Buscar

Atividade Avaliativa Estudos Autônomos

Prévia do material em texto

Atividade Avaliativa – Estudos Autônomos
Questão 1.
A regra do octeto estabelece que a estabilidade química dos átomos está associada à configuração eletrônica da camada de valência (ultimo nível) com oito elétrons. Entretanto, existem exceções com elementos cuja camada de valência apresenta 2 elétrons, como o hidrogênio e hélio.
Questão 2.
A propriedade capaz de explicar a formação de polos na molécula representada é a eletronegatividade, ou seja, a diferença de atração exercida pelos núcleos dos átomos envolvidos sobre os pares de elétrons compartilhados.
Questão 3.
F, V, V, F, V
Questão 4. 
	Substância
	Fórmula
	Diferença de eletronegatividade
	Tipo de ligação
	
	CL2
	
	Covalente apolar
	
	BrCl
	
	Covalente polar
	
	KCl
	
	Iônica
Em uma ligação covalente há o compartilhamento de elétrons na união de dois átomos em uma molécula. Ligação covalente apolar: estabelecida entre átomos de um mesmo elemento químico. Ligação covalente polar: estabelecida entre elementos químicos diferentes, ou seja, que possuem eletronegatividades diferentes. 
Ligação iônica: Em uma ligação iônica é estabelecida a união dos átomos por meio da doação de elétrons e formam-se íons. Quando um átomo doa elétrons, ele fica carregado positivamente e recebe o nome de cátion. O átomo que recebe os elétrons se torna uma espécie carregada com carga negativa e recebe o nome de ânion. Como um átomo cede elétrons e o outro recebe, formam-se polos no composto e, por isso, toda ligação iônica é polar.
Questão 5.
Geometria linear
Questão 6.
A formula é o AB2 e o tipo de ligação do composto formado é iônica.
Questão 7.
Ligação de hidrogênio. Tanto as moléculas de água, como as do açúcar, apresentam átomos de oxigênio ligados a átomos de hidrogênio, formando grupos ─ O ─ H. Isso significa que entre as moléculas de água e entre as moléculas de açúcar pode haver as interações intermoleculares de ligações de hidrogênio. 
Questão 8.
V, F, F, V
Questão 9.
O gelo seco é o dióxido de carbono no estado sólido, assim, as suas moléculas possuem forças de Van der Waals, que são facilmente rompidas. Já o gelo comum que é H2O em estado sólido está unido por ligação ou pontes de H.
Questão 10.
V, V, F, F, F
Questão 11.
Letra a - ambos têm o mesmo número de prótons.
Ambos pertencem ao mesmo elemento químico, logo apresentam o mesmo número de prótons.
Questão 12.
1, 3, 4, 2
Questão 13.
O efeito de luminescência pode ser explicado pela excitação dos elétrons e seu retorno ao estado menos energético, o retorno do elétron ao estado de menor energia emite luz, conforme o Modelo Atômico de Bohr.
De acordo o Modelo Atômico de Bohr, quando um átomo recebe energia, seu elétron passa para um nível de energia maior, permanecendo em um estado excitado. Ao retornar à sua órbita original, o elétron deve liberar a energia absorvida na forma de luz no espectro visível, denominada fóton. 
Questão 14.
Letra c - O núcleo atômico é muito denso e possui partículas de carga positiva.
Questão 15.
a) K=2, L=8 e M=2
	K
	1s2
	L
	2s2
	2s6
	M
	3s2
b) [Ne] 3s2
Questão 16.
M*A = (m1*a1 + m2*a2) / 100
m1 = 35
a1 = 75
m2 = 37
a2 = 25
M*A = (35*75 + 37*25) / 100
M*A = (2625 + 925) / 100
M*A = 3550 / 100
M*A = 35,5
Levando-se em consideração suas abundâncias isotópicas, o valor obtido por meio da média ponderada entre as massas atômicas de 17Cℓ 35 e 17Cℓ 37 é 35,50 g/mol. 
Questão 17.
m S = p + n → n = 32
m Cu = p + n → 64 = 29 + n → n = 35
Questão 18.
Os materiais com densidade maior que a da água do mar (1,0 g/cm³) tem a tendência de afundar. As opções possíveis, com maior densidade são:
b. Garrafa de vidro aberta – 3,0
c. Lata de alumínio aberta – 2,7
d. Garrafa PET – poli(tereftalato de etileno) aberta – 1,4
Questão 19.
m = 5,8 g
V = 0,3 cm3
d = m / V
d = 5,8 / 0,3
d = 19,3 g/cm3
A barra analisada era de 24k, pois o valor da densidade é igual a 19,3 g/cm³ que corresponde a ouro puro (24k)
Questão 20.
1. vaporização
2. fusão
Questão 21.
Letra d – liquido, sólido, gasoso
Questão 22.
V, F, V, F, V
Questão 23.
Letra a - heterogêneo, com duas fases.
O açúcar e o sal irão se dissolvem na água, mas a área não.
Questão 24.
Não, apesar de ser um processo natural, também contém substancias químicas.
Questão 25.
Letra e – digestão, combustão, enferrujamento.
Uma maneira simples de dizer que um fenômeno é físico é ver se o material que sofreu o fenômeno pode voltar a ser o que era antes, por exemplo todas as mudanças de estados são físicas, por que o gelo pode virar água líquida ou vapor e voltar a ser gelo ou líquido, novamente. Já o fenômeno químico, é quando ocorre reações químicas, por exemplo, acender um palito de fósforo, o palito não acenderá novamente, já ocorreu a reação química, não voltará a ser o que era, portanto, fenômeno químico.
Questão 26.
Letra e – evaporação do liquido retira energia do sistema.
O filtro de barro possui diversos poros que permitem que uma pequena parte da água infiltre e passe para a superfície do barro. Na superfície, essas gotículas de água absorvem o calor do sistema fazendo com que a água seja conservada e permaneça fresca. 
Questão 27.
Letra a - o número de átomos é aproximadamente o mesmo nos dois cubos. 
Al = 27 = 6.10²² átomos Al / cm
Au = 197 = 6.10²² átomos Au / cm
Questão 28.
Letra c – experimentos.
Os experimentos com a balança era um dos principais métodos de estudo e analise de Lavoisier, sendo utilizada para a realização de inúmeros experimentos.
Questão 29.
Letra d – extração e filtração. 
Questão 30.
Letra b – filtração, separação magnética e destilação.
image7.jpeg
image1.png
image2.png
image3.jpeg
image4.png
image5.png
image6.png

Continue navegando