Buscar

roteiro de entrevista praticas pedagogicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI
 
ROTEIRO DE ENTREVISTA
1. IDENTIFICAÇÃO 
1.1 IDENTIFICAÇÃO ACADÊMICA
Nome do(a) acadêmico(a): Gabriella Romancini Wesolowski
Curso: Segunda Licenciatura em Ciências Biológicas 
Disciplina: Prática Pedagógica: Instrumentalização para o Ensino de Ciências Biológicas
Nome do Tutor: Tauana Amelia Testoni
1.2 DADOS RELACIONADOS À ENTREVISTA
Escola selecionada: Colégio Estadual Professora Eudice Ravagnani de Oliveira
Entrevistado (nome/assinatura): Bruna Araújo Ferreira
Função do entrevistado: Professora de Ciências e Biologia
Data: 29/11/2023
2. ROTEIRO DE ENTREVISTA
	QUESTÃO 1: Qual é a sua formação acadêmica e como ela contribui para a sua atuação como professor de biologia?
	Resposta: Sou formada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela FAFIJAN – Faculdade de Jandaia do Sul – PR. É a formação mínima necessária para atuar na área da educação, onde posso utilizar dos conhecimentos que adquiri para transmitir aos alunos, buscando incentivá-los e conscientizá-los sobre o funcionamento da natureza e seus impactos, dos seres vivos e tudo que envolve as ciências.
	QUESTÃO 2: Fale um pouco sobre a sua experiência profissional na área da biologia. Quais foram as suas principais conquistas e desafios ao longo da carreira?
	Resposta: Minhas principais conquistas foi concluir a graduação e atuar dentro da área em que sou apaixonada, como diz o antigo ditado: “Quando você trabalha com o que ama, você não nunca mais precisará trabalhar na vida.”
As principais dificuldades que enfrento é o deslocamento, trabalho em duas escolas diferentes e em cidades diferentes, o que acaba prejudicando meu tempo e muitas vezes a vida social. Outra barreira que encontro é a falta de interesse dos alunos, a cada ano eles vêm perdendo o interesse em estudar, em ter disciplina, responsabilidade, busco sempre mantê-los interessados com atividades diferenciadas.
	QUESTÃO 3: Como você enfrenta os desafios do ensino de ciências na atualidade, considerando as mudanças tecnológicas e a necessidade de manter os alunos engajados e atualizados com os avanços científicos?
	Resposta: Busco trazer atividades práticas, visuais e manipuláveis. O uso de plataformas facilita minha atuação, pois contém imagens e atividades iterativas, além das aulas práticas em laboratório, onde posso mostrar realizar experimentos e mostrar a utilização de cada conhecimento e assim incentivá-los a estudar e a manter o interesse.
	QUESTÃO 4: Como o uso de tecnologias e recursos inovadores na educação pode contribuir para o ensino de biologia de forma mais dinâmica e atrativa para os alunos?
	Resposta: Com tais recursos, podemos utilizar imagens, vídeos, modelos 3D, para demonstrar as diferentes áreas de estudo dentro das ciências, ver por dentro do corpo humano, cada sistema, células, modelos de seres vivos, podemos fazer experiências para aprofundar o conhecimento dos alunos, tudo de forma dinâmica e algumas vezes lúdica, para que os mesmos compreendam os conceitos estudados e tenham mais interesse em saber a importância de aprender isso.
	QUESTÃO 5: Quais novas metodologias de ensino podem ser aplicadas na disciplina de biologia para promover uma aprendizagem mais significativa e contextualizada para alunos? 
	Resposta: Utilizo sempre metodologias ativas, como trabalhos em grupo, debates, sala de aula invertida. Estimulo o pensamento científico com aulas de campo, procedimentos experimentais, visita a museus e laboratório de anatomia da Universidade de Londrina, sempre buscando associar a aprendizagem com o cotidiano deles.
	QUESTÃO 6: Diante das demandas de um mundo em constante transformação, como você incorpora abordagens práticas e interativas no ensino de biologia para estimular a curiosidade e o interesse dos alunos, promovendo uma aprendizagem mais significativa? 
	Resposta: Tudo o que é manual e visível, faz a aula ser mais significativa, pois ao ter contato com o objeto estudado o aluno entende o porquê de aprender esse determinado assunto. Busco sempre envolvê-los na aula, despertando seu protagonismo e participação nas aulas.
	QUESTÃO 7: Como você adapta seu plano de aula para atender às diferentes necessidades dos alunos?
	Resposta: Aos alunos com necessidades especiais, elaboro atividades diferentes, de acordo com suas dificuldades, para que possam compreender de maneira simples e objetiva aquilo que está sendo trabalhado. Faço um levantamento desses alunos e busco sempre de forma lúdica e simples, levar uma aprendizagem significativa para eles.
	QUESTÃO 8: Como você avalia o progresso dos alunos e fornece feedback construtivo? 
	Resposta: Ao decorrer das atividades já consigo identificar aqueles que estão com mais dificuldades e de forma individual questiono qual o assunto que ainda não foi compreendido, para que possa fazer uma retomada breve, buscando sempre um discurso positivo e motivador, afinal não se deve condenar o erro e sim aprender
image1.jpeg

Continue navegando