Buscar

Direito Tributário aplicado ao agronegócio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Exercício de Direito Tributário aplicado ao agronegócio
1. A questão da incidência do ITR em imóvel localizado em zona urbana pode gerar confusão ao se comparar uma interpretação literal das disposições do CTN com o que ocorre na realidade.
Com base nisso, responda: um trabalhador rural que reside em imóvel da zona urbana e só trabalha com exploração agrícola em imóvel de seu empregador, também localizado na zona urbana, paga ITR?
A. Sim. Ele paga ITR, pois, apesar do imóvel em que  reside se localizar na zona urbana, ele trabalha com exploração agrícola.
B. Sim. Ele paga ITR, pois o que se considera é o imóvel em que ele trabalha, que, apesar de se localizar na zona urbana, tem destinação agrícola.
C. Sim. Ele paga ITR, pois ele se considera como trabalhador rural, tendo feito opção por esse tipo de imposto.
D. Não. Ele não paga ITR, pois o que se considera é o fato de seu imóvel estar localizado na zona urbana, e não na rural.
E. Não. Ele não paga ITR, pois, além de se localizar em zona urbana, o seu imóvel não tem destinação agrícola, pecuária, extrativa vegetal ou agroindustrial.
2. Um dos elementos mais importantes do ITR é a sua função extrafiscal, que auxilia na realização dos ideais delineados na Constituição para a Política Agrícola e Fundiária.
Levando isso em consideração, qual é a característica do ITR que representa a sua função extrafiscal?
A. Seu valor mínimo, pois, salvo nos casos legais de isenção do imposto, ele não permite que nenhum contribuidor deixe de pagar algum valor.
B. Sua incidência limitada que não permite que um mesmo imóvel gere, ao mesmo tempo, a cobrança de ITR e de Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana.
C. Sua alíquota variável, que faz com que o valor do ITR se ajuste a características como o nível de utilização da terra.
D. Sua alíquota estabelecida em percentual fixo adequado, que faz com que aqueles contribuintes que têm imóveis maiores paguem mais ITR.
E. 
sua alíquota estabelecida em percentual fixo adequado, que faz com que os contribuintes que têm maior capacidade contributiva paguem mais ITR do que aqueles que são mais pobres.
3. Há, no contexto do Direito Tributário aplicado ao agronegócio, diversas questões controversas referentes à interpretação do texto legal e ao conflito entre as normas antigas e as mais recentes.
Com base nisso, qual é a contribuição prevista na Lei no 8.212/1991 devida pela pessoa - não empresa, que atua no setor pecuário - em razão de empregar trabalhadores em sua propriedade?
A. É a contribuição de pessoas físicas e segurados especiais, que incide sobre o valor da receita bruta proveniente da comercialização da produção.
B. É a contribuição de pessoas físicas, que incide sobre o valor das remunerações de seus empregados e eventuais trabalhadores avulsos.
C. É a contribuição de pessoas físicas e jurídicas, que incide sobre o valor das remunerações de seus empregados e eventuais trabalhadores avulsos.
D. É a contribuição de pessoas físicas e segurados especiais, que incide sobre o valor das remunerações de seus empregados e eventuais trabalhadores.
E. É a contribuição de pessoas jurídicas, que incide sobre o valor da receita bruta proveniente da comercialização da produção.
4. O cálculo do ITR é complexo e feito com base no Valor da Terra Nua Tributável (VTNt), que, por sua vez, é calculado sobre o Valor da Terra Nua (VTN), calculado pela contabilização de diversos elementos.
Levando isso em consideração, qual das áreas seguintes de um imóvel não é considerada como tributável para fins de cálculo de ITR?
A. Aquela que observa os índices de rendimento por produto ou a legislação ambiental.
B. Aquela cujo plantio é devidamente utilizado, cumprindo a função social da propriedade.
C. Aquela em que foram construídas benfeitorias, como a casa do proprietário ou prédio cuja destinação é providenciar algum tipo de benefício ao trabalhador.
D. Aquela imprestável para exploração aquícola, agrícola, florestal, pecuária ou granjeira, contanto que seja declarada de interesse ecológico.
E. Aquela considerada imprestável para exploração aquícola, agrícola, florestal, pecuária ou granjeira, independentemente de declaração de interesse ecológico.
5. A Constituição Federal delineia diversos princípios e ideais para a Política Agrícola e Fundiária brasileira, e a cobrança de tributos é uma das ferramentas que o Estado tem para induzir comportamentos da sociedade que sejam compatíveis com o interesse público.
Com base nisso, qual das alternativas se refere a uma das formas pela qual as normas de Direito Tributário contribuem para o cumprimento dos ideais de Política Agrícola e Fundiária brasileira?
A. A tributação via ITR auxilia diretamente no custeio de programas de seguridade social de trabalhadores rurais.
B. A tributação via ITR reduz a necessidade de desapropriação de imóveis rurais para fins de reforma agrária.
C. A tributação via taxas de vários tipos auxilia diretamente o custeio de programas de seguridade social de trabalhadores rurais.
D. A tributação via contribuições de vários tipos reduz a necessidade de desapropriação de imóveis rurais para fins de reforma agrária.
E. A tributação via contribuições de vários tipos incentiva o aproveitamento racional e adequado de imóveis rurais.
  • Relacionados
  • Inteligência Artificial