Buscar

Estudo de Caso - Psicologia Institucional

Prévia do material em texto

Curso: Psicologia 
Disciplina: Estágio Supervisionado Específico em Psicologia Institucional I 
Semestre: 1/2024 
Professora: Ms. Thaís Carneiro Costa
Aluno: Marcos Vinícius Soares dos Santos
ESTUDO DE CASO SOBRE O PSICÓLOGO NAS INSTITUIÇÕES 
1. Análise Institucional:
 • Descreva as possíveis causas dos problemas enfrentados pela organização, usando os conceitos de dinâmica de grupos, cultura organizacional, e poder informal. 
• Identifique como as normas e valores da instituição podem estar influenciando o comportamento e o bem-estar dos funcionários.
R: As questões da alta rotatividade, a insatisfação no trabalho e conflitos interpessoais estão diretamente relacionadas. Algumas coisas que podem estar ocasionando esses problemas podem ser a falta de perspectiva de ascensão para outros cargos dentro da empresa ou a concentração dessas oportunidades para certos nichos dentro da organização, privilegiando certas pessoas e consequentemente, gerando insatisfação por parte dos funcionários, debandada e brigas internas. Além dessas questões, a falta de integração, atividades de promoção de inclusão, a falta da promoção de formações, podem também está interferindo na qualidade vida dentro do ambiente de trabalho. Pode-se pensar também em má remuneração e falta de benefícios, além da cultura de organizacional de centralização das decisões pela alta cúpula. 
R: A cultura da empresa, alicerçada para o desempenho, com ênfase em resultados trimestrais, gera uma competividade interna muito grande, custando o bem estar dos funcionários, além da falta de perspectiva de crescimento dentro da organização.
2. Proposta de Intervenção
Desenvolva um plano de intervenção que o psicólogo poderia implementar para abordar os problemas identificados. • Justifique as escolhas de intervenção com base nas teorias e práticas discutidas nas aulas anteriores
Pensar junto aos gestores a promoção de cursos de qualificação que façam com que os funcionários se sintam capacitados para angariarem novos cargos dentro da instituição, dentre esses cursos, o de inglês, facilitando a integração entre os funcionários mais distantes da matriz e diminuindo a desigualdade de possibilidade de progressão de carreira. Promover discussões junto aos gestores sobre a cultura do desempenho que tem causado estresse e mal estar entre os funcionários. Pensar junto aos gestores possibilidades da descentralização do poder, buscando consultar os funcionários na tomada de decisões que os impactem diretamente.
Reflexão Ética: • Discuta as considerações éticas que o psicólogo deve ter ao intervir em uma instituição diversificada culturalmente. • Reflita sobre o impacto que as intervenções podem ter no indivíduo e na organização como um todo
R: Ao pensar intervenções dentro de uma instituição, o psicólogo deve considerar como essencial práticas que visem a equidade dentro da instituição, respeitando a diversidade cultural e considerando a individualidade de cada indivíduo. É necessários que essas práticas abranjem todas as culturas e promova empoderamento nos mais diversos nichos. 
Essas intervenções, bem realizadas, podem promovem um ambiente mais agradável, propiciando a retenção de talentos das mais diversas áreas da instituição, fazendo com que os mesmos tenham uma perspectiva de ascenção e intercâmbio dentro da empresa, além de gerar um ambiente mais leve e harmonioso, em que haja integração.

Continue navegando