Buscar

plano_de_intervenção_pronto 2


Prévia do material em texto

Centro Universitário Leonardo Da Vinci
	
	
	
	
	
	
	
NOME DO(A) ACADÊMICO(A)
Kleyton dos santos souza
CURSO (TURMA)
3736677
PLANO DE INTERVENÇÃO
Estágio
CIDADE
ANO
2023
SUMÁRIO
1 1 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ..................................................................... 1
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ..................................................................... 2
3 OBJETIVOS ................................................................................................... 3
4 METODOLOGIA ............................................................................................. 4
3REFERÊNCIAS	8
1 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO 
Este trabalho tem como finalidade de mostrar trajetória do estágio supervisionado na academia. Apontamos que junto a importância da educação física, tão imprescindível o papel do professor nas atividades e treinamento pessoal, sendo que os treinamento funcional, enxerga o corpo através dos movimentos, pois os treinos precisa, portanto levar em conta, velocidade, conciliação dos movimento, diferentes movimentos, equilíbrio, orientação, ritmo, adaptação a variações e agilidades. Para realizar este trabalho buscamos através de treinos aplicar sessões treinos de musculação aplicando, orientando e supervisionando para adequação dos movimentos dependendo da idade.Temos como objetivo analisamos a estimulação e aplicação das seqüências de sessões, para atingir o objetivo individual de cada aluno, em cada faixa de idade. Portanto, cabe ao professor introduzir como ferramentas pedagógica e as técnicas, necessidades funcionais de todos os alunos.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
 Nossa área de concentração foi a Biomecânica, Cinesiologia,onde o treinamento funcional aplicado nos alunos com a faixa etária de 16 a 55 à de idade que tem como intuito o desenvolvimento para treinar equilíbrios,tanto para o sexo masculino como o feminino,dos músculos,assim toda muscular. Este artigo tem como objetivo mostrar a importância da biomecânica e Cinesiologia,com trabalho dos músculos,tanto em jovens como para idosos.O projeto sobre a biomecânica investigar como as atividades contribuem para o desenvolvimento e manutenção da massa muscular.É preciso também conceituar o papel do professor, ainda toda as atividades trabalhadas,consiga atingir os objetivos da biomecânica,através dos treinamentos funcionais,no qual trabalha nos alunos força, equilíbrio,resistência e movimentos.As atividades ser trabalhadas corretamente,através de programas individualizados ou por faixa por idade que proporcionam 
Condições adequadas ao desenvolvimento físico. Conforme desenvolvimento sitehttps://www.posgraduacaounincor.com.br/( 2020)
A Cinesiologia e a Biomecânica nos permitem analisar os movimentos articulares nos planos anatômicos, entender de que forma as estruturas do corpo respondem à aplicação cargas mecânicas e de que forma as forças atuam e modificam o movimento humano.Já o Treinamento físico nos permite estruturar e organizar os exercícios físicos que serão aplicados ao longo de um período,sobre um indivíduo. As duas disciplinas se complementam e quando associadas promovem a melhora desde o rendimento esportivo até o tratamento de doenças degenerativas e permite prevenir o surgimento de lesões no aparelho loco moto
3 A estimulação corporal,movimentos dos músculos favorecem o melhor desempenho das atividades diárias. Assim, para cada indivíduo que está envelhecendo ou não a melhor opção é,a realização de um programa de treinos especifico a que inclua treinamento aeróbico,força muscular,flexibilidade e equilíbrio.
Ainda especialmente, nos últimos anos, ficou comprovado que os idosos podem se beneficiar com a participação em programas de treinamento de força e equilíbrio.O treinamento de força pode minimizar ou retardar o processo de sarco penia para obter significantes respostas neuromusculares (hipertrofia muscular e força muscular),por meio do aumento da capacidade contrátil dos músculos esqueléticos.O treinamento de força tem sido apontado como fator atuante para evitar quedas nas situações de desequilíbrio do corpo,pelo aumento da massa magra e força muscular.Sugere-se que esse tipo de treinamento,por no mínimo duas vezes por semana,com cargas de aproximadamente 70% da carga máxima e com ênfase maior aos membros inferiores, produz melhoras significativas no equilíbrio corporal em jovens e principalmente nos idosos.(ALBINO ET ALL 2012.)
Justificativa:O projeto objetiva investigar as atividades que, contribuem para o desenvolvimento e fortalecimento da massa muscular dos jovens e idosos , idades de 16 a 60 anos de idade.Atividade física aplicada pelos professores da área,desenvolvem atividades que vem ao encontro a musculatura,que contam com treinamentos e outros.Todas atividades desenvolvidas necessitam atenção com relação número de sessões semanais com duração de uma hora e meia, tanto para o de força muscular quanto para o de flexibilidade articular.
Fundamentação teórica 
A prática de atividade física na infância pode trazer benefícios também na vida adulta, quando relacionado ao próprio processo de envelhecimento, conforme (Morato, 2019,p43)“Além de geraro movimento,os músculos também podem trabalhar como estabilizadores,contribuindo para um movimento específico em uma articulação adjacente.Essas ações musculares são as contrações musculares”. Pois segundo De Rose Jr. (1999) a atividade física maximiza o pico de massa óssea, o que é extremamente importante para a prevenção de doenças caracteristicamente consideradas de indivíduos idosos s, como a osteoporose.
4. Sendo assim, com o intuito de estabelecer vínculos levando, tanto jovens e idosos é oferecer segurança e conforto necessário, para o desenvolvimento de suas habilidades psíquicas motora proporcionar movimentos equilibrados e dinâmicos, com trabalho simultâneo de vários componentes do sistema muscular.
3 OBJETIVOS
Para o presente trabalho acadêmico, os objetivos propostos foram realizados de forma qualitativa, para os procedimentos técnicos foram realizados através de pesquisa bibliografias e periódicos de fontes eletrônicas, em que houve investigação de materiais teóricos de diversos autores citados no decorrer do texto. Foi possível aprofundar os estudos sobre o devido tema deste trabalho, " o processo de avaliação, física e a educação, e o trabalho de musculação e atividades física" diante do tema exposto foi possível adquirir mais conhecimentos sobre diversos assuntos citados no decorrer da fundamentação teórica sobre a modalidade nas atividades física na musculação e movimentos na academia.
4 METODOLOGIA
Para a referida pesquisa, foram realizadas 50h de observação e 100h de atuação na academia viva esporte e lazer no período de 27/09/2023 a 10/11/2023 No período de observação foram analisadas as atividades realizadas com as pessoas, os planos de musculação preparados para os alunos, bem como a forma como eles eram conduzidos para realizar as atividades. No período de atuação, foram realizadas intervenção com os alunos, orientando-os quanto às atividades, ajudando quando tinham dificuldade, ajustando os aparelhos para que fossem utilizados, carregando os aparelhos, tais como: caneleira, halter, kettlebell, dentre outros, e entregando para os alunos. Para a produção da pesquisa, foram realizadas pesquisas em plataformas digitais, tais como scielo, revistas e plataformas de universidades, artigos e publicações referentes ao tema, cuja produção contivesse as palavras-chave: treino, educação, física, movimentos, musculação, para os alunos de todas as idades, condicionamento físico e qualidade de vida portanto, a pesquisa é bibliográfica com cunho qualitativo. Relacionada à saúde dos alunos. No treinamento de musculação, baseado na percepção de esforço, foi um método efetivo para uma redução nos sintomas de depressivos das participantes bem como para melhora da qualidade de vida relacionada à saúde.
REFERÊNCIAS
 ALBINO, I.l.R, et al ,Influênciado treinamento de força muscular e de flexibilidade articular sobre o equilíbrio corporal em idosas. Rev. bras. geriatr. gerontol. vol.15 no.1 Rio de Janeiro 2012.http://dx.doi.org/10.1590/S1809-98232012000100003 .FREITAS, Washington de Leon Ferreira de. A importância do profissional de educação física ,na orientação da musculação, Formiga -MG, 2013 ,Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Curso de Educação Física, como requisito parcial para obtenção do título de bacharel em Educação Física.MORATO,Vinício.Cinesiologia e BiomecânicaAplicada ao exercício. 1ed.indaial: Uniasselvi, 2019. Disponível ;https: //www.posgraduacaounincor.com.br/curso/cinesiologia-biomecanica- e-treinamento-fisico/5 Acesso em 10 de jun. 2020.
3
image1.png
image2.wmf
 
oleObject2.bin
_1156253328.bin