sobre o que é trabalho vêm acompanhando a evolução social, fazendo-nos tirar importantes lições e melhorar este cenário.
Dentro deste contexto, segundo Limongi-França (2004), o conceito de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) ganhou destaque, principalmente a partir do final da década de 1990, deixando de ser um mero cumprimento do que previa a legislação para ser considerado pelas empresas um fator de vantagem competitiva.
O que isso quer dizer? Por muitos anos, o mercado de trabalho não contou com empresas oferecendo ambientes de trabalho agradáveis, preocupação com a saúde do colaborador, ações sobre o entendimento e significado do trabalho e sua relação com a vida pessoal, trabalho remoto, ações para equilibrar os níveis de estresse, nossas diversidades e individualidades.
Neste tema, vamos navegar juntos em conhecimentos que serão úteis em um caso ou em outro. Vamos trabalhar os conceitos e a evolução da qualidade de vida no trabalho, o papel da ergonomia, os impactos da saúde mental e os riscos psicossociais na vida do trabalhador. Por fim, veremos como implementar um programa de qualidade de vida que possa atuar como vantagem competitiva estratégica para a organização.

Continue navegando