Buscar

Psicologia Social: Silvia Lane

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aroldo Rodrigues afirmava que o que Silvia Lane fazia ñ era psicologia social e sim politica : psicologia é uma ciência básica e neutra, a ela cabe descobrir relações estáveis entre variáveis psicossociais, afim de possibilitar o tecnólogo social a solução dos problemas sociais de forma consciente e não improvisada.
Silvia Lane afirmava que o fundamental era que a psicologia revise sua prática, pois psicologia e prática tem que estar juntas, ñ podendo assim dividi a psicologia em psicologia social em ciência aplicada e pura.
-em mil novecentos e noventa e três Silvia com "homem em movimento"— estudo sobre o conceito representações sociais recebeu 63 menções de mais citados e indicados como leitura no curso de psicologia social e Aroldo Rodrigues com psicologia social 54 mençoes, esse foi o coroamento de Lane, do intenso trabalho e difícil com que começou nos anos 70, com trabalho social da graduação da puc sp e o desenvolvimento das pesquisas pós graduação, junto com a relação da américa latina que se iniciaram para construção de uma nova perspectiva em psicologia sócial . Onde Lane	iniciou se explicitando uma nova concepção de homem da psicologia homem social e um homem histórico. Para isso era necessário novo método e Silva adotou método do materialismo dialético, para desenvolver assim pisicologia social. Em releitura de textos e discussão teórica metodológica surge para ser discutida a crítica da psicologia social feita por Poitou, Bruno e Pecheux, que se discutiu assim o conceito de representação social.	Com análise das questões de linguagem em seguida surge a redescoberta de Vigotsk Luria, Leontiev, que fundamentarão as categorias básicas do psiquismo, a consciência, a atividade,e a identidade, produzindo a obra, Psicologia social: O homem em movimento, por Silvia Lane e Wanderley Codo em 1984.
# com esse desenvolvimento teóric, pela primeira vez criou-se uma alternativa a psicologia social, onde Silva também buscava construir uma base teórica consistente a realidade social.
-em 10/06/80 fundada no rj Abrapso— associação brasileira de psicologia social. Fundada por silvia junto com professores orientando os outros profissionais da puc sp, antes deste período a entidade representativa era ALAPSO— associação latina americana de Psicologia Social, que servia de espaço para poucos interessados da época.
Silvia organiza um encontro de psicologia social para conscientização dos psicólogos participantes sobre as suas perplexidades percebidas, que até então eram tidas como sentimentos individuais, e que agora já estavam sendo compartilhadas por cientistas de diversas áreas por essa nova ótica. A criação da ABRAPSO foi um marco decisivo para orientação da Psicologia Social brasileira, em direção a problemática de nossa realidade sócio-econômica-política-cutural.
Silvia sabia bem difundir a pisicologia social onde ela sempre presou por espaços de criação coletiva (inventar juntos). Esses avanços desenvolvidos culmina a produção de psicologia sócial sócio histórica.
Psicologia Social Sócio-histórica
- surge com a vista de produção de um conhecimento comprometido com a transformação social, com a idéia também da desnaturalização do fenômenos sociais.
- através da obra de Lane, foi percebido a coerente articulação entre proposições teóricas e práticas por meio da compreensão de duas questões importantes:
-a dialética subjetividade-objetividade 
-à formação e mudança de valores.
A partir disso desenvolve a concepção de uma subjetividade em processo dialético, dialética subjetividade-objetividade: 
" uma pessoa é a síntese do particular e do universal, ou seja sua individualidade se constitui na relação objetiva com seu meio físico, geográfico , histórico e social, que irão através de ações desenvolver o psiquismo humano, constituído e fundamentado pelas categorias: consciência, atividade e afetividade".
Segundo Lane o indivíduo e à sociedade são inseparáveis partindo da vertente dialética pois o particular contém em si o universal. 
-as principais contribuições de Lane foi:
- compreender o psiquismo como processo constante, um processo constituído na vida concreta por meio de ações, vivências, experiência de vida e por meio de suas relações.
O maior propósito de Lane: -desenvolver uma psicologia que contribuísse com a transformação da sociedade. A compreensão dos aspectos psicológicos como constituindo em uma dialética subjetividade-objetividade, traz a possibilidade de superar explicações que apenas justapõem indivíduo e sociedade, permitindo que ao se falar do sujeito, se fale necessáriamente da realidade social da qual este participa.
-compreender que ambos sujeito e sociedade estão em um movimento que tem por base as contradições do processo histórico, significa poder apontar as possibilidades de transformação.
 E também há outra vertente encontrada nessa perspectiva, que é , como se constituem e qual o papel dos valores no processo subjetivo- objetivo ou na relação indivíduo sociedade, que se ampliaram sobre a dimensão valorativa, com as noções de significado social e sentido pessoal, desenvolvidas a partir de Leontiev e Vigotsk , no estudo da linguagem como mediação no processo de atividade consciência.
-em relação à linguagem, Silvia sempre aponta a necessidade de se considerar os aspectos ideológicos presentes na construção de significados, assim poderá desenvolver a compreensão da linguagem como mediação no processo de consciência, se fazendo clara referência ao lugar social ocupado pelo indivíduo e as determinações históricas a que o sujeito está envolvido. E de tb considerar ao mesmo tempo o indivíduo como produtor de sentidos, recolocando em posição ativa, mesmo que de maneira contraditória. 
A investigação da articulação entre significados sociais e sentidos pessoais possibilitada pela atividade, se concretiza a investigação da dialética subjetividade-objetividade.
" Os significados produzidos historicamente pelo grupo social adquirem, no âmbito do individo,um sentido pessoal, ou seja, a palavra se relaciona com a realidade, com a própria vida e com os motivos de cada indivíduo".Diz Lane.

Mais conteúdos dessa disciplina